terça-feira, 16 de junho de 2009

Janiela moradora da Serra do Cafundó em Choró, emocionou o Brasil no programa Profissão repórter


O Brasil se emocionou com o depoimento de uma criança de 12 anos moradora da Serra do Cafundó, município de Choró, Sertão Central do Ceará. Exibido pelo programa Profissão Repórter da TV Globo, sobre o comando do repórter e apresentador Caco Barcellos, na última terça-feira 09/06/2009. Com o tema Conheça os isolados do Brasil o programa denunciou brasileiros que vivem praticamente sem contato com outras comunidades. Sem água encanada e sem luz, 40 famílias vivem em Cafundó isolada.

As crianças de Cafundó, andam cerca de 10 km a pé para chegar à pequena escola da comunidade, relatam que tem que acordam 05h30min, em abril iniciou o ano letivo, as aulas acontecem em apenas três dias na Semana. A pequena Janiela emocionou com o seu jeito de nordestina, naquele dia a criança completou 12 anos de idade. A professora diz que a maioria das crianças não agüentam e desistem de estudar.

Caco um repórter experiente em fazer matérias emocionantes, praticamente não agüenta em andar 10 km a pé para chegar até o topo da serra. “O repórter brinca quando as crianças percebem que o mesmo estava muito suado. Foram duas horas e meia caminhando.

Tudo no Cafundó tem que ser carregado nos braços ou no lombo dos animais. Um senhor diz que vai fazer compras apenas uma vez por mês e afirma que não tem vontade de sair da serra.

A casa da família de Janiela é de taipa, não tem não banheiro, água enganada ou luz. Um posto de saúde fica a 24 km de da serra. Tudo é difícil para aquele povo.

Por coincidência no dia que a reportagem estava na casa da criança, a mesma completou 12 anos de idade. Para a surpresa do repórter apenas feijão representou o tradicional bolo de aniversário. Janiela fez 12 anos, ela não vai ter festa de aniversário porque sua mãe não tem condições. Caco pergunta a mãe de Janiela se ela já fez algum aniversário para os seus filhos e a mesma diz que nunca por que não tem condições financeira. Diz que compra algumas coisas quando recebe o bolsa família. A equipe do Profissão Repórter não resiste e canta parabéns para a garota.

Emocionados muitos brasileiros se manifestaram sobre a matéria. No site do programa, pessoas de todo o Brasil comentam a reportagem. Veja alguns dos mais de 300 comentários.

Bianca Chaves Campos:
"Estou chocada e perplexa com a sacolinha que a Janiele tem para levar a escola. Fora às duas horas de caminhada. Gostaria se alguém ler este comentário me passasse o endereço dela para eu mandar uns presentes, como uma mochila e material para ela estudar melhor, pelo menos ter um "animo” de ir ate a escola."

Allan Vieira:
"Fiquei muito emocionado pela vida difícil da Janiela, mas quero que ela um dia seja bem feliz e consiga realizar seus sonhos!"

João Antonio Perez Neto:
"Gostaria de saber como eles retiram o dinheiro do bolsa família e como fazer para depositar um dinheiro todo mês para eles, já que não devem ter conta.
Quantas famílias vivem na serra?
Vamos tentar ajudar todas.
Vocês fazem o melhor programa da Globo, parabéns"

Mariana:
"O programa exibido ontem me sensibilizou muito. Gostaria muito de saber como posso ajudá-los. A menina que nunca teve aniversário não conseguiu tira-la da minha cabeça. Aguardo uma resposta de como posso ajudá-los."

GLAUCIA RAQUEL:
“Gostaria de parabenizar a equipe pela brilhante reportagem sobre o cafundó na cidade de choro no ceara, moro em uma cidade vizinha em Quixadá e me emocionei com a simplicidade da menina. Obrigado pela reportagem.”

Débora Soares Figueiredo:
"Gostaria de saber como posso enviar alguma ajuda material para as pessoas do Cafundó, se o correio leva, ou algum outro órgão e se possível o endereço completo para fazê-lo. Grata"

Dirceu Domingues Junior:
"A garotinha Janiela, da Serra do Cafundó, me chamou a atenção pela dignidade com que leva a sua vida humilde e difícil.”

Ana Cléia:
Fiquei muito comovida com matéria sobre os isolados e em particular com a história de vida da menina do Ceará, a Janila. Gostaria de ajudar aquela família e as crianças que ainda estão estudando naquele local. Meu pai é cearense e teve uma vida muito difícil quando criança. Hoje graças a Deus, sou advogada, ele já está aposentado e podemos prestar auxílio a algumas pessoas. Se for possível, digam como ajudar essas crianças e em especial a família da Janila. Ela é muito falante e muito madura, mas ainda é uma criança e tem sonhos de criança. Fico pensando no seu potencial e infelizmente nas suas limitações. Quero ajudar de alguma forma. Como faço para enviar-lhes livros de leitura infantil, juvenil, brinquedos, roupas e até mesmo alimentos e medicamentos. Excelente reportagem sobre os isolados. Por favor, façam com que essa mensagem chegue às mãos do Caco Barcelos, pois ele viu as condições dessas crianças. Desde já agradeço,
Deus os abençoe.
Ana Cléia”

MARIA REGGIORI:
"Fiquei muito emocionada vendo a historia de vida daquela meninha do Cafundó.
Queria muito saber se tem uma maneira de mandar um presente para ela, sei que foi em abril,mas eu queria muito.me ajudem por favor.”


Caso alguém tenha o endereço completo e meios de entrar em contato com alguém da serra, o Portal de Noticias do Sertão Central se disponhe a passar maiores informações a todos que queiram ajudar. Por gentileza entrar em contato pelo e-mail portaldiariocentral@gmail.com telefones: 88 92684908 / 88110272, queremos comunicar a estas pessoas que se manifestaram a ajudar a garota.

Confira o programa na íntegra:
Primeiro Bloco:

Segundo Bloco


2 comentários:

  1. Sou de Curitiba e emocionado com a reportagem. Aprendi que governo, entidades publicas nao ajudarao os brasileiros de Cafundo, por isso estou parabenizando aos reporteres por irem tao longe mostrar a todos nos que temos que abrir o coracao e mandar ajuda a essa gente esquecida mas feliz. Nao devemos esperar que alguem faca alguma coisa nos e que devemos faze-lo. " Rapaz..."

    ResponderExcluir
  2. Estamos tentando entrar em contato com pessoas que moram na cidade de Choró para agilizar.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir