sábado, 23 de maio de 2009

Rachel Marques diz que Interior enfrenta situação de calamidade


Embora o Legislativo Estadual já tenha constituído uma Comissão Especial para acompanhar os efeitos das chuvas, Rachel Marques ressaltou que é preciso mais atenção às conseqüências das enchentes. Em Choró, a deputada denunciou que, ao fazer a avaliação dos estragos, a Defesa Civil deixou de fora as áreas de assentamentos. O argumento é que não seria de competência da Defesa Civil atender a essas áreas. "Não deve haver esse tipo de discriminação. Temos que ter agilidade no atendimento de todos os cearenses que foram atingidos pelo excesso de chuvas", disse.

A parlamentar lembrou que o município do Sertão Central está de fora da lista de cidades contempladas pelos recursos que estão sendo liberados pelo Governo do Estado. Segundo ela, em Choró, além dos prejuízos nas plantações, animais foram arrastados e barragens romperam, "colocando as famílias numa situação bastante grave". "Temos que tomar providências urgentes", cobrou. Para Rachel, há a necessidade de se ampliar o número tanto do pessoal que atua remediando os problemas, como dos responsáveis por fazer os laudos das perdas, para que o Seguro Safra seja liberado em tempo hábil.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) elogiou a iniciativa do vice-presidente da Casa, A deputada Rachel Marques (PT) classificou, na sessão plenária desta quarta-feira (06/05) da Assembléia Legislativa, que os problemas ocasionados pelas enchentes provocadas pelo período chuvoso deixaram municípios do interior do Estado em situação de calamidade. A parlamentar petista alertou para o município de Choró, localizado no Sertão Central, onde a estimativa é que as perdas na agricultura cheguem a mais de 800 hectares do território plantado.

Deputado Gony Arruda (PSDB), de acionar clubes de futebol local para que arrecadem alimentos na entrada dos estádios antes das partidas. O tucano também destacou a articulação que o presidente do Legislativo estadual, deputado Domingos Filho (PMDB), está fazendo com outras as Assembléias do Nordeste para reivindicar socorro emergencial do Governo Federal.

Já o deputado Júlio César (PSDB) disse que essa é uma "questão de Estado, para a qual todos têm que procurar soluções". Ele lembrou ainda que o município de Uruburetama não aparece na relação de contemplados pelos recursos encaminhados pelo Executivo Estadual. Para ele, a situação de Uruburetama merece maior atenção.

Informações do site:
http://www.jusbrasil.com.br

0 comentários:

Postar um comentário