sábado, 13 de outubro de 2007

DIÁRIO DO NORDESTE PUBLICOU: Documento tem uso restrito


CARTEIRA DE ESTUDANTE (9/10/2007)
Quixadá. O documento estudantil, que um dia assegurou vantagens para centenas de alunos da região Central do Estado, se transformou num simples cartão de bolso, de aborrecimentos e decepções. A restrita validade para acesso aos espetáculos culturais e esportivos, com redução de 50% do valor do ingresso como sua maior vantagem, não desperta mais o interesse da maioria em adquirir o passaporte escolar. Se sentem desamparados em outro direito que para eles é uma crucial necessidade: a meia passagem na locomoção em transportes coletivos, principalmente no âmbito intermunicipal.

Nas entidades de ensino superior da região, que somadas contam com mais de 2,5 mil estudantes em curso regular, aproximadamente 70% dos universitários têm domicílio fora das áreas de estudo. Alguns percorrem mais de 400km para chegarem à sala de aula. Passam a semana na cidade. Mas no fim da semana, a saudade da família aumenta. Não resistem e voltam para casa. Alguns formam grupos e dividem as despesas do combustível em transportes particulares. Não pesa no bolso. Todavia, quem não encontra essa facilidade tem que amargar despesas que vão além do orçamento. Sem redução da passagem, o jeito é reduzir o número de viagens.

O acadêmico da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Marcos Bonfim, já ouviu falar da lei que assegura o direito à meia passagem em todo o Ceará. Também ouviu no balcão da companhia de ônibus, em Quixadá, que a lei não está em vigor. A frustração aumentou quando soube que a Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor) não emite mais as cédulas estudantis para as instituições de ensino do Interior cearense.

A mesma sensação sente o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Jackson Perigoso. Ele lembra que um dia o documento estudantil foi símbolo de orgulho para muitos colegas. Quando havia coletivos circulando regularmente na cidade podiam economizar metade da passagem. Mas o serviço foi desativado por conta da construção de escolas nos bairros — não havia mais necessidade dos alunos se deslocarem da periferia até o Centro da cidade — e da concorrência clandestina de veículos de aluguel. Os donos dos coletivos perderam. Os estudantes muito mais.

Mas estudante que se preza tem coração guerreiro, via à luta. Foi justamente isso que o representante classista fez. Ele reuniu a turma e juntos fundaram a Umes. Com a criação da entidade em Quixadá, há dois anos, o movimento se fortaleceu. Conquistaram novamente a meia entrada, nos clubes e boates da cidade. Passaram a contar com a lei municipal 2.283, sancionada aos 15 de março deste ano pelo prefeito Ilário Marques, e o apoio do Ministério Público. O promotor de justiça, Nelson Gesteira, advertiu os organizadores dos eventos que o não cumprimento da lei acarretaria ônus legais para eles. Cederam na condição dos estudantes adquirirem os ingressos antecipadamente.

A expectativa dos estudantes é de que mais colegas exijam o cumprimento da legislação.

Sobre o cumprimento do decreto que concede abatimento de 50% nas passagens dos transportes coletivos aos estudantes dos municípios que compõem as macrorregiões do Ceará, a presidente da Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), advogada Vilanir Pinheiro Falcão, representante da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura, informou que apenas duas entidades de ensino do Interior enviaram a lista de alunos para cadastramento no banco de dados do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Ceará (Dert). Por meio dessa lista é que as entidades credenciadas poderão emitir as identidades estudantis. Por esse motivo, secundaristas e universitários ainda não podem usufruir do benefício.

ENQUETE

Alunos cobram direito à cidadania

Cristiano Lopes
21 anos
Estudante

"Como exigir dos jovens, estudantes, que cumpram seus deveres se lhes negam seus direitos ?".

Francisca Suzana Nascimento
17 anos
Estudante

"Estou concluindo o Ensino Médio e completando maioridade. Espero que até lá resolvam esses problema".

Francisca Naiara Lima
18 anos
Estudante

"Essa injustiça que estão fazendo conosco, estudantes do Interior, não há dinheiro no mundo que pague".

Jackson Perigoso
20 anos
Estudante

"A união e a perseverança são capazes de superar muitos obstáculos. Precisamos lutar pelos nossos direitos".


ALEX PIMENTEL
Colaborador

O DIÁRIO ESQUERCEU DE DIZER QUE SOMOS A ÚNICA CIDADE QUE TEM MEIA ANTECIPADA GARANTIDO POR LEI, COM RELAÇÃO AO USO NOSSA CIDADE NÃO TEM CINEMA, TEATRO PARQUE DE DIVERSÃO POR TANTO TEMOS QUE USAR PARA SHOWS MÚICAS NA CIDADE.

Um comentário:

  1. VINICIUS RODRIGUES SANCHEZ
    SOU PRESIDENTE DA UMES DE ARAÇATUBA
    SP* ARAÇATUBA MEU MSN:vereadorvinnysanchez@hotmail.com gostaria de obter informações ok meu numero (18) 91162106 ou 36229664 ok obrigado

    ResponderExcluir