segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Lula atinge aprovação recorde de 80% em pesquisa

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) registrou o novo recorde de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele atingiu 80% de aprovação de sua atuação como presidente, sendo que, no Nordeste, este índice chega a 92%. O índice de confiança no presidente chegou a 73%, enquanto o governo Lula também atinge alto grau de aprovação: 69%. O Ibope ouviu 2002 eleitores em 141 municípios do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 2%.

A aprovação ao presidente alcançou 80% neste mês após ter registrado 72% em junho. Além do excelente desempenho no Nordeste, Lula registra alta aprovação entre os que recebem até um salário mínimo: 87%. Nas faixas de maior renda, o resultado positivo é menor, mas, mesmo assim, a maioria aprova Lula: 56%. Entre todos os pesquisados, apenas 17% desaprovam a atuação do presidente.

O índice de confiança no presidente também está em ascensão. Ele atingiu 73% de índice de confiança, após ter registrado 68 em junho. Na série histórica, é o melhor resultado do presidente desde 2003, quando chegou a registrar 80% em março.

O governo, por sua vez, atingiu sua melhor avaliação desde a posse, com os 69%. Para 23% dos pesquisados, a administração Lula é regular, e somente 8% classificam como ruim ou péssima. Na série histórica do Ibope, a avaliação só perde para o governo do ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), que registrou aprovação de 72%, em setembro de 1986.

A nota média do governo Lula também bateu recorde desde a posse. Os brasileiros deram nota 7,4 para o presidente em uma escala de zero a 10. Em março, Lula recebeu nota 7.

Em uma comparação entre as duas administrações do presidente, 48% acham que o segundo mandato é melhor, e apenas 11% enxergam piora. Para 39%, as duas administrações são iguais.



Avaliação por áreas

Quando o governo é dividido por áreas, a maior aprovação ao governo Lula vem do combate à fome e à pobreza. De acordo com o levantamento, 67% dos pesquisados aprovam o trabalho do governo nesta área. Em junho, este número era de 59%. São 30% os brasileiros que desaprovam as políticas nesta área.

O levantamento mostra ainda que 60% dos brasileiros concordam com as políticas do governo no combate ao desemprego, enquanto 35% desaprovam as medidas.

A educação é outra área bem avaliada. São 63% os que aprovam as políticas nesta área, enquanto 35% desaprovam. Na saúde, 54% concordam com as políticas de Lula, contra 44% que não gostam da atuação.

Na área econômica se encontra o maior descontentamento com o governo atual. Para 56% dos entrevistados, a atuação do governo Lula em relação aos impostos está errada, enquanto 55% criticam a política de juros. Outra área em que a desaprovação é grande é a segurança pública. Metade dos entrevistados não aprovam a atuação do governo na área.

0 comentários:

Postar um comentário