quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sertão Central reverencia a tradição junina














Santo Antônio e São João, santos casamenteiro e festeiro são atrações nas duas maiores cidades do Centro do Estado

Quixadá
Opção não falta. Embora com acentuada redução de recursos as festividades de Santo Antônio em Quixeramobim e o Pula Fogueira em Quixadá devem atrair milhares de visitantes ao Sertão Central por toda a semana. Na sexta e sábado o número de turistas, principalmente estudantes, deve se elevar. Terão fim-de-semana prolongado a partir desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Essa é a expectativa dos organizadores e das dezenas de barraqueiros e camelôs que aproveitam as realizações populares para adquirir ganho extra.

Nos festejos de Santo Antônio, no coração geográfico do Ceará, além das trezenas, caminhadas religiosas e muita oração, um parque de diversões, o Barracão e as dezenas de atrações culturais se estenderão até domingo, dia 13. Quando o sol estiver se pondo centenas de fieis seguirão a secular procissão em homenagem ao padroeiro da cidade. Depois da celebração eucarística o arreamento da bandeira marcará a derradeira louvação ao santo preferido das solteironas

Embora o maior interesse do público seja pelas bandas de forró com sucessos emplacando na mídia, principalmente radiofônica, apreciar e acompanhar a Missa do Vaqueiro diante da Igreja Matriz de Quixeramobim e as evoluções das quadrilhas caipiras no palco popular da praça José de Barros, no Centro de Quixadá, são com certeza espetáculos à parte. Vale a pena conferir, os grupos juninos, porque os vaqueiramas só retornarão em marcha no ano que vem. A tradicional celebração religiosa ocorreu na noite desta segunda-feira.

Enquanto os vaqueiros retornavam para casa as primeiras representações quadrilheiras começavam a se apresentar em Quixadá. Apesar do público modesto, não faltou animação. Afinal de contas, nas edições anteriores o festejo era realizado ali habitualmente a partir da quarta-feira, prenunciando as grandes atrações musicais. Quem esteve na praça elogiou a mudança e a estrutura de arquibancadas e camarotes, ainda mais organizados. Não choveu. Espectadores e brincantes esperam que a festa continue assim, com muita paz e segurança até a última noitada.


Enquanto bandas consagradas sobem o palço do São João na praça José de Barros devotos sobem os degraus da Igreja Matriz de Santo Antônio.

DICA
Melhor prevenir do que remediar

Quando você for aos festejos de Quixadá e Quixeramobim procure não usar jóias e nem celulares, principalmente no bolso de trás. Também é bom evitar registros fotográficos no meio da multidão, diante dos palcos. Oportunistas se aproveitam para tomar o que é seu. Outra dica importante é não portar documentos originais, uma cópia autenticada resolve o problema num momento de necessidade. Quanto às mais vaidosas, sapato de salto alto não é aconselhável. As mães que pretendam levar crianças, um crachá com o nome completo, endereço e telefone ajudam caso se percam na multidão.

Não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas evita aborrecimentos e riscos, principalmente para motoristas e motociclistas. Equipes do Detran e da Companhia de Patrulhamento Rodoviário vão intensificar a fiscalização nestes dias. Mas é bom lembrar que o trabalho vai ser realizado apenas nas ruas e avenidas, por isso é bom procurar um local seguro ao estacionar. Pedir mais atenção ao vigia ou flaneleiro não custa nada, embora uma boa gorjeta seja uma boa opção para evitar danos ou o furto do seu veículo. Pouco combustível, travas e alarmes também ajudam. Vagabundo detesta dificuldades na hora de agir.



Matéria extraída com adaptações do blog do Alex Pimentel

0 comentários:

Postar um comentário