terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jovens aprendem a combater incêndio


Corpo de Bombeiros ensina noções básicas contra o fogo e primeiros socorros para aprendizes em Quixadá

Quixadá. Atentos ao crescimento vertical a se acentuar nos maiores centros urbanos do Sertão Central, dezenas de jovens participam de cursos de prevenção a incêndios promovidos pela 4ª Subsecção do 4º Grupamento de Bombeiros do Ceará, sediado na Unidade de Segurança Integrada de Quixeramobim. No último deles, 19 integrantes do Projeto Primeiro Passo desenvolvido em Quixadá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tiveram a oportunidade de enfrentar o fogo. Após algumas noções básicas e conhecimento de atividades operacionais, os aprendizes participaram da simulação de incêndios.

Divididos em grupos, os participantes do programa sócio-profissionalizante promovido pelos governos estadual e federal realizaram diversas tarefas. Do isolamento da área afetada pelo incêndio ao combate direto do fogo, incluindo noções de primeiros socorros, perceberam que o trabalho em equipe e o controle do pânico são fundamentais nessas horas. Enquanto os bombeiros militares não chegam, é importante isolar o foco das chamas. As medidas preliminares podem evitar grandes tragédias e mortes, principalmente agora, devido aos edifícios que estão sendo erguidos na cidade.

Brigada

A brigada juvenil do Primeiro Passo avalia o módulo de prevenção como fundamental para a inserção profissional. À medida em que assimilam as informações no curso especial ministrado pelo sub-tenente Marcos Moura, percebem a importância do conhecimento especial. Dácio dos Anjos, aluno do Ensino Médio, lembra de sinistros com fogo, registrados nos últimos anos na cidade. São poucos, mas sempre acabam em morte. Geralmente ocorrem em unidades domiciliares, mas as labaredas que destruíram uma fábrica no dia 15 do mês passado, em Iguatu, é um exemplo de que a capacitação pode ajudar a evitar acidentes de grandes proporções.

A preocupação do jovem e dos colegas inseridos no programa de capacitação para o mercado de trabalho, de iniciativa da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) não é por menos. Embora nenhum incêndio catastrófico tenha sido registrado na área urbana de Quixadá, nos últimos anos duas pessoas morreram. Eram crianças. Em janeiro de 2006 uma foi asfixiada pela fumaça. A vítima brincava com um irmão dentro de casa, nas proximidades do terminal rodoviário. O fogo se alastrou rapidamente. Um vizinho conseguiu salvar apenas um dos meninos. Um ano depois deste episódio, foi um recém-nascido que perdeu a vida entre as chamas.

Diagnóstico

O coordenador do projeto juvenil em Quixadá, professor Francisco Diassis Roberto Santiago, explicou que até o enceramento do módulo os alunos pretendem visitar repartições públicas, indústrias, lojas e edifícios da cidade. O objetivo é elaborar um diagnóstico sobre a falta de estrutura para casos de combate a incêndios. Eles já observaram que muitos desses lugares não possuem sequer um extintor.

Nos prédios com mais de dois andares a situação é mais grave. Não possuem portas corta-fogo e nem escadas de emergência. O relatório será apresentado ao prefeito Ilário Marques. A respeito da fiscalização e adequação das obras de engenharia às normas preventivas de incêndios, o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiros do Estado, major José de Melo Neto, informou que cabe ao município a fiscalização das construções e liberação do “Habite-se”, documento que legaliza a edificação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, à medida que a cidade vai crescendo, as estruturas de prevenção necessárias vão sendo adotadas. Apesar do esforço, o efetivo de bombeiros de Quixeramobim necessita pelo menos de meia-hora para superar os 46 quilômetros que separam as duas cidades. Os combatentes também correm risco pois, ao atenderem as urgências, são obrigados a exceder a velocidade de tráfego com o único caminhão bomba disponível para a região, carregado com 2 mil litros de água.

Enquete
Qual a importância do projeto?

Rosineuda de Oliveira
Aprendiz do Primeiro Passo
'Quando o fogo ataca, o risco é enorme. Saber agir nessas horas é muito importante. Podemos salvar vidas.'

Emiliano Lima
Aprendiz do Primeiro Passo
'Além da nossa formação técnica estamos aprendendo que salvar vidas é tão importante quanto receber o salário.'

Diassis Santiago
Coordenador do Primeiro Passo
'Esses jovens participam de módulos fundamentais para a inclusão deles no mercado de trabalho.'

Mais informações:
4ª Seção de Bombeiros de Quixeramobim
Unidade de Segurança Integrada
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441.1350 / 3441.1190

Alex Pimentel
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário