terça-feira, 27 de janeiro de 2009

SOS: Acesso ao Açude do Cedro tem rachaduras


Moradores e visitantes estão preocupados com rápida degradação da maior atração turística do Sertão Central

Quixadá. Uma enorme rachadura na passarela de acesso ao paredão do Açude do Cedro está causando preocupação em moradores e visitantes do lugar. Nos últimos dias, quem visita uma das maiores atrações turísticas do Ceará se assusta ao passar pela rampa de concreto construída há mais de 100 anos. Parte da estrutura está rompendo por falta de conservação. As escoras de ferro estão totalmente oxidadas. A ferrugem afetou a base da plataforma, segundo observam os visitantes. Com receio de desabamento, turistas estão desistindo do passeio no local.

O casal de professores Adalberto Magalhães e Lúcia Bonfim ficou com medo de transpor a rampa. Após observarem o piso, resolveram não arriscar. Lamentaram ter viajado mais de 500km, de Natal (RN) a Quixadá, para conhecerem o famoso cartão portal da “Galinha Choca” e terem que se arriscarem tanto. Sabiam que estavam na terra dos esportes radicais. Só não imaginavam que poderiam cair de mais de 15 metros de altura numa simples visita a um ponto turístico.

Sobre o problema, o ex-secretário de Turismo e atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Quixadá, Henrique Rabelo, justificou já ter adotado as providências necessárias. Ele reconhece a necessidade de manutenção, mas descarta o risco de possível desmoronamento.

Segundo disse, está sendo aguardado o aval do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para início da recuperação no referido trecho. Já o chefe da Unidade Regional do Dnocs, Audísio Girão, informou não haver qualquer empecilho para a Prefeitura de Quixadá realizar o serviço.

Um convênio firmado em agosto de 2001 estabelece a responsabilidade de preservação da jusante do açude ao Poder Executivo do município.

Na área do complexo imperial estão incluídas limpeza, segurança, instalações elétricas e conservação dos imóveis situados no entorno do primeiro reservatório público construído no Brasil.

Diante do posicionamento do representante do Dnocs, o secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, assegurou o início do serviço de recuperação ainda esta semana.

Pretende concluir a recuperação daquela área antes do período carnavalesco. Ele também informou que o município conta com recursos federais para restauração de toda a estrutura arquitetônica.

Recursos assegurados
As obras devem ser iniciadas nos próximos meses. Os investimentos, de R$ 3 milhões, estão assegurados. Tudo será recuperado, começando pelo antigo armazém, que deverá ser transformado no “Museu das Águas”.

Fernandes garantiu também a conclusão da “Avenida do Cedro”. Ele se refere ao trecho de pouco mais de 2km, atualmente em piçarra. Ainda afirmou não existir qualquer impedimento. Não garantiu exatamente quando, mas nos próximos meses estará concluída. Considerou maldosas as especulações da mídia local, de que a obra havia sido embargada. “Optamos por concluir a primeira etapa da malha viária. Em seguida cumpriremos o que está previsto no projeto original”, completou.


ENQUETE

O que você acha da conservação do Açude?

Izael Pereira da Silva
28 ANOS
Rendeiro
"Os governantes precisam entender que o Cedro precisa de muitos cuidados, antes que desabe tudo".

Juliana Nascimento Maciel
13 ANOS
Estudante
"A paisagem é deslumbrante e a passagem assustadora. Não sei como não se importam em preservar um tesouro desses".

Luiz Gurgel de Oliveira
63 ANOS
Motorista
"A cada dia diminui o número de turistas interessados em visitar o Cedro e a Galinha Choca. São muito exigentes".

Mais informações:
Secretaria de Obras Edificações e Vias de Quixadá
(88) 3414.4670
Escritório Regional do Dnocs



ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário