domingo, 21 de junho de 2009

Carreata do Zé Gotinha marca a campanha de vacinação em Quixeramobim


Ontem em Quixeramobim e no Brasil foi Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O lançamento nesse sabado, se deu com uma carreata que conduziu a frente o ‘Zé Gotinha’ e sua turma, percorrendo as principais ruas da cidade, alertando aos pais, quanto a necessidade de levarem seus filhos ao postos de saúde.

Participaram da campanha de vacinação o prefeito Edmilson Júnior e o Secretária da Saúde Francisco Neto Nogueira Lima. A coordenação da ação é da Dra. Luciana de Figueiredo, que junto com os enfermeiros, auxiliares e agentes cumnitários de saúde, vem se desdobrando para alcançarem pelo menos o indice de 95% de cobertura das crianças de 0 a 5 anos.

Além da vacina contra a poliomielite e a vitamina A, os 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes, em todo o Ceará, oferecerão as vacinas Tríplice Viral, Tetravalente, DTP e contra difteria, tétano, rotavírus e hepatite B. No Estado, 30 mil pessoas estarão envolvidas, hoje, para garantir a vacinação de 743.871 crianças menores de cinco anos.

A campanha de vacinação, que tem como slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, quer erradicar, de vez, a paralisia infantil no País. No Brasil, há 20 anos não é registrado nenhum caso da doença. Já no Ceará são 21 anos sem registros de casos da pólio.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao período de 2000 a maio de 2009 demonstram que 19 países ainda registram casos de poliomielite. Os considerados endêmicos são o Afeganistão, a Índia, a Nigéria e o Paquistão. O Brasil serviu de exemplo ao adotar, a partir de 1980, a estratégia anual de campanhas nacionais.

Informação extraída com adaptações do site do Jornalista e radialista Crisanto Teixeira
http://www.crisanto.jor.br

0 comentários:

Postar um comentário