terça-feira, 16 de outubro de 2007

37º CONGRESSO DA UBES EM GOIÂNIA



A cidade de Goiânia foi escolhida para sediar o 37º Congresso da UBES, que ocorre entre os dias 6 e 9 de dezembro. Lá, vamos debater e aprovar tudo que a nossa entidade vai fazer nos próximos dois anos, além de elegermos a nova diretoria. Antes disso, todos os estados realizarão suas Etapas Estaduais, debatendo também a realidade da educação em cada estado.
No boletim de hoje, apontamos algumas das importantes realizações desta gestão da UBES, que se encerra no Congresso.
SAUDAÇÕES A QUEM TEM CORAGEM,
UMA GESTÃO PRA FICAR PRA HISTÓRIA!!!
Nesse congresso terminam os dois anos da gestão "Saudações a Quem Tem Coragem!". Durante esse tempo, a UBES não parou um minuto, em todas as grandes questões educacionais e políticas do Brasil ela esteve presente, levando a opinião dos estudantes secundaristas.
Como de costume, ela não fugiu dos grandes debates nacionais. Nas eleições presidenciais, manteve sua independência política e elaborou o projeto UBES Brasil, uma plataforma estudantil pra melhorar a educação e o nosso país que foi assinada por todos os candidatos a presidente da república, menos Geraldo Alckmin, (pois não podia não podia se comprometer, já que seu plano é outro) e que por isso ganhou de presente uma campanha nacional assinada por diretores da UBES chamada “Alckmin Não”.
A UBES investiu pesado também na conscientização da juventude brasileira. Sabendo que só através da política podemos mudar as coisas, a UBES organizou a campanha pelo voto as 16, incentivando os jovens que ainda não são obrigados a votar a se inscreverem e dar sua opinião nas urnas. Isso sem falar que quando a MTV começou a fazer uma campanha incentivando o voto nulo como se fosse protesto contra a corrupção, a UBES enfrentou sozinha esse grande meio de comunicação, dizendo que os caras que querem que as coisas fiquem como já tinham candidato que ia contra os interesses da juventude! A opinião da UBES foi tão forte e influenciou tanta gente que acabou obrigando a MTV a mudar sua campanha!
Quando Bush teve a cara de pau de vir ao Brasil, adivinha quem foi a entidade que mais levou gente pras ruas denunciar os crimes desse assassino em escala mundial? A UBES!
Mas não parou por aí! Resultado de muita pressão dos estudantes. Algumas antigas lutas foram finalmente conquistadas no Brasil, como a aprovação do FUNDEB, o fundo de recursos que aumentou em cerca de 3 bilhões de reais por ano os recursos federais para a educação básica. Vibramos com ampliação do ensino fundamental para nove anos, seguindo a maioria dos países, com fim da separação do ensino profissional do ensino médio nas escolas técnicas (uma herança do governo de Fernando Henrique Cardoso para acabar com a educação profissional de qualidade), e também foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados a Reserva de Vagas em universidades públicas para alunos de escolas públicas, que vai mudar a cara da universidade, permitindo que não só quem faz os famosos cursinhos consiga passar no vestibular.
Mas com certeza, a marca principal dessa gestão foi não dar trégua para os grandes donos de empresas de transporte. De norte a sul do Brasil os estudantes denunciaram que os grandes esquemas de monopólio dessas empresas geram lucros absurdos, enquanto boa parte dos estudantes abandona a escola por não ter como chegar nela.
E aí rolou todo tipo de luta: pelo passe livre, pelo meio passe aonde ainda nem isso existe, contra os aumentos e pela redução da tarifa. Foram tantas passeatas que pipocaram no Brasil todo, que eles não foram capazes de nos ignorar. A UBES lançou o Dia Nacional de Lutas pelo Passe Livre durante dois anos seguidos, onde mais de 50 cidades foram às ruas, totalizando cerca de 200 mil estudantes parando o Brasil no dia 22 de março.
Em Salvador, os estudantes ocuparam as ruas várias vezes contra o aumento da passagem, no Rio de Janeiro a luta pela manutenção do passe livre fez ferver a cidade maravilhosa, sobre o lema “Inconstitucional é a Evasão escolar”, em São Paulo, a UBES tava na linha de frente do famoso Levante do Busão, quando os paulistanos, liderados pelos estudantes brigaram contra mais um aumento acima da inflação nas passagens da maior cidade do país.
Foram tantas as passeatas em todo o Brasil, que para organizá-las melhor a UBES fez uma grande Caravana Nacional pelo Passe Estudantil, que percorreu as regiões do país, levando a mensagem de que garantir o transporte aos estudantes faz parte das obrigações do estado com a educação pública e de qualidade.
No movimento estudantil, a UBES deu grandes passos. Após um grande congresso que reuniu representantes de um terço das escolas do país, a gestão não podia deixar a peteca cair. Esse foi um período marcado pela democracia interna, mantendo reuniões permanentes da executiva e da diretoria onde discutiu-se as várias campanhas e atividades e são apresentadas e aprovadas as prestações de como estão sendo gastos os recursos da entidade.
Transformando o site estudantenet em um portal do movimento estudantil, a UBES elevou o nível da sua comunicação com os estudantes e hoje é a página mais visitada dos movimentos sociais brasileiros, triplicando o seu número de acessos mensal. Na defesa da meia - entrada e contra os picaretas que acham que carteira de estudante é um bom meio de ganhar a vida, a UBES se uniu a artistas, produtores culturais, personalidades e parlamentares num grande abaixo assinado exigindo o nosso direito por inteiro.
Foi importante o Espaço UBES durante a Bienal de Cultura da UNE, que mostrou para o público presente a cultura secundarista. E foi no final dessa grande atividade que os estudantes em uma passeata ocuparam novamente o terreno onde funcionava a sede histórica da UBES e da UNE na Praia do Flamengo 132, e que durante a ditadura foi invadida, incendiada e depois derrubada. Lá, com um projeto de Oscar Niemeyer vai ser construída a nova sede das entidades estudantis do Brasil.
Apesar de tanta coisa pra fazer a UBES não deixou de participar de todos os espaços de elaboração sobre a educação, organização social e solidariedade, como as edições do Fórum Social Brasileiro e do Fórum Social Mundial, as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o Seminário Nacional da Juventude, o Fórum Mundial da Educação o Encontro de Sociologia e Filosofia, as atividades da Coordenação dos Movimentos Sociais, e outros tantos que nem caberiam aqui neste texto.
E essa foi também a gestão da reorganização do movimento estudantil. Foram as reconstruções de entidades históricas como AMES do Rio de Janeiro, a UCES de Campinas, UMES de Belo Horizonte e a UMESC de Curitiba, e dezenas de outras no processo do 10° Conselho Nacional de Entidades Gerais - CONEG, que foi grande, demonstrando que o Movimento Estudantil, não morreu (como querem alguns) e sim continua forte e atuante no Brasil todo!
Mas nem tudo que quisemos, conseguimos fazer. E muitas batalhas que começamos precisam ser continuadas para conquistarmos nossos objetivos. A próxima gestão que iniciará suas atividades perto dos 60 anos da UBES, começará com o desafio de organizar o próximo Encontro Nacional de Escolas Técnicas - ENET, que está marcado pro começo do ano que vem. O ENET precisa ser o carro chefe do grande debate educacional que a próxima gestão vai ter que fazer e que não pode acabar nele: é preciso manter a organização dos Seminários de Educação da UBES, pra gente poder ter claro o que melhora e o que piora com a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, proposto pelo Ministério da Educação e com os vários planos que permanentemente são apresentados pelos governos estaduais e pelas prefeituras. A próxima gestão vai ter a histórica tarefa de reconstruir o Prédio Sede das Entidades Estudantis no Rio de Janeiro e enterrar (mas nunca esquecer) o período negro que foi a ditadura militar no Brasil.
Nos últimos dois anos os estudantes brasileiros pressionaram muito para que aconteça uma verdadeira mudança de rumos no Brasil, mas a realidade que vivemos traz grandes e novos desafios. Precisamos fazer mais luta, unir ainda mais o movimento, falar para mais e mais estudantes e ampliar nosso nível de elaboração e organização. Só assim a UBES continuará sendo o principal canal de participação dos estudantes.
Acesse www.prarua.com.br

Um comentário:

  1. Com certeza temos que está preparados com a lança na mão para alcançar nossos direitos de estudantes.
    Em quanto existir protestos e greves pra madiquirir o melhor para os jovens eu estarei lá para dá o meu melhor grito.
    Não é atoa que irei participar do Congresso da UBES aqui em Salvador, me desejem sorte, quem sabe eu não mude pelo menos uma boa proporção de averçães que estão ai para derrubar as melhorias para estudantes de renda baixa! Pelo menos eu quero fazer o menhor e digamos que o impossivel se Deus me permiti já que pra ele o impossivel se transforma na coisa mais fácil do mundo.
    Bom, por aqui eu darei uma pausa dia 23, 24, e 25 eu aperto o play e preciso da sua ajuda .
    TORÇA POR MIM!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir