sábado, 4 de julho de 2009

MP investiga queda de arquibancada em Pedra Branca

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, quatro delas gravemente, após o desabamento de uma arquibancada no primeiro dia da festa de São João de Pedra Branca. O Ministério Público Estadual está apurando quem foi responsável pelo acidente.

Uma das duas estruturas de madeira e ferro que deveriam servir de arquibancada para o público na festa de São João de Pedra Branca (a 261 km de Fortaleza) desabou durante a abertura do evento, que teve início no dia 29 e acabou ontem. O Ministério Público Estadual está investigando as causas do acidente e pedirá abertura de inquérito policial. O promotor João Filho garante ter evidências suficientes para apontar a responsabilidade da empresa que fez a montagem. “Vamos investigar também a possível negligência do município e do Corpo de Bombeiros, por falta de fiscalização”.

A arquibancada de 15 metros de comprimento e cinco degraus estava montada na Praça da Igreja Matriz. Ela desabou por volta da meia noite, com pelo menos 300 pessoas que aguardavam a apresentação do cantor Leonardo. Os feridos foram socorridos no carro do Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal São Sebastião, em Pedra Branca. Quatro casos mais graves, entre eles uma mulher que quebrou o tornozelo e um homem que fraturou a clavícula, foram transferidos para o Hospital Regional de Quixeramobim.
Falhas

De acordo com o promotor João Filho, há pelo menos três falhas por parte da empresa Perfil Eventos, que montou as arquibancadas no dia da abertura do evento. “A empresa se comprometeu a montar a estrutura dois dias antes. A própria Perfil declarou que cumpriria isso para que o município pudesse fiscalizar”, aponta.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo do município, Chico Barreto, diz que a Prefeitura tomou todos os cuidados necessários para a organização da festa. “Houve uma vistoria dos bombeiros à tarde e não indicaram nada”, explica. Ele diz ainda que, após o acidente, a outra arquibancada foi imediatamente esvaziada. Sobre a empresa, ele informou que será suspenso o pagamento do serviço prestado pelas arquibancadas durante o evento.
“As arquibancadas só iriam ser liberadas no dia seguinte”, alega o diretor da Perfil Eventos, Roney Vasconcelos, explicando que as estruturas eram direcionadas para o público dos grupos de quadrilhas, que dançariam a partir do dia 30. Segundo ele, a montagem das arquibancadas atrasou devido aos trabalhos com o show de Leonardo. “O público foi e achou que poderia dançar em cima da arquibancada”, justifica. Para Roney, ainda é muito cedo para atribuir responsabilidades ao acidente, ressaltando que, após o ocorrido, a empresa procurou prontamente atender aos feridos. “Tínhamos equipe com ambulância, mobilizamos o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”.

O POVO tentou entrar em contato por telefone, ontem, com o Corpo de Bombeiros de Iguatu, responsável pela fiscalização, mas o comandante da operação não foi localizado.

Matéria extraida do Jornal O povo.
www.opovo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário