sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ceará x Quixadá abre o Cearense de 2009

A Federação Cearense de Futebol divulgou a tabela do primeiro turno do Campeonato Estadual de 2009 nesta quarta-feira. A abertura da competição será entre Ceará e Quixadá, dia 10 de janeiro (sábado), às 16h30, mas ainda em local indefinido.

O Alvinegro foi punido pelo TJDF-CE com a perda de um mando de campo pelos incidentes ocorridos durante a partida contra o Horizonte, no Estadual deste ano. Assim, a definição do local do jogo deverá ser divulgada logo após o encerramento da Série B do Brasileiro.

Já o atual bicampeão, o Fortaleza, estréia no dia seguinte assim como os outros oito participantes. O Tricolor recebe o Itapipoca, em sua casa, no Estádio Alcides Santos. O Ferroviário, outro grande da capital, enfrenta o Horizonte, na Vila Elzir Cabral.

O Icasa, vice-campeão nos últimos dois anos, também joga em seus domínios encarando o Boa Viagem. Os dois clubes que subiram este ano, Guarany e Maranguape, duelam em Sobral, no Estádio do Junco.

Sem poder contar ainda com o Estádio Presidente Vargas, a Federação Cearense de Futebol (FCF) colocou os jogos do Ceará, como mandante, no Castelão. O primeiro clássico do Estadual acontecerá no dia 18 de janeiro, com Ferroviário e Ceará. Já o Clássico-Rei, entre Fortaleza e Ceará, será realizado no dia 1º de fevereiro.

Vale lembrar que a fórmula de disputa será a mesma deste ano. São dois turnos. Tanto no primeiro, quanto no segundo, os quatro primeiros colocados se classificam e fazem as semifinais (ida e volta 1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores se enfrentam na final, também em dois jogos.

Os campeões dos turnos decidem o campeonato. Caso uma equipe vença as duas etapas, será declarado campeão antecipadamente.

No entanto, duas mudanças significativas aconteceram em relação a este ano. As decisões dos turnos e do campeonato poderão ser realizada no interior, desde que o time leve para um estádio com capacidade para mais de 10 mil pessoas.

A outra alteração é com relação ao rebaixamento. Apenas um clube sofrerá a queda para a Segunda Divisão no ano seguinte, enquanto três equipes subirão da Série B. Assim, o campeonato de 2010 terá 12 participantes.

Abaixo, confira a primeira rodada do Cearense 2009:

10/01/2009

Ceará x Quixadá -16h - (portões fechados ou fora da Capital)

11/01/2009

Fortaleza x Itapipoca - Estádio Alcides Santos -16h - Fortaleza

Ferroviário x Horizonte - Vila Olímpica Elzir Cabral -16h - Fortaleza

Icasa x Boa Viagem - Estádio Romeirão -16h - Juazeiro do Norte

Guarany (S) x Maranguape - Estádio Junco -16h - Sobral

0 comentários:

Postar um comentário