terça-feira, 15 de setembro de 2009

Site Revista Central - Noticias de Quixadá e região


O nosso novo site conquita a cada dia novos visitantes. Faça a nossa divulgação encaminhando o nosso endereço aos seus contatos.


24 horas de informação com correspodentes em várias cidades, matérias a cada instante sempre em tempo real com credibilidade.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Procuram-se pessoas para trabalhar em Quixadá e Quixeramobim


Os números de quixadaenses que estão desempregados são alarmantes, mas parece que alarmante mesmo é uma empresa conseguir contratar um funcionário em Quixadá. Em recente pesquisa a equipe do Diário Central constatou que existem vagas de empregos na unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) disponíveis a mais de 3 meses.

A velha história da falta de qualificação e a espera dentro de casa são fatores que ajuda a não preenchimentos das vagas que são ofertadas. Hoje as unidades de Quixadá é de Quixeramobim oferecem 73 vagas para vários cargos. A maioria das vagas exigem experiências profissionais.

A Unidade do IDT de Quixadá está situada à Rua Epitácio Pessoa, para obter maiores detalhes das vagas os interessados devem ligar para os números (88) 3445-1044 ou 3445-1043.

Confira as vagas ofertadas para cada município.

Descrição da vagaExperiênciaVagasRegiãoMunicípio
EsteticistaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Fiscal de lojaNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Gerente administrativoSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
ManicureSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Mecanico de auto em geralSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
MotoboyNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
PadeiroSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
PedreiroSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Professor I - ensino fundamentalSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Recepcionista atendenteSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Supervisor de vendas comercialSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Tecnico de enfermagemSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor de comercio varejistaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor de comercio varejistaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor em domicilioNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor porta a portaNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor porta a portaNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor pracistaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Vendedor pracistaSIM2QuixadaU.A DE QUIXADA
Seguranca de eventoNÃO30QuixeramobimU.A DE QUIXERAMOBIM
AcougueiroSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Assistente de direcao de restauranteSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Auxiliar de limpezaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
BabaSIM2QuixadaU.A DE QUIXADA
Balconista de friosSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Balconista de lanchoneteSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Caixa (supermercado)NÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Caixa de lojaSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
ChurrasqueiroSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Cobrador externoNÃO1QuixadaU.A DE QUIXADA
Cobrador externoSIM3QuixadaU.A DE QUIXADA
ConfeiteiroSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Consultor de vendasSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Consultor de vendasSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Costureira de maquinas industriaisSIM1QuixadaU.A DE QUIXADA
Empregado domestico nos servicos geraisSIM3QuixadaU.A DE QUIXAD

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ATENÇÃO: Estamos em manunteção

Prezado(a);

Para melhor atender as necessidades e criar uma intefase mais intuitiva e amigável para com o leitor estamos passando por uma manutenção.


Previsão de retorno as 6 h do dia 10/07/2009.

Desde já agradecemos a sua compreensão.


Jackson Perigoso
Diretor Geral

Ibama apreende três barcos de pesca ilegal um deles era de Quixadá

Três barcos que realizavam pesca ilegal em Beberibe, no Ceará, tiveram as cargas de pescado apreendidas por fiscais do Ibama nesta quinta-feira(9). Doze pescadores foram levados a delegacia. De acordo com o órgão, os barcos são de Quixadá e Icapuí.

Os responsáveis pela pesca ilegal irão responder por crime ambiental, podendo ser condenados de seis meses a um ano de prisão ou multa de até mil reais.

Detalhes a qualquer momento.

Uece divulga resultado do Vestibular 2009.2

Foi divulgado em instante o resultado da primeira fase do vestibular 2009.1 da Universidade Estadual do Ceará. Segundo a Uece 12.841 candidatos fizeram a primeira etapa que ocorreu no dia 28 de junho, sendo 11.145 na Capital e 1.696 no Interior, ao todo a universidade disponibilizou 1.650 vagas para todo o estado. O curso mais procurado foi enfermagem com 848 inscritos para 40 vagas ofertadas.

Ao todo foram aprovados para a segunda fase 4.670 candidatos, 7.971 foram reprovados. A segunda fase que acontece no próximo domingo, 12, e segunda-feira, 13 de julho, das 9h às 13 horas, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três especificas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Professor José Maria de Santiago, os Cartões de Identificação dos candidatos estarão disponíveis na página eletrônica (www.uece.br), a partir das 16 horas, do dia 09 de julho, hoje. Professor Santiago recomenda aos candidatos, que cheguem ao seu local de Prova com uma hora de antecedência.

O resultado individual pode ser acessado deste por link (aqui). A lista dos aprovados na região do Sertão Central estará disponivel a qualquer momento neste portal.


Caminhão vira na CE-060 próximo ao Distrito de Caio Prado em Itapiúna


Um acidente ocorrido ontem por volta das 19h na Ce-060 próximo ao distrito de Caio Prado, no município de Itapiúna, Sertão Central. O veiculo era um caminhão que transportava móveis, o mesmo tombou sobre o bueiro do Riacho Massapé naquele distrito, a mais ou menos três quilômetros do trevo que dá acesso ao distrito de Caio Prado, no sentido Quixadá. O local do tombamento do automóvel já foi batizado como "bueiro do acidente": a população alerta que acidentes maiores poderão vir a ocorrer caso nada seja feito. A estrada está totalmente destruída pelas fortes chuvas que ocorram naquele distrito.

O motorista que sofreu o acidente, Carlos Eduardo Gouveia, 31 anos, disse que o tombamento aconteceu por falta de sinalização no local. Este é o sétimo acidente ocorrido em menos de 60 dias. O condutor sofreu apenas danos matérias.

O blogueiro Luiz Everardo Bezerra Lopes, foi ao local do acidente minutos após e registrou o perigo que os motoristas estão enfrentando. “Advertimos aos motoristas que trafegam pelo local tenham muito cuidado, principalmente à noite, pois a sinalização existente é muito precária, principalmente no sentido Caio Prado à Itapiúna”. Afirma o blogueiro.

Populares afirmam que a média de carros que trafegam pelo local gira em torno de 300 por dia. O bueiro estourou no dia 12 de maio, o DERT apenas tampou o buraco com barro bruto. Já não há mais águas para impedir a reconstrução, enquanto isso não acontece, acidentes vêm acontecendo naquele lugar. Entramos em contato com o DERT nos informaram que o órgão já tem conhecimento e que o mais breve o treço será restaurado, faltando apenas algumas partes burocráticas para ser concluídas.

A população também alerta a Companhia Ferroviaria do Nordeste que distante deste bueiro, aproximadamente 4 km, já morreram mais de 20 pessoas, o motivo segundo populares foram colisões de carros e motos nos comboios da rede ferroviária.

As fotos pertencem ao blogueiro Everardo Bezerra. As informações foram extraídas com adaptações do blog.
http://everardocaioprado.blogspot.com/

FUNGETH realiza reuniões para cadastros no Minha Casa, Minha vida em Quixadá


Desde da última terça-feira, 7, a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) realiza reuniões prévias nos bairros de Quixadá para que os interessados em adquirir uma unidade habitacional receba orientações sobre cadastro no programa do governo federal.

A presidente do órgão, Gislane Grangeiro, destacou a importância da participação popular nos encontros, que acontecerão até o próximo dia 9. As pessoas devem buscar informações sobre o programa, ter interesse em participar e se cadastrar para estarem aptos a realizar o sonho da casa própria.”, salientou.

Além das reuniões prévias, a instituição já tem pronta o calendário do cadastro das pessoas no Minha Casa, Minha Vida, que tem previsão para inicio de construções de casas em Quixadá até o final do mês de agosto. As inscrições começam ainda neste mês, a partir do dia 13 e vai até o dia 7 de agosto. Vale salientar que quem já se inscreveu anteriormente não precisa mais realizar novo cadastro. Mas, é necessária a participação na reunião de bairro para obter maiores informações sobre o projeto social.

Em Quixadá, o inicio das construções das casas está previsto para o fim de agosto.

Calendário de reuniões prévias:

7/7 Local: Pólo de Atendimento Campo Novo
Horário: 14h
Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto

7/7 Local: Escola Padre Vicente
Horário:17h
Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo

8/7 Local: Escola Modelo São João
Horário: 14h
Moradores dos bairros São João, Renascer

8/7 Local: Colégio Municipal (Quadra)
Horário: 17h
Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval

9/7 Local: AABB (Ginásio)
Horário: 14h
Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera
Cadastro de pessoal

13 a 17/7 Local: Escola Modelo Campo Novo
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto

20 a 24/7 Local: Escola Padre Vicente
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo

27 a 31/7 Local: Escola Modelo São João
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros São João, Renascer

27 a 31/7 Local: Centro Social Urbano
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera

3 a 7/8 Local: Ginásio Municipal Gonzaga Mota
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Combate/Carrascal I e II

3 a 7/8 Local: Colégio Municipal
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval

Informações extraída do site da prefeitura
www.quixada.ce.gov.br

Senado aprova regulamentação das profissões de mototaxista e motoboy


O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira projeto de lei que regulamenta as profissões de mototaxista e motoboy no Brasil. A lei segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo texto aprovado pelos senadores, a permissão para esse tipo de transporte exige que a profissão só seja exercida por quem tiver mais de 21 anos e com curso a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

A aprovação do projeto de lei foi comemorada por mototaxistas e motoboys que acompanhavam a votação no Senado. Ao final da votação, os profissionais do setor cantaram o hino nacional.

Hoje esse tipo de transporte já tem 500 mil profissionais, em 3.500 municípios, com 10 milhões de passageiros.

De acordo com informações da Agência Senado, as normas de funcionamento do serviço ficarão sob responsabilidade de cada município.

Polêmica

Recentemente, o secretário municipal de Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, se mostrou contrário à adoção da medida. Já as empresas de ônibus também são contra a medida pelo temor de perder usuários.

Técnicos temem a difusão desse transporte por considerá-lo inseguro e poluente. A opinião majoritária também é a de que se trata de um retrocesso ao estimular um tipo de viagem individual, em detrimento dos coletivos.

Entidades ligadas aos mototaxistas preveem que, com a medida, a oferta desse tipo de transporte irá dobrar até 2010.

Em Quixadá aproximadamente existem pelos menos 600 mototaxistas regularizados pelo departamento municipal de trânsito e aproximadamente 1 mil trabalhando sem a autorização. Existe uma entidade que representa a categoria, mas segundo alguns mototaxistas a mesma não está funcionando como deveria. Com a aprovação possivelmente volte como era antes.

Com informação da folha de São Paulo
Jacksonperigoso@folha.com.br

Deputado Heitor Férrer critica shows do Governo


Parlamentar do PDT diz que gasto do Governo do Estado com bandas foi de R$ 4,8 milhões no 1º semestre de 2009

O deputado Heitor Férrer (PDT) informou ontem, durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, que vai encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE) uma representação para que o órgão investigue todos os contratos que o Governo do Estado fez para a contratação de bandas. O parlamentar criticou os gastos que o Executivo vem tendo com shows e considera que essa verba poderia ter outras finalidades, como investimento em casas populares.

O parlamentar comemorou a decisão do TCE em multar o secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho, em R$ 2 mil reais por violação da lei de licitação. A multa foi decorrente também de uma representação do pedetista sobre o mesmo assunto: contratação de banda de forró em eventos do governador no interior do Estado.

Somente neste 1º semestre do ano, Férrer aponta que o Governo gastou com contratação de bandas R$ 4,8 milhões, número segundo ele, que está exposto nas edições do Diário Oficial do Estado (DOE). A maioria dessas bandas, de acordo com o pedetista, foram contratadas para fazer shows no interior do Estado quando o Governo ia até os municípios anunciar ações simples e corriqueiras, na visão do parlamentar, como liberação de recursos e assinatura de convênios.

O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), alegou que as contratações de bandas para anúncios de obra do Governo do Estado nos municípios cearenses além do objetivo de levar divertimento à população cearense também tem o intuito de fazer com que todos saibam da importância daquele empreendimento.

Informação extraída do Jornal Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

quarta-feira, 8 de julho de 2009

V Festival de quadrilhas de Ibicuitinga começa amanhã com solteirões do forró


A cidade de Ibicuitinga respira na ansiedade da mais esperada festa do ano, o V Ibicuitinga Junino. Serão 3 Noites de festas ao som de grandes bandas que farão Ibicuitinga dançar e se divertir. Toda a preparação de som, luzes, segurança, banheiros químicos, médicos e outros serviços já foram providenciadas pela equipe de organização do evento. A Secretária de Finanças de Ibicuitinga Elian Dias reforça o desejo de fazer a felicidade do povo da cidade que aguarda por esta grande festa.

O grande destaque do festival ficará por conta da banda Solteirões do forró, que desde o dia 11 de Maio é esperada para a grande festa em Ibicuitinga. Segundo Elian Dias desta vez o evento estar realmente confirmado, uma vez que empresários da banda já remarcaram a festa por várias vezes deixando a população duvidosa sobre o acontecimento do evento. A banda estará fazendo a abertura do festival de quadrilhas no dia 09 de julho, sendo que as demais noites do evento serão feitas com bandas locais e regional.


Antes das apresentações das bandas um desfile para escolher a Miss e Mini Miss Ibicuitinga acontecerá no dia 09/07 ás 18h00min fazendo a abertura das festividades, onde mostrará a beleza da mulher ibicuitinguese.

Toda a arrecadação do evento será doada as famílias atingidas com as enchentes. O público pode fazer doação de alimento não perecível. Os pontos de coleta dos donativos acontecerão no Ginásio Poli esportivo de Ibicuitinga e no palco durante a festa.

A quadrilha Areia Branca estará fazendo sua apresentação na última noite de evento que será dia 11 de julho com o lema "Com o melhor do São João para não esquecer a tradição", a quadrilha Areia Branca foi a grande campeã do festival de quadrilhas de 2008 e tem em seu grupo a determinação de vencer mais este festival.

Toda a cobertura do evento estarão no blog Ibicidade.com, segundos os diretores toda equipe já estar se preparado para fazer uma grande cobertura de toda a festividade do V Ibicuitinga Junino, trazendo pra você fotos, entrevistas e muito mais.

O evento será inicia amanhã dia 09/07 e só termina no sabádo dia 11/11. Os organizadores esperam um público record.

Confira detalhes no blog http://www.ibicidadenoticias.blogspot.com


Acidente fatal envolvendo um trem e uma moto em Quixadá


Um acidente fatal aconteceu na noite desta terça-feira por volta das 19h15min em Quixadá, município distante a 156 km de Fortaleza, uma moto Biz guiada por Antonio Marcos Fernandes, 37 anos, casado, pedreiro, natural de Quixeramobim, residente na Rua Roque Pires, Bairro do Mutirão, colidiu fatalmente com um trem da empresa Transnordestina que passava no momento no cruzamento da Rua Aderaldo Ferreira de Araújo, Bairro do Triangulo.

Antonio Marcos veio a óbito no local, ficando de baixo do trem, que parou logo após o acidente. A segunda vitima a garupeira Francisca Antonia Gomes da Silva, 35 anos, solteira, domestica natural de Quixadá, foi socorrida por uma ambulância, para o Hospital Regional Eudasio Barroso em estado estável.

O trem vinha na direção de Juazeiro do Norte a Fortaleza, tinha como Maquinista o Nilson Lima Costa, 43 anos, casado, natural de Fortaleza, como auxiliar de maquinista Mauro Sergio Nascimento Lima, 35 anos, casado, natural de Fortaleza, residente na Parangaba.

A policia militar composta pelos PPMM SGT Batista – SGT Alberto - SD R. Lopes – SD Miranda – SD Allyson e a MP 463 composta pelos PPMM CB Marinho – SD R. SILVA, tomando conhecimento do fato compareceu ao local resguardando-o, adotando as medidas cabíveis, até a chegada do perito Neto Cabral.

O Corpo foi removido para o Hospital, depois de periciado, vale ressaltar que o rabecão IML de Quixeramobim estava em outra cidade.

A Informação foi passada pela 2º Cia de Policia Militar

Crédito da foto: Chico Javali

Moeda social enfrenta crise


Banco comunitário busca alternativas para consolidação de moeda social como meio para o desenvolvimento regional

Choró. Um modelo social de incentivo ao fortalecimento econômico comunitário enfrenta uma grave crise no Interior do Ceará. O Sabiá, moeda alternativa que passou a circular neste município da região Centro do Estado, não consegue decolar. O problema, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Choró, responsável pela implantação da cédula especial nesta cidade, Maria Eliane Ramos, não está na crise mundial, mas na falta de parcerias públicas. Sem o apoio da administração local, o dinheiro popular estará fadado à extinção no município.

Na opinião da líder comunitária, somente com a formação de uma cadeia solidária será possível elevar o percentual de circulação do Sabiá na cidade. Implantado faz pouco mais de um ano, o giro mensal da moeda não ultrapassa R$ 800,00. São poucos os comerciantes que aceitam as cédulas de S 0,50, S 1,00, S 2,00, S 5,00 e S 10,00. O interesse da população também é bem pequeno pelas cédulas especiais que, por votação popular, ganharam o símbolo do pássaro genuinamente brasileiro ameaçado de extermínio, no caso, o Sabiá.

Salário dos servidores

O chefe de gabinete da Prefeitura de Choró, René Felipe de Araújo, informou que a administração local estuda alternativas para fortalecimento da moeda local. Dentre as possibilidades, o pagamento de um percentual do salário dos servidores com o Sabiá. Ele acredita ainda que a contrapartida dos comerciantes com descontos nas mercadorias, com utilização da moeda alternativa, poderá atrair a clientela e evitar o êxodo para Quixadá, maior pólo econômico da região. Araújo não definiu data para as mudanças.

Dedicado aos negócios de varejo na cidade desde a adolescência, Nailton Campelo considera a proposta estudada pela Prefeitura uma boa saída para a crise do Sabiá. Entretanto, critica a transferência do pagamento do funcionalismo público municipal para a cidade vizinha como principal fator para agravamento da crise no município. Segundo ele, para concorrer com Quixadá, o jeito é vender fiado e aceitar qualquer garantia. O Sabiá é uma dessas formas.

Sobre a situação enfrentada em Choró, o coordenador-geral do Instituto Palmas, Joaquim Melo, ONG idealizadora e promotora dos bancos comunitários que passaram a se espalhar pelo País na última década, não vê motivos para o desestímulo. Ele ressalta que a moeda social é apenas um dos serviços disponibilizados nas comunidades carentes, mesmo assim destaca que o valor em circulação da moeda especial representa, pelo menos, dez vezes mais o mesmo valor em reais já que passa de mão em mão exclusivamente na cidade.

Melo considera viável a proposta apresentada pela Prefeitura de Choró. Ele cita que um modelo similar já funciona em São João do Arraial, no interior do Piauí. Lá, 20% do salário dos servidores é pago em Cocais, moeda local. Outro incremento econômico encontrado foi o pagamento de 3% dos serviços prestados por empreiteiros com a mesma moeda. Dessa forma, são obrigados a investir parte dos lucros na cidade. “O Banco Comunitário surgiu com esse propósito, promover e fortalecer o crescimento local”, completa o coordenador.

Atualmente, 25 municípios do Ceará contam com Bancos Comunitários. Outros nove estados utilizam o modelo criado em 2003 no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. Todos eles utilizam moedas locais.

Empréstimos, aberturas de contas, depósitos, saques e cartão de crédito são alguns dos serviços prestados pelos bancos populares. Os recursos são captados por meio de doações ou dos poderes públicos constituídos na região.

ALEX PIMENTEL
Colaborador
www.diaridonordeste.com.br

GUERRILHA DO ARAGUAIA: Governo identifica corpo de cearense


Em nota, a Secretaria Especial de Direitos Humanos rendeu tributo aos familiares de Bergson Gurjão

Brasília. Exame de DNA permitiu a identificação dos restos mortais de Bergson Gurjão Farias, desaparecido da Guerrilha do Araguaia entre 4 de maio e 4 de junho de 1972.

A identificação foi anunciada, ontem, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. A família do guerrilheiro foi avisada pessoalmente em Fortaleza. Em nota, a SEDH rendeu tributo ao cearense que ´entregou sua vida à causa da justiça e da liberdade´.

Para o presidente da Associação 64/68 Anistia e da Comissão de Anistia do Ceará, Mário Albuquerque, a identificação dos restos mortais de Bergson tem uma importância histórica e política. ´O Bergson era uma pessoa de liderança política muito forte na década de 1960, dotada de uma forte consciência social. Ele tinha uma grandeza humana que nós devemos honrar e lembrar para sempre´, declarou.

Buscas

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal protocolou requerimento na Justiça Federal pedindo a participação de civis e familiares na operação de buscas de corpos de guerrilheiros e camponeses mortos na região do Araguaia (PA). As buscas, que estão sendo conduzidas pelo Exército, devem começar hoje.

No requerimento, a Procuradoria pede a suspensão das escavações feitas pelo Exército até que seja feito um levantamento mais seguro dos locais onde os guerrilheiros teriam sido enterrados. Em nota, a Procuradoria informa que o objetivo do requerimento é garantir o cumprimento da sentença judicial que obriga a União a informar onde estão enterrados os corpos dos guerrilheiros, entregar as ossadas às famílias e prestar informações sobre as operações militares realizadas no Araguaia em 120 dias -prazo que termina no dia 12.

A busca pelos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia ganhou força depois das recentes declarações de Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o major Curió. Segundo o major, 41 guerrilheiros foram executados pelos militares durante a Guerrilha do Araguaia.

Até hoje não se sabe quantas pessoas morreram nos conflitos do Araguaia, na divisa dos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins.

De acordo com o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, as escavações deverão começar apenas em agosto. Na etapa seguinte, o material, caso seja encontrado, vai ser enviado aos laboratórios de perícia.

O episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia aconteceu na segunda metade dos anos 60 e na primeira dos 70 e contou com a participação de 70 militantes.

FIQUE POR DENTRO
Bergson foi torturado e morto a baioneta

O cearense Bergson Gurjão Farias era estudante de Química da Universidade Federal do Ceará e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 1967. No ano seguinte, mudou-se para Caianos, na região do Araguaia e desapareceu em 8 de maio de 1972, após ter sido ferido em combate. Seu corpo foi levado para Xambioá, todo deformado, tendo sido pendurado em uma árvore de cabeça para baixo. O desaparecimento do jovem guerrilheiro foi denunciado em juízo pelos presos políticos Jenoino Neto e Dower Moraes Cavalcante. De acordo com os presos, Bergson teria sido morto a baioneta.

Extraída do Diário do Nordeste
www.diariodonordeste.com.br

terça-feira, 7 de julho de 2009

Quixaramobim Folia será o maior evento do sertão Central nestas férias

Quixeramobim, localizada a 200 km de Fortaleza, situada na região do Sertão Central é referência em desenvolvimento econômico e social no Estado. Com crescimento notório, o município vem se destacando e ocupando seu espaço por proporcionar grandes momentos de entretenimento não só para cidade, mas para toda a macro região.

Realizando grandes eventos como a Festa do Padroeiro, Semana do Município, e o Carnacentral, o maior carnaval dos municípios circunvizinhos, Quixeramobim apresenta agora o maior momento da história de suas festas, a realização do Quixeramobim Folia – A Micareta do Sertão que realizar-se-á nos dias 10 e 11 de julho de 2009.

O Quixeramobim Folia é um momento ímpar de lazer e entretenimento para Sertão central e demais Regiões do Estado. O evento será realizado na sede do município, envolvendo os principais pontos turísticos e históricos da cidade, suas principais raças e ruas.

A micareta do sertão será dividida em três momentos, sendo o primeiro com uma concentração em praça pública antes do desfile, o segundo momento será o desfile do bloco, que levará o nome de MANDACARÚ, símbolo da nossa região do semi-árido, onde o percurso do desfile será todo puxado pelo maior e melhor trio do Ceará, o ZUEIRA pertencente ao Grupo parceiro e patrocinador. O grande momento da festa será na chegada do desfile onde o trio chegará ao circuito “in door”, onde teremos a apresentação de outras bandas tanto no palco como no próprio trio elétrico.

Ao público serão oferecidas estruturas modernas e seguras como prioridade, onde visaremos a maior comodidade de nossos foliões. Serviço de bar de qualidade, área de alimentação, camarotes amplos, atendimento médico de emergência, banheiros químicos e para os camarotes serviços exclusivos de bar e banheiros. O espaço que será oferecido para o evento será de pouco mais de 5.000 m ², para um público máximo de 5.000 pessoas.


Informações sobre o Quixeramobim Folia:
Pergunta: Quando a micareta do sertão será realizada?

Resposta: Dias 10 e 11 de julho.

Pergunta: Onde e como o Quixeramobim Folia será realizada?
Resposta: Será realizado na sede do município, envolvendo os principais pontos turísticos e históricos da cidade, suas principais praças e ruas.
A micareta será dividida em três momentos.
O primeiro é a concentração em praça pública antes do desfile.
O segundo é o desfile do Bloco Mandacaru, que será puxado por cerca de 1,5 km pelo maior e melhor trio do Ceará, o Zueira, pertencente ao Grupo Zenir Móveis.
O terceiro e grande momento da festa será a chegada do trio, puxando todo o bloco, ao circuito "in door" [na Via Paisagística], onde as bandas se apresentarão, tanto no próprio trio elétrico como no palco.

Pergunta: Quais serão as atrações?
Resposta: Harmonia do Samba, Rafaella Manville, Sacudido, Axé Pop e Maria Baiana.

Pergunta: Quais os dias que cada banda se apresentará?
Resposta: Dia 10 Harmonia do Samba e Rafaella Manville. Dia 11 Sacudido, Maria Baiana e Axé Pop.

Pergunta: O que será oferecido ao público?
Resposta: Para o público será montada uma estrutura moderna e segura, para a maior comodidade dos foliões. Também serviço de bar com qualidade, área de alimentação, camarotes amplos, atendimento médico de emergência, banheiros químicos.
Os camarotes vão dispor de serviços exclusivos de bar e banheiros.

Pergunta: O espaço será preparado para receber quantas pessoas?
Resposta: O espaço que será oferecido para o evento é de quase 6.000 m², para um público máximo de 5.000 pessoas.

Pergunta: Qual o investimento que preciso fazer para participar da Quixeramobim Folia?
Resposta: O folião vai investir no seu lazer e poderá escolher entre pista e camarote. R$ 50,00 a pista e R$ 80 o camarote (acesso livre à pista). Preços únicos, com direito aos dois dias.

Pergunta: Quais as formas de pagamento?
Resposta: A micareta trabalha com carnê próprio, tendo o folião o prazo máximo para pagamento até o dia 9 de julho, com uma entrada de R$ 20,00. Para saber das outras opções de pagamento, visite a loja oficial da Quixeramobim Folia.

Pergunta: Onde fica a loja oficial da Quixeramobim Folia?
Resposta: Em Quixeramobim a loja fica localizada na Avenida Doutor Joaquim Fernandes, 637 - Loja 4 (em frente a UVA e ao lado da AABB).
Em Fortaleza a loja fica na Avenida Pontos Vieira, 669 (Multi Vendas - UNIMED Fortaleza).

Pergunta: Qual o número que posso ligar para maiores informações?
Resposta: Franzé Martins - (85) 8778 1440. Luciano Costa - (88) 9926 1086.

Abadá

Preço único com direito aos dois dias da micareta:

R$ 50,00 (Pista)
R$ 80,00 (Pista + Camarote)

Em 7 dias 4 estabelecimentos comerciais foram arrombados em Quixadá

A cada dia os números de arrombamento aos estabelecimentos comerciais crescem em Quixadá, somente este mês já foram registrados 4 furtos/assaltados em menos de 7 dias, números jamais vistos antes em Quixadá. Os prejuízos aos empresários daqui a pouco podem refletir em demissão dos seus empregados.

Ontem dia 06/07 por volta das 05h40min, na Rua Juscelino Kubschek, nº 130, Bairro Alto São Francisco, Quixadá-CE; na Boutique Moda Fashion; Jaina Ferreira Gomes, 21 anos, solteira, natural de Quixadá, comerciante, teve seu comércio supracitado arrombado, e de lá subtraíram varias peças de roupas da marca Laisa, e vários perfumes de marca Blooson, não informando a quantidade, a viatura RP 1412 comandada pelo Cabo PM Osvaldo, tendo como motorista o Soldado PM Soares e patrulheiro o Soldado PM neto, foram até o local onde colheram todos os dados, e diligenciaram no intuito de prender algum acusado, não obtendo êxito.

Este foi mais um crime que sem dúvida não será revelado os autores, a impunidade reina nas terras dos monólitos. A policia mal equipada faz o maximo possível.

Informações da Policia Militar.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva responde


Natália Miranda Vieira
, 36 anos, professora universitária de Natal (RN) - Como o governo federal vai garantir que não haja uma sangria de dinheiro público nas obras que serão realizadas para a Copa de 2014, a exemplo da que ocorreu nas obras para os Jogos Pan-americanos de 2007?
Presidente Lula - Não houve sangria do dinheiro público. Os investimentos no Pan superaram o previsto porque o planejamento inicial, que não foi da responsabilidade do nosso governo, não previu itens necessários para a execução do evento, como por exemplo, segurança pública e a capacidade de 45 mil lugares do estádio João Havelange, projetado para apenas 10 mil pessoas. O Governo Federal teve que arcar com compromissos do Estado e do Município, o que não acontecerá com a Copa de 2014. Vamos fazer um planejamento detalhado das obras e depois reunir representantes dos estados e dos municípios sedes para definir responsabilidades, dando transparência ao processo. O Ministério do Esporte vai monitorar as obras para que tudo esteja pronto antes de 2014.

Leila Dalgolbo, 41 anos, pensionista de Cariacica (ES) - Em relação ao programa Minha Casa, Minha Vida, gostaria de saber por que não é feito o desconto das prestações em folha do INSS e se legaliza de vez a tão sonhada casa própria dos menos favorecidos? E por que as pessoas não podem se cadastrar pelo computador em vez de ficarem mofando em imensas filas?

Presidente Lula - O desconto na folha de pagamentos do INSS já é amplamente adotado pelo sistema bancário brasileiro e pode vir a ser realizado pelo programa Minha Casa, Minha Vida. É uma segurança para os bancos e uma comodidade para os pensionistas. Em relação aos trabalhadores da ativa, os descontos poderão vir a ser feitos na folha de pagamentos. Quanto à possibilidade de cadastramento pela internet, sua pergunta é, na verdade, uma ótima sugestão. As áreas específicas do governo serão acionadas para o estudo e a possível adoção dessa alternativa. O cadastramento também pode ser feito pelo 0800-726-0101 da Caixa Econômica. O mais importante é que o programa atende a boa parte da demanda por moradia e cria um grande número de empregos na construção civil e nas empresas que produzem telhas, tinta, canos, pias, tijolos, vasos, tomadas, torneiras, chuveiros etc., tudo contado aos milhões.

Anna Maria Marcus, 60 anos, dona de casa de Diadema (SP) - Diariamente a gente vê na televisão o caos na saúde nos principais estados brasileiros e o mau atendimento nos hospitais públicos. Porque é tão difícil oferecer assistência médica de qualidade pelo SUS?
Presidente Lula - Sabemos que há problemas no SUS, como filas e dificuldades para se marcar um exame ou consulta, o que é um transtorno para as pessoas mais fragilizadas. Conhecemos essas deficiências e estamos permanentemente tentando eliminá-las. A questão é que temos o maior sistema de saúde pública do mundo. Imagine que 70% dos brasileiros dependem exclusivamente dele. E o restante é beneficiado em campanhas de vacinação, atendimentos de urgência, transplantes e aquisição de medicamentos de alto custo. O financiamento desse sistema é um desafio gigantesco. E as demandas aumentam sem parar e variam de natureza, devido ao crescimento da população e da porcentagem de idosos. De 2002 para 2008, a verba que o governo repassa a estados e municípios triplicou, passando de R$ 12 bilhões para R$ 37 bilhões. É bom lembrar ainda que, com a derrubada da CPMF, perdemos volume expressivo de recursos, que esperamos recompor com a regulamentação, pelo Congresso, da Emenda Constitucional 29.

http://www.opovo.com.br/

Um show que Quixadá guardará pra sempre


Simpatia, elegância, brilho, talento e muita alegria marcaram o show de Maria Rita na noite do último domingo em Quixadá. A cantora repetiu por completo todo o repertório de seu último trabalho “Samba Meu”, gravado no Rio de Janeiro.

Por volta das 22h30min ela subiu ao palco e cantou uma hora e meia sem parar. Ela se despediu do público com um simples “FUI”, mas o público pediu bis. Então Maria Rita voltou, levando os fãs ao delírio, cantou mais duas músicas e logo depois se despediu e agradeceu o carinho. A coordenadora do evento, Sônia Braga, afirma que a festas foi a que teve o maior público no interior do Estado, no inicio desta 3ª edição do “Férias do Ceará”, programa promovido pelo governo do Estado. O público estimado foi de mais de dez mil pessoas.

O prefeito Rômulo Carneiro orientou ao gabinete para atender a produção do show no que fosse possível. Ele, por motivo pessoais, não pôde comparecer, porém comentou que o público presente à praça demonstra claramente que o povo de Quixadá aprecia outros estilos de musicas além do forró. O chefe do Executivo não descarta a possibilidade de outros shows desse gênero e de outros acontecerem na cidade. Compareceram ao evento o vice-prefeito, Airton Buriti Lima, o chefe de Gabinete Henrique Rabelo e todos os secretários municipais, vereadores, bem como a deputada estadual Rachel Marques.

Na ocasião o cerimonial do evento agradeceu em público ao prefeito Rômulo Carneiro, ao chefe de gabinete Henrique Rabelo, ao secretário de Comunicação e Mobilização Social, Carlos Augusto, “Carlinhos”, à Polícia Militar, ao Departamento de Trânsito (DMT) e a Guarda Municipal pela parceria na realização do show.

O Portal de Noticias do Sertão Central quer saber como foi o show de domingo, deixe o seu depoimento abaixo.







segunda-feira, 6 de julho de 2009

Solidariedade ao repórter Águia Dourada e a equipe do Cidade 190


Hoje o programa Cidade 190 da TV Cidade (canal 8) repercutiu durante todo seu programa a agressão sofrida pela sua equipe no último sábado na casa de show Siará Hall, em Fortaleza. De instante em instante a dupla de apresentadores falava da truculência dos donos do Siará Hall.

Novas denúncias contra a casa de shows foram feitas, além do ocorrido. Desde violência dos seguranças contra os ambulantes que vendem próximo ao Siará Hall (ambulantes são violentamente retirados das proximidades), passando pela atuação dos seguranças dentro da casa (usam da brutalidade a qualquer razão) é comum ver agressão por lá, quanto o espancamento de garçons, até o estopim (a agressão a equipe de reportagem) que impulsionou o especial Siará Hall.

A agressão sofrida pelo repórter Águia Dourada e seu cinegrafista foi o principal assunto do dia. A todo instante Vitor Valim e Edson Silva falavam do caso. O atrito foi causado não pela falta do show, ratificaram os apresentadores, mas por venda de mesa não entregue para os clientes (comparam mesa e não sentaram), e muitos que ficaram do lado de fora da casa (venderam ingressos de mesa e camarote e não entregaram o serviço oferecido ao consumidor). Muitas das pessoas que se sentiram lesadas chamaram o repórter Águia Dourada que foi até o local atender aos pedidos dos clientes lesados pela casa de shows.

“O dono descontrolado, seguranças despreparados” disse um dos apresentadores do programa. O incidente aconteceu antes mesmo do dono da casa pronunciar qualquer palavra para o repórter Águia. Foi logo esmurrando a equipe de jornalistas, e mais vinte seguranças a contribuir com toda pancadaria. Em seguida foi roubada a câmera da equipe do Cidade 190 (até o momento não foi devolvida).

No final do programa o apresentador Edson Silva garantiu que a emissora de TV vai entrar com um processo contra o Siará Hall. São várias as perguntas que ficam: por que tanta violência? Que desorganização é esta numa casa tão celebrada entre os cearenses festeiros? Se o dono é assim, imagina os seguranças? Mas a pergunta que todos querem saber é: onde foi parar a câmara da TV Cidade?.

Extraída do blog parceiro http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Segunda parte de 'Che' será exibida, em primeira mão, no Cine Ceará


O público cearense terá o privilégio de conferir com antecedência a segunda parte da cinebiografia do revolucionário Ernesto Guevara de la Serna, ou simplesmente 'Che'. Assinada por Steven Soderbergh ('Traffic'), a produção será exibida em pré-estreia, abrindo o 19º Cine Ceará Festival Ibero-Americano de Cinema, que se realiza entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, em Fortaleza.

A segunda parte de 'Che', intitulada 'A Guerrilha', é inédita no circuito comercial do Brasil. O longa foi exibido somente na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Sorderbergh dividiu o filme em duas partes porque, na soma, a projeção ficaria com mais de quatro horas de duração. A primeira parte, 'O Argentino', já foi exibida nos cinemas brasileiros.

'A Guerrilha' tem estreia prevista apenas para o dia 18 de setembro. Aos que não pretendem esperar, vale a pena conferir o trabalho de Soderbergh já neste mês de julho, no Cine Ceará.

O festival trará uma mostra especial para Guevara, que é considerado uma das principais personalidades do século XX. Filmes sobre o argentino, como 'Mi Hijo el Che, de 1985, e Personal Che, também serão exibidos na mostra.

Informação do Sistema Verdes Mares
http://verdesmares.globo.com

Vestibular da Faculdade Católica oferece 443 vagas.


A Faculdade Católica de Quixadá mais uma vez inova o seu processo seletivo. Agora o estudante terá a opção de escolher a data e a forma de ingressar na faculdade. São dois formatos:

O Vestibular Simplificado - Para quem já foi avaliado pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obteve a nota mínima de 40 pontos (média aritmética entre as provas de redação e a parte objetiva). Assim, o candidato fará somente uma prova de redação.

O Vestibular Tradicional - O candidato fará provas objetivas referente às áreas de Saúde ou áreas de Humanas, Tecnologia e Ciências Aplicadas e uma prova de redação.

No próximo domingo (12) a Católica de Quixadá realizará mais um vestibular. São ofertadas 443 vagas para os cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Teologia e Sistemas de Informação.

As inscrições podem ser realizadas no campus II da faculdade ou pelo portal da instituição até sábado dia 11/07. O pagamento da taxa é de R$ 20,00 reais mais um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para a Creche da Diocesse de Quixadá. Os alimentos podem ser entregue no dia da prova, na recepção.

A Católica de Quixadá é considerada uma das melhores faculdades do estado, sua infra-estrutura tem atraído muitos estudantes de várias cidades cearenses.

Confira o quadro de vagas disponíveis abaixo. As inscrições podem ser feita pelo site: www.fcrs.edu.br