terça-feira, 31 de março de 2009

Feclesc realiza Semana de Letras em Quixadá


Quixadá. Palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas temáticas e apresentações culturais. Até a próxima sexta-feira, o campus da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) estará de portas abertas para a difusão de conhecimentos no campo da Lingüística e Literatura. Professores e universitários recebem visitantes de todo o Sertão Central na VII Semana de Letras.

A abertura da programação aconteceu na noite de ontem, com lançamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas e participação de cordelistas, repentistas e cantadores da região. Mas as atividades em grupo, principalmente os minicursos tem início hoje pela manhã. Além dos acadêmicos da Feclesc, alunos de outras universidades, secundaristas e a comunidade poderão participar do evento.

Dentre as palestras mais aguardadas pelo público estão: “Além do Amor e das Flores - Primeiras Escritoras Cearenses”, com a doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cecília Cunha, e “Hegemonia e cultura em Gramsci”, com o pedagogo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (UFC), Thiago Chagas Oliveira.

Amanhã, a tarde será dedicada às oficinas temáticas. Dentre os temas propostos: “A nova reforma ortográfica”; “Produção literária”; “Tradução literária”; e também “Expressão corporal e danças circulares sagradas”.

Segundo o professor José Wellington Soares, coordenador do Curso de Letras, o tema trabalhado pela organização da Semana Universitária — “Linguagem, cultura e sociedade” — busca justamente a integração entre esses segmentos. Foi a forma encontrada para diminuir as barreiras entre o mundo acadêmico e quem se sente inibido em conhecê-lo.

A Orquestra Sinfônica Som das Carnaubeiras, de Limoeiro do Norte e os grupos de teatro “Os Balacobacos”, “Cotinha” se apresentam nos intervalos das atividades acadêmicas.

OPORTUNIDADE

"Essa é uma excelente oportunidade para multiplicarmos nossos conhecimentos"

Fernanda Kécia de Almeida
Professora de Latim

"Além da formação de educadores, a nossa universidade tem compromisso social"

Jorge Alberto Rodrigues
Diretor da Feclesc

Mais informações:

VII Semana de Letras da Feclesc, em Quixadá
(88) 9262 3600
E-mail: semanadeletras.feclesc@gmail.com

Fonte: diariodonordeste
Alex Pimentel

0 comentários:

Postar um comentário