quarta-feira, 27 de maio de 2009

UFC campus Quixadá terá 100 novas vagas no vestibular

Do total, 860 vagas serão para os 19 novos cursos, enquanto o restante vai para cursos já existentes. Além disso, a universidade fará concurso para contratação de 170 professores efetivos

Este ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) irá ofertar 1.060 vagas a mais do que no vestibular passado, quando foram oferecidas 4.484. A maior parte das novas vagas - 860 - é para os 19 cursos que estão sendo criados, entre eles os de Engenharia de Petróleo, Biotecnologia, Fisioterapia e Cinema e Audiovisual. Notícia boa para os estudantes que pretendem cursar essas áreas e também para os que querem ensinar na universidade. É que para garantir o funcionamento desses novos cursos, que passam a existir em 2010, a instituição irá selecionar 170 professores efetivos. Os editais do concurso público já foram abertos e as inscrições podem ser feitas até 9 de junho próximo.

Dos 19 cursos que estão sendo criados, sete funcionarão no Interior e os 12 restantes na Capital. “Pensamos em cursos identificados com as políticas em desenvolvimento no Estado”, explica o reitor da UFC, Jesualdo Farias, citando como exemplos as áreas de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Ambiental e Gastronomia. Nove cursos já tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os outros dez devem ser avaliados em junho. O reitor garante que, até agosto, quando o edital do vestibular deve ser lançado, todos já estarão autorizados.

Doze cursos já existentes também terão suas vagas ampliadas no processo seletivo deste ano. Serão 200 novas vagas. Medicina, um dos cursos mais difíceis de ingressar, terá 10 a mais em cada um dos campus (Cariri, Fortaleza e Sobral). “É bom ter mais vaga porque o curso é muito concorrido. Vai facilitar mais o acesso”, comenta Marina Viana, 16, que está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende cursar Medicina.

A estudante Tayla Jéssica, 18, que está fazendo o pré-vestibular, comemorou a notícia de que novos cursos irão funcionar já em 2010. Ela iria se inscrever em Odontologia, mas está decidida a mudar para Fisioterapia. “Não tinha esse curso na UFC. Agora, vou poder fazer o que quero”.

Jesualdo Farias confirmou que, este ano, a universidade não irá aderir ao sistema unificado de seleção proposto pelo Ministério da Educação. O novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só deverá ser adotado no processo seletivo do próximo ano, mas isso ainda está sendo debatido.

SERVIÇO
> Os editais de concurso público para a seleção dos 170 professores efetivos da UFC estão disponíveis no site www.shr.ufc.br/editais.htm.

E-MAIS

> No ano passado, a UFC ofertou 4.484 vagas para os 74 cursos que atualmente funcionam na universidade. Este ano, esse número passará para 5.544.

> Atualmente, há cerca de 1.620 professores efetivos na UFC. Segundo o reitor Jesualdo Farias, há um projeto para reduzir quantidade de professores substitutos, atualmente de cerca de 320. A instituição deve realizar novo concurso, em 2010, para contratar 100 professores efetivos.

> Jesualdo Farias garante que a instituição estará preparada para receber os 1.060 alunos a mais em 2010. Além de contratar novos professores efetivos, há “mais de 50” obras em andamento nos campus da UFC, segundo o reitor. Ele afirma que os recursos para a instalação física e para a aquisição dos equipamentos necessários aos cursos estão garantidos. Ao todo, o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) disponibilizou R$ 243 milhões.

> No último dia 22, um grupo de estudantes da UFC tentou impedir a implementação de projetos político-pedagógicos (PPPs) para criação de novos cursos na instituição. A manifestação terminou em confronto entre estudantes e seguranças da UFC.

NOVAS VAGAS NO VESTIBULAR

NOVOS CURSOS

Em Fortaleza
> Artes Cênicas (licenciatura): 40
> Biotecnologia (bacharelado): 50
> Ciências Ambientais (bacharelado): 40
> Cinema e Audiovisual (bacharelado): 40
> Engenharia Ambiental (profissional): 40
> Engenharia de Energias Renováveis (profissional): 40
> Engenharia de Petróleo (profissional): 40
> Fisioterapia (profissional): 40
> Gastronomia (bacharelado): 40
> Letras/Espanhol (licenciatura): 50
> Letras/Inglês (licenciatura): 50
> Sistemas e Mídias Digitais (bacharelado): 60

No Cariri
> Comunicação Social/Jornalismo (bacharelado): 50
> Design de Produto (tecnólogo): 40
> Educação Musical (licenciatura): 40
> Engenharia de Materiais (profissional): 50

Em Quixadá
> Engenharia de software (bacharelado): 50
> Redes de Computadores (tecnólogo): 50

Em Sobral
> Finanças (bacharelado): 50

Total: 860

VAGAS AMPLIADAS NOS CURSOS JÁ EXISTENTES
> Administração (Cariri): 10
> Agronomia (Cariri): 10
> Biblioteconomia (Cariri): 10
> Ciências Biológicas (Fortaleza): 10
> Ciências Econômicas (Sobral): 10
> Engenharia Civil (Cariri): 10
> Medicina (Cariri): 10
> Medicina (Fortaleza): 10
> Medicina (Sobral): 10
> Educação Física (Fortaleza): 50
> Sistemas de Informação(Quixadá): 50
> Teleinformática/noturno(Fortaleza): 10

Total: 200

Informação do site do Jornal O Povo

0 comentários:

Postar um comentário