quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Parabéns: Venezuela expulsa embaixador israelense


Caracas. O governo venezuelano acusou Israel de praticar ´terrorismo de Estado´ e ordenou, ontem, a saída do embaixador israelense em Caracas, Shlomo Cohen, para protestar contra a ofensiva militar na Faixa de Gaza e em solidariedade ao povo palestino, anunciou a chancelaria venezuelana em comunicado.

´A Venezuela decidiu expulsar o embaixador de Israel e parte do pessoal da embaixada israelense, para reafirmar sua vocação de paz e sua exigência de respeito ao direito internacional´, destaca o texto.

No mesmo comunicado, Caracas acusa Israel de cometer ´flagrantes violações do Direito Internacional´ e de ´aplicar um terrorismo de Estado planejado´ contra o povo palestino.

A nota informa ainda que o governo em Caracas, através de sua missão na Organização das Nações Unidas (ONU) , solicitará que se ´pressione para que o Conselho de Segurança aplique medidas urgentes e necessárias para deter esta invasão do Estado de Israel contra o território palestino´.

Ontem, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou o mundo de se calar covardemente diante do que classificou como ´Holocausto´ palestino, e pediu que os líderes de Israel e Estados Unidos sejam julgados em um tribunal internacional.

´Os judeus não repudiam o Holocausto? E o que é isso que estamos vendo em Gaza? Ponham a mão no coração e sejam justos´, disse, depois de acusar o Exército israelense de ser ´assassino´ e ´covarde´.

O presidente venezuelano culpa Washington, seu principal inimigo político, de estar por trás dos ataques em Gaza, e criticou o ´cinismo´ da Casa Branca por acusar de pouco democráticos os governos de Irã e Cuba, apesar de justificar o ataque israelense.

´Os que acusam, não só a mim, mas esse governo, de ser um governo tirânico, assassino, se calam covardemente (diante da incursão israelense)´, disse o presidente.

Chávez, que estreitou laços com países inimigos de Israel, como Síria e Líbano, visitará uma mesquita em Caracas para mostrar sua solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário