domingo, 18 de janeiro de 2009

Adolescente de 14 anos já conquistou 54 medalhas


Russas. Um baixinho bom de golpe, aos 14 anos de idade e apenas cinco que treina karatê, já tem nada menos que 54 medalhas e cinco troféus. Aldavi Almeida de Oliveira, filho do mototaxista Aloísio Oliveira e da dona de casa Silvana Almeida, de Russas, está perto de perder as contas das viagens, tanto para os municípios vizinhos como competições em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. Para 2009, sonha ser campeão brasileiro de Karatê. Nada grande demais para quem foi medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Karatê de 2007, quarto lugar no torneio de 2008 e campeão cearense por dois anos consecutivos.

As Olimpíadas Escolares foram o trampolim para a participação em outros torneios específicos para essa modalidade de luta. Após participar dos campeonatos e conquistar títulos em outras cidades, como Morada Nova, Jaguaruana e Fortaleza, Aldavi diz ter visto que podia ir mais longe.

Para os amigos na escola, Aldavi é “um ninja”. Conheceu o karatê em 2003, na companhia do irmão mais velho participante do Projeto ABC, um trabalho social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. O irmão desistiu e Aldavi seguiu os treinos. Na escola, já era conhecido por saber lutar. Mas, detalhe: não é briguento. “O esporte tem sido tão importante que ajuda a ter disciplina. Ele melhorou muito até dentro de casa depois que foi para os treinos”, afirma a mãe.

Fora de casa, a outra luta é do mototaxista Aloísio Oliveira. Pai de três filhos, sabe das dificuldades de manter uma família e dar a melhor alimentação ao atleta. “Às vezes falta do melhor para ele, mas, sempre que tem, a gente tenta dar um jeito. Num é fácil não, a carestia, passo o dia inteiro trabalhando, mas a gente é pobre, né?”, esclarece o pai. Como não recebe nenhuma espécie de bolsa atleta, o apoio a Aldavi acontece principalmente por empresários, mas quando se aproxima o período de campeonatos. É quando a empresa Dakota Calçados e o proprietário do posto de combustível Estrela do Vale solidarizam-se à família e ajudam na compra de uniformes e gastos nas viagens para as competições.

Metas para 2009

“Mas, no geral, o apoio que a gente tem é pouco, era bom que ele tivesse uma ajuda permanente, pra ajudar a treinar, ter uma boa alimentação”, defende a mãe Silvana Almeida, aproveitando a oportunidade da entrevista para o jornal. A dona-de-casa ainda é outra espantada com o sucesso do filho, em tão pouco tempo já rodando o Brasil. “Quando dá, eu vou”, diz ela.

Aldavi Almeida treina uma hora por dia com o professor Erandir Borges, mas não esquece os compromissos escolares, ainda que o sonho mais distante — nem por isso impossível — é ser campeão mundial de karatê. Para 2009, sua meta é ser campeão brasileiro e conquistar uma vaga na seleção brasileira de Karatê.

É também a realização de eventos esportivos no Interior do Ceará, além dos tradicionais futebol, vôlei e basquete, propulsora de novos atletas. É o ver e sentir para depois fazer. Assim aconteceu com Aldavi, que presenciou evento de karatê, com o atleta Railson Cruz, que assistiu aos primeiros jogos olímpicos escolares em sua cidade. E foi o que aconteceu no município de Jaguaribe que, em agosto de 2008, sediou a etapa regional dos Jogos Olímpicos Escolares, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Esporte.

Participaram das competições de karatê em Jaguaribe mais de 50 atletas das escolas Alice Diógenes, Maria Macário, Raul Barbosa, Ubiratan Diniz de Aguiar, Expedito Diógenes, Luiza Távora, Clóvis Beviláqua e Franklin Monteiro Gondim.

Estímulo

Para os educadores locais, o evento representou uma forma de estimular os alunos para o conhecimento de outras modalidades esportivas e, quem sabe, despontar como grandes atletas. Bom para os jaguaribanos José Janderson e Ana Karine, que conquistaram o ouro em casa. Pelas conquistas já obtidas nos jogos olímpicos escolares e campeonatos de karatê, a expectativa de Aldavi Almeida e de seus pais é inscrevê-lo no Bolsa Esporte, pelo qual pode receber um auxílio de até R$ 260 por mês, pois se enquadra como atleta de nível 3, para quem ficou entre os seis primeiros colocados nas competições do Estado. O Bolsa Esporte tem como público-alvo pessoas que têm renda mensal abaixo de meio salário mínimo e que residem em áreas com graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. O programa selecionará e concederá bolsas a 1.513 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva, com validade máxima de um ano, a partir da data de concessão. Até lá, Aldavi Almeida terá que se garantir com os esporádicos apoios particulares e com o pouco mais de um salário mínimo que o pai Aloísio alcança trabalhando como mototáxi o dia inteiro, em Russas. ´É cada um com a sua luta´, afirma o pai do karateca campeão.

SAIBA MAIS

Premiação
Com apenas cinco anos de participação em torneios, Aldavi Almeida conquistou 54 medalhas, entre ouro, prata e bronze, e cinco troféus

Escola
Em 2005, foi duplamente campeão cearense, nos Jogos Olímpicos Escolares e na Confederação Brasileira de Karatê

10 melhores
Em 2006, ficou entre os 10 melhores karatecas do País na etapa nacional das olimpíadas escolares, no Rio de Janeiro, e sagrou-se campeão cearense

Brasileiro
No ano de 2007, conquistou o vice-campeonato brasileiro de karatê. Já em 2008, obteve o quarto lugar nacional no Campeonato Brasileiro de Karatê

Melquíades Júnior
Colaborador

0 comentários:

Postar um comentário