terça-feira, 19 de agosto de 2008

PRESIDENTE LULA MAIS UMA VEZ EM QUIXADÁ


A vinda de Lula garante o lançamento de investimentos no Estado, mas a concretização requer força do Estado

Já está confirmada a visita do presidente Lula da Silva ao Ceará. O chefe do Executivo Federal chega a Fortaleza na noite de hoje e participará amanhã de três eventos, a acontecerem, respectivamente em São Gonçalo do Amarante, Quixadá e Juazeiro do Norte. A vinda de Lula garante o lançamento de importantes investimentos no Estado, mas a concretização dos projetos implica numa busca ainda maior, que deverá ser empreendida pelo Governo do Estado, por recursos que possam garantir o sucesso de sua operacionalização.

Iniciando a sua agenda no Estado, Lula irá lançar o primeiro terminal móvel de regaseificação do País, o Golar Spirit, pertencente à Petrobras. A ocasião deverá ser aproveitada para que o governador Cid Gomes assine o Protocolo de Entendimento (pré-contrato) com o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, para a construção da refinaria na localidade. Gabrielli já havia garantido a assinatura caso Lula confirmasse a visita a estas terras.

Com a vinda da refinaria, o porto deverá passar por melhoramentos, obras que demandam dinheiro ainda não presente nos caixas estaduais.

Outra preocupação será produzir a matéria-prima necessária às atividades da usina de biodiesel da Petrobras em Quixadá. A usina terá capacidade de produzir cerca de 50 mil toneladas de óleo, mas, para isso, precisa processar aproximadamente 100 mil toneladas da matéria-prima. Segundo informa o coordenador do programa Biodiesel do Ceará, Walmir Severo, o Estado produz hoje somente 16% do total de toneladas a serem processados. Das 16 mil cultivadas, 1.800 toneladas são de girassol e o restante é de mamona.

De acordo com Severo, para suprir a demanda da usina, serão compradas matérias-primas de outros estados — sebo bovino será trazido do Pará e soja do Centro-Oeste. ´A usina trabalhará com produtos de origem vegetal e animal, ela tem capacidade para processar até 17 tipos de óleo´, explica o coordenador do programa.

Diferentemente do que se costuma imaginar, o óleo produzido não será extraído essencialmente da mamona. ´Se fosse depender só da mamona, seria inviável, já que teria um custo muito alto, pelo fato de se tratar de um óleo nobre. Mas é importante que todo o biodiesel tenha 15% de mamona para ter uma ótima qualidade´, explica Severo.

A intenção, informa, é de que o Ceará possa responder à demanda da usina a partir de 2012. Para isso, a cada ano serão introduzidas outras culturas que possam ser utilizadas para a produção do biodiesel.

Em 2009, entrarão o gergelim e o amendoim. A produção de mamona e girassol também deverá expandir, saindo dos atuais 24 mil hectares para 170 mil. Com isso, o número de famílias envolvidas nesse cultivo passará de 18.600 para cerca de 95 mil, até 2012.

A adesão ao programa estadual do plantio da mamona, entretanto, ainda não vem deslanchando da forma esperada, mas Severo diz acreditar que, com a chegada da usina, o interesse por esse plantio deverá ser impulsionado. ´O agricultor irá aderir ao programa ao ver que está funcionando´.

Investimento

A construção da usina de biodiesel em Quixadá conta com investimentos provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, que destinou R$ 76 milhões ao projeto. A unidade deverá abastecer de biodiesel, além do Ceará, os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

AGENDA
Presidente passará por três cidades cearenses

O lançamento dos empreendimentos da Petrobras no Ceará movimenta toda a cúpula da empresa no Estado. Hoje, três diretores da estatal, juntamente com o presidente da sua subsidiária Petrobras Transporte SA, Sérgio Machado, concederão entrevista coletiva à imprensa para dar esclarecimentos sobre os as novas unidades aqui.

Estarão presentes para falar da usina de biodiesel e do terminal de regaseificação a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, o diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec. Esta última foi criada no mês passado para unificar os trabalhos que a estatal realiza na área.

Os dois primeiros compromissos de Lula no Ceará serão com a Petrobras. Às 9h30min de amanhã, ele irá inaugurar o terminal de regaseificação de GNL (Gás Natural Liqüefeito) e, às 12h, a usina de biodiesel. Após essa agenda, o presidente da República partirá para a cidade de Juazeiro do Norte, às 16h, onde lançará a pedra fundamental do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Cariri. Ele ainda entregará 5 mil títulos de regularização fundiária para agricultores da região, ação mediada diretamente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Sérgio de Sousa
Repórter
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário