quarta-feira, 25 de março de 2009

Semana da Árvore nos municípios de Quixeramobom e Crato


Municípios cearenses como Crato e Quixeramobim têm programações alusivas à Semana da Árvore

Crato. Com um plantio de uma baraúna, arvore símbolo da campanha, foi aberta nesse município, a Semana da Árvore, que continua até o dia 27. A solenidade de abertura foi realizada no Sítio Fundão, uma reserva ecológica, desapropriada pelo Governo do Estado e transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral, denominada “Parque Estadual Sítio Fundão”.

Localizado no sopé da serra Araripe, a três quilômetros do Centro da cidade, o Sítio Fundão é a mais importante reserva ecológica do Cariri. São 97 hectares de mata nativa, inclusive com espécies remanescentes da Mata Atlântica, que mantém uma das mais ricas biodiversidades da região. A área é abastecida com águas da fonte da Batateira, que nasce no sopé da Serra do Araripe.

O evento tem como objetivo, segundo o secretário do Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, despertar a consciência ecológica na população, além de estimular a preservação da natureza e informar sobre a importância das árvores. Durante a semana, serão realizadas blitze, caminhadas e trilhas em vários municípios do Estado, que contarão com a participação de diversas escolas, entidades públicas e sociedade civil.

Ontem, ocorreu um encontro com representações de segmentos religiosos para discutir ações compartilhadas na área ambiental. Houve apresentação da peça teatral “Os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar”, objetivando a construção compartilhada de ações sustentáveis na relação homem-natureza, com a distribuição de material informativo.

Hoje, equipes da Superintendência do Meio Ambiente do Estado (Semace), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais (Ibama) e da Prefeitura Municipal se deslocam para o Sítio Baixio das Palmeiras, a fim de pronunciar palestra sobre a água e a importância da mata ciliar. A visita será encerrada com o plantio de mudas.

Amanhã, a ação será desenvolvida no Lixão do Crato, com a arborização de parte da área em parceria com a indústria ceramista. A programação será encerrada na sexta-feira. No Centro Cultural do Araripe, com uma abordagem holística sobre o meio Ambiente. Assim como no Crato, diversos municípios cearenses estão com programação alusivas à comemoração da Semana da Árvore.

Em Quixeramobim, centenas de espécies regionais são plantadas nos canteiros de ruas e avenidas. Hoje, estudantes da rede pública visitarão o Horto Municipal. A mobilização ambiental promovida pela Prefeitura e Condema segue até a próxima sexta-feira. No encerramento da Semana da Árvore, centenas de voluntários irão arborizar uma das áreas mais belas da cidade, a Via Paisagística. Pretendem transformar o a área em um bosque.

Mais informações:

Secretaria do Meio Ambiente do Crato
(88) 3521.9400
Prefeitura de Quixeramobim
(88) 3441.1326

0 comentários:

Postar um comentário