sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nova prova do ENEM acontece em 10 horas


Brasília. O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá neste ano 180 questões, divididas em quatro áreas de conhecimento. A previsão inicial era de que a prova tivesse 200 questões. Serão dois dias de exame, com dez horas no total. Até o ano passado, o aluno tinha cinco horas em um único dia para fazer a prova.

As definições sobre o Enem deste ano, já no novo formato definido pelo Ministério da Educação, foram publicadas ontem em portaria (nº 109) no ´Diário Oficial da União´. Pelas regras, a participação na prova também servirá como certificação de conclusão do ensino médio. Além de ser usado para a seleção do ProUni - programa que distribui bolsas de estudo a alunos carentes na rede particular de ensino superior -, o novo Enem vai substituir o vestibular de algumas universidades federais.

Pelo menos 22 das 55 já anunciaram que usarão o exame como forma única de ingresso dos vestibulandos. Outras 14 federais divulgaram que a nota do Enem será adotada em parte do processo seletivo. Podem prestar o exame alunos que estejam no terceiro ano do ensino médio e os que já concluíram os estudos em anos anteriores, além dos que cursaram a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração da prova, previa aplicar 200 questões, mas reduziu para 180.

´Recebemos muitas críticas com este modelo e consideramos que, ao excluir cinco questões de cada área, não perderíamos na análise do desempenho do estudante´, diz Reynaldo Fernandes, presidente do Inep. Porém, a alteração do número de questões não foi suficiente para que alunos e coordenadores de cursinhos considerassem o exame menos cansativo. Para o coordenador-geral do Anglo, Nicolau Marmo, o prazo continua apertado. ´Colocaram as duas provas de maior peso no mesmo dia. Pode ser que não haja tempo de o aluno fazer a redação´, diz.

A redação será aplicada no segundo dia de prova juntamente com 90 questões das áreas de linguagens e de matemática. Neste ano, o Inep estima receber cerca de 6 milhões de inscritos, 2 milhões a mais do que em 2008. O número está baseado na procura de estudantes da rede particular de ensino, interessados em concorrer às vagas.

As inscrições começam em 15 de junho e se encerram no dia 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internet, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br). Os estudantes de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Os alunos da rede privada terão de pagar R$ 35 reais.

Informação extraídas do Jornal Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário