Relatório de ocorrências registradas no setor de comunicações na área da 2ª Cia do 1º BPM, composta pelos municípios de QUIXADÁ, IBARETAMA, CHORÓ, IBICUITINGA, BANABUIÚ, QUIXERAMOBIM, PEDRA BRANCA, SENADOR POMPEU, MILHÃ, DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO E SOLONÓPOLE.
PLANTÃO das 06h do dia 29 para as 06h do dia 30/01/2009.
FURTO.
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, às 10h, na feira dos animais, ANTONIO WILLAME DA SILVA, 46 anos, feirante, natural de Jaguaretama, filho de João Peixoto Rodrigues e Maria Rodrigues da Silva, solicitou a presença dos Policiais Militares, informando que dois elementos se aproveitaram da sua ausência para furtar do interior de seu veiculo uma carteira contendo documentos e uma quantia de R$ 400,00; um celular LG preto; dois óculos de grau e uma bolsa contendo roupas. A vítima identificou os acusados e comunicou aos Policiais Militares. Depois de diligenciarem no local, a viatura RP 1412, comandada pelo Sargento PM SALDANHA, conseguiu efetuar a prisão de FABÍOLA GRACIANO DA SILVA, desocupada, solteira, 18 anos, filha de Geraldo Graciano da Silva e Maria Célia Graciano da Silva, residente à Rua Rodrigues Junior, nº 587, Bairro Campo Velho, e seu irmão, FRANCISCO JUNIOR GRACIANO DA SILVA, desocupado, 23 anos de idade. Vítima e acusados foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil para lavratura dos procedimentos. Todos os objetos furtados foram devolvidos ao respectivo dono.
ROUBO.
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, às 11h, LUCIANA DE SOUSA SANTOS, 30 anos, casada, natural de Quixadá, doméstica, filha de Luiz Francisco de Sousa e Maria Lucia santos de Sousa, residente na Rua Dom Lucas, s/n, Bairro Campo velho, adentrou a Loja Mafalda, localizada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, no Centro de Quixadá, a pretexto de fazer compras e ao ser atendida pela funcionária da loja, pediu que a mesma lhe mostrasse peças de roupas intimas femininas, e aproveitando-se da desatenção da atendente escondeu várias peças de roupas femininas dentro da sua bolsa, tais como, Sutiãs, calcinhas e um babydol. A outra atendente ao perceber o comportamento da “discuidista”, denunciou o fato a Polícia Militar, que de imediato compareceu ao local a viatura RP 1412, comandada pelo Sargento SALDANHA, e efetuou a prisão da acusada nas proximidades da loja com todos os objetos do furto. A acusada, bem como, a atendente, DANIELLE FERREIRA DE MESQUITA de 24 anos, foram conduzidas a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, para a lavratura dos procedimentos.
MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO DE ARMAS DE ENTORPECENTES.
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, às 17h, na Rua do Beco do Açude, Bairro da Gruta, município de Pedra Branca, Policiais Militares, componentes da viatura RP 1302, comandados pelo Sargento PM CRUZ, cumpriram Mandado de Busca e Apreensão de Armas e Entorpecentes na residência de FRANCISCO ANTONIO ALMEIDA SILVA, 31 anos, solteiro, desocupado, natural de Pedra Branca, filho de José Henrique da Silva e Maria José Almeida Silva. Ao perceber que seria executado o referido Mandado, o acusado evadiu-se tomando rumo ignorado. Na residência foi encontrado e apreendido um revólver calibre 38, com capacidade para seis tiros, contendo duas cápsulas intactas e 10g de maconha.
LESÃO CORPORAL A FACA.
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, às 18h40, na Rua Pedro Filgueiras, Juatama, município de Quixadá, ANTONIO EDSON VIEIRA DA SILVA, 20 anos, solteiro, servente, natural de Caucaia, filho de Antonio Almeida Vieira e Ângela Maria da Silva, foi preso por Policiais Militares, componentes da viatura RP 1412, comandados pelo Cabo PM TARCIZO, que em seguida o conduziram a Delegacia Regional de Policia Civil, acusado de haver lesionado a faca com três perfurações PEDRO HENRIQUE DA SILVA LEMOS, 36 anos, casado, vaqueiro, natural de Quixadá, filho de Henrique Almeida Lemos e Francisca Chagas da Silva Lemos, residente na Rua Pedro Filgueiras, s/n, Juatama, sendo uma perfuração na cabeça, uma no pescoço e outra à altura do peito esquerdo. A vítima foi socorrida para o Hospital Eudásio Barroso.
RECUPERAÇÃO DE MOTOCICLETA ROUBADA.
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, às 18h, na Rua da Igreja, em frente ao nº 29, Distrito de Pirangi, Zona Rural de Ibaretama-CE, foi apreendido e encaminhado a Unidade Policial Civil daquela Cidade, o menor de iniciais A. C. S. S., vulgo “QUOROCA”, de 17 anos, solteiro, natural de Redenção, estudante, filho de José de Oliveira Sousa e de Raimunda de Castro Silva, residente no endereço supra mencionado. O menor foi flagrado por Policiais Militares pilotando uma motocicleta HONDA TITAN, ano 1993, azul, placa HUF-2195. Após apreensão, foi feita uma checagem de dados no Sistema de Informações do COPOM da 2ª Cia/1º BPM, e ficou constatado que a referida motocicleta era objeto de roubo. A viatura RP 1362, comandada pelo Sargento PM ANDRÉ LUIZ, fez a apreensão e a condução do menor para lavratura dos procedimentos policiais cabíveis.
ACIDENTE DE TRANSITO (COLISÃO ENTRE VEÍCULOS).
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, à 01h, na Rua Juscelino Kubistchek, em frente ao nº 212, Bairro Alto São Francisco, em Quixadá–CE, o menor de iniciais E. C. M. R., de 16 anos, solteiro, natural de Quixadá, estudante, filho de Erasmo Carlos Lima Rabelo e de Maria Aparecida Rodrigues Moraes, residente à Avenida Belo Horizonte, nº 469, Bairro Campo Velho em Quixadá-CE, quando pilotava a motocicleta YAMAHA YBR, ano 2000, preta, placa HYQ-3424, colidiu com um caminhão Mercedes Benz, de placas HUQ-9412, amarelo que estava estacionado na citada rua. Em conseqüência, o menor sofreu uma pancada na cabeça. A viatura RP 1412, comandada pelo Cabo PM EDUARDO, esteve no local do acidente e fez o socorro da vítima para o Hospital Municipal Eudásio Barroso, onde se encontra internado e passa bem.
ACIDENTE DE TRÂNSITO (QUEDA DE MOTO).
QUARTA-FEIRA - 29/01/2009, Por volta das 01h00min, na estrada que dá acesso a Quixadá, no Distrito de Lagoa Nova distante 44 km da Cidade de Quixadá, JOSÉ ÂNGELO DA SILVA, 22 anos, solteiro, natural de Quixadá, agricultor, filho de Luiz Roberto da Silva e de Maria Gerdina da Silva; RAIMUNDO NETO DA SILVA, 22 anos, solteiro, natural de Quixadá, agricultor, filho de Antonio Adalberto da Silva e de Maria Paulina Azevedo, JOSÉ AUDIZIO RODRIGUES NETO, 39 anos, casado, natural de Quixadá, agricultor, filho de José Roberto Rodrigues Neto e de Maria Alcina Cavalcante Rufino; todos residentes no Distrito de Croata, Zona Rural de Quixadá, envolveram-se em um acidente quando andavam os três na motocicleta HONDA CG TITAN, ano 2005, vermelho, placa HWF-0205. O piloto perdeu o controle da motocicleta e caiu, ocasionando na 1ª vitima um corte profundo na cabeça e várias escoriações pelo corpo; a 2ª vitima sofreu várias lesões pelo corpo e um corte na perna esquerda, enquanto a 3ª vitima sofreu apenas escoriações pelo corpo. A viatura RP 1372, comandada pelo Sargento PM VALDER, do destacamento PM da cidade de Ibicuitinga, compareceu ao local e fez o socorro das vítimas, socorrendo-as para o hospital daquela cidade, em seguida, devido à gravidade dos ferimentos foram transferidas para o Hospital Municipal Eudásio Barroso, em Quixadá, onde se encontram internadas.
Fonte: www.centraldenoticias.org/Copom
Gomes Silveira
Radialista:Registro Profissional 3743 Matricula 6185
sábado, 31 de janeiro de 2009
Plantão policial em Quixadá e região durante a semana
às
04:18
Postado por
Jackson Perigoso
0
comentários
Marcadores:
CARTEIRA DE ESTUDANTE,
PLANTÃO POLICIAL
Quixadá: Jovens divulgam ação para coleta seletiva
Trinta e cinco jovens e crianças, na faixa etária dos 10 aos 15 anos, estão mobilizando os moradores do povoado de Juá, um dos 13 distritos do município de Quixadá, numa atividade doméstica cotidiana ecologicamente correta: a coleta seletiva de lixo. Resolveram orientar os vizinhos sobre a importância de efetuarem a seleção dos resíduos sólidos antes de deixarem na calçada. Pouco mais de 1% das 300 famílias residentes na comunidade adotaram o hábito estimulado por ambientalistas.
A iniciativa do grupo tem por objetivo facilitar o trabalho no aterro sanitário da comunidade. É dali que retiram a maior parte dos recursos econômicos para manterem as atividades dos Guerreiros de Deus, um dos Clubes de Desbravadores Guerreiros de Cristo criado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Vendem o material coletado para um sucateiro. Então, com o lucro, compram material didático, de camping e custeiam viagens. Ao mesmo tempo, eles colaboram na preservação do meio ambiente. Na operação, realizada com a utilização de luvas, máscaras e botas doadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, os meninos e meninas recebem acompanhamento de adultos, dentre eles o instrutor Luiz Ribeiro Filho, tratado carinhosamente por “Nem”. Ele explica que os pais aprovam a participação dos filhos. Sabem dos cuidados especiais e da constante orientação na hora de separar o lixo no aterro. “Temos aqui uma importante lição de dignidade e amor à natureza”, completa. Segundo o diretor do clube, Everaldo Fraga Leão, faz mais de um ano que os desbravadores mirins realizam a atividade no lixão.
Idéia
A idéia partiu do dirigente do Distrito Educacional de Juá, Pedro Rodrigues Filho. Na época, ele havia implantado o projeto pedagógico “Preservando o nosso chão”. Os moradores aderiram e a Prefeitura passou a recolher o lixo nas portas das casas. Até árvores plantaram na vila que, uma década atrás, contava apenas com 50 moradias.
Agora, estão insistindo novamente na conscientização da comunidade. Um passo importante já foi dado. Pouco se vê lixo espalhado pelas ruas e vielas do distrito. “Se aprenderam a colocar a sujeira dentro de sacos também se habituarão a separar o lixo dentro de casa. É muito fácil. Basta ter um pouco de boa vontade e perder a vergonha”. Everaldo Leão se refere às barreiras do comodismo e do preconceito. Ainda são muitos os que olham atravessado para ele e sua equipe. Desprezam o ofício do lixeiro e do catador e até a religião.
Quanto à adesão das crianças ao Clube, o líder dos Guerreiros de Cristo ressalta que a disciplina e o companheirismo são as únicas exigências. Nenhum deles é obrigado a se converter à doutrina evangélica. Além de atividades sociais, também participam de brincadeiras, aprendem noções de sobrevivência e primeiros socorros. Nos acampamentos começam a entender alguns segredos da natureza. Respeitá-la e preservá-la é fundamental. Reciclar o lixo, também.
ALEX PIMENTEL
Colaborador
FIQUE POR DENTRO
Como acontece a coleta seletiva
Coleta seletiva de lixo é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados, na fonte geradora. Em seguida, são reaproveitados pela indústria na produção de novos artefatos. Nas empresas e fábricas, são armazenados em recipientes de cores diferentes: verde (vidro), azul (papel), vermelho (plástico) e amarelo (metais).
LUCRO
500 reais é o valor médio do lucro mensal com a coleta de lixo no distrito de Juá. São recolhidas de 3 a 4 toneladas, mensalmente, para o aterro. 60% dos resíduos sólidos são de garrafas plásticas
ENQUETE
Qual a importância da coleta seletiva de lixo?
Maria de Lurdes Costa
66 ANOS
Aposentada
"Se é para ajudar a natureza, qualquer coisa é boa. A gente tem só é que se acostumar com isso".
Jean Cândido Santana
14 ANOS
Estudante
"Muita gente nem imagina as utilidades que o lixo tem. Com a venda dele consigo até comprar o que preciso".
Adriana Saraiva Leão
10 ANOS
Estudante
"Essa lição eu já sei de cor. Separar corretamente o lixo significa ajudar na preservação da natureza".
Everaldo Fraga Leão
38 ANOS
Diretor do Clube
"Se aprenderam a colocar a sujeira dentro de sacos também se habituarão a separar o lixo dentro de casa".
Mais informações:
Clube de Desbravadores Guerreiros de Cristo
(88) 3445.4203
E-mail:
desbravadores.jua@oi.com.br
ESTUDO DA ONU: Em 5 anos, Amazônia tem destruição de 17%
Órgão da ONU vai divulgar estudo que aponta que em 5 anos foi devastada uma área equivalente à Venezuela
Brasília. Um relatório prestes a ser divulgado pelo Pnuma (Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que 17% da Floresta Amazônica foram destruídos em um período de cinco anos, entre 2000 e 2005. A informação foi noticiada pelo jornal francês ´Le Monde´ na quinta-feira, e foi confirmada pelo Pnuma.
Segundo o jornal, durante o período de 2000 a 2005 foram queimados ou destruídos 857 mil km² de árvores — o equivalente a todo o território da Venezuela. O dado do Pnuma surpreende pelo contraste com a informação dos movimentos sociais, pelos quais a Amazônia perdeu um quinto de sua extensão nos últimos 40 anos. A maior parte do desmatamento ocorreu no Brasil, mas os outros sete países que também abrigam a floresta estão sendo responsabilizados pela Pnuma, com exceção da Venezuela e do Peru. ‘‘A progressão das frentes pioneiras na Amazônia e as transformações que elas introduziram são tantas que o movimento de ocupação dessa última fronteira do planeta parece irreversível’’, disse o órgão da ONU ao jornal ´Le Monde´.
Além do desmatamento, a grande corrida pela apropriação das gigantescas reservas de terra e das matérias-primas da região também tem um papel importante na deterioração da Amazônia, segundo o jornal. ‘‘O modelo de produção dominante não leva em conta critério algum de desenvolvimento sustentável, conduz à fragmentação dos ecossistemas e à erosão da biodiversidade’’, afirmou o Pnuma.
A entidade também condenou a situação das populações que habitam a floresta, que ‘‘vivem uma situação de grande pobreza’’. ‘‘A riqueza retirada da exploração dos recursos naturais não é reinvestida na região’’, disse. O ´Le Monde´ conclui o artigo citando que o Pnuma pede um maior envolvimento internacional para ajudar financeiramente os países que abrigam a floresta, e cita como possível caminho o Fundo Amazônia, que prevê o investimento de fontes estrangeiras para desenvolver projetos que combatem o desmatamento. O Pnuma prevê que o relatório final, com mais dados ainda sigilosos, seja divulgado durante o encontro anual de seu conselho administrativo, marcado entre 16 e 20 de fevereiro em Nairóbi, no Quênia.
O tema do desmatamento na Amazônia ganhou bastante espaço no Fórum Social Mundial, realizado em Belém. O primeiro dia de conferências do fórum foi dedicado quase integralmente aos problemas do maior pulmão verde do planeta. O Greenpeace, que promove no Brasil uma campanha em defesa da Amazônia, se uniu a estas reivindicações e propôs a criação de um fundo internacional que permita que o desmatamento na região seja reduzido a zero até 2015.
DESAFIO AOS PREFEITOS: Lula quer um milhão de casas
O presidente vai lançar o desafio na reunião que terá com os 5.804 prefeitos nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília
O governo Federal pretende construir um milhão de moradias populares no País, até 2010, sendo 500 mil já este ano. A proposta, em tom de desafio, será feita pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, na reunião que terá com os 5.804 prefeitos municipais nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília.
A informação foi antecipada no início da noite de ontem, pelo ministro da Previdência Social, o cearense José Pimentel, que se encontra em Fortaleza, para tratar da campanha de lançamento de formalização de microempreendedores individuais (MEI). ´O que nós queremos deles [prefeitos] são apenas os terrenos´, declarou o ministro, destacando que este será mais um desafio a ser lançado pelo presidente para reduzir o déficit habitacional no País.
Segundo Pimentel, as residências terão até três pavimentos serão destinadas a pessoas com renda entre três e cinco salários mínimos. ´É o Pronaf residencial, que iremos lançar´, comparou, explicando que os imóveis serão financiados a taxa de juros de 1%, ao ano. Ele não disse quanto será o valor do investimento.
De acordo com Pimentel, esse é apenas um dos desafios que o presidente Lula pretende lançar no encontro com os prefeitos. Na oportunidade, antecipou o ministro, Lula irá apresentar uma pauta de propostas e ações, como forma de agilizar a realização de obras. Pimentel garantiu que os recursos da União já estão assegurados e que basta os prefeitos apontarem os projetos, que o dinheiro será liberado. ´Está sobrando dinheiro, mas os prefeitos precisam apresentar os projetos´, afirmou o ministro, lembrando que somente em reservas, o Brasil dispõe de US$ 207 bilhões, que ainda não foram tocados, apesar da ´crise financeira global´.
Que crise?
Para o ministro da Previdência não existe crise financeira no País. ´A crise no Brasil está apenas nas filiais das empresas internacionais que estão retirando os recursos aplicados no País e enviando para socorrer as matrizes, nos países de origem´, opinou, citando os crescimentos de 27% e 14%, na indústria automobilística, respectivamente, nos anos de 2007 e 2008.
Quanto ao valor do novo salário mínimo, anunciado oficialmente ontem, Pimentel avalia que não será problema para os municípios. Conforme disse, somente em 2009, a União estará repassando R$ 5,2 bilhões, para os municípios, valor quase dez vezes superior aos R$ 473 milhões, destinados em 2003. ´O maior problema para eles [prefeitos] seria com a folha da educação, ma nós já garantimos que quem não tiver condições de arcar com o salário de R$ 950,00, fixado para os professores, nós vamos complementar´, explicou Pimentel.
Balanço
Em visita a Fortaleza, o ministro fez um breve balanço sobre o orçamento da Previdência Social Urbana, que em 2008 fechou com déficit de R$ 1,2 bilhão, mas que, até 2010, ´fechará superavitária, se a economia do Brasil crescer 3%, ao ano´. Já a Previdência Rural encerrou 2008 com déficit de R$ 35 bilhões.
FORMALIZAÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR
Programa será iniciado oficialmente no CE
Atrair para a Previdência Social e formalizar os 10,3 milhões de microempreendedores individuais — pipoqueiros, vendedores ambulantes, costureiras, sapateiros, artesãos etc. — que trabalham na informalidade, têm renda bruta de até R$ 36 mil, anuais e não que não gozam de benefícios previdenciários no País, é a proposta do programa Federal Microempreendedor Individual (MEI). Para deflagrar o processo de formalização, que será iniciado oficialmente no Ceará, o ministro da Previdência Social, José Pimentel e o presidente do Sebrae—CE, Carlos Cruz, reuniram-se ontem, em Fortaleza, para discutir a estratégia de divulgação da campanha no Estado.
´A proposta é fazermos uma caravana, que irá percorrer os 184 municípios, a partir de três bases: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte´, explicou o presidente do Sebrae-CE, Carlos Cruz. Segundo ele, ´nossa meta é formalizarmos 100 mil microempresários até 2010´.
Para tanto, dois ônibus estão sendo equipados para iniciar a divulgação do MEI, a partir de maio próximo, nos bairros de Fortaleza e no interior. A expectativa de Cruz é a de que, em 1º de julho, data da vigência oficial do MEI, as pessoas, os prefeitos municipais e os microempreendedores individuais estejam devidamente esclarecidos sobre os benefícios previdenciários que o MEI garante proporcionar.
Braço direito
Segundo o ministro, o MEI será o ´braço direito do Simples´ , porque irá atrair para a formalidade e assegurar benefícios para pessoas sem garantias até de se aposentar. Com a adesão ao MEI, ao custo de 11% do salário mínimo, o equivalente a R$ 51,65, mensais, os informais passarão a ter direitos à aposentadoria por idade e invalidez, auxílios doença e reclusão, salário-maternidade e pensão. Se o beneficiado estiver empregado, o MEI retém 8% do salário pago e complementa os 3% restantes.
CARLOS EUGÊNIO
Repórter
O governo Federal pretende construir um milhão de moradias populares no País, até 2010, sendo 500 mil já este ano. A proposta, em tom de desafio, será feita pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, na reunião que terá com os 5.804 prefeitos municipais nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, em Brasília.
A informação foi antecipada no início da noite de ontem, pelo ministro da Previdência Social, o cearense José Pimentel, que se encontra em Fortaleza, para tratar da campanha de lançamento de formalização de microempreendedores individuais (MEI). ´O que nós queremos deles [prefeitos] são apenas os terrenos´, declarou o ministro, destacando que este será mais um desafio a ser lançado pelo presidente para reduzir o déficit habitacional no País.
Segundo Pimentel, as residências terão até três pavimentos serão destinadas a pessoas com renda entre três e cinco salários mínimos. ´É o Pronaf residencial, que iremos lançar´, comparou, explicando que os imóveis serão financiados a taxa de juros de 1%, ao ano. Ele não disse quanto será o valor do investimento.
De acordo com Pimentel, esse é apenas um dos desafios que o presidente Lula pretende lançar no encontro com os prefeitos. Na oportunidade, antecipou o ministro, Lula irá apresentar uma pauta de propostas e ações, como forma de agilizar a realização de obras. Pimentel garantiu que os recursos da União já estão assegurados e que basta os prefeitos apontarem os projetos, que o dinheiro será liberado. ´Está sobrando dinheiro, mas os prefeitos precisam apresentar os projetos´, afirmou o ministro, lembrando que somente em reservas, o Brasil dispõe de US$ 207 bilhões, que ainda não foram tocados, apesar da ´crise financeira global´.
Que crise?
Para o ministro da Previdência não existe crise financeira no País. ´A crise no Brasil está apenas nas filiais das empresas internacionais que estão retirando os recursos aplicados no País e enviando para socorrer as matrizes, nos países de origem´, opinou, citando os crescimentos de 27% e 14%, na indústria automobilística, respectivamente, nos anos de 2007 e 2008.
Quanto ao valor do novo salário mínimo, anunciado oficialmente ontem, Pimentel avalia que não será problema para os municípios. Conforme disse, somente em 2009, a União estará repassando R$ 5,2 bilhões, para os municípios, valor quase dez vezes superior aos R$ 473 milhões, destinados em 2003. ´O maior problema para eles [prefeitos] seria com a folha da educação, ma nós já garantimos que quem não tiver condições de arcar com o salário de R$ 950,00, fixado para os professores, nós vamos complementar´, explicou Pimentel.
Balanço
Em visita a Fortaleza, o ministro fez um breve balanço sobre o orçamento da Previdência Social Urbana, que em 2008 fechou com déficit de R$ 1,2 bilhão, mas que, até 2010, ´fechará superavitária, se a economia do Brasil crescer 3%, ao ano´. Já a Previdência Rural encerrou 2008 com déficit de R$ 35 bilhões.
FORMALIZAÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR
Programa será iniciado oficialmente no CE
Atrair para a Previdência Social e formalizar os 10,3 milhões de microempreendedores individuais — pipoqueiros, vendedores ambulantes, costureiras, sapateiros, artesãos etc. — que trabalham na informalidade, têm renda bruta de até R$ 36 mil, anuais e não que não gozam de benefícios previdenciários no País, é a proposta do programa Federal Microempreendedor Individual (MEI). Para deflagrar o processo de formalização, que será iniciado oficialmente no Ceará, o ministro da Previdência Social, José Pimentel e o presidente do Sebrae—CE, Carlos Cruz, reuniram-se ontem, em Fortaleza, para discutir a estratégia de divulgação da campanha no Estado.
´A proposta é fazermos uma caravana, que irá percorrer os 184 municípios, a partir de três bases: Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte´, explicou o presidente do Sebrae-CE, Carlos Cruz. Segundo ele, ´nossa meta é formalizarmos 100 mil microempresários até 2010´.
Para tanto, dois ônibus estão sendo equipados para iniciar a divulgação do MEI, a partir de maio próximo, nos bairros de Fortaleza e no interior. A expectativa de Cruz é a de que, em 1º de julho, data da vigência oficial do MEI, as pessoas, os prefeitos municipais e os microempreendedores individuais estejam devidamente esclarecidos sobre os benefícios previdenciários que o MEI garante proporcionar.
Braço direito
Segundo o ministro, o MEI será o ´braço direito do Simples´ , porque irá atrair para a formalidade e assegurar benefícios para pessoas sem garantias até de se aposentar. Com a adesão ao MEI, ao custo de 11% do salário mínimo, o equivalente a R$ 51,65, mensais, os informais passarão a ter direitos à aposentadoria por idade e invalidez, auxílios doença e reclusão, salário-maternidade e pensão. Se o beneficiado estiver empregado, o MEI retém 8% do salário pago e complementa os 3% restantes.
CARLOS EUGÊNIO
Repórter
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Google vai ao STF para garantir sigilo de usuários do Orkut
A empresa Google Brasil ajuizou nesta sexta-feira, 23, ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o acesso do Ministério Público (MP) e da Polícia Civil a dados particulares de usuários do site de relacionamentos Orkut, administrado pela empresa. No ano passado, decisão da 26.ª Vara Cível do Rio de Janeiro permitiu ao MP-RJ acessar dados sigilosos de usuários do Orkut sem autorização judicial. Na época, a polícia do Rio buscava desbaratar uma rede de pedofilia que agia no Brasil e em outros países latino-americanos.
Com a ação, a empresa pretende suspender a decisão da 26ª Vara. Para os advogados da empresa, a decisão violou o direito à privacidade previsto na Constituição e quebrou dados telefônicos sigilosos. Eles ainda ressaltam que, caso seja necessário o fornecimento de dados pessoais às autoridades, o Google não se recusa a fornecê-los.
O MP, no entanto, alega que a celeridade do processo investigativo é prejudicada enquanto se espera que os dados sejam liberados pela empresa. Para o órgão, a demora pode gerar impunidade, uma vez que os prazos para a prescrição de crimes praticados na internet são exíguos.
O Orkut começou a funcionar em janeiro de 2004 e possui cerca de 37 milhões de usuários apenas no Brasil. A análise da ação cautelar pelo STF está prevista para março.
Agência Estado
Balanço de 2008: Acidentes de trânsito em estradas federais aumentaram em 17,9%
Polícia Rodoviária Federal divulgou na tarde desta quinta-feira, 29, dados estatísticos de multas e acidentes de trânsito ocorridos nas estradas federais ano passado, em comparação a 2007. Os números foram apresentados pelo superintendente regional da PRF-CE, inspetor Ubiratan Roberto de Paula, e pelo chefe da seção de policiamento e fiscalização da PRF-CE, Stênio Pires.
Segundo o balanço, em 2008 foram registrados 2.674 acidentes. Dezembro foi o mês em que a violência no trânsito foi maior: foram 263 casos. Durante o ano, os incidentes resultaram em 1.899 pessoas feridas e 194 óbitos. As maiores partes das mortes decorreram de atropelamentos (54 óbitos). A maioria das vítimas de acidentes estava conduzindo o veículo (52%) eram do sexo masculino (79%). Em comparação a 2007, o número de acidentes e feridos aumentou 17,95% e 15,09%, respectivamente. Já o número de mortes registrou ascensão menos expressiva: 1,04%.
Surpreendentemente, a maioria dos acidentes ocorreu durante o dia (52%), em tempo bom (82%) e em vias de linha reta (79%). Além disso, em 67% dos casos, as condições da pista eram consideradas boas. No total, 4.637 veículos envolveram-se em acidentes. Destes, 2.033 eram automóveis. Em segundo lugar, as motocicletas (606).
A BR-116 foi a estrada federal que mais presenciou acidentes. Foram 1.265 casos. Destes, 693 aconteceram entre os o trecho que vai do viaduto da avenida 13 de Maio até a comunidade Jabuti, em Itaitinga (quilômetros 0 ao 20). Em segundo lugar, ficou a BR-222, com 1.002 acidentes.
Infrações
Excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e ultrapassagem foram as infrações mais cometidas pelos motoristas em 2008 nas estradas federais (18.478, 15.631 e 9.491, respectivamente). Destaque também para a autuação de condutores que dirigiam sob influencia de álcool nestas estradas. Em 2008, foram flagrados 252 motoristas em blitze da PRF-CE. O número representa um aumento de 620%, se comparado a 2007, quando foram autuados 35 motoristas.
Apreensões
Ano passado, foram apreendidos nas estradas 26 quilos de cocaína, 43,5% a menos que em 2007, quando foram encontrados 46 quilos. Já de maconha, foram apreendidos 62,4 quilos, enquanto no ano anterior foram 558,9 quilos (redução de 88,8%). O tráfico de crack aumentou: foram 14 quilos em apreendidos em 2008 contra 2,6 em 2007.
Segundo o inspetor Ubiratan de Paula, a queda do número de apreensões de maconha e cocaína não significa que as drogas não estão mais entrando no Estado. Para o inspetor, os traficantes estão buscando rotas alternativas.
Redação O POVO Online
Segundo o balanço, em 2008 foram registrados 2.674 acidentes. Dezembro foi o mês em que a violência no trânsito foi maior: foram 263 casos. Durante o ano, os incidentes resultaram em 1.899 pessoas feridas e 194 óbitos. As maiores partes das mortes decorreram de atropelamentos (54 óbitos). A maioria das vítimas de acidentes estava conduzindo o veículo (52%) eram do sexo masculino (79%). Em comparação a 2007, o número de acidentes e feridos aumentou 17,95% e 15,09%, respectivamente. Já o número de mortes registrou ascensão menos expressiva: 1,04%.
Surpreendentemente, a maioria dos acidentes ocorreu durante o dia (52%), em tempo bom (82%) e em vias de linha reta (79%). Além disso, em 67% dos casos, as condições da pista eram consideradas boas. No total, 4.637 veículos envolveram-se em acidentes. Destes, 2.033 eram automóveis. Em segundo lugar, as motocicletas (606).
A BR-116 foi a estrada federal que mais presenciou acidentes. Foram 1.265 casos. Destes, 693 aconteceram entre os o trecho que vai do viaduto da avenida 13 de Maio até a comunidade Jabuti, em Itaitinga (quilômetros 0 ao 20). Em segundo lugar, ficou a BR-222, com 1.002 acidentes.
Infrações
Excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e ultrapassagem foram as infrações mais cometidas pelos motoristas em 2008 nas estradas federais (18.478, 15.631 e 9.491, respectivamente). Destaque também para a autuação de condutores que dirigiam sob influencia de álcool nestas estradas. Em 2008, foram flagrados 252 motoristas em blitze da PRF-CE. O número representa um aumento de 620%, se comparado a 2007, quando foram autuados 35 motoristas.
Apreensões
Ano passado, foram apreendidos nas estradas 26 quilos de cocaína, 43,5% a menos que em 2007, quando foram encontrados 46 quilos. Já de maconha, foram apreendidos 62,4 quilos, enquanto no ano anterior foram 558,9 quilos (redução de 88,8%). O tráfico de crack aumentou: foram 14 quilos em apreendidos em 2008 contra 2,6 em 2007.
Segundo o inspetor Ubiratan de Paula, a queda do número de apreensões de maconha e cocaína não significa que as drogas não estão mais entrando no Estado. Para o inspetor, os traficantes estão buscando rotas alternativas.
Redação O POVO Online
Pesquisa avalia custo do transporte escolar por aluno
As equipes do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), começam, na próxima segunda-feira, 2 de fevereiro, a visitar os 34 municípios cearenses para avaliar a atual situação do transporte escolar rural no Brasil. Hoje, termina o treinamento dos pesquisadores que irão avaliar o transporte escolar rural nos municípios. O objetivo desta avaliação é propor ações que visem o aperfeiçoamento desse sistema, além de facilitar, aos gestores educacionais, uma melhor adequação dos recursos para o transporte escolar de acordo com a demanda de cada município.
A pesquisa piloto é desenvolvida no Ceará em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC) e servirá como modelo a ser implantado em outros Estados. Os pesquisadores irão avaliar o custo do transporte escolar rural por aluno. Para isso, os pesquisadores serão divididos em quatro equipes e avaliarão o tipo do veículo, a quilometragem, pavimento e, principalmente, o trajeto.
Os municípios visitados serão Acaraú, Altaneira, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barro, Beberibe, Caridade, Catunda, Cedro, Choró, Coreaú, Crateús, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibicuitinga, Ipueiras, Itapipoca, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Mombaça, Pacajús, Paramoti, Pedra Banca, Porteiras, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Cariri e Varjota.
De acordo com o gerente do Projeto Transporte Escolar Rural, Willer Luciano Carvalho, os dados obtidos irão subsidiar os cálculos do orçamento para o transporte escolar. O Ceará, por já ter uma parceria com o Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, foi escolhido para sediar o projeto piloto. “Essa é a segunda parte da pesquisa. Estivemos aqui em outubro do ano passado, somente os coordenadores, e percorremos todos os 34 municípios. Não percorremos as rotas, mas levamos alguns dados para fazer o levantamento e depois retornar para dar continuidade ao projeto”, diz. Em dezembro de 2006, pesquisadores do Ceftru realizaram uma pesquisa de campo em 16 municípios de diferentes estados brasileiros.
Sobre a escolha dos municípios, Carvalho diz que a seleção dos municípios foi aleatória, seguindo apenas o critério de já ser atendido pelo transporte escolar rural. “Hoje, a gente não conhece o custo do transporte escolar e foi desenvolvida essa metodologia para aplicar no Brasil todo. Porque existe uma dificuldade tanto na questão dos convênios, para estimar o valor preciso do repasse, como também o pagamento dos terceirizados. O projeto vai dar uma base de referência”.
Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), 66 pesquisadores foram escolhidos para a pesquisa de campo, em que coletarão dados com uso de sistema de posicionamento global (GPS) sobre rotas do transporte escolar, consumo dos veículos, ponto de embarque, desembarque e outros aspectos relevantes para a pesquisa.
Após a coleta e trabalho dos dados de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Ceftru, e com os ajustes necessários, a pesquisa servirá para a aplicação do trabalho em todos os Estados. Com a pesquisa, um custo por aluno do sistema será proposto, até o fim deste ano. Com uma metodologia proposta que visa possibilitar uma atualização constante no banco de dados do setor, o trabalho retratará a atual situação do transporte. Os resultados, por sua vez, podem servir de subsídio para políticas públicas e ações concretas para a constante melhoria da oferta do serviço no Brasil. Essa pode ser uma alternativa para diminuir as desigualdades do País e garantir escolaridade aos cidadãos de todas as regiões brasileiras.
MAURÍCIO VIEIRA
Repórter
CIDADES
34municípios do Estado do Ceará receberão as equipes de pesquisadores da UnB a partir da próxima segunda-feira. A avaliação sobre transporte escolar rural terminará no dia 20 de fevereiro
Mais informações:
Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes
Universidade de Brasília (UnB)
(61) 3307.2057 - Ramal 225
www.ceftru.unb.br
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL: Líderes atacam o capitalismo
Durante o evento, os presidentes sul-americanos fizeram vários ataques ao imperialismo norte-americano
Belém. Quatro presidentes sul-americanos animaram ontem a paltéia do Fórum Social Mundial em Belém, fazendo duros ataques ao capitalismo e propondo um novo mundo socialista.
O venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa e o paraguaio Fernando Lugo foram aclamados pela multidão durante o encontro ´Perspectivas da Integração Popular da América Latina´.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou do evento, mas se reuniria depois com os quatro colegas.
Durante o debate, os presidentes fizeram inúmeros ataques ao ´imperialismo norte-americano´, e somaram suas vozes a cantos de protesto e aos coros usados há décadas por militantes de esquerda, sindicalistas, indígenas e diversos outros movimentos.
Houve momentos de homenagem ao guerrilheiro de origem argentina Ernesto ´Che´ Guevara, herói da revolução cubana, morto na Bolívia na década de 1960, e gritos de saudação ao revolucionário cubano Fidel Castro, afastado definitivamente do poder por motivo de saúde.
´Enquanto (no Fórum Econômico Mundial) em Davos, Suíça, se reúne o mundo que morre, aqui se reúne o mundo que nasce. Estamos onde nasce um mundo novo, uma nova era´, disse Chávez ao desembarcar em Belém.
Criado há oito anos em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial sempre coincide com o evento de Davos, onde a elite empresarial e política mundial se reúne todos os anos.
Obama
Em seu pronunciamento, Hugo Chávez retomou os ataques ao ex-presidente norte-americano George W. Bush, e reservou uma recepção apenas cautelosa ao sucessor dele na Casa Branca, Barack Obama.
´Estaremos à espera, observando, a atuação do novo governo dos Estados Unidos, que tem um problema muito grave dentro das suas fronteiras: a crise econômica´, disse.
Acrescentou, porém, que não se ilude quanto a mudanças. ´O império está intacto (...), e o próprio presidente (Obama) já disse que Chávez é um obstáculo.´
Antes do início da reunião, Rafael Correa disse que sem integração os países da América Latina não serão capazes de enfrentar a crise. ´É muito interessante que todas essas propostas sobre um novo sistema estejam sendo discutidas no Fórum. Um sistema perverso, baseado na cobiça, que está em crise. E o Fórum faz parte dessa solução. Mas a solução passa pela integração dos povos de economia emergente, nesse caso, a região da América Latina. Se não houver integração com um comércio real, um grande mercado, será muito difícil enfrentar uma globalização neoliberal que está em crise ´.
Correa disse ser parte de um grupo de ´governos progressistas que buscam um sistema mais justo´ por meio do ´socialismo do século 21´, no qual vigore ´a supremacia do ser humano e do trabalho humano sobre o capital.´
O líder boliviano, Evo Morales admitiu que pode cometer erros, mas prometeu jamais abandonar ´a luta contra o imperialismo norte-americano´.
O ex-bispo Lugo, mais recente integrante do bloco de esquerda sul-americano, declarou que, graças a existência de grupos militantes, a América Latina vive um profundo processo de mudanças.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
ATENÇÃO: 26 VAGAS DE EMPREGOS EM QUIXADÁ
A pedido dos jovens estamos dedicando um espaço atualizado informações sobre as vagas que estão disponiveis para o mercado de trabalho na cidade de Quixadá, hoje o Unidade do IDT oferece 26 vagas oos interresados procurar imediatamente a Unidade do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, as vagas estão atualizadas. Nas opções que constam SIM é necessário que tenha experiência.
Atendente de farmacia - balconista SIM 1
Baba SIM 1
Cabeleireiro SIM 1
Caieiro (pintor de paredes) SIM 1
Cobrador externo SIM 1
Costureira de maquinas industriais SIM 1
Cozinheiro geral SIM 1
Empregado domestico nos servicos gerais SIM 4
Esteticista corporal SIM 1
Instrutor no ensino profissionalizante SIM 1
Manicure SIM 1
Recepcionista de hotel SIM 1
Servente de obras SIM 1
Vendedor de consorcio SIM 1
Vendedor interno SIM 1
Vendedor porta a porta SIM 1
Vendedor pracista SIM 1
Vendedor pracista SIM 3
Vendedor pracista NÃO 2
Vendedor pracista SIM 1
Para maiores informações procurar a unidade do IDT:
Rua: Epitácio Pessoa, 1434 - Centro - Quixadá
Horário de Funcionamento:
08h às 17h
Telefones:
(88) 3445-1044 / (88)3445-1043
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Ceará vai priorizar saúde e combate ao analfabetismo
O Ceará vai priorizar combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil em pacto com o governo
Brasília. Combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil. Estas são as prioridades do Ceará, apresentadas ontem em Brasília, pelo governador Cid Gomes, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o governo federal propôs um pacto entre estados do Nordeste e da Amazônia Legal para diminuir as desigualdades regionais.
Segundo o secretário de Saúde do Ceará, João Ananias o governo do Estado vai ter que aumentar os investimentos na saúde para ampliar o número de leitos pediátricos e criar UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no interior do Estado. A meta, apresentada por Ananias, na reunião com o governo federal, é reduzir em cinco por cento a mortalidade infantil no ceará neste ano.
“Nós temos índices divergentes sobre a mortalidade infantil no Estado. Enquanto o IBGE, usa os dados do Senso 2000, isto é, de oito anos atrás, nós usamos os dados colhidos recentemente. Pelo IBGE nós estamos com 24 óbitos para cada mil nascidos. Nos nossos números a conta é de 15 óbitos para cada mil crianças nascidas”, explica Ananias.
Outra prioridade para o estado é acabar com o chamado sub-registro, que ocorre quando as crianças nascem, mas os pais demoram demais, ou mesmo deixam de fazer o seu registro de nascimento.
Participaram da reunião ontem em Brasília, além do presidente Lula, do governador do Ceará e de dois dos seus secretários estaduais, mais 16 governadores de Estado, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.
Prioridades
Ao explicar o objetivo da reunião, a ministra Dilma Rousseff disse aos governadores que as desigualdades regionais devem ser colocadas na ordem do dia. Para que sejam solucionadas, acrescentou ela, é que é preciso superar as diferenças no desenvolvimento social, classificadas por ela como “inaceitáveis”.
Dilma destacou a atuação articulada entre os estados e a União. “Quando não se tem ações articuladas, não se tem um projeto de desenvolvimento. Nosso desafio é articular essas ações”, delarou a ministra da Casa Civil.
Para a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Fátima Catunda de Andrade, as ações no Estado deverão ser articuladas já a partir da próxima semana, com os prefeitos cearenses.
Sub-registro
Fátima Catunda afirmou que além das duas prioridades apontadas pelo governador Cid Gomes, outro ponto fundamental do pacto no Estado é o combate ao sub-registro. Segundo a secretária do Trabalho, a média de sub-registro no Ceará acompanha a média nordestina, que é das mais altas do país. “No Nordeste o sub-registro atinge a marca de 22% das crianças. No Ceará o índice é de 20%. Consideramos sub-registro um problema grave no Estado e estamos com um programa estadual para acabar com ele”.
De acordo com a secretária do Trabalho, nesta questão o Ceará poderá atender o chamamento do governo federal e atingir a meta de acabar com o sub-registro em pouco tempo, já que este programa estadual existente envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social em um trabalho integrado com as prefeituras municipais.
Ane Furtado
Sucursal
REFLEXÕES DE FIDEL: O encontro com Cristina
A conversação durou 40 minutos, a troca de idéias foi intensa e interessante como esperava. Ela é uma pessoa de convicções profundas. Não houve debates.
Quando falou na Aula Magna da Universidade de Havana, respondia rapidamente às perguntas dos estudantes mostrando talento e capacidade de resposta.
Na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), o encontro foi emotivo; os cantos dos estudantes camponeses de origem guarani com música e instrumentos típicos dessa etnia, deram um tom especial ao ato. Deram-lhe de presente uma bata de médico, coloco-a por cima do conjunto de casaco e calça laranja.
Saiu da ELAM para conversar comigo.
Ao falar dos Estados Unidos, sublinhei a importância histórica para Cuba de que ontem ao meio-dia haviam passado dez presidentes ao longo de 50 anos, nos quais, apesar do imenso poder desse país, não tinham conseguido destruir a Revolução Cubana.
Expressei que não tinha pessoalmente a menor dúvida da honestidade com que Obama, décimo primeiro presidente a partir de 1º de janeiro de 1959, expressava suas idéias, mas, apesar de suas nobres intenções, restavam muitas perguntas por responder. A modo de exemplo me perguntava: como poderia um sistema dilapidador e consumista por excelência preservar o meio ambiente?
Muitos outros aspectos da política nacional e internacional de Cuba e da Argentina foram abordados.
A capacidade da Argentina para produzir alimentos e produtos industriais com tecnologia avançada são fatores decisivos para seu desenvolvimento. Falou da capacidade de engenharia informática para comercializar no mercado mundial, em países como a Índia, de grande interesse para ela e que é, contudo, muito forte na criação de programas.
Cristina gosta de se consagrar ao trabalho e de dedicar-lhe o tempo todo. No entanto, é capaz de proteger seus direitos quando viaja para outro país, dedicar um número de horas para fazer ginástica e se adaptar, o qual todos respeitam.
Fidel Castro Ruz
21 de janeiro de 2009
18h30
Portal dos estudantes agradece:
Agradeço ao camarada Gabriel Molina Franchossi do portal do governo de Cuba pelo envio da reflexão e por acreditar que este servo comunista estará sempre na luta por Cuba.
Quando falou na Aula Magna da Universidade de Havana, respondia rapidamente às perguntas dos estudantes mostrando talento e capacidade de resposta.
Na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), o encontro foi emotivo; os cantos dos estudantes camponeses de origem guarani com música e instrumentos típicos dessa etnia, deram um tom especial ao ato. Deram-lhe de presente uma bata de médico, coloco-a por cima do conjunto de casaco e calça laranja.
Saiu da ELAM para conversar comigo.
Ao falar dos Estados Unidos, sublinhei a importância histórica para Cuba de que ontem ao meio-dia haviam passado dez presidentes ao longo de 50 anos, nos quais, apesar do imenso poder desse país, não tinham conseguido destruir a Revolução Cubana.
Expressei que não tinha pessoalmente a menor dúvida da honestidade com que Obama, décimo primeiro presidente a partir de 1º de janeiro de 1959, expressava suas idéias, mas, apesar de suas nobres intenções, restavam muitas perguntas por responder. A modo de exemplo me perguntava: como poderia um sistema dilapidador e consumista por excelência preservar o meio ambiente?
Muitos outros aspectos da política nacional e internacional de Cuba e da Argentina foram abordados.
A capacidade da Argentina para produzir alimentos e produtos industriais com tecnologia avançada são fatores decisivos para seu desenvolvimento. Falou da capacidade de engenharia informática para comercializar no mercado mundial, em países como a Índia, de grande interesse para ela e que é, contudo, muito forte na criação de programas.
Cristina gosta de se consagrar ao trabalho e de dedicar-lhe o tempo todo. No entanto, é capaz de proteger seus direitos quando viaja para outro país, dedicar um número de horas para fazer ginástica e se adaptar, o qual todos respeitam.
Fidel Castro Ruz
21 de janeiro de 2009
18h30
Portal dos estudantes agradece:
Agradeço ao camarada Gabriel Molina Franchossi do portal do governo de Cuba pelo envio da reflexão e por acreditar que este servo comunista estará sempre na luta por Cuba.
INTERESSE PELO PROUNI CAI 30% DIZ PESQUISA
ProUni (Programa Universidade para Todos), uma das vitrines educacionais do governo federal, tem atraído cada vez menos estudantes no País. No processo seletivo de 2009, foram 608.143 inscritos para concorrer às bolsas de estudo em universidades particulares, queda de 28,9% em relação ao mesmo período de 2008 quando foram 855.734 candidatos. Além da redução, o programa amargou sobra de 7.484 bolsas.
Das 156.416 oportunidades oferecidas, foram pré-selecionados 148.932 alunos, levando em conta apenas a pontuação mínima para ser escolhido - 45 pontos na escala de 0 a 100 da prova do Enem. Como ainda serão avaliados outros critérios para a inclusão, exemplo renda familiar, o número de sobras pode aumentar. No primeiro semestre de 2008, o balanço final mostra que ficaram sem utilização 28,3% das bolsas - das 106 mil oferecidas só 76 mil foram usadas.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da assessoria de imprensa, informou que a sobra de bolsas na 1ª fase do ProUni de 2009 é uma das menores da história (7.484 ). Ainda segundo o MEC “1.533 são bolsas adicionais, sem impacto sob a isenção fiscal do programa”. Ficaram sem uso 1.002 bolsas integrais. O argumento da pasta é que em 2008 houve “um boom de inscrições”, não mantido. Para a sobra de vagas, a pasta diz que a maioria é de bolsas parciais e nem sempre o candidato tem condições.
Das 156.416 oportunidades oferecidas, foram pré-selecionados 148.932 alunos, levando em conta apenas a pontuação mínima para ser escolhido - 45 pontos na escala de 0 a 100 da prova do Enem. Como ainda serão avaliados outros critérios para a inclusão, exemplo renda familiar, o número de sobras pode aumentar. No primeiro semestre de 2008, o balanço final mostra que ficaram sem utilização 28,3% das bolsas - das 106 mil oferecidas só 76 mil foram usadas.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da assessoria de imprensa, informou que a sobra de bolsas na 1ª fase do ProUni de 2009 é uma das menores da história (7.484 ). Ainda segundo o MEC “1.533 são bolsas adicionais, sem impacto sob a isenção fiscal do programa”. Ficaram sem uso 1.002 bolsas integrais. O argumento da pasta é que em 2008 houve “um boom de inscrições”, não mantido. Para a sobra de vagas, a pasta diz que a maioria é de bolsas parciais e nem sempre o candidato tem condições.
QUIXADÁ 5 PARTIDAS E 3 TREINADORES
O time do Quixadá Futebol Clube, ainda não conseguiu emplacar nenhuma vitória e consequentemente não computou nenhum ponto na tábua de classificação. É o pior inicio de campeonato do time quixadaense nos últimos anos. Até o presente momento, o "quixinha" perdeu os cinco jogos que disputou: Ceará, Ferroviário, Itapipoca, Horizonte e Maranguape. Nesta quarta-feira, o Quixadá estará visitando o Boa Viagem em partida válida pela sexta rodada do estadual. Vale lembrar, que este ano apenas o último colocado irá "curtir o som" da segundona em 2010.
Sem fugir daquela máxima, que clube perdedor, treinador paga com o emprego, o "faz tudo" do clube Walmir Araújo, já contratou o terceiro treinador em cinco rodadas. O início foi com o homem do paletó Fernando Filho, na sequência assumiu o ex. atleta Paulo Maurício, que também não resistiu aos maus resultados. Agora chega como "salvador da pátria", o boa praça e ex. artilheiro do campeonato cearense Cícero Ramalho.
Fonte: http://www.artilheiro.com.br/
Sem fugir daquela máxima, que clube perdedor, treinador paga com o emprego, o "faz tudo" do clube Walmir Araújo, já contratou o terceiro treinador em cinco rodadas. O início foi com o homem do paletó Fernando Filho, na sequência assumiu o ex. atleta Paulo Maurício, que também não resistiu aos maus resultados. Agora chega como "salvador da pátria", o boa praça e ex. artilheiro do campeonato cearense Cícero Ramalho.
Fonte: http://www.artilheiro.com.br/
QUIXADÁ - Vereadores participam de encontros durante recesso
Encontro dos Presidentes das Câmaras Municipais do Ceará; Seminário de Agentes Públicos Municipais e Conferência de Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais e Assessores. Esses foram os eventos que os parlamentares quixadaenses participaram no nesse período de recesso . “Foram oportunidades de troca de experiência com outros órgãos públicos importantes para a formação dos vereadores”, avalia a presidenta Edi Leal.
Ela participou no dia 14 de janeiro do Encontro dos Presidentes das Câmaras Municipais do Ceará em Fortaleza. O evento promovido pela União dos Vereadores do Ceará (UVC) realizou uma parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios para discutir a responsabilidade fiscal dos gestores públicos. Também foram apresentados projetos como a Interlegis e a Unilegis que possibilitam a integração dos parlamentos municipais, estaduais e federais. “Nesse encontro, tivemos mais informações para investirmos na informatização e nos projetos educativos na Câmara de Quixadá”, explica a presidenta.
Ela participou no dia 14 de janeiro do Encontro dos Presidentes das Câmaras Municipais do Ceará em Fortaleza. O evento promovido pela União dos Vereadores do Ceará (UVC) realizou uma parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios para discutir a responsabilidade fiscal dos gestores públicos. Também foram apresentados projetos como a Interlegis e a Unilegis que possibilitam a integração dos parlamentos municipais, estaduais e federais. “Nesse encontro, tivemos mais informações para investirmos na informatização e nos projetos educativos na Câmara de Quixadá”, explica a presidenta.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
PROTESTO DIPLOMÁTICO: Itália convoca embaixador
A Itália pressiona contra decisão brasileira no caso Battisti e insinua dificultar participação do Brasil no G8
Brasília. Em um claro sinal de protesto e de agravamento da crise, a Itália convoca seu embaixador em Brasília de volta à Roma e afirma que vai continuar a pressionar por uma revisão da decisão do Brasil de dar status de refugiado político ao ex-ativista de extrema-esquerda, Cesare Battisti. Os italianos, que presidem o G8 (grupo dos países ricos) ainda insinuaram que podem dificultar um convite ao Brasil para participar do grupo de elite das grandes potências.
A decisão de chamar o embaixador foi tomada pela cúpula do governo italiano, com o envolvimento direto do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Oficialmente, o embaixador vai à Itália apenas para consultas na chancelaria e a decisão não representa o rompimento nas relações entre os dois países. Mas, na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador é considerada um ato de protesto e o último passo de um governo antes do rompimento de relações diplomáticas.
Roma admitiu que a convocação de seu embaixador é a primeira em décadas e justifica a decisão: o Brasil está dando refúgio a uma pessoa condenada à prisão perpétua pela Justiça italiana. A decisão foi tomada depois que a Procuradoria Geral da República recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que facilitasse a concessão de refúgio político e liberdade a Battisti. A Itália considerou ‘‘um escândalo’’ a decisão do procurador brasileiro, Antonio Fernando de Souza, de pedir o arquivamento do pedido de extradição.
‘‘Após uma consulta com o primeiro-ministro (Berlusconi) sobre a grave decisão do procurador-geral Antonio Fernando de Souza, o Ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, convocou o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, para consultas em Roma’’, afirmou a nota do governo italiano. ‘‘Foi uma decisão muito grave e francamente inaceitável’’, disse o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, em relação o arquivamento do processo.
Na semana passada, o governo italiano havia solicitado ao STF vista do processo de extradição do ex-ativista. ‘‘A resposta saiu em apenas 48 horas sem objetivamente ter uma avaliação com aquela profundidade que esperávamos. Nos parece que simplesmente acataram a decisão política do ministro da Justiça brasileiro’’´, disse o ministro. Frattini insistiu que convocou o embaixador para consultas diante da decisão do procurador. ‘‘Vamos discutir quais serão as novas diretrizes’’, disse. Para o chanceler italiano, o Brasil é ‘‘um grande país amigo da Itália’’. ‘‘Mas exatamente por isso não esperávamos que fizessem algo tão grave’’. ‘‘Battisti é um terrorista e não merece o status de refugiado político’’.
O ministro italiano para Assuntos Europeus, Andrea Ronchi, considerou ‘‘vergonhosa’’ a postura do Brasil. ‘‘É intolerável que o assassino de quatro cidadãos italianos possa ficar em liberdade e viver tranquilo no Brasil. Estamos drasticamente indignados. É um escândalo moral, uma vergonha que ainda se justifiquem os assassinatos’’, disse o ministro. O vice-ministro de Relações Exteriores, Alfredo Mantica, se disse ‘‘indignado’’ com o Brasil. ‘‘Lula coloca em discussão a democracia e o sistema jurídico italiano’’, afirmou. ‘‘Francamente, não podemos aceitar receber uma lição do Brasil ou de Lula’’, atacou Alfredo Mantica.
PRESSÃO
Embaixada brasileira recebe avalanche de cartas e e-mails
Roma. A embaixada do Brasil em Roma está observando nos últimos dias um novo fenômeno: a avalanche de e-mails e cartas que está recebendo, com críticas à decisão brasileira em relação a Cesare Battisti. A embaixada não está dando conta de responder os e-mails. ‘‘São dezenas de mensagens por dia’’, informou um funcionário da embaixada. Alguns dos e-mails chegam a usar palavrões para atacar o Brasil e insultos pesados.
O jornal ‘‘Il Tempo’’, de Roma, ainda iniciou uma campanha para pressionar pela extradição de Battisti. O jornal pede a adesão de italianos — e mesmo de brasileiros que vivem no país — para protestar contra a decisão brasileira.
Após pronunciamento do governo brasileiro a favor da concessão de refúgio a Cesare Battisti, o STF deve julgar a causa de Battisti, que aguarda sua libertação em uma penitenciária de Brasília, depois de ser detido no Rio de Janeiro em 2007 e de ser condenado na Itália por quatro assassinatos. O caso envolveu até a primeira-dama francesa, Carla Bruni, acusada por uma associação de vítimas italianas de influenciar a decisão de Lula durante sua visita ao Brasil.
PROVOCAÇÃO
Caso mexe até com amistoso de futebol
Brasília. Além da iniciativa política, o governo anunciou que queria pedir à federação de futebol da Itália para reconsiderar a partida amistosa contra o Brasil. ‘‘Precisamos fazer uma séria consideração sobre a hipótese de cancelar a partida amistosa entre as seleções. Diante da situação entre Itália e Brasil, corremos até o risco de que um espetáculo esportivo se transforme em uma disputa política’’, disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Alfredo Mantica.
No final do dia, Mantica admitiu que estava fazendo uma ‘‘provocação’’. Berlusconi, assim como Lula, é apaixonado pelo futebol. Mantica continuou ameaçando e o impacto poderá ser sentido na política externa. ‘‘Estávamos prontos para acolher o Brasil e escoltá-lo para o G8’’, afirmou Mantica. ‘‘Mas agora vivemos uma desilusão profunda’’, disse Mantica, à Radio3 Mondo.
Em plena crise mundial, o G8 estuda uma nova participação dos países emergentes. Lula, assim como os presidentes da China, Índia e outros, eram sempre convidados aos encontros, mas não tinham voto nas decisões. Em 2009, porém, a Itália queria aproveitar sua presidência no grupo para oficializar a entrada dos países emergentes no bloco.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores da Itália admitiram que o caso está tendo ‘‘enorme repercussão’’ na cúpula do governo de Silvio Berlusconi, que também é presidente do Milan. ‘‘Há muita sensibilidade em relação ao tema, em especialmente nesse governo’’, afirmou a fonte diplomática.
Em Roma, o gabinete de Mantica insistiu que o governo Berlusconi se sentiu ‘‘traído’’ pela decisão do Brasil. Em dezembro, Lula havia estado em Roma para uma visita oficial e Berlusconi não economizou esforços para tentar agradar o brasileiro.
As promessas de investimentos italianos no Brasil também se multiplicavam, pelo menos antes da crise financeira mundial. Em Roma, a embaixada brasileira recebeu até mesmo empresários interessados nos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em especial na construção do trem-bala que vai ligar as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro.
CRONOLOGIA DO CASO
1979 Acusado por quatro assassinatos, o então militante de esquerda Cesare Battisti é preso na Itália mas depois foge para a França e em seguida para o México
1990 Volta a Paris, França
1993 Battisti é condenado à prisão perpétua na Itália
2004 Perde a proteção francesa e é preso. Torna-se clandestino e foge para o Brasil, onde passa a viver no Rio de Janeiro
2007 O ex-ativista é preso no Brasil. A Itália pede sua extradição enquanto o italiano pede refúgio no Brasil
2008 O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça, julga e nega o pedido de refúgio a Battisti
2009 No início de janeiro, o ministro da Justiça,Tarso Genro, concede refúgio político a Battisti. A defesa do italiano pede o fim do processo de extradição. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, envia carta ao presidente Lula em que reitera o pedido de extradição. Lula defende, também em carta, a concessão do refúgio e diz que decisão é ´soberana´
Brasília. Em um claro sinal de protesto e de agravamento da crise, a Itália convoca seu embaixador em Brasília de volta à Roma e afirma que vai continuar a pressionar por uma revisão da decisão do Brasil de dar status de refugiado político ao ex-ativista de extrema-esquerda, Cesare Battisti. Os italianos, que presidem o G8 (grupo dos países ricos) ainda insinuaram que podem dificultar um convite ao Brasil para participar do grupo de elite das grandes potências.
A decisão de chamar o embaixador foi tomada pela cúpula do governo italiano, com o envolvimento direto do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Oficialmente, o embaixador vai à Itália apenas para consultas na chancelaria e a decisão não representa o rompimento nas relações entre os dois países. Mas, na linguagem diplomática, a convocação de um embaixador é considerada um ato de protesto e o último passo de um governo antes do rompimento de relações diplomáticas.
Roma admitiu que a convocação de seu embaixador é a primeira em décadas e justifica a decisão: o Brasil está dando refúgio a uma pessoa condenada à prisão perpétua pela Justiça italiana. A decisão foi tomada depois que a Procuradoria Geral da República recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que facilitasse a concessão de refúgio político e liberdade a Battisti. A Itália considerou ‘‘um escândalo’’ a decisão do procurador brasileiro, Antonio Fernando de Souza, de pedir o arquivamento do pedido de extradição.
‘‘Após uma consulta com o primeiro-ministro (Berlusconi) sobre a grave decisão do procurador-geral Antonio Fernando de Souza, o Ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, convocou o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, para consultas em Roma’’, afirmou a nota do governo italiano. ‘‘Foi uma decisão muito grave e francamente inaceitável’’, disse o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, em relação o arquivamento do processo.
Na semana passada, o governo italiano havia solicitado ao STF vista do processo de extradição do ex-ativista. ‘‘A resposta saiu em apenas 48 horas sem objetivamente ter uma avaliação com aquela profundidade que esperávamos. Nos parece que simplesmente acataram a decisão política do ministro da Justiça brasileiro’’´, disse o ministro. Frattini insistiu que convocou o embaixador para consultas diante da decisão do procurador. ‘‘Vamos discutir quais serão as novas diretrizes’’, disse. Para o chanceler italiano, o Brasil é ‘‘um grande país amigo da Itália’’. ‘‘Mas exatamente por isso não esperávamos que fizessem algo tão grave’’. ‘‘Battisti é um terrorista e não merece o status de refugiado político’’.
O ministro italiano para Assuntos Europeus, Andrea Ronchi, considerou ‘‘vergonhosa’’ a postura do Brasil. ‘‘É intolerável que o assassino de quatro cidadãos italianos possa ficar em liberdade e viver tranquilo no Brasil. Estamos drasticamente indignados. É um escândalo moral, uma vergonha que ainda se justifiquem os assassinatos’’, disse o ministro. O vice-ministro de Relações Exteriores, Alfredo Mantica, se disse ‘‘indignado’’ com o Brasil. ‘‘Lula coloca em discussão a democracia e o sistema jurídico italiano’’, afirmou. ‘‘Francamente, não podemos aceitar receber uma lição do Brasil ou de Lula’’, atacou Alfredo Mantica.
PRESSÃO
Embaixada brasileira recebe avalanche de cartas e e-mails
Roma. A embaixada do Brasil em Roma está observando nos últimos dias um novo fenômeno: a avalanche de e-mails e cartas que está recebendo, com críticas à decisão brasileira em relação a Cesare Battisti. A embaixada não está dando conta de responder os e-mails. ‘‘São dezenas de mensagens por dia’’, informou um funcionário da embaixada. Alguns dos e-mails chegam a usar palavrões para atacar o Brasil e insultos pesados.
O jornal ‘‘Il Tempo’’, de Roma, ainda iniciou uma campanha para pressionar pela extradição de Battisti. O jornal pede a adesão de italianos — e mesmo de brasileiros que vivem no país — para protestar contra a decisão brasileira.
Após pronunciamento do governo brasileiro a favor da concessão de refúgio a Cesare Battisti, o STF deve julgar a causa de Battisti, que aguarda sua libertação em uma penitenciária de Brasília, depois de ser detido no Rio de Janeiro em 2007 e de ser condenado na Itália por quatro assassinatos. O caso envolveu até a primeira-dama francesa, Carla Bruni, acusada por uma associação de vítimas italianas de influenciar a decisão de Lula durante sua visita ao Brasil.
PROVOCAÇÃO
Caso mexe até com amistoso de futebol
Brasília. Além da iniciativa política, o governo anunciou que queria pedir à federação de futebol da Itália para reconsiderar a partida amistosa contra o Brasil. ‘‘Precisamos fazer uma séria consideração sobre a hipótese de cancelar a partida amistosa entre as seleções. Diante da situação entre Itália e Brasil, corremos até o risco de que um espetáculo esportivo se transforme em uma disputa política’’, disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Alfredo Mantica.
No final do dia, Mantica admitiu que estava fazendo uma ‘‘provocação’’. Berlusconi, assim como Lula, é apaixonado pelo futebol. Mantica continuou ameaçando e o impacto poderá ser sentido na política externa. ‘‘Estávamos prontos para acolher o Brasil e escoltá-lo para o G8’’, afirmou Mantica. ‘‘Mas agora vivemos uma desilusão profunda’’, disse Mantica, à Radio3 Mondo.
Em plena crise mundial, o G8 estuda uma nova participação dos países emergentes. Lula, assim como os presidentes da China, Índia e outros, eram sempre convidados aos encontros, mas não tinham voto nas decisões. Em 2009, porém, a Itália queria aproveitar sua presidência no grupo para oficializar a entrada dos países emergentes no bloco.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores da Itália admitiram que o caso está tendo ‘‘enorme repercussão’’ na cúpula do governo de Silvio Berlusconi, que também é presidente do Milan. ‘‘Há muita sensibilidade em relação ao tema, em especialmente nesse governo’’, afirmou a fonte diplomática.
Em Roma, o gabinete de Mantica insistiu que o governo Berlusconi se sentiu ‘‘traído’’ pela decisão do Brasil. Em dezembro, Lula havia estado em Roma para uma visita oficial e Berlusconi não economizou esforços para tentar agradar o brasileiro.
As promessas de investimentos italianos no Brasil também se multiplicavam, pelo menos antes da crise financeira mundial. Em Roma, a embaixada brasileira recebeu até mesmo empresários interessados nos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em especial na construção do trem-bala que vai ligar as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro.
CRONOLOGIA DO CASO
1979 Acusado por quatro assassinatos, o então militante de esquerda Cesare Battisti é preso na Itália mas depois foge para a França e em seguida para o México
1990 Volta a Paris, França
1993 Battisti é condenado à prisão perpétua na Itália
2004 Perde a proteção francesa e é preso. Torna-se clandestino e foge para o Brasil, onde passa a viver no Rio de Janeiro
2007 O ex-ativista é preso no Brasil. A Itália pede sua extradição enquanto o italiano pede refúgio no Brasil
2008 O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça, julga e nega o pedido de refúgio a Battisti
2009 No início de janeiro, o ministro da Justiça,Tarso Genro, concede refúgio político a Battisti. A defesa do italiano pede o fim do processo de extradição. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, envia carta ao presidente Lula em que reitera o pedido de extradição. Lula defende, também em carta, a concessão do refúgio e diz que decisão é ´soberana´
Quixadá: Cine Clube Realiza 1ª Mostra Cine-Conhecimento
Com uma idéia de muitos anos passados quando Quixadá tinha um verdadeiro cinema, visto somente por nossos avós, era encontro de todos aos domingos e feriados, o cinema de Quixadá ficava lotado e animado, tudo era cultura e laser para aquela época, contam os mais idosos.
Nesta semana os quixadaenses poderão conferir mais uma mostra de cinema realizada pela Prefeitura Municipal de Quixadá, em parceria com a Fundação Cultural juntamente com a Associação de Cinema e Vídeo e Biblioteca Pública Municipal.
Na tela grande, os quixadenses terão a oportunidade de assistirem produções cinematográficas e documentárias históricos. “Uma Canção para Carla”, “Rosa Luxemburgo”, “Canudos” e “Paulo Freire”, fazem parte das exibições da 1ª Mostra Cine-Conhecimento.
O Cine Clube Mestre Adolfo, primeira sala pública de cinema da região centro do estado, funciona na sede do Centro Cultural Rachel de Queiroz, na praça do chalé, e há mais de um ano, propicia noites emocionantes e recheadas de informações aos quixadaenses
Confira a programação na gride e diverta-se com seus amigos e familiares.
Aprovados na UECE: Confira o Resultado
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou, nesta segunda-feira (26) à noite, o resultado da segunda fase do vestibular 2009.1. Ao todo são oferecidas 1.938 vagas, sendo 1.203 para os cursos da Capital e 735 para as unidades da UECE no interior do estado.
Ao todo, 28.978 candidatos foram inscritos para a primeira fase das provas, que aconteceram no dia 16 de novembro de 2008. A segunda fase ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, com provas específicas de acordo com o curso de opção do candidato.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA-UECE COMISSAO EXECUTIVA DO VESTIBULAR
VESTIBULAR CURSO: 21253 LETRAS/LIN.PORTUGUESA/L.PLENA QUIXADA
CANDIDATOS CLASSIFICADOS 26JAN2009
1 29183 FRANCISCO ELTON MARTINS DE SOUZA
2 28567 ANTONIO LUANN FERREIRA TAVEIRA
3 28627 TAMIRES SILVA PINHEIRO
4 28901 ITAMARA BARROS DE ARAUJO
5 28777 FRANCISCO EDSON DE ALMEIDA MADEIRO
6 28347 ISSAC YACO ARAUJO OMAR
7 28921 NARLIA OLIVEIRA FERREIRA
8 29065 NIVEA MARIA DE OLIVEIRA COSTA
9 29041 ANTONIO ANDERSON CARNEIRO MENDES
10 28595 YANA MIRIAN FERNANDES DE FREITAS
11 29156 HELTON JOHN RODRIGUES DOS ANJOS
12 28406 ELIANE DE SOUZA SILVA
13 29160 JOSE ROBERTO LEAL PIRES
14 29062 NATALYANNE ALVES DE SOUZA
15 28281 KARLA REGINA ALVES DODO
16 29068 RAIMUNDA COSTA CRUZ
17 28823 AURILENE COSTA DOS SANTOS
18 28368 ANTONIO BRENAN DA SILVA LIMA
19 29098 MARIA WANDERLENY RODRIGUES LOPES
20 28224 MAYARA CRUZ ALBUQUERQUE
21 28712 ISABELA CRISTINA MACIEL DE QUEIROZ
22 29064 NAYANNE BARROS QUEIROZ
23 28690 RAFAELLE CORREIA DOS SANTOS
24 28960 MARIA EDINEUZA BARBOSA ALVES
25 29121 FRANCISCO CLEZIANO MENDES DE LIMA
26 28730 ANA CLEBIA RODRIGUES DE MELO
27 28505 DIEGO FELIPE ALVES DUARTE
28 28906 MARCELO PEREIRA LIMA
29 29066 PATRICIA DA SILVA GADELHA
30 28373 EMILIA DA SILVA PARENTE
31 28379 FRANCISCO REGIS DA SILVA
32 29090 HELIDAIANE MACIEL DE FREITAS
33 29148 FRANCISCA NIKELLY DA SILVA SOUZA
34 28693 STERFANE MARLEN PEREIRA LIMA
35 28951 JOSE EUDES MARQUES JUNIOR
CLASSIFICADOS - 35
LETRAS/LING.INGLESA/LIC.PLENA QUIXADA
CANDIDATOS CLASSIFICADOS
1 28404 CESAR AUGUSTO RODRIGUES PARENTE
2 28701 CARLOS RUTIELE CAVALCANTE PARENTE
3 28363 THAIS PEREIRA DOS SANTOS
4 28552 MARIA EDILEIA BARBOSA MARINHO
5 29060 MARISANGELA CANDIDO VIANA
6 28257 MARILENE LAZARO
7 29123 FRANCISCO VANDERLEI MARREIRO LOPES
8 28407 ERICA MARIA BENICIO FREIRE
9 28398 AMANDA MARIA COSTA SANTOS
10 28401 ANTONIA RAFAELA ALMEIDA SANTOS
11 28297 URSULA JESSICA FRANCELINO SANTOS
12 28545 FRANCISCO GILDASIO FELIX DE SOUSA
13 28358 NAGILA MARIA AQUINO DE SOUZA
14 28717 LUCAS FREITAS BERTOLDO
15 28296 TASSIA FREITAS DE SOUSA
16 28288 MARIA CONSULENE NASCIMENTO LOPES
17 28326 MILLA FERNANDA CARVALHO DO NASCIMENTO
18 28421 MARIA ELANE BRAZ DA SILVA
19 28378 FRANCISCA MARILENE DE CASTRO RODRIGUES
20 28732 ANTONIA LOPES CARLOS
CLASSIFICADOS - 20
CURSO: 21311 PEDAGOGIA/LIC.PLENA QUIXADA
SEQ INSC NOME
1 28571 FERNANDA MARIA DA SILVA NOGUEIRA
2 28714 JOAO BOSCO DE SOUZA LIMA
3 28516 GERLYSON GIRAO BORGES
4 29122 FRANCISCO MONTEIRO SILVEIRA JUNIOR
5 28528 VITORIA MARIA SERAFIM DA SILVA
6 28547 GEZIANE DA SILVA BEZERRA
7 28412 FRANCISCO GILDO PEREIRA LIMA
8 28537 FABIANA DA SILVA GOMES
9 29085 FRANCISCO ROMARIO DE LIMA
10 29135 PRISCILA AZEVEDO DE AMORIM
11 28529 ZILANDA SOUZA FEITOSA
12 28460 MARLIANI FERNANDES FERREIRA COSTA
13 28864 ROSIANA BENTO BARROS
14 28548 KARITA DE OLIVEIRA LEMOS
15 29020 GILBERTO QUEIROZ DA SILVA JUNIOR
16 29099 MAYANE ALMEIDA DA SILVA
17 28393 PATRICIA DO O ALVES
18 28669 ERICA MARIA SANTOS BARROS
19 28386 LUANA KELLY RODRIGUES DE SOUZA
20 29021 GISLENE RODRIGUES DOS SANTOS
21 28619 MARIA GIZELE QUEIROZ SILVA
22 28705 FRANCISCA KESSIANA FREITAS LEAL
23 28808 VANIA CARDOSO DO NASCIMENTO
24 28735 DEILIANE FREITAS LIMA
25 28428 REBECA SANTOS MENDONCA
26 28377 FRANCISCA MAGALI MARTINS DE ANDRADE
27 28941 DANILO HOLANDA COSTA
28 28418 LUCIANO DE QUEIROZ LIMA JUNIOR
29 29054 KEILLIANE DE OLIVEIRA AZEVEDO
30 28794 MARIA VANESSA SOUSA LEITE
31 28928 REGIA MARIA GOMES MOREIRA
32 28356 MARIA SILVELANE BRAGA DA SILVA
33 29114 DAIANA XAVIER MOREIRA
34 28739 FRANCISCA VANIA DA SILVA OLIVEIRA
35 28968 SULAMITA DO NASCIMENTO RODRIGUES
36 28935 VANESSA DA SILVA OLIVEIRA
37 29056 MAIRA NUNES DA SILVA
38 28587 RAIMUNDO ALDENIR JERONIMO DE CASTRO
39 28610 JOSE AMADEU DA SILVA FILHO
40 28209 FRANCISCA ALDENIZA BEZERRA
CLASSIFICADOS - 40
CURSO: 23811 CIENCIAS BIOLOGICAS/LIC.PLENA QUIXADA
SEQ INSC NOME
1 28585 KATIANNY FERNANDES CARVALHO
2 28438 RENATA SEFORA ALBUQUERQUE SANTIAGO
3 28933 THALITA MARIA FIRMINO DE MOURA
4 28925 PAULA KAIANNY DA SILVA MOTA
5 28540 FLORENCE QUEIROZ SARAIVA
6 29151 FRANCISCO CLECIO DA SILVA DUTRA
7 29152 FRANCISCO GLERISON DA SILVA NASCIMENTO
8 28250 JOSE ROBERTO DA SILVA NASCIMENTO
9 28600 DELVANIA SERAFIM DA SILVA
10 29030 MARIA NAYARA CAMURCA SAMPAIO
11 28676 JAMYLLE CUNHA DA SILVA
12 28896 FRANCISCO EVERSON DA SILVA RAULINO
13 29140 ANA LIDIA RABELO DE LIMA
14 28286 MARIA AMANDA DE LIMA SILVA
15 28891 CINTHIA SILVA DE QUEIROZ
16 28947 FRANCISCO WALBER SILVA QUEIROZ
17 28631 ANTONIA IVNA CABRAL CAVALCANTE
18 28776 FRANCISCO DIEGO DA SILVA CHAGAS
19 28331 WEBESSON SOUSA DODO
20 28482 JUCYMARA ALVES MARCOLINO
21 28775 FRANCISCA MICARLA MEDEIROS
22 28495 ROMENIA KELLY SOARES DE LIMA
23 29061 NARLA NAYANNE DOS SANTOS MARTINS
24 28905 LUANA NOBRE ALMEIDA
25 28519 LUANA KELLY AFONSO OTAVIANO
26 28259 MICHELE PINHEIRO ESTEVAM FORTE
27 28668 DRIELLE NOGUEIRA DA SILVA
28 28306 DAVI JANES MAGALHAES DE OLIVEIRA
29 28724 SANIA NAYARA DOS SANTOS FREITAS
30 28678 JOAO PAULO PEREIRA RIBEIRO
CLASSIFICADOS - 30
CURSO: 23913 FISICA/LIC.PLENA QUIXADA
SEQ INSC NOME
1 28754 RAFFAEL FROTA SOUTO TEIXEIRA
2 28261 PRISCILA DA SILVA FREITAS
3 28350 JOSE ALDI DE LIMA FILHO
4 29033 RAMON JORGE DE SOUZA
5 29015 FRANCISCO HELDER ANDRADE
6 28225 MICAELLY PRISCILA SOARES E SILVA
7 28657 SAYONARA PRISCILA SARAIVA BEZERRA
8 28278 JEFFERSON BRUNO VICENTE PINTO
9 28879 ALESSANDRA ALEXANDRINO AQUINO
10 28915 MARIA LUANA DE SOUZA ALMEIDA
11 28696 ALVARO PIMENTEL JUNIOR
12 28975 ANTONIO MICHAEEL DE OLIVEIRA DA SILVA
13 28346 HELANO KERLEY DE OLIVEIRA BRITO
14 28623 MIKAEL WESLEY VIEIRA DO NASCIMENTO
15 28262 RENATA NOBRE CASTELO BRANCO
16 28721 NAIARA FURTADO DE MATOS
17 28345 GOMES PAULINO DA SILVA
18 29053 KATIA CLEANE DE SOUSA
19 28415 JONICA JANIEEIRE VIANA
20 28269 CHARLES BEZERRA BARBOSA
21 29019 GEUSELINE COSTA FREIRE
22 28232 VICTOR ANTONIO DA SILVA PAIVA
23 28280 JOSE MAURICIO CHAGAS DOS SANTOS
24 28455 FRANCIMAGNO DE FREITAS NUNES
25 28965 RONDINELE LEANDRO DA SILVA
26 28227 OCELIO BARBOSA ALVES
27 28271 EMANOEL FELIPE FERREIRA DOS ANJOS
CLASSIFICADOS - 27
Confira aqui a lista dos classificados.
Confira aqui a lista dos classificáveis.
Confira resultado individual
SOS: Acesso ao Açude do Cedro tem rachaduras
Moradores e visitantes estão preocupados com rápida degradação da maior atração turística do Sertão Central
Quixadá. Uma enorme rachadura na passarela de acesso ao paredão do Açude do Cedro está causando preocupação em moradores e visitantes do lugar. Nos últimos dias, quem visita uma das maiores atrações turísticas do Ceará se assusta ao passar pela rampa de concreto construída há mais de 100 anos. Parte da estrutura está rompendo por falta de conservação. As escoras de ferro estão totalmente oxidadas. A ferrugem afetou a base da plataforma, segundo observam os visitantes. Com receio de desabamento, turistas estão desistindo do passeio no local.
O casal de professores Adalberto Magalhães e Lúcia Bonfim ficou com medo de transpor a rampa. Após observarem o piso, resolveram não arriscar. Lamentaram ter viajado mais de 500km, de Natal (RN) a Quixadá, para conhecerem o famoso cartão portal da “Galinha Choca” e terem que se arriscarem tanto. Sabiam que estavam na terra dos esportes radicais. Só não imaginavam que poderiam cair de mais de 15 metros de altura numa simples visita a um ponto turístico.
Sobre o problema, o ex-secretário de Turismo e atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Quixadá, Henrique Rabelo, justificou já ter adotado as providências necessárias. Ele reconhece a necessidade de manutenção, mas descarta o risco de possível desmoronamento.
Segundo disse, está sendo aguardado o aval do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para início da recuperação no referido trecho. Já o chefe da Unidade Regional do Dnocs, Audísio Girão, informou não haver qualquer empecilho para a Prefeitura de Quixadá realizar o serviço.
Um convênio firmado em agosto de 2001 estabelece a responsabilidade de preservação da jusante do açude ao Poder Executivo do município.
Na área do complexo imperial estão incluídas limpeza, segurança, instalações elétricas e conservação dos imóveis situados no entorno do primeiro reservatório público construído no Brasil.
Diante do posicionamento do representante do Dnocs, o secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, assegurou o início do serviço de recuperação ainda esta semana.
Pretende concluir a recuperação daquela área antes do período carnavalesco. Ele também informou que o município conta com recursos federais para restauração de toda a estrutura arquitetônica.
Recursos assegurados
As obras devem ser iniciadas nos próximos meses. Os investimentos, de R$ 3 milhões, estão assegurados. Tudo será recuperado, começando pelo antigo armazém, que deverá ser transformado no “Museu das Águas”.
Fernandes garantiu também a conclusão da “Avenida do Cedro”. Ele se refere ao trecho de pouco mais de 2km, atualmente em piçarra. Ainda afirmou não existir qualquer impedimento. Não garantiu exatamente quando, mas nos próximos meses estará concluída. Considerou maldosas as especulações da mídia local, de que a obra havia sido embargada. “Optamos por concluir a primeira etapa da malha viária. Em seguida cumpriremos o que está previsto no projeto original”, completou.
ENQUETE
O que você acha da conservação do Açude?
Izael Pereira da Silva
28 ANOS
Rendeiro
"Os governantes precisam entender que o Cedro precisa de muitos cuidados, antes que desabe tudo".
Juliana Nascimento Maciel
13 ANOS
Estudante
"A paisagem é deslumbrante e a passagem assustadora. Não sei como não se importam em preservar um tesouro desses".
Luiz Gurgel de Oliveira
63 ANOS
Motorista
"A cada dia diminui o número de turistas interessados em visitar o Cedro e a Galinha Choca. São muito exigentes".
Mais informações:
Secretaria de Obras Edificações e Vias de Quixadá
(88) 3414.4670
Escritório Regional do Dnocs
ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
FACULDADE CATÓLICA: Programação - VII Semana de Extensão Comunitária
A Faculdade Católica Rainha do Sertão, abre as portas para a comunidade e realiza a VII Semana de Extensão Comunitária, são varios cursos com inicio hoje até o dia 30 deste mês, maiores informações (88) 3412-6700 ou pelo site www.fcrs.edu.br.
Nº CURSO / PROFESSOR (A) DIA TURNO
1 Interpretação básica de Raios-X 26/01/2009 Manhã
Prof. Virgílio
2 Alimentos e nutrição humana: saiba como evitar algumas doenças 26/01/2009 Manhã
Rachel Saraiva Nunes de Pinho
3 Vencendo no esporte e na vida: a contribuição do esporte na formação das pessoas 26/01/2009 Manhã
Profª Soraya Maria B. Coutinho
2 Alimentos e nutrição humana: saiba como evitar algumas doenças (continuação) 26/01/2009 Tarde
Rachel Saraiva Nunes de Pinho
3 Vencendo no esporte e na vida: a contribuição do esporte na formação das pessoas (continuação) 26/01/2009 Tarde
Profª Soraya Maria B. Coutinho
4 Como preparar alimentos caseiros sem prejudicar a saúde da família 27/01/2009 Manhã
Ricardo Aguiar
5 Uso correto de Plantas Medicinais 27/01/2009 Manhã
Roberto Lima de Albuquerque
Saúde e Qualidade de Vida 27/01/2009 Manhã
Profª. Mirela Gomes
Aprendendo a lidar com grupos: algumas técnicas de dinâmicas de grupo. 27/01/2009 Manhã
Profª. Leila Memória
5 Uso correto de Plantas Medicinais (continuação) 27/01/2009 Tarde
Roberto Lima de Albuquerque
Convivendo com a hipertensão arterial 27/01/2009 Tarde
Profª. Albertisa Rodrigues Alves
O dia-a-dia do diabético: aprendendo a levar uma vida saudável. 27/01/2009 Tarde
Profª. Tahissa Frota
6 Administração do tempo: aprenda como viver melhor com suas atividades 27/01/2009 Noite
Profª. Regina
7 A beleza da sexualidade humana (continua dia 28) 27/01/2009 Noite
Marcos Augusto Ferreira Nobre
8 Noções básicas sobre aposentadorias e pensões do INSS 27/01/2009 Noite
Isabelle Vasconcelos
9 A ética e os direitos humanos na cultura brasileira 27/01/2009 Noite
Francisco Carlos Simeão do Nascimento
10 Conhecendo o Word 27/01/2009 Noite
Prof. Sandoval Fernandes
11 A Importância do Custo na Gestão Empresarial 27/01/2009 Noite
Prof.Oscar
12 Como lidar com as questões da adolescência 27/01/2009 Noite
Profª. Maristela Poubel
13 Praticando a Estatística no nosso dia-a-dia 28/01/2009 Manhã
Professora Elane
14 Prevenção de Doenças Infecciosas 28/01/2009 Manhã
Karla Deisy Morais Borges
15 Aprendendo a lidar com as mudanças no mundo do trabalho 28/01/2009 Manhã
Profª. Regina
15 Aprendendo a lidar com as mudanças no mundo do trabalho (continuação) 28/01/2009 Tarde
Profª. Regina
14 Prevenção de Doenças Infecciosas (continuação) 28/01/2009 Tarde
Karla Deisy Morais Borges
16 Cuidando do Cuidador 28/01/2009 Tarde
Thaís Teles
17 Saúde Bucal Para Diabéticos 28/01/2009 Tarde
Profª. Ivana
18 Obesidade na Infância: Como prevenir e intervir 28/01/2009 Tarde
Profª. Carlos Alberto
19 Marketing pessoal: saiba como atrair e desenvolver o relacionamento com as pessoas 28/01/2009 Noite
Profª. Regina
7 A beleza da sexualidade humana (continuação) 28/01/2009 Noite
Marcos Augusto Ferreira Nobre
20 Conhecendo os direitos e deveres na relação de emprego 28/01/2009 Noite
Alice Alencastro
21 Alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos: entenda o que são. 28/01/2009 Noite
Profª. Claudino Sales
22 Monografia sem segredo (continua dia 29) 28/01/2009 Noite
Profª. Goretti Guerreiro
23 Bioinformatica: Conceitos Básicos e Aplicações na Área da Saúde 29/01/2009 Manhã
Michel Kamimura
24 Preparação do paciente para realização de exames laboratoriais 29/01/2009 Manhã
Gláucio Barros Saldanha
24 Preparação do paciente para realização de exames laboratoriais (continuação) 29/01/2009 Tarde
Gláucio Barros Saldanha
Conversando sobre aleitamento materno 29/01/2008 Tarde
Profª. Kaelly Virginia Saraiva
25 Noções básicas sobre os benefícios assistenciais 29/01/2009 Noite
Isabelle Vasconcelos
22 Monografia sem Segredo (continuação) 29/01/2009 Noite
Profª. Goretti Guerreiro
26 Conhecendo o Excel 29/01/2009 Noite
Prof. Sandoval Fernandes
27 Gestão de Finanças Pessoais 29/01/2009 Noite
Prof. Abel Silva
28 Operações Financeiras com o uso da HP-12C (continua dia 30) 29/01/2009 Noite
Prof. Fernandes
29 Como administrar o tempo e planejar os estudos. 30/01/2009 Manhã
Fátima Maria Araújo Bertini
30 O direito do consumidor ao alcance de todos 30/01/2009 Manhã
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE
30 O direito do consumidor ao alcance de todos (continuação) 30/01/2009 Tarde
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE
31 Influências psicológicas e espirituais dos desenhos animados para as crianças 30/01/2009 Tarde
Fátima Maria Araújo Bertini
32 Noções de Português Jurídico 30/01/2009 Noite
Leonardo Teófilo
28 Operações Financeiras com o uso da HP-12C (continuação) 30/01/2009 Noite
Prof. Fernandes
Nº CURSO / PROFESSOR (A) DIA TURNO
1 Interpretação básica de Raios-X 26/01/2009 Manhã
Prof. Virgílio
2 Alimentos e nutrição humana: saiba como evitar algumas doenças 26/01/2009 Manhã
Rachel Saraiva Nunes de Pinho
3 Vencendo no esporte e na vida: a contribuição do esporte na formação das pessoas 26/01/2009 Manhã
Profª Soraya Maria B. Coutinho
2 Alimentos e nutrição humana: saiba como evitar algumas doenças (continuação) 26/01/2009 Tarde
Rachel Saraiva Nunes de Pinho
3 Vencendo no esporte e na vida: a contribuição do esporte na formação das pessoas (continuação) 26/01/2009 Tarde
Profª Soraya Maria B. Coutinho
4 Como preparar alimentos caseiros sem prejudicar a saúde da família 27/01/2009 Manhã
Ricardo Aguiar
5 Uso correto de Plantas Medicinais 27/01/2009 Manhã
Roberto Lima de Albuquerque
Saúde e Qualidade de Vida 27/01/2009 Manhã
Profª. Mirela Gomes
Aprendendo a lidar com grupos: algumas técnicas de dinâmicas de grupo. 27/01/2009 Manhã
Profª. Leila Memória
5 Uso correto de Plantas Medicinais (continuação) 27/01/2009 Tarde
Roberto Lima de Albuquerque
Convivendo com a hipertensão arterial 27/01/2009 Tarde
Profª. Albertisa Rodrigues Alves
O dia-a-dia do diabético: aprendendo a levar uma vida saudável. 27/01/2009 Tarde
Profª. Tahissa Frota
6 Administração do tempo: aprenda como viver melhor com suas atividades 27/01/2009 Noite
Profª. Regina
7 A beleza da sexualidade humana (continua dia 28) 27/01/2009 Noite
Marcos Augusto Ferreira Nobre
8 Noções básicas sobre aposentadorias e pensões do INSS 27/01/2009 Noite
Isabelle Vasconcelos
9 A ética e os direitos humanos na cultura brasileira 27/01/2009 Noite
Francisco Carlos Simeão do Nascimento
10 Conhecendo o Word 27/01/2009 Noite
Prof. Sandoval Fernandes
11 A Importância do Custo na Gestão Empresarial 27/01/2009 Noite
Prof.Oscar
12 Como lidar com as questões da adolescência 27/01/2009 Noite
Profª. Maristela Poubel
13 Praticando a Estatística no nosso dia-a-dia 28/01/2009 Manhã
Professora Elane
14 Prevenção de Doenças Infecciosas 28/01/2009 Manhã
Karla Deisy Morais Borges
15 Aprendendo a lidar com as mudanças no mundo do trabalho 28/01/2009 Manhã
Profª. Regina
15 Aprendendo a lidar com as mudanças no mundo do trabalho (continuação) 28/01/2009 Tarde
Profª. Regina
14 Prevenção de Doenças Infecciosas (continuação) 28/01/2009 Tarde
Karla Deisy Morais Borges
16 Cuidando do Cuidador 28/01/2009 Tarde
Thaís Teles
17 Saúde Bucal Para Diabéticos 28/01/2009 Tarde
Profª. Ivana
18 Obesidade na Infância: Como prevenir e intervir 28/01/2009 Tarde
Profª. Carlos Alberto
19 Marketing pessoal: saiba como atrair e desenvolver o relacionamento com as pessoas 28/01/2009 Noite
Profª. Regina
7 A beleza da sexualidade humana (continuação) 28/01/2009 Noite
Marcos Augusto Ferreira Nobre
20 Conhecendo os direitos e deveres na relação de emprego 28/01/2009 Noite
Alice Alencastro
21 Alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos: entenda o que são. 28/01/2009 Noite
Profª. Claudino Sales
22 Monografia sem segredo (continua dia 29) 28/01/2009 Noite
Profª. Goretti Guerreiro
23 Bioinformatica: Conceitos Básicos e Aplicações na Área da Saúde 29/01/2009 Manhã
Michel Kamimura
24 Preparação do paciente para realização de exames laboratoriais 29/01/2009 Manhã
Gláucio Barros Saldanha
24 Preparação do paciente para realização de exames laboratoriais (continuação) 29/01/2009 Tarde
Gláucio Barros Saldanha
Conversando sobre aleitamento materno 29/01/2008 Tarde
Profª. Kaelly Virginia Saraiva
25 Noções básicas sobre os benefícios assistenciais 29/01/2009 Noite
Isabelle Vasconcelos
22 Monografia sem Segredo (continuação) 29/01/2009 Noite
Profª. Goretti Guerreiro
26 Conhecendo o Excel 29/01/2009 Noite
Prof. Sandoval Fernandes
27 Gestão de Finanças Pessoais 29/01/2009 Noite
Prof. Abel Silva
28 Operações Financeiras com o uso da HP-12C (continua dia 30) 29/01/2009 Noite
Prof. Fernandes
29 Como administrar o tempo e planejar os estudos. 30/01/2009 Manhã
Fátima Maria Araújo Bertini
30 O direito do consumidor ao alcance de todos 30/01/2009 Manhã
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE
30 O direito do consumidor ao alcance de todos (continuação) 30/01/2009 Tarde
Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/CE
31 Influências psicológicas e espirituais dos desenhos animados para as crianças 30/01/2009 Tarde
Fátima Maria Araújo Bertini
32 Noções de Português Jurídico 30/01/2009 Noite
Leonardo Teófilo
28 Operações Financeiras com o uso da HP-12C (continuação) 30/01/2009 Noite
Prof. Fernandes
EXTRAS: ESPAÇO DO LEITOR
QUIXADÁ - Jovens solicitam reabertura de cursos de formação em Informática Básica e de tecnologias rurais
Estudantes e desempregados de Quixadá, dentre eles a universitária Alana Ferreira, solicitam, da direção do Instituto Centro Tecnológico (Centec), a reabertura de cursos de formação em Informática Básica e de tecnologias rurais no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) desta cidade. As capacitações promovidas pelo CVT têm auxiliado muitos jovens a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho regional. Na oportunidade, os interessados denunciam que os funcionários do Centro Tecnológico estão com salários atrasados. A reativação dos cursos é de fundamental importância para melhorar a qualificação dos jovens de Quixadá.
QUIXADÁ - Tenente Coronel Humberto Rômulo Aragão poderá ser o novo comandante de Quixadá
Aconteceu, na última quinta-feira, no pátio externo do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a solenidade de passagem de comando do batalhão sediado em Russas. Assumiu o comando o tenente-coronel Hervano Macedo Júnior, que antes liderava o 3º Batalhão em Sobral. Já o tenente-coronel Humberto Rômulo Aragão de Paula Tavares Segundo irá comandar a 2ª Cia na cidade de Quixadá. O coronel Lauro Prado representou o comando geral na solenidade.
QUIXADÁ - Colisão deixa um morto em Quixadá
Uma colisão envolvendo um carro e uma moto deixa uma pessoa morta,esse fato foi registrado ontem,dia 25/01 por volta das 16h na CE 060 km 120 nas proximidades da localidade de Juá, um gol branco ano 2000 de placas HWA 2954 guiado pelo Reinaldo Silva Pinheiro,28 anos, casado, representante de vendas, natural de Juazeiro do Norte, filho de Francisco Silva Pinheiro e Vera Pinheiro, residente no Parque Frei Damião no centro de Juazeiro do Norte, que saiu de Fortaleza com destino a cidade de Juazeiro do Norte, colidiu frontalmente com uma moto CG 150 titan de cor verde de placa MXU 0128 pilotada pelo Josenir Ramos de Sousa,34 anos, casado, natural de Quixadá, galego, filho de Ezequiel Sabino de Sousa e Antonieta Ramos da Silva, residente na Vila Cosmos Santos s/n em Itapiúna. Informando ainda que o piloto da moto veio a óbito no local e o motorista do veiculo, foi socorrido por populares para o hospital local. O motorista do gol ao ser medicado e liberado, e por livre e espontânea vontade se apresentou na delegacia de Quixadá, onde foi ouvido e liberado. O corpo da vitima foi conduzida para o IML de Quixeramobim, aguardando a presença da família.
Fontes: wwww.diariodonordeste.com.br e www.centraldenoticias.org
Estudantes e desempregados de Quixadá, dentre eles a universitária Alana Ferreira, solicitam, da direção do Instituto Centro Tecnológico (Centec), a reabertura de cursos de formação em Informática Básica e de tecnologias rurais no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) desta cidade. As capacitações promovidas pelo CVT têm auxiliado muitos jovens a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho regional. Na oportunidade, os interessados denunciam que os funcionários do Centro Tecnológico estão com salários atrasados. A reativação dos cursos é de fundamental importância para melhorar a qualificação dos jovens de Quixadá.
QUIXADÁ - Tenente Coronel Humberto Rômulo Aragão poderá ser o novo comandante de Quixadá
Aconteceu, na última quinta-feira, no pátio externo do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a solenidade de passagem de comando do batalhão sediado em Russas. Assumiu o comando o tenente-coronel Hervano Macedo Júnior, que antes liderava o 3º Batalhão em Sobral. Já o tenente-coronel Humberto Rômulo Aragão de Paula Tavares Segundo irá comandar a 2ª Cia na cidade de Quixadá. O coronel Lauro Prado representou o comando geral na solenidade.
QUIXADÁ - Colisão deixa um morto em Quixadá
Uma colisão envolvendo um carro e uma moto deixa uma pessoa morta,esse fato foi registrado ontem,dia 25/01 por volta das 16h na CE 060 km 120 nas proximidades da localidade de Juá, um gol branco ano 2000 de placas HWA 2954 guiado pelo Reinaldo Silva Pinheiro,28 anos, casado, representante de vendas, natural de Juazeiro do Norte, filho de Francisco Silva Pinheiro e Vera Pinheiro, residente no Parque Frei Damião no centro de Juazeiro do Norte, que saiu de Fortaleza com destino a cidade de Juazeiro do Norte, colidiu frontalmente com uma moto CG 150 titan de cor verde de placa MXU 0128 pilotada pelo Josenir Ramos de Sousa,34 anos, casado, natural de Quixadá, galego, filho de Ezequiel Sabino de Sousa e Antonieta Ramos da Silva, residente na Vila Cosmos Santos s/n em Itapiúna. Informando ainda que o piloto da moto veio a óbito no local e o motorista do veiculo, foi socorrido por populares para o hospital local. O motorista do gol ao ser medicado e liberado, e por livre e espontânea vontade se apresentou na delegacia de Quixadá, onde foi ouvido e liberado. O corpo da vitima foi conduzida para o IML de Quixeramobim, aguardando a presença da família.
Fontes: wwww.diariodonordeste.com.br e www.centraldenoticias.org
LANTERNA QUIXADÁ É GOLEADO E SE COMPLICA
Com um futebol amador e sem vontade de vencer o Quixadá Futebol Clube mais uma vez perdeu desta vez o Maranguape fez o que quis dos jogadores e goleou. Já o Maranguape assumiu de vez a liderança da competição e a condição de grande surpresa do Campeonato Cearense de Futebol. O Gavião da Serra venceu por 4 a 1 o "quixinha", que segura a lanterna da competição com nenhum ponto marcado.
Os gols do Maranguape foram Carlos Alberto, Danilo Pitbull (em duas oportunidades) e Júnior Mota. Já pelo Quixadá, Juninho descontou.
Os jogadores de Quixadá têm que respeitar e honrar a camisa do Quixadá e o treinador não tem mais chance de ficar no comando do time que ainda não tem nenhum ponto ganho em quatro jogos, mostra que é um time mal treinado e sem vontade de vencer, os jogadores mostram ser pelegos e amadores, ambos não merecem jogar pelo nosso quixinha.
SERTÃO CENTRAL: Preocupação em áreas de risco é permanente
A chuva ainda poderá causar transtornos em áreas críticas de algumas cidades da região Centro do Estado. Não é este ano que moradores das imediações do Terminal Rodoviário de Quixadá se livrarão do problema. Se chover muito, os imóveis situados no trecho da Avenida José Caetano, com os cruzamentos das ruas Rui Barbosa e Tabelião Enéas, poderão ser invadidos novamente pela água. As obras para drenagem do canal ainda não foram concluídas.
Sobre o problema, o secretária de Obras de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, justificou que o serviço atrasou porque um morador reclamou a propriedade de um trecho a ser cortado pela vala subterrânea. Embora a maior parte do fosso atravesse vias públicas, a etapa final, de deságua no Rio Sitiá, foi paralisada. “Trabalhos dessa natureza são realizados do fim para o começo. Estamos adotando providências para utilização da área reclamada”, explicou ele.
Tráfego ruim
Na opinião de quem mora na zona rural o problema maior está no acesso aos distritos. As estradas necessitam de reparos. Com as chuvas, a tendência é piorar o tráfego. O secretário executivo da Defesa Civil no município, Paulo Pinto, confirma a preocupação mas, no momento, as ações estão voltadas para o abastecimento de água. Todos os reservatórios da região estão praticamente secos. Contam com o apoio do programa emergencial do Governo Federal, Operação Pipa, no combate à estiagem.
Em Quixeramobim, o comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros, major Naum Maurício, aponta os trechos ribeirinhos como principais áreas de risco. Muitas famílias insistem em morar nas margens dos rios que cortam o município. Os leitos do Quixeramobim e do Banabuiú formam a maior bacia hidrográfica da região. “No ano passado, tivemos que resgatar oito famílias que moravam no Poço Grande”. A operação poderá se repetir este ano. Segundo o militar, o problema se concentra mais nos assentamentos.
No início de fevereiro de 2004, mais de 3 mil habitantes de Quixeramobim ficaram desabrigados por conta do aumento do nível do Banabuiú e seu afluente. Foi a maior enchente registrada no Sertão Central. Dois anos depois o rompimento da barragem de um açude, em Ibicuitinga, deixou dezenas de famílias apavoradas. Na enxurrada, apenas estragos nos imóveis e perda de eletrodomésticos. O proprietário, Chico Belo, não fez mais o represamento do reservatório. Segundo moradores, a preocupação da população agora é com outra barragem, situada nas proximidades do Centro da cidade. Temem que o alargamento do sangradouro não seja suficiente para escoar a água, se ocorrer precipitação superior a 100mm.
Uma das principais ruas do município, a Samuel Ferreira Nobre, está no curso da água. Até o enceramento desta edição a reportagem não conseguiu manter contato com o coordenador da Defesa Civil municipal, Falcão Nobre.
Alex Pimentel
Colaborador
Diario do Nordeste
Mais informações:
Defesa Civil Municipal
Quixadá, (88) 3414.4679
Quixeramobim, (88) 3444.4526
Ibicutinga, (88) 3425.1012
Sertão Central
Sobre o problema, o secretária de Obras de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, justificou que o serviço atrasou porque um morador reclamou a propriedade de um trecho a ser cortado pela vala subterrânea. Embora a maior parte do fosso atravesse vias públicas, a etapa final, de deságua no Rio Sitiá, foi paralisada. “Trabalhos dessa natureza são realizados do fim para o começo. Estamos adotando providências para utilização da área reclamada”, explicou ele.
Tráfego ruim
Na opinião de quem mora na zona rural o problema maior está no acesso aos distritos. As estradas necessitam de reparos. Com as chuvas, a tendência é piorar o tráfego. O secretário executivo da Defesa Civil no município, Paulo Pinto, confirma a preocupação mas, no momento, as ações estão voltadas para o abastecimento de água. Todos os reservatórios da região estão praticamente secos. Contam com o apoio do programa emergencial do Governo Federal, Operação Pipa, no combate à estiagem.
Em Quixeramobim, o comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros, major Naum Maurício, aponta os trechos ribeirinhos como principais áreas de risco. Muitas famílias insistem em morar nas margens dos rios que cortam o município. Os leitos do Quixeramobim e do Banabuiú formam a maior bacia hidrográfica da região. “No ano passado, tivemos que resgatar oito famílias que moravam no Poço Grande”. A operação poderá se repetir este ano. Segundo o militar, o problema se concentra mais nos assentamentos.
No início de fevereiro de 2004, mais de 3 mil habitantes de Quixeramobim ficaram desabrigados por conta do aumento do nível do Banabuiú e seu afluente. Foi a maior enchente registrada no Sertão Central. Dois anos depois o rompimento da barragem de um açude, em Ibicuitinga, deixou dezenas de famílias apavoradas. Na enxurrada, apenas estragos nos imóveis e perda de eletrodomésticos. O proprietário, Chico Belo, não fez mais o represamento do reservatório. Segundo moradores, a preocupação da população agora é com outra barragem, situada nas proximidades do Centro da cidade. Temem que o alargamento do sangradouro não seja suficiente para escoar a água, se ocorrer precipitação superior a 100mm.
Uma das principais ruas do município, a Samuel Ferreira Nobre, está no curso da água. Até o enceramento desta edição a reportagem não conseguiu manter contato com o coordenador da Defesa Civil municipal, Falcão Nobre.
Alex Pimentel
Colaborador
Diario do Nordeste
Mais informações:
Defesa Civil Municipal
Quixadá, (88) 3414.4679
Quixeramobim, (88) 3444.4526
Ibicutinga, (88) 3425.1012
Sertão Central
QUIXADAENSES AVALIAM BARACK OBAMA POSITIVAMENTE
O Portal dos Estudantes desde da posse do atual presidente americano Barack Obama, perguntou ao público sobre as suas expectativas do novo presidente, a pesquisa não surpreendeu e seguiu como o público em geral das demais pesquisas realizadas por outros meios de comunicação nacional e internacional.
Foram mais de 650 votos, somente poderia votar uma vez por cada computador o que chamou a atenção foi o grande número de participantes, sabemos que a média de acesso do blog a cada dia aumenta, mais muitas pesquisas as pessoas sempre fogem e não votam, caso contrario da nossa.
Fizemos a seguinte pergunta:
Barack Obama vai tirar os EUA do poço?
SIM: 86,36% acreditam que o novo presidente recuperará a ex-potencia do mundo;
NÃO: 6,82% dos participantes acreditam que Obama não irá tirar os EUA do poço atual;
TANTO FAZ: 4,55% não estão nem ai para a atual fase dos EUA e que tanto faz pode até ficar como está;
NÃO SEI: 2,27% não sabem opinar se o novo presidente irá de fato tirar os EUA do fundo do poço.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Amusc 1 reelege Wilson Pinho à presidência
Chefes dos poderes Executivo e Legislativo do Sertão Central querem fortalecer associativismo e independência pública
Quixadá. Reeleito por unanimidade, Antônio Wilson de Pinho, prefeito de Madalena, coordenará as atividades da Associação dos Municípios do Sertão Central 1 (Amusc 1) por mais dois anos. A decisão foi tomada no primeiro encontro do grupo realizado este ano em Quixadá. Chefes do Executivo e do Legislativo de Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Piquet Carneiro optaram pela manutenção do prefeito de Madalena no Cargo. Confiam na experiência e dedicação do engenheiro agrônomo.
Na oportunidade os filiados destacaram o interesse pelo fortalecimento da Amusc 1. Também definiram as primeiras ações do ano. Programam para o início de fevereiro cursos de Licitação, Controle Interno e Contabilidade Pública. A maioria assume o cargo pela primeira vez. “É importante que no início de suas gestões aprendam a controlar os gastos e evitar esquemas de negociações, uma prática ainda difundida nas esferas políticas”, alertou Wilson de Pinho.
Acerto contábil
Ainda sobre as dificuldades no início de seus mandatos, o presidente da Amusc 1, eleito pela terceira vez, a segunda consecutiva no governo de sua terra natal, alertou os colegas a não nomearem assessores e auxiliares por mero compromisso político, pessoal e familiar. Em decorrência do hábito, muitos têm suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Na hora do acerto contábil, a responsabilidade é de quem foi eleito pelo povo para administrar o dinheiro público.
Discurso parecido fez a presidenta da Câmara de Vereadores de Banabuiú, Marinez de Oliveira Carneiro. Ela sugeriu a independência das Casas Legislativas espalhadas pela região. “Dêca”, como é mais conhecida a vereadora reeleita pela terceira vez, citou como exemplo a captação de R$ 1,5 milhão para a construção de habitações populares para seu povo. Sobre a conquista afirmou ter apenas cumprido o seu papel. Ela foi a mais votada no seu município.
O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, convidado a ingressar na Associação, demonstrou disposição em unir o bloco do Sertão Central 2 à Amusc 1. Enquanto a fusão não se consolida o grupo busca a formação de consórcios para solucionar alguns problemas básicos. A implantação de aterros sanitários e construção de matadouros são exemplos. A maioria dos municípios da região não disponibiliza de recursos para implantação desses serviços essenciais.
Segundo a secretária executiva da Amusc 1, Valdênia do Nascimento, para se filiarem, prefeitos e presidentes de Câmaras precisam da aprovação de lei em seus municípios, autorizando a adesão. Além do dispositivo legal, cada entidade colabora mensalmente com R$ 500,00, para a manutenção da estrutura funcional e promoção de atividades técnicas.
FIQUE POR DENTRO
Regionalizar os municípios é a meta
A Associação dos Municípios do Sertão Central (Amusc) surgiu quando o então presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Amece), Carlile Lavor, demonstrou interesse em trabalhar com a regionalização dos municípios cearenses. Do ponto de vista do médico Lavor, à época também exercendo a função de prefeito de Jucás, cada região deveria ter uma associação representativa. Foi então criada a Associação dos Municípios do Sertão Central 1 (Amusc 1), composta pelos municípios de Banabuiú, Boa Viagem, Ibaretama, Choró, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim. Na mesma época surgia a Amusc 2, composta pelos municípios de Pedra Branca, Senador Pompeu, Mombaça, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro. Em 2001 o então presidente da entidade, Alci Pinheiro, uniu as duas associações. A união durou apenas aquele ano. O que é válido destacar na iniciativa de se criar associações representativas é a meta de fortalecer o municipalismo com a união das cidades.
Mais informações:
Associação dos Municípios do Sertão Central 1 (Amusc 1)
Travessa Tiradentes, 357, Quixadá
(88) 3414.4733
Fonte:www.diariodonordeste.com.br
Alex Pimentel
Colaborador
Modelo Bayesiano é destaque: PROFETAS X CIENTISTAS
Na opinião do estatístico Ailton Andrade, o possível preconceito dos meteorologistas em relação aos profetas das chuvas talvez seja devido a uma visão ultrapassada sobre ciência, de achar que opiniões e experiências não devem ser usadas em modelos estatísticos (ou matemáticos). A Estatística Bayesiana, que usa informação subjetiva, segundo observa, vem se sobrepondo às técnicas clássicas e se mostrando mais adequada em resolver problemas complexos justamente devido à abordagem subjetiva que tem da ciência.
O pesquisador avalia que boa parte dos modelos de previsão, embora muito bem elaborados, pecam em tentar explicar deterministicamente problemas com a carga de incerteza alta. Os modelos não levam em consideração — ou não dão o devido tratamento — ao erro associado à observação do fenômeno.
Tentam apenas procurar expressões físico-matemáticas que se aproximem dele. “Talvez aí esteja a fonte dos supostos erros que as pessoas atribuem aos institutos, alguns dos quais têm uma péssima reputação na população, devido aos supostos erros”, ressalta.
Para Andrade, esse problema pode ser ainda mais sério no Nordeste, já que se trata de uma zona geográfica onde ocorrem muitos fenômenos, o que, de acordo com os institutos, dificultam as previsões. Daí a necessidade ainda maior de se usar modelos estatísticos em vez daqueles determinísticos no estudo das informações climáticas. “Não há estatísticos de boa formação trabalhando com os meteorologistas”.
O pesquisador avalia que boa parte dos modelos de previsão, embora muito bem elaborados, pecam em tentar explicar deterministicamente problemas com a carga de incerteza alta. Os modelos não levam em consideração — ou não dão o devido tratamento — ao erro associado à observação do fenômeno.
Tentam apenas procurar expressões físico-matemáticas que se aproximem dele. “Talvez aí esteja a fonte dos supostos erros que as pessoas atribuem aos institutos, alguns dos quais têm uma péssima reputação na população, devido aos supostos erros”, ressalta.
Para Andrade, esse problema pode ser ainda mais sério no Nordeste, já que se trata de uma zona geográfica onde ocorrem muitos fenômenos, o que, de acordo com os institutos, dificultam as previsões. Daí a necessidade ainda maior de se usar modelos estatísticos em vez daqueles determinísticos no estudo das informações climáticas. “Não há estatísticos de boa formação trabalhando com os meteorologistas”.
sábado, 24 de janeiro de 2009
PROFETAS DAS CHUVAS: Estatística é base para previsões meteorológicas
Especialista expõe a importância dos estudos analíticos e seu apoio na interpretação das previsões meteorológicas
Estimativa de 40% para uma estação chuvosa dentro da normalidade. De 35% para ser acima da média e de 25% abaixo dos índices históricos. Ao divulgarem suas previsões na última quarta-feira, os técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não utilizavam somente seus estudos climáticos para prever o inverno deste ano no Ceará.
Números, muitos deles, auxiliam na tradução de suas observações, aguardadas com expectativa por quem mora nos grandes centros urbanos e quem depende desse fenômeno para sobreviver. Esse subsídio técnico é a Estatística.
“Diga-me algo que transformo em números e estes números os transformo em informações”. É assim que se expressa o PhD em Estatística, Ailton Andrade, sobre sua especialidade. Ele se refere a essa técnica de captação de dados numéricos para comparação e interpretação como uma proposta, uma ligação entre o mundo real, cheio de incertezas e acasos, ao mundo exato da análise, o qual tem como base a Matemática. O estatístico faz isso por meio de modelos sofisticados, que permitem medir a incerteza de qualquer fenômeno.
Aplicações
O estudioso explica que grande parte das hipóteses científicas, independentemente da área, precisa passar por um estudo estatístico para ser comprovada ou refutada, como é o caso da eficácia de medicamentos; dos métodos de melhoria de desempenho físico; sobre a opinião popular de novos produtos; previsões climáticas etc. “Nenhum remédio pode ir para o mercado se não tiver sua eficácia estatisticamente comprovada”, destaca o pesquisador.
Não é à toa que a profissão de estatístico é a terceira mais valorizada nos Estados Unidos. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno (internet, bolsas de valores, acesso a bibliotecas, entre outros) precisa ser analisado adequadamente. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como instrumento de análise de dados. O trabalho do estatístico consiste em planejar, coletar, tabular, analisar e interpretar as informações coletadas no estudo.
É por meio dessas atividades que o profissional da área realiza um levantamento analítico, seja de pesquisa de opinião, verificação da eficácia de medicamentos, previsões no mercado financeiro ou previsões climáticas. Pode-se dizer que o estatístico utiliza a Matemática para aplicação na vida cotidiana. O recenseamento, as pesquisas de intenção de voto e os testes de qualidade de produtos são exemplos.
Por meio dos números é que ainda se pode interpretar o contexto econômico-social de uma determinada região. O estatístico pode ainda trabalhar com pesquisas de mercado e de perfil de consumidores; na internet, pela criação de programas de busca e bancos de dados digitais e na Bioestatística, analisando e interpretando os dados de pesquisas científicas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.
Segundo o professor Ailton Andrade, a Estatística mais moderna, a Bayesiana, permite o uso de várias fontes de informação sobre o mesmo fenômeno. Pode-se usar tanto a informação amostral (dados científicos) como a informação subjetiva (opiniões, experiências etc). Essas duas fontes de informação, de naturezas diferentes, podem ser fundidas em uma única fonte de informação pelo famoso Teorema de Bayes (daí o nome “Bayesiana”), de forma a produzir informações mais precisas.
“O mais interessante é que se uma das fontes não existe, ainda sim a Estatística pode trabalhar com uma delas e produzir resultados. Dessa forma, na área de previsões climáticas, pode ser usada para tratar tanto das informações científicas, obtidas por meio de estudos da atmosfera, imagens de satélites etc, como das informações subjetivas, obtidas pela observação da natureza no micro sistema de interesse”, afirma ele.
Segundo observa, é nesse ponto que surge um certo preconceito dos meteorologistas em relação aos profetas da chuva. Por não ser uma informação científica, eles acham que os profetas somente têm uma importância cultural. “Isso não é necessariamente verdade”, considera o pesquisador.
ALEX PIMENTEL
Colaborador
INFORMAÇÃO
"Diga-me algo que transformo em números e estes, os transformo em informações"
Ailton Andrade
PhD em Estatística
Mais informações:
Universidade Federal do Ceará
Departamento de Estatística e Matemática Aplicada
(85) 3366.9840
www.estatistica.ufc.br
Assinar:
Postagens (Atom)