sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ALEC comemora 60 anos da União

A Assembléia Legislativa realizou na tarde de ontem, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 60 anos de fundação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), criada em 25 de julho de 1938, no Rio de Janeiro. A solenidade, proposta pelo deputado Lula Morais (PCdoB), rendeu homenagem ao diretor da Ubes no Ceará, Ivo Braga.

Conforme o líder do PCdoB na Casa, a Ubes está intimamente ligada às lutas em defesa dos interesses populares e de uma educação pública gratuita e de qualidade. Movimentos pelo fim da ditadura, pelas Diretas Já ou pelo impeachment do ex-presidente Collor foram citados por Lula Morais como conquistas políticas que tiveram participação massiva da entidade homenageada. “A Ubes tem preservado a força da luta secundarista, que tem ajudado a mover a história de toda humanidade”, resumiu o parlamentar.

Além das conquistas apontadas pelo deputado, o homenageado Ivo Braga lembrou também que a Ubes foi responsável pela mobilização a favor da meia estudantil em 1990 e pela garantia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Poder, “quando em 2005 se falava em um possível golpe contra o presidente”, recordou Ivo.

Segundo ele, nesta semana, o presidente da República assina, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, uma ordem de serviço para construção da nova sede da entidade. “O novo prédio da Ubes vai nos motivar a mais lutas. Se a gente não for às ruas, não vai adiantar nada comemorar esses 60 anos”, finalizou o homenageado do evento.

Também participaram da sessão o deputado petista Artur Bruno, representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Polícia Civil e de diversas instituições de ensino do Estado.
RB



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário