quinta-feira, 12 de março de 2009

Prefeitura de Quixadá começa ações de combate a dengue


Com intuito de conscientizar a população, a Secretaria da Saúde de Quixadá começou a realizar ações de combate a dengue. Dentre as ações estão a mobilização através do projeto “É Jovem”; programa “Com a Saúde você Ganha”; implantação do Comitê Municipal de Combate a Dengue, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 13.

Além disso, no último dia 5 de março, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), aconteceu a “Oficina de Capacitação em Dengue Para imprensa Local”, evento direcionado aos radialistas e repórteres da cidade. Na ocasião a secretária de Saúde do Município, Valéria Nepomuceno, lembrou que o combate ao mosquito da dengue deve ser bastante divulgado e envolver toda a sociedade. “Com a oficina nós passamos a situação epidemiológica e entomológica em que se encontra o município de Quixadá hoje. Falamos das informações básicas de como se adquire a doença e de como evitá-la. Assim acreditamos que os radialistas passarão de uma forma mais correta informações a cerca da dengue”, afirmou a secretária.

Já os 50 garotos e garotas do “Projeto É Jovem” estão realizando visitas domiciliares, palestras em escolas e blitze educativas em ruas e estabelecimentos comerciais da cidade nas quartas e sextas-feiras para conscientizar a população quixadaense.

Outro fator importante no combate aos focos do Aedes Aegypti, em Quixadá, é a implantação do Comitê Municipal de Combate a Dengue, exigência do governo federal. Também já está em prática o programa “Com a Saúde você ganha”, onde quem evita focos do Aedes Aegypti participa de sorteio de prêmios. Desta forma, o poder público municipal e a sociedade civil colaboram para diminuição dos casos da doença na cidade. No ano passado, 647 pessoas foram acometidas pela dengue, sendo seis casos do tipo hemorrágico. Já neste ano nenhum caso foi registrado.

0 comentários:

Postar um comentário