terça-feira, 8 de abril de 2008
MANIFESTAÇÃO NA UNB DE BRASILIA
Pelo terceiro dia, estudantes ocupam o prédio da reitoria da Universidade de Brasília. Justiça do Distrito Federal determinou que os estudantes saiam da reitoria da instituição.
sábado, 5 de abril de 2008
UMES CONTINUARÁ MAIS FORTE E ATUANTE GARANTE MEMBROS
Nesta quinta-feira 04 de março de 2008, reunidos na Escola de Ensino Médio Coronel Virgilio Távora, a diretoria da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Quixadá-Umes, reunir-se para decidir seu futuro. O Presidente da Entidade Jackson Perigoso, abriu a reunião com um discurso que este é mais um dos muitos problemas que a entidade tem que superar, mais ressalta que para isso o comprometimento dos participantes é de suma importância para que a Umes continue sendo vanguarda no estado.
O Secretario de Finanças, Antonio filho, ressalta que o caixa da entidade está zerado e que para a continuidade dos projetos e ações da entidade, a diretoria tem que aprovar o mais breve a campanha de renovação de carteiras de estudantes.
O Vice Presidente Cristiano Lopes analisa a crise como já superada e pede que os secretários e membros presentes aprovem decisões mais amargas para que os membros que não estão assumindo os seus cargos tome posição ou deixe-os.
Para o secretario de esportes e lazer Valdenor Salviano sua disponibilidade está a um fio, mais se compromete em dedicar seu tempo vago nas ações da entidade a mesma posição tem Ermerson Secretario de mobilização.
Em votação foi aprovado:
Todos os membros estão convocados para comparecer no dia 10 do corrente mês e ano, na Escola de Ensino Médio Coronel Virgilio Távora, sediado a rua José de Queiroz Pessoa, 1498, Centro de Quixadá-Ce, mais informações através do e-mail: umes_org@yahoo.com.br ou pelo telefone 088 3414 4411, está reunião será ordinária e tem como pauta a exoneração/exclusão de cargos para os membros que não comparecer, sendo estimado tolerância de 10 minutos.
As medidas foram analisadas como positivas pelo presidente em dizer que a Umes é maior do estado e referencia de mobilização da cidade. “Se estamos encarando todos estes problemas sem perder alinha mostra que somos unidos e imbatíveis” Ressalta.
Observação:
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Quixadá, através da presidência e da Secretaria de Finanças, já envios os seus dados para a Rais e Imposto de Renda.
Provavelmente iniciará as confecção de carteiras de estudantes a partir do mês de maio e os preços ainda precisam ser aprovado pela diretoria em reunião marcada para esta finalidade.
Fonte:
Secretaria de Comunicação
David Lemos
O Secretario de Finanças, Antonio filho, ressalta que o caixa da entidade está zerado e que para a continuidade dos projetos e ações da entidade, a diretoria tem que aprovar o mais breve a campanha de renovação de carteiras de estudantes.
O Vice Presidente Cristiano Lopes analisa a crise como já superada e pede que os secretários e membros presentes aprovem decisões mais amargas para que os membros que não estão assumindo os seus cargos tome posição ou deixe-os.
Para o secretario de esportes e lazer Valdenor Salviano sua disponibilidade está a um fio, mais se compromete em dedicar seu tempo vago nas ações da entidade a mesma posição tem Ermerson Secretario de mobilização.
Em votação foi aprovado:
Todos os membros estão convocados para comparecer no dia 10 do corrente mês e ano, na Escola de Ensino Médio Coronel Virgilio Távora, sediado a rua José de Queiroz Pessoa, 1498, Centro de Quixadá-Ce, mais informações através do e-mail: umes_org@yahoo.com.br ou pelo telefone 088 3414 4411, está reunião será ordinária e tem como pauta a exoneração/exclusão de cargos para os membros que não comparecer, sendo estimado tolerância de 10 minutos.
As medidas foram analisadas como positivas pelo presidente em dizer que a Umes é maior do estado e referencia de mobilização da cidade. “Se estamos encarando todos estes problemas sem perder alinha mostra que somos unidos e imbatíveis” Ressalta.
Observação:
A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Quixadá, através da presidência e da Secretaria de Finanças, já envios os seus dados para a Rais e Imposto de Renda.
Provavelmente iniciará as confecção de carteiras de estudantes a partir do mês de maio e os preços ainda precisam ser aprovado pela diretoria em reunião marcada para esta finalidade.
Fonte:
Secretaria de Comunicação
David Lemos
Ministério Público aponta diversas irregularidades que anularam o concurso público de Quixadá

Quixadá. A seleção de profissionais para diversos cargos públicos na Prefeitura deste município foi anulada por determinação judicial. O prazo para as inscrições nem havia encerrado quando uma liminar, deferida pelo juiz da 2ª Vara da Comarca local, Flávio Marques, cancelou o concurso. A medida foi amparada na ação civil pública impetrada pelos três promotores que atuam em Quixadá: Nelson Gesteira, Xavier Lima e Karine Leopércio.
A decisão, tomada na última quarta-feira, foi fundamentada numa série de irregularidades apontadas pelos representantes do Ministério Público (MP). Gesteira disse que o MP agiu após denúncias de que sócios da empresa contratada para realizar o concurso têm afinidade direta, pessoal e política com a Prefeitura, o que é proibido por lei, conforme o Artigo 37 da Constituição Federal.
O promotor afirma que até 10 dias antes do edital ser divulgado, o advogado e ex-procurador do município, Apolônio Júnior, era um dos sócios da Consultoria Público-Privada e Assessoria Municipal (Consulpan), empresa que realizaria o concurso. Outro problema foi que, Gisele Pereira, que vive em união estável com o ex-sócio e tinha cargo comissionado na Prefeitura de Quixadá, assumiu o seu lugar na empresa.
Além desses fatos, outros aspectos são apontados como “estranhos”: a contratação da prestadora de serviços sem publicação pública para realização de licitação; a apresentação de cartas-convite e das propostas de três concorrentes, tudo no mesmo dia. Além do concurso ser finalizado às vésperas das eleições municipais. A falta de qualificação técnica da Consulpan também é citada.
A medida pegou de surpresa o prefeito Ilário Marques e centenas de candidatos que já tinham efetuado a inscrição. O último dia para que os interessados, servidores temporários na maioria, garantissem a participação seria ontem.
Marques informou que acatará a decisão da Justiça. Não entrará com recurso. Mas deixou claro que não concorda com o posicionamento dos representantes do MP no município. Disse que para evitar prejuízo aos quase mil candidatos que já tinham feito suas inscrições, solicitou reunião com os promotores para a próxima terça-feira. Ele pretende definir se o valor das taxas será devolvido aos inscritos ou valerá para o novo processo seletivo.
O gestor avalia que a alternativa é começar tudo do zero, com a contratação de outra empresa especializada. Pretende convidar o MP para participar de todo o processo e mostrar que apenas procurou a melhor forma para a seleção, contratando uma empresa do Estado, com custos de R$ 77 mil.
Um dos sócios da Consulpan, o advogado Paulo Amora, confirma que o ex-procurador de Quixadá, Apolônio Júnior, mantinha sociedade no negócio até o início do ano. Quanto a ex-assessora do gabinete de Prefeitura continuar como uma das acionistas, não vê qualquer ilegalidade. Considera a decisão da Justiça absurda e pretende recorrer.
Fonte:
www.diariodonordeste.com.br
Conselho Gestor preservará monólitos

Ambientalistas do Sertão Central comemoram a reativação de grupo gestor dos monólitos em Quixadá
Quixadá. O meio ambiente está em alta no Sertão Central. Ações simultâneas em defesa da natureza são realizadas na semana “Terra dos Monólitos”. Recentemente, foi formado o Conselho Gestor do Monumento Natural dos Monólitos. Também aconteceu atividade de educação ambiental envolvendo dezenas de alunos do Liceu de Quixadá. Eles partiram em marcha da sala de aula até a margem do Açude do Eurípedes. Plantaram várias espécies de mudas nativas, algumas até em extinção, dentre as quais o sabiá, escolhido como símbolo da Festa Anual das Árvores, promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
Ações ambientais
Em Quixadá, as ações ambientais foram coordenadas pelo gerente da Unidade de Conservação dos Monólitos e engenheiro da Semace, Ivan de Aquino. Ele é elogiado por seu esforço em reativar o Conselho Gestor que, desde sua implantação, há seis anos, não funciona. Contando com o auxílio da professora Olga Paiva e do arquiteto Cleuton Caetano, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o gestor do órgão estadual esclareceu aspectos considerados relevantes à atuação dos membros nomeados. A continuidade e o fortalecimento das reuniões são citados como prioridades no trabalho.
Um alívio para a preservação do meio ambiente e para uma das mais importantes riquezas naturais da região, os imensos “inselbergs” — palavra de origem alemã que significa montanha de pedra — espalhados por todos os cantos do município. “Afinal de contas, não é todo dia que se tem a oportunidade de comemorar a nomeação do nosso Conselho Ambiental e, ao mesmo tempo, contar com dezenas de voluntários no reflorestamento de áreas devastadas pelo homem”, comenta, feliz, a conselheira Geiza Holanda. Ela representa a Associação Cultural Artística e Ecológica do Ceará (Acaec), uma das três ONGs que integram o Conselho.
Composição
O grupo, formado por 20 instituições, a metade por órgãos públicos do município, do Estado e do governo federal, e em igual número por instituições não governamentais (ONGs) e entidades de classe que representam a sociedade civil organizada, se reunirá sempre na última quarta-feira de cada mês. O objetivo do trabalho é discutir e definir as políticas públicas voltadas para a conservação do conjunto de serrotes situados em Quixadá.
O próximo encontro foi agendado para 30 de abril. Até lá, o Iphan está concluindo estudos que avaliam se a área poligonal de tombamento dos monólitos está sendo violada pela exploração imobiliária. O diagnóstico deverá ser apresentado aos conselheiros.
Respeito à lei
A expectativa do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gladson Nascimento, é de que, enfim, as leis ambientais passem a ser respeitadas. Como membro do conselho paritário que acaba de se formar, ele acredita que as constantes irregularidades que ameaçam a preservação do parque monolítico de Quixadá, composto pelos 13 conjuntos rochosos que formam a Unidade de Conservação Ambiental, venham a cessar. Nascimento vê com otimismo as constantes conquistas registradas em sua terra natal. “O Conselho e a participação juvenil são exemplos”.
A mesma opinião tem a cineasta Letícia Menescal. Ela, que luta pela transformação da propriedade rural de sua família, a Fazenda Fonseca, em Reserva Nacional de Proteção Permanente (RPPN), tem observado que o hábito de reflorestar áreas desmatadas e a consciência ecológica estão se expandindo na região.
“Ao invés de um dia ou uma semana, já estamos chegando a um mês no plantio de milhares de árvores aqui na Caatinga. Pelo jeito nossa gente está percebendo que todo dia é Dia da Árvore e também de respeitar a natureza”, afirma Letícia.
A referência é feita ao Dia Mundial da Árvore, comemorado ao 21 de março, data compatível à região.
FIQUE POR DENTRO
Instituições integrantes do Conselho Gestor
Entre os órgãos governamentais estão: Centro Vocacional Tecnológico (CVT); Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam); Coordenação Regional do Desenvolvimento da Educação (Crede 12); Coordenação Regional de Saúde (8º Cores); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc); Prefeitura de Quixadá; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Quixadá; Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Já entre os órgãos não governamentais (ONGs), estão a Agenda do Sertão; Associação Cultural Artística e Ecológica do Ceará (Acaec); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea); Federação das Associações Comunitárias do Ceará; Instituto de Convivência com o Semi-árido; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Sindicato Patronal dos Produtores Rurais de Quixadá; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTRQ).
PEDRA DO CRUZEIRO
Ambientalista cobra ampliação de acervo
Quixadá. A presidenta da Agenda do Sertão, Valdênia Nascimento, aponta o que considera omissão do Iphan e da Semace em não incluir a Pedra do Cruzeiro, situada na área urbana da cidade, como um dos patrimônios a integrarem o polígono dos monólitos. “A explicação é simples. Trata-se de uma conveniência política. Os órgãos oficiais que deveriam lutar pela conservação dessa e de outras formações rochosas situadas na área urbana se omitem para evitar conflitos com os interesses da Prefeitura e dos especuladores imobiliários”, afirma a líder da ONG, que também integra o Conselho Gestor recentemente formado na região do Sertão Central.
A ativista social vê a revitalização do “Conselho dos Monólitos” como uma excelente oportunidade para exigir responsabilidades de órgãos que deveriam desempenhar seus papéis como inibidores de atos nocivos a áreas que devem ser preservadas. “O ecossistema regional e suas riquezas naturais, tombados como patrimônio de todos, é uma delas, afirma. Ela considera o corpo representativo especial como um termômetro para que outros grupos da sociedade passem a discutir e perceber que juntos poderão interferir positivamente na consolidação de políticas públicas que atendam o anseio de todos.
Além da formação da instituição ambiental e das atividades educativas promovidas pela Semace, outras ações em defesa da natureza foram registradas na “Terra dos Monólitos”. A equipe da Polícia Civil apreendeu cargas de madeira extraídas ilegalmente na região. As toras, utilizadas como lenha em fornos de padarias, olarias e indústrias, seriam transportadas para outros estados. A pena ambiental, prevista no Artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, é de seis meses a um ano de detenção e multa. Mas nesses casos a carga é apreendida e o infrator liberado logo após a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia.
Apreensão de pássaros
Uma arara azul, ave que consta na lista de animais em extinção, e dezenas de outros pássaros que compõem a fauna regional também foram apreendidos pelo delegado Marcos André Rodrigues da Silva e sua equipe.
“Felizmente, o proprietário das aves foi flagrado traficando drogas. Irá para a cadeia. Caso contrário teria que ser solto imediatamente. O código ambiental prevê apenas um ano de detenção para esses casos. O TCO é lavrado e em seguida o infrator é liberado”, explicou Rodrigues da Silva. As sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente estão previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
ALEX PIMENTEL
Colaborador
Fonte Diário do Nordeste
quarta-feira, 5 de março de 2008
Células-tronco voltam a colocar ciência e fé em campos opostos

Pesquisadores enxergam oposição cristã às pesquisas como interferência no Estado laico.
Católicos argumentam que questão não é religiosa, mas ligada ao direito humano à vida.
O Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne para decidir nesta quarta-feira (5) se permite ou não a pesquisa com células-tronco embrionárias humanas no Brasil, liberada originalmente há três anos pela Lei de Biossegurança. O tribunal julga o mérito de uma ação direta de inconstitucionalidade que quer barrar os estudos, os quais supostamente ferem o direito à vida estabelecido na Constituição. A decisão coloca muita coisa em jogo tanto para os opositores quanto para os defensores desse tipo de estudo.
Para os cientistas brasileiros, trata-se da oportunidade de tomar parte na área mais promissora da pesquisa biomédica moderna, que abre a possibilidade -- ainda longe de ser realizada -- de tratar doenças hoje incuráveis e de entender em detalhes sem precedentes o desenvolvimento do organismo humano. Por outro lado, grupos religiosos, em especial a Igreja Católica, consideram que a liberação da pesquisa com embriões seria um primeiro passo perigoso rumo à legalização do aborto e a outras práticas vistas como ameaça ao direito à vida.
Se não fosse pela origem controversa das células-tronco embrionárias humanas (CTEHs, para abreviar), sua aplicação terapêutica dificilmente seria questionada. Originárias de embriões com poucos dias de vida e apenas uma centena de células, os chamados blastocistos, as CTEHs são curingas fisiológicas, com capacidade de assumir a forma e a função de qualquer tecido. Neurônios, células musculares, ósseas ou pancreáticas -- todos derivam da massa de células no interior do blastocisto. Em tese, seria possível produzir os tecidos perdidos em pessoas com lesões ou doenças degenerativas e recolocá-los nos doentes, curando males como mal de Parkinson e diabetes tipo 1.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (4) em Campinas, no interior de São Paulo, que torce para que a pesquisa no país com células-tronco embrionárias seja aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O Supremo começa a julgar nesta quarta-feira (5) se esse tipo de pesquisa é ou não constitucional.
“Eu gostaria que passasse. Mas eu não posso firmar expectativa quando a Suprema Corte se reúne. Cada ministro é muito bem preparado para votar e eu sou particularmente favorável à aprovação das células-tronco”, disse o presidente. A ação que o STF começa a julgar foi proposta pelo ex-procurador geral da República, Claudio Fontelles. Para ele, a pesquisa fere o direito dos embriões à vida
O problema é que esse potencial todo só está disponível porque essas células vão "construir" todo o corpo do futuro bebê. A única maneira de obtê-las, portanto, é destruir o embrião -- daí a comparação do processo a um aborto ou a um assassinato. “Salvar um e matar outro não é resposta”, declarou em entrevista coletiva o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo
Lyrio. Os católicos defendem que as células-tronco adultas -- presentes em locais como a medula óssea e o cordão umbilical dos recém-nascidos -- têm tanto potencial quanto as embrionárias, além de não incorrerem nos mesmos problemas éticos.
Contra o Estado laico?
Os cientistas discordam -- de fato, embora alguns estudos tenham mostrado que as células-tronco adultas podem ser pluripotentes, ou seja, conseguem se transformar em diversos tipos de tecido, só as CTEHs tiveram tal capacidade confirmada. "O que está acontecendo é uma interferência da Igreja numa coisa que, goste ela ou não, foi aprovada pela sociedade", ataca Antonio Carlos Campos de Carvalho, médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e responsável por alguns dos testes bem-sucedidos com células-tronco adultas no Brasil, empregadas experimentalmente contra problemas cardíacos.
Carvalho critica a decisão da Igreja de trazer a discussão para o campo de questões como o início da vida humana. Para os católicos, como também para alguns grupos evangélicos, o óvulo fecundado tem o mesmo status moral de um bebê ou adulto humano. “A Igreja chama a atenção porque se trata de um ser vivo, portanto, não pode ser eliminado. Como se iniciou o processo que eticamente é reprovável, os que o iniciaram têm também a responsabilidade ética de ajudar a descobrir a solução que seja compatível com o respeito à própria vida humana ali presente”, declarou dom Geraldo Lyrio.
"É lógico que seria uma sandice negar que os embriões são uma vida. É claro que são. Mas o argumento deles é um sofisma. Mantidos congelados do jeito que estão, esses embriões jamais poderão se desenvolver e vão acabar sendo jogados fora de qualquer jeito", diz Carvalho, lembrando que, de acordo com a Lei de Biossegurança, apenas embriões inviáveis ou congelados há mais de três
anos poderiam ser usados, e somente com o consentimento dos pais. "Se aceitamos a definição de inatividade cerebral para retirar um órgão e doá-lo, não há por que não aceitar o uso de células de embriões que nem têm sistema nervoso", argumenta.
Pesquisa parada
Em tese, a pesquisa com CTEHs no Brasil poderia ter se intensificado desde março de 2005, após a aprovação da Lei de Biossegurança. Na prática, porém, a insegurança jurídica fez com que a área apenas engatinhasse por aqui. Para se ter uma idéia, nenhuma linhagem de CTEHs -- nome dado às populações "imortais" de células, que se multiplicam constantemente e podem ser usadas para estudar a formação de tecidos -- foi estabelecida no país desde então.
"A ação de inconstitucionalidade deixou a gente com o pé atrás. Os trabalhos muitas vezes são feitos por alunos de mestrado e doutorado, e ninguém pode correr o risco de ver seu projeto de pesquisa declarado ilegal da noite para o dia", conta Carvalho.
"Foi uma chateação, um balde de água fria enorme", diz Lidia Guillo, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás cujo grupo foi um dos poucos a receber financiamento para produzir suas próprias linhagens de CTEHs. "Não dá para agüentar um trem desses", reclama. A pesquisadora conta que chegou a pensar em descongelar embriões obtidos numa clínica de fertilização, mas ela e seus colegas acabaram recuando por medo de perder tempo com um processo complicado e, ainda assim, não poder ir em frente com a pesquisa mais tarde.
Guillo se diz sensível às questões éticas levantadas pela Igreja. "Eu sou católica, tenho formação católica. Não há como não perceber a beleza na formação da vida humana. Como uma enzima consegue se encaixar certinho no lugar dela? Tem de ter uma força impulsionando isso. Mas a Igreja precisa evoluir, porque a sociedade não vai simplesmente deixar de fazer o que ela prega, principalmente quando se trata de curar doenças", afirma ela.
Curas, mas não milagrosas
A hierarquia católica chegou a criticar a ênfase dada pelos cientistas ao potencial terapêutico das CTEHs. De fato, até agora não foram feitos testes clínicos (ou seja, em pessoas) dessas células, em parte porque é difícil controlar sua diferenciação (transformação) em tecidos específicos. Os cientistas ainda estão aprendendo a "domar" esse potencial. "A Igreja é sensível ao sofrimento de tantas pessoas que desejam a cura, mas não concorda com a manipulação dos sentimentos delas com informações falsificadas", declarou dom Geraldo Lyrio.
Para Guillo, no entanto, as associações de pacientes de doenças incuráveis que pressionam o governo pela liberação da pesquisa estão conscientes das dificuldades. "Essas pessoas estão muito bem informadas, principalmente por participarem de associações que acompanham os últimos resultados das pesquisas", afirma. "Muitas delas têm consciência de que as terapias vão beneficiar outras pessoas que não elas, porque infelizmente é um processo demorado."
"De fato, houve alguns exageros de parte a parte [em relação à aliança entre cientistas e doentes]", reconhece Carvalho, da UFRJ. "É uma promessa, mas que tem de enfrentar barreiras importantes. Agora, se a proibição continuar, teremos um atraso ainda maior. E o Brasil ficará numa posição de dependência frente a outros países que aprovaram a técnica",
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Lula visita Quixadá, cidade beneficiada pelo programa social Territórios da Cidadania

Presidente visitará, pela segunda vez, a região Centro para lançar programa de crescimento socioeconômico
Quixadá. O Sertão Central receberá recursos de R$ 191 milhões para desenvolvimento de ações voltadas ao crescimento socioeconômico e redução de desigualdades sociais regionais. Os investimentos chegam por meio do programa Territórios da Cidadania, ação integrada a Estados e municípios que atenderá a 60 territórios em todo o País. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o lançamento da nova política social federal na manhã de quinta-feira, em Quixadá. A solenidade será realizada na Praça José de Barros, no Centro da cidade.
Além de Quixadá, Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole serão beneficiados pelo programa federal destinado à organização sustentável da produção, ações fundiárias, infra-estrutura, saúde, educação, cultura, apoio à gestão territorial, saneamento e acesso à água para comunidades com necessidade de desenvolvimento.
No planejamento, que integra 15 ministérios, constarão 60 ações de apoio à região Centro do Ceará. A maior fatia de investimentos será destinada ao desenvolvimento social, com R$ 95,5 milhões. Deste total, R$ 51 milhões assistirão o programa Bolsa Família, com mais de 54 mil famílias atendidas. Mais de R$ 34 milhões beneficiarão mais de 7 mil portadores de necessidades especiais. A produção rural familiar também contará com volumosa quantia de recursos. São R$ 38,7 milhões por meio do Pronaf para 14 mil famílias de pequenos produtores.
Além do lançamento do programa nacional de combate à pobreza rural, o presidente Lula visitará a Escola-Modelo José Bonifácio de Sousa, construída com recursos do governo federal e também fará o lançamento da pedra fundamental das novas instalações do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Federal Tecnológico (Cefet) na região. Para o setor estão previstos investimentos na ordem de R$ 12,8 milhões. Mas na segunda visita oficial do chefe de Estado à ´Terra dos Monólitos´, como é conhecida turisticamente a cidade natal do prefeito e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Ilário Marques, a usina de biodiesel que está sendo construída no distrito de Juatama, a 17km do Centro de Quixadá, não foi incluída na agenda governamental.
A unidade bioenergética está com aproximadamente 60% de sua obra concluída. A expectativa é de que até meados de junho esteja pronta, quando mais uma vez Lula deverá retornar a Quixadá para, juntamente com Ilário Marques, inaugurar o empreendimento de R$ 76 milhões.
O novo programa do governo federal deverá ser lançado nos 26 estados brasileiros. Mais de mil municípios devem ser beneficiados ainda em 2008. Estão situados em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nos estudos foram detectadas 60 delas. O investimento previsto é de R$ 11,3 bilhões.
O novo programa reúne 133 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. O objetivo é desenvolver ações combinando os financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a ampliação da assistência técnica; a implantação de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com a ampliação dos programas Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente; a construção de estradas com a ampliação do Programa Luz para Todos; a recuperação da infra-estrutura dos assentamentos com a ampliação do Bolsa Família; e a construção de escolas com obras de saneamento básico e construção de cisternas.
O lançamento do programa Territórios da Cidadania estava previsto para a manhã de ontem, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Hoje, representantes de 27 territórios continuarão reunidos, agora em assembléia, para abrir oficialmente os trabalhos.
Nessa reunião, serão apresentadas as ações previstas no novo programa federal e detalhados os investimentos para cada uma delas. No começo de março, será a vez dos representantes dos demais 33 territórios realizarem suas assembléias sobre o tema.
SAIBA MAIS
Abastecimento
A última visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula a Quixadá ocorreu em agosto de 2005. Na ocasião inaugurou a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, obra de R$ 229 mil que contou com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal (CEF).
Feira
Na época, aproximadamente cinco mil militantes e simpatizantes do PT se concentraram no galpão destinado à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Fizeram calorosa recepção a Lula, debaixo de um calor escaldante de mais de 40°. Atualmente, no local, também funciona a feira de frutas e verduras da cidade.
ALEX PIMENTEL
Colaborador
domingo, 24 de fevereiro de 2008
लीडर Raúl Castro é o novo presidente de Cuba

Irmão de Fidel foi escolhido depois de 19 meses como interino.
Em discurso, ele diz que continuará consultando o 'líder da revolução'
O general Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, foi eleito o novo presidente de Cuba neste domingo (24), em votação que envolveu 614 deputados. Fidel havia anunciado na terça-feira (19) que não cogitava um novo mandato, renunciando ao cargo. Raúl teria sido o único candidato proposto para substituir Fidel na Presidência, tendo como vice José Ramón Machado, outro líder histórico.
Em seu primeiro discurso como presidente, Raúl disse que é "necessário, desde já, assegurar a continuidade da revolução", e lembrou a importância do irmão. "Fidel é insubstituível", disse.
Ele pediu ao Parlamento permissão para consultar Fidel em questões de "transcendência política".
Raúl destacou a necessidade de fortalecer a economia e assegurar a "democracia participativa" da população.
"O país terá como prioridade satisfazer necessidades básicas da população, tanto materiais quanto espirituais", disse Raúl. Segundo ele, os avanços vão depender dos recursos disponíveis.
Aos 76 anos, Raúl era interino na Presidência desde 31 de julho de 2006, quando seu irmão se afastou do poder por causa de uma cirurgia intestinal, consequência de uma doença não-revelada. Fidel desde então só aparece em vídeos e fotos.
Ele é também o ministro da Defesa mais duradouro do mundo. Ele comanda as Forças Armadas cubanas desde a revolução liderada por seu irmão, vitoriosa no primeiro dia de 1959.
Foi o braço direito do irmão desde o início da luta armada, no ataque de 26 de julho de 1953 ao quartel Moncada (Santiago de Cuba) e posteriormente na guerrilha da Sierra Maestra.
Conhecido como bom administrador, mais pragmático de que Fidel, Raúl supervisionou a redução do Exército a 60 mil homens, o que representa apenas 20% do tamanho que tinha antes do colapso da União Soviética. Ele adotou critérios capitalistas de negócios para tornar as Forças Armadas Revolucionárias auto-suficientes, com importante participação nos setores mais dinâmicos da economia, como o turismo.
Assinar:
Postagens (Atom)