quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

REFLEXÕES DE FIDEL: O encontro com Cristina

A conversação durou 40 minutos, a troca de idéias foi intensa e interessante como esperava. Ela é uma pessoa de convicções profundas. Não houve debates.

Quando falou na Aula Magna da Universidade de Havana, respondia rapidamente às perguntas dos estudantes mostrando talento e capacidade de resposta.

Na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), o encontro foi emotivo; os cantos dos estudantes camponeses de origem guarani com música e instrumentos típicos dessa etnia, deram um tom especial ao ato. Deram-lhe de presente uma bata de médico, coloco-a por cima do conjunto de casaco e calça laranja.

Saiu da ELAM para conversar comigo.

Ao falar dos Estados Unidos, sublinhei a importância histórica para Cuba de que ontem ao meio-dia haviam passado dez presidentes ao longo de 50 anos, nos quais, apesar do imenso poder desse país, não tinham conseguido destruir a Revolução Cubana.

Expressei que não tinha pessoalmente a menor dúvida da honestidade com que Obama, décimo primeiro presidente a partir de 1º de janeiro de 1959, expressava suas idéias, mas, apesar de suas nobres intenções, restavam muitas perguntas por responder. A modo de exemplo me perguntava: como poderia um sistema dilapidador e consumista por excelência preservar o meio ambiente?

Muitos outros aspectos da política nacional e internacional de Cuba e da Argentina foram abordados.

A capacidade da Argentina para produzir alimentos e produtos industriais com tecnologia avançada são fatores decisivos para seu desenvolvimento. Falou da capacidade de engenharia informática para comercializar no mercado mundial, em países como a Índia, de grande interesse para ela e que é, contudo, muito forte na criação de programas.

Cristina gosta de se consagrar ao trabalho e de dedicar-lhe o tempo todo. No entanto, é capaz de proteger seus direitos quando viaja para outro país, dedicar um número de horas para fazer ginástica e se adaptar, o qual todos respeitam.


Fidel Castro Ruz

21 de janeiro de 2009

18h30

Portal dos estudantes agradece:
Agradeço ao camarada Gabriel Molina Franchossi do portal do governo de Cuba pelo envio da reflexão e por acreditar que este servo comunista estará sempre na luta por Cuba.

0 comentários:

Postar um comentário