
Geraldo Amâncio e Severino Feitosa, Valdir de Lima e Edvan Pedro, Guilherme Calixto e Antônio Eufrásio, essas e mais três duplas de violeiros repentistas de todo o Estado se apresentam esta noite, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, no evento Encanta Quixadá. O espetáculo de versos, rimas e violas chega à quarta edição, exaltando mais uma vez os profetas das chuvas. Os desafios de trovadores começam às 20 horas e abre a programação do 13º Encontro dos Profetas das Chuvas, que continua neste sábado.
Antecedendo as disputas de viola, será exibido o documentário “Os profetas da chuva”, de Marcos Moura. A seguir, haverá a encenação de uma peça em homenagem aos profetas Francisco Mariano Filho e Antônio Anastácio da Silva, o Paroara, pseudônimo herdado do pai. Além de rastreador das chuvas, é poeta popular. A veneração decorre da dedicação de ambos à preservação da cultura sertaneja. Mesmo doente, Chico Mariano insiste no trabalho de adivinhar o tempo.
Na noite cultural, também haverá o lançamento de mais uma obra do escritor e crítico literário, Abelardo Montenegro. Recebe o mesmo título do curta-metragem. Na oportunidade, o pesquisador e escritor João Eudes Costa apresentará seu mais recente livro, “Ruas que contam a história de Quixadá”. O poeta e profeta, Erasmo Barreira, declamará no evento, enfatizando a relação da seca com a religião.
Quanto às violas, o presidente do Instituto de Pesquisa de Viola e Poesia Cultural do Sertão Central, João Soares, afirma ter sido a maneira encontrada para valorizar esses artistas. Os cantadores da região apontam o Encanta Quixadá como um dos mais expressivos momentos de valorização das raízes da cultura popular.
É uma das raras oportunidades em que podem expor seus talentos diante de uma platéia. Exibições assim estão sumindo. De grande porte no Ceará, apenas o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. Passou pelo Sertão Central no ano retrasado. O último foi realizado em dezembro passado, no Vale do Jaguaribe.
Mais informações:
IV Encanta Quixadá
Centro Cultural Rachel de Queiroz
A partir das 19 horas, abrindo a programação do 13º Encontro dos Profetas das Chuvas
Fonte: Diário do Nordeste
Alex Pimentel
Colaborador
0 comentários:
Postar um comentário