Uma eclética programação marca a VI Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começa nesta terça, 20, e prossegue até 25 de janeiro, em Salvador. Ritmos e sotaques diferentes dão a tônica nos shows gratuitos, no Largo do Pelourinho. Marcelo D2 e Cordel do Fogo Encantado estão entre as atrações.
A abertura do encontro será na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 18h, desta terça. Em seguida, às 19h, no Campo Grande, está prevista a saída do trio elétrico Armandinho Dodô & Osmar em direção à rua Chile. A partir das 22 horas, o show ficará por conta do Cordel do Fogo Encantado, no Pelourinho.
Quarta, dia 21, o convidado é Diogo Nogueira, que traz a cadência do samba carioca para palco baiano. Na mesma noite, o pagode do Fantasmão dá continuidade à festa sonora. Marcelo D2 é o esperado da quinta, 22, que traz o show Arte do barulho. No dia seguinte, sexta, 23, Margareth Menezes e o rap Renegado são os convidados. A noite também recebe o grupo de sopro e percussão Orquestra Rumpilezz. O sábado, penúltimo dia da Bienal, o som fica sob o comando de Alceu Valença e o dj Marcelinho (hip hop).
Personalidades como o cineasta Nelson Pereira dos Santos - que irá participar do debate Cinema Brasileiro, no dia 22, às 14h - e o artista plástico Cildo Meirelles marcarão presença nas mesas-redonda. Artistas e grupos irão se apresentar por vários pontos da cidade, como Pelourinho e Passeio Público.
Estarão presentes ainda Sérgio Mamberti (MinC), Paulo Abraão (Comissão de Anistia), Isamel Cardoso (presidente da UBES), Hugo Valadares (presidente da ANPG). além do ex-presidente da UNE Aldo Arantes (1961/62), entre outros.
Os debates serão pautados pelo tema Raízes do Brasil – formação e sentido do povo brasileiro. Abordagem esta que, para os organizadores do encontro, tem completa ligação com a história de Salvador. Daí a cidade ter sido escolhida - pela segunda vez (a primeira foi em 1999, na ocasião da I Bienal) - para abrigar o evento.
Exposições artísticas, culturais e acadêmicas estão previstas na Bienal, cuja programação completa pode ser checada no site da UNE.
Considerada o maior festival de arte estudantil da América Latina, a Bienal da UNE, este ano, abre espaço para trabalhos estudantis nas áreas de artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Outra novidade é que estudantes secundaristas e pós-graduandos também poderão participar do Festival.
O encontro, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Pelourinho Cultural/IPAC, deverá receber mais de dez mil alunos de todo o Brasil, além de 20 delegações de outros países.
AGENDA MUSICAL:
*Os shows acontecem no Largo do Pelourinho, sempre a partir das 22h, gratuitos, com exceção da apresentação de Alceu Valença, que será no Jardim de Alah, no mesmo horário.
Terça, 20 - Trio Armandinho, Dodô e Osmar / Cordel do Fogo Encantado
Quarta, 21 - Diogo Nogueira/ Fantasmão / Coisas de Berimbau
Quinta, 22 - Marcelo D2
Sexta, 23 - Margareth Menezes / Renegado / Orquestra Rumpilezz / Renegado
Sábado, 24 - Alceu valença / Dj Marcelinho
Domingo, 25, 10h - Culturata, de Ondina-Barra
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário