domingo, 21 de junho de 2009

Presidentes do PT Ilário Marques de volta ao páreo


A mudança na regra do PED deixou Ilário e Raimundinho inelegíveis, porém o diretório voltou a modificar o dispositivo

O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores modificou, em reunião ontem, em São Paulo, a redação do artigo 25 do regulamento do Processo de Eleição direta (PED) 2009, liberando para se candidatarem a presidente, os filiados que estão a mais de três mandatos nas executivas do partido. Com isso, os dirigentes cearenses, Raimundo Ângelo, do diretório municipal de Fortaleza, e Ilário Marques, presidente da executiva estadual, estão liberados para concorrer.

No início do mês, a comissão executiva nacional havia realizado a modificação no artigo 25 do PED, vetando a candidatura aos cargos, até mesmo o de presidente. A nova regra gerou, segundo o presidente estadual do partido, Ilário Marques, uma mobilização nacional dos diretórios estaduais e municipais em que diretores encontravam-se na mesma situação do PT cearense de não puderem concorrer.

Ilário esteve na reunião de ontem, oportunidade em que argüiu o próprio estatuto partidário. ´O artigo 31 do estatuto diferencia os cargos da executiva, que são eleitos indiretamente, e o de presidente, eleito pelo voto de todos os militantes. O presidente é outra interpretação´, disse o petista, ao destacar que a sua argumentação foi votada e aprovada pelo diretório nacional, a instância maior da agremiação.

Regra

O artigo 25 que havia sido alterado anteriormente sofreu novas modificações. O parágrafo primeiro passa a vigorar com a redação: ´será inelegível para cargos em comissões executivas, em qualquer nível, os filiados que tenham sido membros de uma mesma comissão executiva, por 3 (três) mandatos consecutivos´.

Foi excluído da redação, a função de presidente, ou seja, somente os membros das executivas estão submetidos à regra. Outra sugestão acatada pelo Diretório Nacional foi a inclusão de um artigo regulamentando a possibilidade de apenas uma reeleição consecutiva para os presidentes.

Matéria extraída do Diário do Nordeste com adaptações

0 comentários:

Postar um comentário