sábado, 16 de maio de 2009

Planeta Voluntários- Porque ajudar faz bem!



"O que surpreende mais: o fato de vivermos em um mundo onde um quarto da população vive em estado de pobreza absoluta? ou o fato de pela primeira vez possuirmos a riqueza, a tecnologia e o conhecimento para criar um mundo livre da pobreza em menos de uma geração?"



Foi lançado no último dia 15 de maio, o Planeta Voluntários,o Maior Portal de Voluntariados do Brasil, com uma expectativa de cadastrar mais de 1 milhão de ONGs e instituições beneficentes, e do outro lado cadastrar mais de 10 milhões de voluntários.



Iniciativa:

O Planeta Voluntários é um site não governamental criada pelo empresário Marcio Aurélio Demari, da empresa Demari E Ferreira, sediada em Londrina, Paraná, no Brasil, com a visão de desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado, que levará o serviço voluntariado a auxiliar milhões de brasileiros e entidades que necessitam de todo tipo de ajuda; o site conta com um sofisticado banco de dados que cruza as informações dos voluntários com as instituições cadastradas.



Meta:

A meta é ser o elo entre as pessoas que desejam colocar suas habilidades e seu tempo à disposição de organizações não governamentais e as organizações que necessitam desses voluntários para prestar serviços de melhor qualidade para quem precisa.



Relatórios da miséria no Planeta:



Fome:

Todos os dias, mais de 850 milhões de pessoas vão se deitar com fome; dentre elas, 300 milhões são crianças. A cada cinco segundos, uma delas morre de fome. Todo ano no Planeta, morrem de fome cerca de 30 milhões de pessoas.



Água Potável:

Globalmente, ao longo das últimas décadas, a quantidade de água potável disponível tem diminuído dramaticamente.

Há 1,6 bilhão de Km³ de água no mundo, mas, o que podemos beber é menos de 1% disso...



A poluição das águas mata hoje 2,2 milhões de pessoas por ano; mais de 75 % da reserva mundial de peixes é sobre-explorada;



E o aumento no nível dos oceanos causado pelo aquecimento global pode deslocar dezenas de milhões de pessoas.

Em 20 anos, mais de 60% da população mundial sofrerão com a escassez de água. Também segundo a ONU, na atualidade, mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água tratada.



Saneamento:



Quatro em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso nem a uma simples latrina de fossa não asséptica, e são obrigadas a defecar a céu aberto.



Aproximadamente 2 em cada 10 pessoas – mais de 1 bilhão de pessoas – não têm nenhuma fonte de água potável segura.



80% das internações hospitalares no mundo são devidas a doenças transmitidas pela água. Como consequência, 3.900 crianças morrem diariamente em razão desta crise humanitária, totalmente evitável, porém silenciosa.



Habitação:

Atualmente, 900 milhões de pessoas vivem em assentamentos precários (favelas e áreas de risco) em todo o mundo.



A menos que a situação mude substancialmente, 1,5 bilhão de moradores de zonas urbanas serão favelados em 2020,o equivalente à população da China.



O Brasil terá 55 milhões de favelados,o que seria equivalente a 25% da população do país. Atualmente, quase 1 bilhão de pessoas – um sexto da população mundial – vivem em favelas.



Educação:

O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de analfabetos, e metade desse número está concentrada em menos de 10% dos municípios do país.



O planeta ainda conta com 780 milhões de analfabetos.



No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples.



Levando-se em conta o conceito de "analfabeto funcional", que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões.



Aids:

No ano passado a Aids matou 3 milhões de pessoas, e outros 4,1 milhões foram infectados - mais de 8.000 por dia, e a doença hoje infecta 40 milhões, dos quais 25 milhões vivem no continente africano. Além disso, a epidemia deixou órfãos 15 milhões de crianças,



Mais de 500 mil crianças nasceram com o HIV, o vírus causador da Aids, no ano passado. Entre elas, cerca de 20 mil crianças brasileiras.



O número de mulheres infectadas com vírus HIV aumentou em 44% no país nos últimos dez anos.



O uso de seringas contaminadas mata 1,3 milhão de pessoas por ano no mundo todo.



Somente no Brasil existe atualmente mais de meio milhão de pessoas contaminadas com o vírus da AIDS, mas elas não sabem disso.



Os números são alarmantes também em violência, mortalidade infantil, desemprego, desmatamento, poluição, entre outros.

Quando olha para o mundo nessa perspectiva, consegue perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?



Lançado o Desafio:



O desafio do mundo é uma chamada para a ação Global, uma busca por soluções de assuntos como a pobreza, a fome e a poluição, que são visíveis onde vivemos.



A pobreza afeta a vida de 20 milhões de brasileiros. Dentre eles, as crianças, que são perto de um terço do desenvolvimento do mundo. Precisamos alimentar o futuro, melhorar o acesso à educação, desenvolver oportunidades e transformar essa cruel realidade.



Doe uma porção do seu tempo para a caridade e faça parte do time para acabar com a pobreza. Descubra como você, sua empresa ou organização podem fazer a diferença.

Todos serão mais ricos sem a pobreza.



Vamos juntos restabelecer a esperança e resgatar a dignidade daqueles que as perderam na injustiça social.



Planeta Voluntários

www.planetavoluntarios.com.br

Porque ajudar faz bem

0 comentários:

Postar um comentário