sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ELEIÇÃO EM QUIXADÁ - CURRPÇÃO ELEITORAL É TEMA DE "AULA" PÚBLICA

Futuros eleitores de Quixadá aprendem a se defender de maus políticos e a ser contra a corrupção nas eleições

Quixadá. Corrupção. A ferida social responsável pela disseminação da compra do voto, desvio de verbas públicas, favorecimento pessoal, manipulação do poder e tantas outras práticas ilegais atribuídas aos protagonistas da esfera política foi o tema do “aulão” promovido pela Associação Cearense do Ministério Público, Comitê Municipal de Combate à Corrupção e Sindsep para dezenas de alunos da rede pública e particular de Quixadá. A iniciativa, promovida no auditório da Câmara de Vereadores, teve por objetivo a moralização e a consciência eleitoral dos jovens que votarão pela primeira vez.

Numa linguagem simples e objetiva, a promotora de Justiça Ana Karine Serpa Leopércio, responsável pelas atividades do Ministério Público na 6ª Zona Eleitoral (Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama), estimulou dezenas de adolescentes a refletirem sobre a importância do “voto limpo”. Terão a oportunidade de participar de um dos mais importantes momentos de suas vidas: eleger os representantes do povo responsáveis pela promoção do bem-estar comum e decisões públicas do interesse de todos.

A promotora citou expressões utilizadas popularmente para demonstrar as facilidades encontradas pelos maus políticos para comprar uma vaga no poder. “Todo mundo tem o seu preço. O problema é que o brasileiro está sempre em liquidação”. Apesar dos risos todos entenderam a mensagem. “É preciso uma radical mudança de atitude. Ela começa exatamente nas urnas. Depende de cada um o futuro de todos. Embora essa transformação esteja ocorrendo, vagarosamente, a longo-prazo, o papel dos jovens é muito importante nesse processo”, enfatizou.

O político corruptor não foi apontado como único vilão. O eleitor tem uma acentuada parcela de culpa. Se aproveita do momento. Oferece o voto em troca de dinheiro ou favor. Dentaduras, óculos, cimento, tijolos estão entre os pedidos. Uma pesquisa realizada pela Vox Populi demonstra essa realidade. Entre 27 de junho e 6 de julho a empresa entrevistou 1,5 mil pessoas. Dentre as obrigações dos vereadores, 82% responderam que era obrigação ou deveriam pagar despesas de hospital e enterro para os menos necessitados.

Ao apresentar suas considerações no Encontro, a juíza da 6ª Zona Eleitoral, Ijosiana Cavalcante Serpa, destacou no levantamento que, embora em percentuais menores - aproximadamente 30 % -, o brasileiro insiste até no patrocínio de festas de formatura e ônibus para passeios. Na mesma proporção responderam em relação aos prefeitos. Ela destaca nas pesquisas que mais de 60% atribuem aos parlamentares e chefes dos Executivos municipais a responsabilidade de dar proteção a pessoas ameaçadas. “São exemplos de que o analfabetismo eleitoral ainda é elevado no Brasil”, pondera.

A organização da audiência havia convidado todas as escolas da área urbana de Quixadá. Alunos e professores de apenas quatro delas atenderam o convite. As escolas de Ensino Fundamental José Jucá e Nemésio Bezerra, o Liceu de Quixadá e o Ginásio Valdemar Alcântara. Mesmo assim consideraram o encontro proveitoso. “Aos poucos a sociedade vai se conscientizando do seu papel”, comentou a promotora. Sobre a corrupção na área da 6ª Zona Eleitoral, a juíza Ijosiana informou não ter recebido ainda nenhuma denúncia formal do MP.

A promotora confirmou a situação tranqüila na região. Investiga algumas denúncias. Avalia como maior problema o derrame de dinheiro na véspera da eleição. O combate é difícil, mas a tecnologia ajuda. Além das máquinas fotográficas e filmadoras digitais, o celular se transformou numa “arma” útil. Registra tudo.

Enquete
Qual o papel dos jovens no combate à corrupção?

Ana Karine Leopércio
29 ANOS
Promotora
'Os jovens percebem a necessidade da mudança com mais facilidade. Estimulados, mudarão essa triste realidade.'

Maria Lúcia Gomes
54 ANOS
Professora
'Combater a corrupção não é fácil. A educação é a melhor maneira de enfrentá-la. É possível mudar essa realidade.'

Bruno Venâncio de Almeida
17 ANOS
Estudante
'Sei da importância do meu voto. Consciente e seguro darei a minha contribuição para melhorar o nosso futuro.'

Mais informações:
Comitê Municipal de Combate à Corrupção Eleitoral
(88) 3412.2111
Ministério Público de Quixadá
(88) 3412.1363

Fonte: Aléx Pimentel
Diário do Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário