quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ilário Marques e Edi Leal ganham títulos de benfeitor quixadaense

A solenidade de entrega dos títulos de benfeitor quixadaense acontece na quinta, 28 de junho, às 9 da manhã, no plenário da Câmara. A homenagem ao ex-prefeito e atual procurador do município, Ilário Marques, foi propostas por todos os vereadores da bancada da situação. “Ilário é um dos mais importantes políticos de Quixadá da história recente”, explicou o líder do Governo na Câmara, Kleber Junior. Já o título de benfeitor quixadaense para a presidenta Edi Leal (PT) foi proposto pela vereadora Dadá Almeida (PT). “Edi representa o compromisso e a competência da mulher na política”, defendeu. Conheça mais sobre os homenageados:

- Ilário Marques: Iniciou sua vida estudantil, em 1968, na Escola Pública José Jucá. Concluindo seus estudos secundários no Colégio Estadual Cel. Vírgilio Távora também em Quixadá em 1976, mudou-se para Fortaleza para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará. Engajou-se no movimento estudantil, sendo eleito presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da UFC. Sua militância política teve continuidade com sua filiação no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1982. Atuou junto a diversos sindicatos rurais. Como conseqüência de sua militância, foi eleito em 1986, com apenas 25 anos, deputado estadual. Em seu primeiro mandato, foi membro da mesa diretora da Assembléia e atuando na Constituinte Estadual. Neste período, também exerceu a presidência regional do PT. Em 1992, foi eleito prefeito municipal de Quixadá, em substituição às tradicionais famílias políticas da região. Sua gestão foi marcada por investimentos sociais como a criação do Programa Saúde da Família e por iniciativas de geração de emprego e renda, reconhecidas pelo Prêmio Nacional da Fundação Ford. Em 1998, conquistou novo mandato no parlamento estadual, onde ocupou o cargo de terceiro secretário na mesa diretora e, novamente, retornou à chefia do Executivo quixadaense em 2001, sendo reeleito em 2004. Foi coordenador da campanha de Lula à presidência da república no Ceará. Durante viagem de helicóptero para realização campanha na região do Cariri sofreu acidente que o obrigou a pedir licença da prefeitura. Retorna ao cargo em 2007. Em dezembro de 2007 foi eleito para assumir a presidência regional do PT cearense para um mandato de dois anos.

- Edi Leal: é professora formada em pedagoga, especialista em Gestão da Educação. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a educação e a inclusão social. Assumiu a Secretaria da Educação do Município de Quixadá, no quadriênio 1993-1996, na primeira administração do prefeito Ilário Marques. No pleito eleitoral de 2004, foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), não assumindo a cadeira na Câmara Municipal, por retornar ao cargo de secretária da educação e desporto a convite do prefeito reeleito Ilário Marques. À frente da pasta, Edi implantou projetos exitosos e inovadores como Almoço na Escola, Férias na Escola, Descentralização dos Distritos Educacionais, Educação de Jovens e Adultos e Centro de Referência da Criança e Adolescente.

0 comentários:

Postar um comentário