quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SOLIDARIEADE AO POVO PALESTINO PAREM O GENOCIDIO E A LIMPEZA ÉTNICA EM GAZA!!

FEPAL - FEDERAÇÃO ÁRABE PALESTINA DO BRASIL


CONVOCAMOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS, OS MOVIMENTOS E ENTIDADES, AS AMIGAS E AMIGOS SOLIDÁRIOS COM O POVO PALESTINO PARA SOLENIDADE DE RENOVAÇÃO DO COMITÊ DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO NO ESTADO RIO GRANDE DO SUL E PARA MARCHA EM PROTESTO AOS MASSACRES CONTRA O POVO PALESTINO.

DIA 13 DE JANEIRO DE 2009– TERÇA-FEIRA – 10 HS

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO RS

APÓS UMA MARCHA PELO CENTRO DE PORTO ALEGRE




O Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, apresenta as bandeiras de sua luta:

1) A luta pela imediata retirada das tropas israelenses do território palestino;
2) O imediato reconhecimento do Estado Palestino;
3) O boicote aos produtos israelenses;("A idéia é não comprar produtos fabricados pelos sionistas, que hoje escondem o "made in Israel" para driblar a repulsa mundial, mas tem o código de barras iniciado com o número 0729".)
4) Rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Israel;
5) Não ao acordo Mercosul/Israel;
6) Responsabilização pelas atrocidades cometidas por Israel.

Entidades Participantes:Federação Árabe-Palestina do Brasil FEPAL, Centro Brasileiro de Defesa da Soberania dos Povos e Luta Pela Paz- CEBRAPAZ, , Sociedade Arabe Palestina do RS, Psol, PCdoB, PCB, PSTU, , Mov.Avançando Sindical, Juventude Avançando, Comitê pela Libertação da Palestina, União da Juventude Socialista, União da Juventude Comunista, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Sociedade Palestina, SEMAPI, CUT RS, CTB RS, CONLUTAS RS, OAB RS, SINDIPETRO RS, Associação Cultural José Martí, Associação de Médicos e Amigos de Cuba, Deputada Federal Manuela Dávila, Deputado Estadual Adão Villaverde, Vereadora Fernanda Melchiona, Gab. Marisa Formolo, Gab. Raul Carrion, Gab. Maria do Rosário, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, União das Associações de Moradores de Porto Alegre, Corrente Prestista, Clube de Cultura, Sindicato dos Assistentes Sociais.

QUIXADÁ - Prefeito e vereadores eleitos em Quixadá tomam posse hoje

O primeiro dia de 2009 será marcado por posses dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos para o pleito 2009-2012. A solenidade de posse dos vereadores acontece a partir de 9hs da manhã na Câmara Municipal de Quixadá. A sessão será presidida pelo vereador mais votado no ultimo pleito Ivan Benício (PT). Ele iniciará o processo de eleição da mesa diretora acolhendo as candidaturas. Em seguida, será realizada a votação. A chapa que obtiver a maioria simples dos votos toma posse imediatamente.


As 17hs será realizada uma missa de ação de graça pela posse, na Catedral Diocesana. As 19hs no Centro Administrativo de Quixadá, o prefeito eleito Rômulo Carneiro será empossado e nomeará seu secretariado.

Veja abaixo quem são os secretários da nova administração de Quixadá:

Almeida Viana – Superintendente do Departamento Municipal de Transito
Carlos Augusto Cavalcante – Secretário de Comunicação
Elano Bezezerra: Presidente da Empresa de Serviços Públicos de Quixadá
Erenir Lima (Capitão) – Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
Gardênia Moreira – Secretária de Administração
Gislane Granjeiro – Prseidente da Fundação de Geração, Emprego e Renda
Hernando Queiroz – Secretário jamentode Plan Finanças
Henrique Rabêlo – Chefe de Gabinete
Ilário Marques – Procurador do Município
Lígia Leão – Secretária de Educação
Jean Silva – Secretário de Juventude, Esporte e Mobilização Social
Joaquim Neto – Secretário de Meio Ambiente
Manoel Messias – Assessor Especial para Assuntos Políticos.
Nascimento Marques – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Paulo Estênio – Secretária de Infra-estrutura e Obras
Rosa Buriti – Secretária de Desenvolvimento Social
Sandra Venâncio – Presidente da Fundação Cultural Rachel de Queiroz
Valéria Nepomuceno - Secretária de Saúde

Quixadá: Réveillon para todos os gostos

Praças, clubes e hotéis. A festa da chegada do Ano Novo terá muitas opções no Sertão Central. As maiores cidades da região prometem muita animação e queima de fogos na chegada de 2009. Do Réveillon popular ao sofisticado café da manhã a dois, em luxuosas suítes, tem alternativa para todos os gostos.

Em Quixadá, o público poderá optar pela tradicional animação na Praça José de Barros, com show eletrônico, forró e espetáculo pirotécnico na Pedra do Cruzeiro, ou festas mais requintadas, nos hotéis Belas Artes e Pedra dos Ventos.

Os organizadores do Hotel Belas Artes prometem uma noite inesquecível no “Brasil Tropical” com orquestra de baile. Após a meia-noite, os músicos alegrarão os hóspedes com marchinhas de Carnaval. O Hotel Fazenda Pedra dos Ventos será transformado na “Las Vegas do Sertão”. A atração especial ficará por conta do cover de Elvis Presley.

Em Quixeramobim, a virada de ano será marcada apenas pelo show de fogos, logo após celebração ecumênica na Igreja Matriz de Santo Antônio. Em Boa Viagem, no Kolinas Clube, até a meia-noite, a cachaça será substituída pelo uísque, por conta da casa. Já na cidade de Mombaça, a festa acontece na Praça Irmãos Marcelo e Leonardo, a partir das 22 horas. Haverá show pirotécnico.

Mais informações:
Pref. de Quixadá: (88) 3412 3864
Pref. de Mombaça: (88) 9236.2691
Hotel Belas Artes: (88) 3412.0188
Hotel Pedra dos Ventos: (88) 3451.2028
Kolinas Clube: (88) 9956.9422

As usinas da Petrobras na Bahia e no Ceará produziram 8,8 milhões de litros de biodiesel em 2008

As usinas da Petrobras na Bahia e no Ceará produziram 8,8 milhões de litros de biodiesel em 2008

A Petrobras informou ontem que as usinas de biodiesel de Candeias (BA) e de Quixadá (CE) superaram suas metas de produção previstas para 2008.

Segundo a empresa, as duas unidades - operadas pela Petrobras Biocombustível - chegam ao final deste ano com uma produção total de 8,8 milhões de litros de biodiesel entregues ao mercado, ultrapassando os 8 milhões de litros vendidos nos dois leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) neste segundo semestre do ano.

As duas usinas iniciaram sua produção em outubro deste ano, marcando a entrada da Petrobras na produção comercial de biodiesel.

Recordes

Em três meses, Candeias e Quixadá entregaram, cada uma, 4,4 milhões de litros de biodiesel. A Usina de Candeias - a primeira que foi inaugurada, em 29 de julho passado - já iniciou a entrega antecipada do biodiesel vendido no 12º leilão, contratado para o 1º trimestre de 2009, segundo informou a Petrobras.

A empresa informa ainda que a sua terceira usina de biodiesel já está em fase de condicionamento operacional e deve iniciar produção em janeiro do próximo ano, no município de Montes Claros (MG).

De acordo com a Petrobras, juntas, as três usinas têm capacidade de produzir 170 milhões de litros de biodiesel por ano.

A primeira produção comercial de biodiesel comercializado no leilão da ANP foi entregue pela Petrobras em 3 de outubro deste ano. O carregamento, com 44,78 mil litros de biodiesel, saiu da Usina de Candeias, na Bahia.

Segundo a empresa, a Usina de Candeias tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.

Programa exploratório

A ANP decidiu estender o prazo para o programa exploratório de 27 blocos da Petrobras localizados nas bacias de Santos, Espírito Santo e Sergipe-Alagoas.

A estatal havia solicitado a prorrogação do prazo para 70 áreas, alegando dificuldades na obtenção de licença ambiental em algumas e falta de equipamentos para perfurar em outras devido ao aquecimento da demanda no setor de petróleo no período. Das 27 áreas beneficiadas com a medida, 22 terão prazo estendido por 18 meses a partir da liberação do Ibama, e cinco, por 24 meses a contar deste mês.

As demais áreas em que a Petrobras pleiteava um adiamento terão uma nova reavaliação por parte da área técnica da ANP dentro dos próximos 90 dias.

Todos os contratos de concessão tiveram seu prazo suspensos desde 23 de novembro quando foi feita a requisição. Entre os blocos com problemas, estão ainda concessões localizadas nas bacias de Santos, Campos, Sergipe-Alagoas, Pará-Maranhão, Amazonas, Jequitinhonha, Pelotas, Camamu-Almada, Ceará-Potiguar e Barreirinhas.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Instituto das Chuvas: Falsos profetas serão barrados em encontro

Organizadores do Encontro dos Profetas das Chuvas pretendem controlar acesso de participantes

Quixadá. A próxima edição do Encontro dos Profetas das Chuvas promete polêmica. Mudanças radicais estão previstas para as apresentações tradicionalmente realizadas no segundo sábado de janeiro, no entorno do Açude do Cedro, em Quixadá. Diferente dos últimos encontros, os profetas estreantes serão avaliados antes da exposição de seus prognósticos. Os organizadores pretendem evitar a participação de “exibicionistas” e assegurar a credibilidade do evento que, em 2009, chega a sua 13ª apresentação.

Um dos criadores do encontro, o comerciante João Soares, resolveu fundar um órgão para sua realização, o Instituto de Pesquisas de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central. Por meio dele serão estabelecidos os critérios de acesso dos futuros participantes. Ele explica que o nome está relacionado aos cantadores de viola, repentistas, porque desde 2007 eles prenunciam o sarau diurno dos profetas das chuvas, no “Encanta Quixadá”. Alguns, inclusive, têm o dom da observação e arriscam seus palpites no dia seguinte às disputas de viola.

Quanto aos pretensos participantes, uma junta formada por profetas renomados avaliará os candidatos. Deverão dar provas de conhecimento dos princípios básicos utilizados no diagnóstico do período invernoso no Sertão do Ceará. As avaliações considerarão os dados colhidos ao longo desses 12 anos de encontros. Assegurados no evento, programado para o próximo dia 10 de janeiro, estão 20 da lista de 27 relacionados na última apresentação. Os nomes dos “falsos profetas” não foram divulgados.

Na opinião de Antônio Lima, um dos mais respeitados do grupo, são poucos os cientistas populares a conhecerem os verdadeiros sinais da natureza e deles conseguirem extrair as previsões climatológicas de interesse do sertanejo. Confessa que estava disposto a desistir. Com o estabelecimento de critérios e a eliminação de quem tem brincado com a sabedoria popular, participará satisfeito. Elogia a criação do Instituto, mas não entende o nome tão extenso e sugere: Instituto das Chuvas e Poetas do Sertão.

Para Soares, a carência econômica é o principal motivo da criação do Instituto. Acredita na oficialização da entidade como alternativa para a captação de recursos. Agora será possível firmar parcerias com patrocinadores, desenvolver atividades culturais e aprimorar os estudos dos observadores da natureza. “Nossos profetas e cantadores precisam de auxílio. Alguns estão doentes. Necessitam de cuidados. Outros não têm sequer uma viola para suas apresentações. É necessário fazer algo por eles”.

Os cantadores de Quixadá recebem a novidade com bons olhos. Esperam o fortalecimento da categoria e amparo para quem se dedica exclusivamente à poesia popular de versos improvisados ao toque da viola. Entretanto, há quem veja a iniciativa com cautela. O repentista João de Oliveira se refere à outras associações criadas na cidade com o propósito de valorizar a cantoria. Não resistiram ao descaso dos órgãos governamentais e a falta de apoio do setor empresarial. Se hoje sobrevivem é graças ao apoio de poucos admiradores e o espaço cedido nas emissoras mais antigas da região.

Alex Pimentel
Colaborador


SAIBA MAIS

Criação
O Encontro dos Profetas das Chuvas foi criado em 1996 pelo comerciante e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá, João Soares de Freitas, e pelo engenheiro químico da Cagece, Hélder dos Santos Cortez. No início era realizado no auditório da CDL. Nos últimos anos ganhou destaque na mídia e um número maior de participantes, passando a ter como palco o antigo Clube dos Agrônomos, ao lado do Açude do Cedro

“Encanta Quixadá”
Nos últimos dois anos, João Soares incluiu na programação o ´Encanta Quixadá´, reunindo repentistas da região no Centro Cultural Rachel de Queiroz. Ali entoam com suas violas temas relacionados à natureza e as previsões anunciadas na manhã seguinte. O espaço é aberto ao público. A cada ano está atraindo um número maior de admiradores, principalmente de jornalistas de outros Estados e até do exterior

O QUE ELES PENSAM

Preservar hábitos nordestinos

"Essa foi a maneira que encontramos na luta pela preservação de dois importantes hábitos da nossa gente. A ciência popular e a cantoria correm o risco de agonizar diante do descrédito e do esquecimento se não fizermos algo por elas. Embora pareçam costumes simples, na realidade, carregam a essência cultural e poética da nossa gente. Nós esperamos que todos entendam e, principalmente, colaborem para a manutenção da nossa identidade".
João Soares
Presidente do Instituto

"Levamos a sério os nossos estudos. Somente quem tem de enfrentar a fome e a sede, por conta da seca, é capaz de entender a importância das nossas previsões. São muitos os que depositam suas esperanças no que encontramos nos sinais da natureza. Se aceitamos expor nossos conhecimentos é porque temos o propósito de ajudar a quem depende da sorte que o tempo nos reserva a cada ano. E até mesmo quando vem tempo ruim, devemos fazê-lo com habilidade".
Antônio Lima
Profeta da chuva

"De alguma forma nossos violeiros estão associados aos sabedores do tempo. Com certeza temos a nossa importância no cotidiano deles. Se para uns nossas cantorias não têm valor, para muitos representam o estímulo no início da luta na lavoura e o alívio depois de uma exaustiva jornada de trabalho diante de sol a pique. Sensibilidade assim só é capaz de sentir o verdadeiro caboclo, a se orgulhar de suas raízes. Comparo essa relação à fábula da cigarra e a formiga".
João de Oliveira
Repentista

Mais informações:
Instituto de Pesquisas de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central
(88) 3445.0020
E-mail: josoaresdefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

QUIXADÁ - Vereadores encerram a legislatura de 2004 a 2008

A última sessão da legislatura de 2004 a 2008 foi marcada por despedidas. Os vereadores Ticão (PSDB), Ita Ventura (DEM) e Neuton Holanda (PV) que não conseguiram se reeleger fizeram pronunciamentos de agradecimento. “Não é o meu primeiro mandato nessa casa. Eu só posso dizer que eu aprendi muito com todos que estiveram aqui durante esses quatro anos”, disse Ticão. Já Ita desejou que a casa continue como um centro de debate e representatividade da população quixadaense.

“Eu só tenho a agradecer a todos os colegas que estiveram ao meu lado e a todos que confiaram em mim nas eleições deste ano”, disse ele. Neuton, por sua vez, despediu-se com a esperança de voltar ao parlamento em 2012. “Durante os poucos meses que passei aqui nessa casa, fiz o possível para representar as dificuldades que a sociedade quixadaense enfrenta. Infelizmente não consegui me reeleger nessa legislatura, mesmo assim agradeço a todos que depositaram em mim seu voto de confiança”, afirmou.
No encerramento da última sessão, o presidente Airton Buriti que também não retorna à próxima legislatura porque foi eleito vice-prefeito fez uma reflexão sobre o poder legislativo. “Durante toda minha experiência no poder legislativo, percebi a grandiosidade e a importância que o papel de vereador tem para a vida de milhares de pessoas. O vereador e o legislativo são peças fundamentais na construção do Estado de Direito e acima de tudo democrático, que têm por finalidade a integridade e o progresso de nossa sociedade. Foi uma honra ter presidido essa casa durante esses dois anos e acredito que grandes avanços foram alcançados com o propósito de aproximar a população quixadaense desse centro não somente de decisões, votações, mas principalmente de debate. Eu agradeço a todos que estiveram junto de mim durante essa jornada e acredito que um dia eu ainda irei voltar para essa nobre casa como vereador”, ressaltou. Logo após, ele declarou encerrada a sessão e a legislatura.





Postada:Gomes Silveira
Radialista:Registro Profissional 3743 Matricula 6185
Fonte:www.centraldenoticias.org

Aprenda a proteger os dados no computador


Não é preciso ser um banqueiro investigado pela polícia para encontrar motivos para criptografar os dados do seu PC


Há cinco meses, a Polícia Federal tenta, sem sucesso, acessar o disco rígido (HD) de um computador apreendido em um apartamento do banqueiro Daniel Dantas. A dificuldade se dá porque o dispositivo encontra-se criptografado. Mesmo não sendo dos mais sofisticados, o artifício – uma ‘‘chave’’ de 128 bits – usado pelo banqueiro conseguiu cumprir sua missão: proteger os dados do PC de acessos indesejáveis. Você não precisa ser um banqueiro investigado pela polícia para ter a necessidade de proteger as informações contidas no seu computador. Proprietários de PCs que desejam mais privacidade, ou usuários de notebooks, que estão mais vulneráveis a assaltos ou à perda do equipamento, podem precisar do sigilo das informações e projetos empresariais contidos na máquina, por exemplo.

As soluções para quem busca essa privacidade para o conteúdo do PC vão desde as mais simples – como o uso de senhas para o acesso ao Windows ou a arquivos individuais – até as mais complexas. ‘‘Na internet de maneira gratuita e livre qualquer usuário pode ter acesso a aplicações que permitem encriptar arquivos ou e-mails com chaves de até 1024 bits, muito maior que o utilizado pelo banqueiro (Daniel Dantas)’’, diz o perito em computação forense Marcos Monteiro.

A técnica usada, a criptografia, consiste no uso de programas que fazem o embaralhamento dos bits a partir de uma ‘‘chave’’. Uma chave é uma outra informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Na codificação, uma chave determina a transformação do texto puro em texto cifrado, ou vice-versa. Num e-mail criptografado, mesmo que alguém consiga interceptar a mensagem, os dados estarão embaralhados e não terão nenhuma utilidade para quem não tiver a chave. Criptografias de 256 bits, por exemplo, são feitas com uma combinação de dígitos que levaria 10 milhões de anos para ser decifrada, mesmo se houvesse 10 mil PCs tentando ininterruptamente.

O Windows oferece o recurso de proteger o acesso ao sistema de cada usuário com senhas. Os documentos do Office também contam com recurso semelhante. Mas Marcos Monteiro alerta que os recursos do Windows são fáceis de burlar. ‘‘Basta inicializar o computador com um CD do Linux que você tem acesso aos arquivos’’, diz.

A Microsoft também oferece gratuitamente o programa Microsoft Private Folder, uma ferramenta de criptografia de arquivos para uso pessoal. O programa cria uma pasta onde o usuário guarda os arquivos cifrados e, para abri-la e decifrar os arquivos, é preciso digitar uma senha. O software pode ser baixado no site privatefolder.notlong.com.

Uma solução mais completa, também gratuita, é o pacote de programas Vaultlet Suite, que cuida não só da criptografia de arquivos, mas também dos e-mails enviados pelo usuário. O aplicativo Password Valet, que faz parte do pacote, também criptografa qualquer tipo de arquivo (não somente de texto). O Vaultlet Suite pode ser obtido no site vaultlet.notlong.com.

Existem também programas que, ao invés de bloquear o acesso a pastas e a arquivos, protegem todo o disco rígido do usuário. Um destes aplicativos é o Cryptic Disk (crypticdisk.notlong.com), que utiliza o algoritmo padrão AES 256-bit. No entanto, segundo o especialista Marcos Monteiro, para o usuário doméstico que tem apenas um HD instalado no PC, essa alternativa não se torna prática no dia-a-dia, pois há uma queda no desempenho da máquina ao acessar constantemente os dados do disco criptografado. Uma melhor opção é criar discos virtuais criptografados, que protegem os arquivos colocados neles. Entre os programas para este fim, está o FreeOTFE (freeotfe.notlong.com), que oferece diferentes algoritmos de codificação, como AES (256 bits), Twofish (256 bits), Blowfish (448 bits) e Serpent (256 bits).

FIQUE POR DENTRO

Programa protege dados digitados em sites

Uma boa dica para usuários que se preocupam com a segurança dos dados pessoais que digitam em sites de bancos e lojas online é o programa KeyScrambler Personal. O aplicativo, que funciona aliado aos navegadores Internet Explorer e Firefox, detecta os campos de digitação em sites que requerem segurança como as áreas de login e senha de uma página e criptografa em tempo real tudo que é digitado pelo usuário. Esta solução é muito útil contra os keyloggers (os vírus que capturam tudo que é digitado no computador infectado). Para baixar o Key Scrambler, acesse http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld43377.htm.

Fonte: Diario do Nordeste

domingo, 28 de dezembro de 2008

JÁ RECEBEM SALÁRIO: Câmara empossa suplentes em pleno recesso

Cada deputado tem R$ 16 mil de salário, além de R$ 15 mil de verba indenizatória e R$ 60 mil para pagar servidores

Brasília. Um total de 18 novos deputados assumem o mandato parlamentar definitivamente, a partir do dia 6 de janeiro. Eles ocuparão vagas deixadas por deputados que foram eleitos prefeitos em outubro passado e vão assumir o cargo em 1º de janeiro. Dos 87 parlamentares que disputaram as eleições municipais deste ano, 16 foram eleitos prefeitos e dois, vice-prefeitos.

Mesmo com o Congresso Nacional em recesso parlamentar até 1º de fevereiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou para 6 de janeiro a posse dos novos parlamentares, que vão receber o salário de janeiro, proporcional aos dias em que estiverem no mandato, mesmo sem estar trabalhando em Brasília.

O salário de deputado é de pouco mais de R$ 16 mil. Ele tem direito também a uma verba indenizatória de R$ 15 mil por mês, além de moradia ou auxílio-moradia, passagens aéreas e verba de gabinete de R$ 60 mil para contratação de servidores para seus gabinetes.

Dos 16 deputados que saíram vencedores em outubro, apenas Jusmari Oliveira (PR-BA), eleita prefeita de Barreiras, renunciou ao mandato no dia 12 de dezembro e seu suplente, Márcio Carlos Marinho (PR), assumiu o mandato parlamentar no dia 16. Doze já encaminharam os ofícios, que serão publicados em janeiro. Os suplentes serão, então, convocados. Os eleitos vice-prefeitos – Frank Aguiar (PTB-SP), em São Bernardo do Campo, e Carlos Souza (PP-AM), em Manaus – ainda não encaminharam o ofício. Os eleitos são: Benedito Sá (PSB-PI), Sebastião Madeira (PSDB-MA), Renildo Calheiros, Cristiano Matheus (PMDB-AL), Guilherme Menezes (PT-BA), Jusmari Oliveira (PR-BA), Maria do Carmo Lara (PT-MG), Silvio Peccioli (DEM-SP), Reinaldo Nogueira (PDT-SP), Sandro Matos (PR-RJ), Djalma Berger (PSB-SC), César Shirmer (PMDB-RS), Tarcísio Zimmermann (PT-RS), Carlito Merss (PT-SC), Frank Aguiar (PTB-SP), Custódio Mattos (PSDB-MG), Neucimar Fraga (PR-ES), além de Carlos Souza (PP-AM).

sábado, 27 de dezembro de 2008

QUIXADÁ - Solenidade de posse de Prefeito e Vice,Vereadores e Secretários Municipais

O Presidente da Câmara Municipal de Quixadá vereador Airton Buriti Lima, o Prefeito Municipal de Quixadá, José Ilário Gonçalves Marques e o Prefeito eleito Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro, convidam a toda população para à se fazer presente às solenidades que realizar-se-ão em 1º. De janeiro de 2009. A programação está assim definida:


Posse dos Senhores Vereadores e Vereadoras – Horário: 19h. na Câmara Municipal de Quixadá;


Missa em Ação de Graça – Horário: 17h. Catedral Diocesana Jesus, Maria e José;


Solenidade de Posse do Prefeito e Vice Prefeito para a Gestão 2009/2012 – Horário: 18h. – Câmara de Vereadores de Quixadá;


Solenidade de Transmissão de Cargo – Horário: 19h. – Centro Administrativo Financeiro;


Posse do Senhores e Senhoras Secretários (as) Municipais 2009/2012 – Horário: 19:30m. – Pátio do Centro Administrativo-Financeiro.


Sem dúvidas, será bastante concorrida cada solenidade, haja vista que além de muitas autoridades a nível estadual e regional, que estarão presente, será um momento histórico para Quixadá. Primeiro por que é a primeira vez que um prefeito após governar Quixadá por dois mandatos seguidos, faz a transição do cargo para outro prefeito. Depois, o fato de que Quixadá pela terceira vez consecutiva será administrada pelo PT – Partido dos Trabalhadores, no caso o Perfeito Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro.




Matéria Publicada: Gomes Silveira
Radialista:Registro Profissional 3743 Matricula 6185
Fonte: www.centraldenoticias.org

TRISTE ESTATÍSTICA: Violência contra a mulher faz a 82ª vítima no Estado

A vítima mais recente foi uma diarista de 38 anos. Ela foi vítima de violência sexual e, em seguida, estrangulada

Já passa de 80 o número de mulheres assassinadas no Ceará, este ano. Ao todo, são 82 casos, muitos deles com requintes de crueldade que deixaram marcas não só na vítima, mas em toda a sua família. Intolerância, ciúme, possessão e agressividade são os sentimentos e reações que têm feito os crimes passionais figurarem como um dos principais alimentadores das estatísticas da violência contra a mulher.

O caso mais recente foi o da diarista Maria Moura de Andrade, que tinha 38 anos. Ela foi encontrada morta no início da manhã de ontem, num terreno baldio da localidade de Barrocão, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

A vítima estava despida e apresentava sinais de espancamento e estrangulamento. Também há indícios de que a mulher tenha sofrido violência sexual antes de ser morta. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Fortaleza, para a realização de exames que apontarão a causa real do óbito.

De acordo com informações de familiares da vítima, Maria Moura foi vista pela última vez na noite de quinta-feira (25), em um bar na localidade Parque Dom Pedro, também em Itaitinga. Na ocasião, a diarista estava na companhia de um homem identificado apenas como ´Gilson´, que vinha assediando-a há tempos para que mantivessem um relacionamento amoroso. Os dois teriam deixado o bar juntos. Assim, ´Gilson´ tornou-se, para a Polícia, o principal suspeito do crime.

A mãe da diarista, a aposentada Francisca Moura de Andrade estava passando o Natal na casa da filha, no Barrocão. Ela notou a ausência de Maria Moura no início da manhã de ontem e saiu para procurá-la. Já nas proximidades do terreno baldio, onde o corpo da filha foi encontrado, a aposentada achou as roupas que ela usava quando saiu de casa no dia anterior. Nervosa, a idosa pediu ajuda para encontrar a filha.

O corpo da diarista foi achado logo em seguida, despido e com marcas de violência. A diarista Maria Moura de Andrade era viúva e tinha sete filhos, todos menores. Ela sustentava os filhos com o dinheiro de faxinas em residências e com a pensão pela viuvez. Agora, as crianças serão criadas pela avó, que sobrevive com a ajuda dos filhos e de uma aposentadoria no valor de um salário mínimo.

Outros familiares da vítima creditam a autoria do bárbaro crime a ´Gilson´. ´Ele vivia atrás da Maria, mas ela não queria nada com ele porque era apaixonada por outro homem. Não sei porque ela resolveu sair com ele´, disse uma parente da diarista, que não quis se identificar. O caso será investigado pela Delegacia Metropolitana de Itaitinga (DMI), cujo titular é o delegado Francisco Sidney Furtado Ribeiro.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

EXCLUSIVO: Processo de GM Vectra da explosão que matou 4 no Brasil vai ter que sair na Mídia

Deveria ser no mínimo um escândalo nacional, mas a General Motors esconde e a mídia omite, pois não quer perder os anúncios milionários de novos carros da GM. Só por estar em Cuiabá é que fiquei sabendo que a juíza da 9º Vara, Amini Haddad Campos, decidiu que o caso de um Vectra que explodiu em 1999 e matou carbonizadas quatro pessoas tem que ser divulgado pela multinacional. A GM tem 15 dias pra recorrer mas se perder terá que divulgar o caso por 30 dias nos principais meios de comunicação do Brasil. Essa é a segunda punição para a empresa e para a seguradora Ace S/A. A primeira punição foi o pagamento de indenização de 6 milhões ( em sentença divulgada no inicio desse mês) que beneficia parentes de 12 vítimas. O acidente ocorreu perto de Barra do Garças quando o Vectra em que viajavam quatro passageiros explodiu e matou quatro pessoas , inclusive dois idosos. Todos de Cuiabá. O laudo assinado por um engenheiro mecânico, que comandou a perícia do Vectra, constatou que o veículo foi incendiado depois de uma explosão causada por falha no sistema de bomba do combustível do carro. Muito triste tudo isso. Ao mesmo tempo é bom viajar pelo país para verificar como episódios graves como esse passam despercebidos da grande mídia. Bom verificar isso e melhor ainda poder denunciar por esse modesto blog absurdo como esse. Lógico, que a GM não tem o menor interesse em alardear essa tragédia. Mas a empresa não deve explicações à família enlutada e a todos os seus consumidores? O que houve com esse Vectra?

Veja íntegra:
Processo de GM Vectra da explosão que matou 4 no Brasil vai ter que ser no Media - Julho/2008

Juiz brasileiro, Amini Haddad Campos, estabilished esta semana uma outra punição para a General Motors Company e Ace Insurance Company, SA, sobre a explosão do Vectra tragédia ocorreu em 1999, queimando 4 pessoas levando a morte. Além da indenização em R $ 6 milhões, o fabricante terá de mostrar-se o caso na mídia.

Segundo a advogada Margareth Paiva, a segunda decisão é resultado do expediente da família da vítima, que entrou com uma declaração da carga, o que é utilizado para evitar Justiça contratação ou omissões. "Nesse caso, a família entendeu que eram omissão do juiz sobre o dinheiro correção, os impostos, o envio ao Ministério Público (MP) e anúncio em todos os clientes", disse ela.
A frase diz: "Devido a muitos interesses resultantes de declarações realizadas nesses casos, nós condenamos General Motors na mídia massiva, a obrigação de avisar os clientes anúncio para até 30 dias, contados da data sentença condenatória.

Segundo a pesquisa assinada pelo Engenheiro Mecânico e Segurança, Durval Botolelo, que lideram o experiências em 1999 GM Vectra, que queimou e levou uma explosão causada por uma falha no carro do sistema de combustível. Antonio Salvino Pedemonte de Araújo (49), e os pais dele, Heronides de Aquino Araújo (89) e Ítala Pedemonte Araújo (86), e também o parentes' enfermeira, Maria Dometila Gusmão (57) foram mortos queimados no acidente.

GM Vectra conduzido por Antonio, deixou Cuiabá (Brasil) para Barra do Garças, cerca de 7. Após uma parada em Primavera do Leste, Edda Pedemonte Araujo, que também estava no carro, com a intenção de proporcionate mais conforto mudar seu lugar para o outro carro da família, que foi na sequência da primeira. Nesse momento, ela tinha anarrow escapo da morte.

50 milhas antes de chegar em Barra do Garças, o carro bursted em flames. O condutor, com o seu corpo em chamas, wouldt hrown-se fora do carro, ainda em circulação, porque o corpo foi encontrado 50 metros longe do carro. Sua mãe, Ítala Pedemonte, também veio para a esquerda do carro, mas ela morreu carbonizada na estrada. Edda Pedemonte, estava no carro atrás deles, todos assistiram o horror cena e até hoje vive pelo efeito da medicação.

A General Motors ainda podem recorrer da decisão, mas o advogado que atua em Mato Grosso, Oswaldo Pereira Cardoso Filho, disse que não daria nenhuma outra informação sobre o caso.

Maioria dos carros vendidos nos últimos dois anos teve problemas "Mais da metade dos veículos vendidos nos últimos dois anos no Brasil, entre nacionais e importados, apresentou algum defeito de fabricação e foi objeto de recall (convocação do fabricante para reparo ou troca da peça defeituosa). Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostram que de janeiro de 2000 a julho de 2002, foram vendidos no país 3.809.700 veículos. O Ministério da Justiça, que acompanha as convocações, registra 2.195.496 veículos que passaram por recall em igual período, conforme mostra quadro na página ao lado. Isso significa que pelo menos 57,63% dos veículos vendidos saíram da fábrica com problemas, geralmente em itens de segurança, como sistema de freios, air bags, mangueiras de combustível, pneus, entre outros..."

SOS ESTRADAS: http://www.estradas.com.br:80/new/noticias/materia.asp?id=49702

Por Fernanda Fernandes
Colaboradora do blog
Cuiabá

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Quixadá luta para ficar na Primeira Divisão Estadual

Resistindo às dificuldades econômicas, o Canarinho do Sertão luta para permanecer na Primeira Divisão

No início desta temporada o “Canarinho do Sertão”, como o Quixadá Futebol Clube é carinhosamente conhecido por sua torcida, está apostando na retranca para garantir boa estréia no campeonato cearense. O time volta a enfrentar dificuldades financeiras para permanecer na Primeira Divisão.

O presidente do clube, Valmir Araújo, já acertou a renovação dos contratos dos atletas que atuam na linha de defesa. Ainda trabalha a contratação de novos jogadores, mas a base do time que disputou a última temporada está praticamente mantida, com sacrifício.

Certo mesmo está a permanência do goleiro Genivaldo, dos zagueiros Roberto e Lopes, do meia Mimi e do atacante Juninho. O volante Robertinho e o lateral-direito Breno estão entre as novas contratações. O maior problema, entretanto, está sendo enfrentado pelo clube fora do campo. O Abilhão ainda não foi vistoriado pela comissão da Federação Cearense de Futebol (FCF) e Corpo de Bombeiros. A inspeção já foi adiada duas vezes. O gramado é considerado regular, mas precisa de cuidados.

Estrutura

A estrutura de concreto causa mais preocupação. Os vestiários também precisam de cuidados. A negociação dos recursos com a Prefeitura de Quixadá, para a recuperação do estádio e apoio ao time ainda não havia sido firmada até o fim da tarde de ontem. A presidência ainda busca patrocinadores para o Estadual. Desde a sua fundação, em 1965, no dia do aniversário do município, a história do Quixadá é de luta. Teve acesso à Primeira Divisão em 1967, quando se sagrou campeão da segundona. No ano anterior, os amigos José Abílio, Osmar Nobre, José Baquit, Sátiro Hernane e Albuquerque Lima, apaixonados pelo esporte, resolveram unir forças e formar uma equipe para disputar o intermunicipal. O esforço valeu. O ‘‘Canarinho do Sertão’’ conquistou a competição e passou a disputar também o título estadual.

SITUAÇÃO QUE PREOCUPA
‘Quixinha’ ainda está sem técnico

O Quixadá está sem técnico. Paulo Maurício não acertou a permanência e há 10 dias, o time vem sendo treinado pelo preparador físico, Sérgio Bahia. Isso mostra a luta do time para continuar mantendo viva a paixão pelo futebol. O Quixadá permaneceu na elite do futebol alencarino por 14 anos. Em 1981, uma crise econômica forçou a seleção sertaneja a pedir licença à Federação Cearense de Futebol. Em 2001 foi rebaixado para a divisão de acesso, onde permaneceu no ano seguinte. Desde então tem se segurando entre os melhores do Estado.

De lá para cá já passaram 41 anos. Chegou apenas uma vez a um quadrangular decisivo na elite do futebol local. Mesmo assim, a paixão pelo clube é intensa. Tem até torcida organizada. Entretanto, a história mais interessante do clube vem dos bastidores. Começa com a fortuna gasta pelo seu mais fervoroso torcedor, José Antônio Abílio de Lima. No fim da década de 70 o então presidente do Quixadá ganhou aproximadamente Cr 4 milhões na loteria esportiva. Gastou quase tudo com a sua maior paixão, seu time do coração. O máximo que a dedicação lhe rendeu foi o nome do estádio municipal, o Abilhão, que antes, havia mudado seis vezes de nome.

ALEX PIMENTEL
Repórter
Diario do Nordeste

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Lula é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo revista


Levantamento foi feito pela revista americana ‘Newsweek’.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em 18º Lugar na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo, segundo um levantamento realizado pela revista americana “Newsweek”.

O primeiro colocado no ranking da publicação é o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, seguido pelo presidente chinês Hu Jintao , e pelo presidente francês Nicolas Sarkozy.


“O estudo sobre o poder não é somente para divertir, mas também para iluminar”, diz a revista antes de divulgar a lista dos top 50.


Foto: Hugh Gentry/Reuters O presidente eleito dos EUA Barack Obama joga golfe no Havaí, em foto de 21 de dezembro de 2008 (Foto: Hugh Gentry/Reuters)Uma posição à frente de Lula está Sonia Gandhi, a presidente do governante Partido do Congresso na Índia, e uma atrás aparece o bilionário Warren Buffet, investidor americano.


O presidente brasileiro foi elogiado pela política fiscal e diz ainda que o Brasil tem uma das mais saudáveis economias entre os países emergentes. A revista diz ainda que o Brasil tem US$ 207 bilhões de reservas.

Aparecem também na lista o Papa Bento XVI (37º), o terrorista Osama bin Laden (42º), o líder budista Dalai Lama (46º) e a apresentadora americana de TV Oprah Winfrey (47º) . A última posição é ocupada pelo empresário Jim Rogers.

Bin Laden é lembrado pelo fato de não ter sido capturado e que apesar de não aparecer em vídeo desde setembro de 2007, sua ideologia exerce uma forte influência entre os integrantes de grupos terroristas.


Confira a lista da revista "Newsweek":

1) Barack Obama, futuro presidente dos EUA
2) Hu Jintao, presidente da China
3) Nicolas Sarkozy, presidente da França
4) Ben Bernanke, presidente do Banco Central americano
5) Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu
6) Masaaki Shirakawa, presidente do Banco Central Japonês
7) Gordon Brown, premiê britânico
8) Angela Merkel, chanceler da Alemanha
9) Vladimir Putin, premiê da Rússia
10) Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud, rei da Arábia Saudita
11) Ayatollah Ali Khamenei, líder iraniano
12) Kim Jong Il, chefe de Estado da Coréia do Norte
13) e 14) Casal Clinton, Bill e Hillary. Ex-presidente dos EUA e senadora e futura secretária de Estado dos EUA
15) Timothy Geithner, futuro secretário de Tesouro dos EUA
16) David Petraeus, general americano
17) Sonia Gandhi, a presidente do governante Partido do Congresso na Índia
18) Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
19) Warren Buffet, bilionário americano
20) Ashfaq Parvez Kayani, general do Paquistão
21) Nuri al-Maliki, premiê do Iraque
22) e 23) Bill e Melinda Gates. Ambos entraram como filantropos
24) Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos
25) Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque presidente dos Emirados Árabes
26) Mike Duke, empresário americano
27) Rahm Emanuel, futuro chefe de Gabinete de Obama
28) Eric Schmidt, presidente do Google
29) Jamie Dimon, banqueiro americano
30) e 31) “Amigos de Barack” – David Axelrod e Valerie Janett, assessores de Obama
32) Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do FMI
33) Rex Tillerson, empresário americano
34) Steve Jobs, fundador da Apple
35) John Lasseter, diretor da Disney/Pixar
36) Michael Bloomberg, prefeito de Nova York
37) Papa Bento XVI, líder católico
38) Katsuaki Watanabe, presidente da Toyota
39) Rupert Murdoch, empresário americano
40) Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon.com
41) Shahrukh Khan, estrela indiana
42) Osama bin Laden, terrorista líder da al-Qaeda
43) Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah
44) Dr. Margaret Chan, chinesa diretora da Organização Mundial da Saúde
45) Carlos Slim Helú, empresário mexicano
46) Dalai Lama, líder budista
47) Oprah Winfrey, apresentadora de TV americana
48) Amr Khaled, pregador egípcio
49) E. A. Adeboye, pastor
50) Jim Rogers, diretor-executivo da Duke Energy

PRAÇA JOSE DE BARROS: LIXOS, BANCOS QUEBRADOS E GRAMA AMARELA, DECORAM O NATAL.


Cartão postal da cidade dos monólitos a Praça José de Barros carinhosamente Praça do Leão, vive momento de descaso e abandono, bancos quebrados, sem arborização suficiente para uma maior aglomeração e com uma paisagem bastante danificada, são estas as maiores reclamações dos populares.

A Praça do Leão fica localizada no centro da cidade, é a maior praça da cidade dos monólitos, mais uma que tem maiores problemas e falta de preservação do órgão municipal. A casinha dos idosos ou casinha dos namorados está praticamente tendo seus últimos dias, suas estruturas estão balançando, telas quebradas por vândalos, suporte pichado, bancos quebrados esta é a realidade da casinha da praça.

É visível a falta de coletores de lixos, tendo apenas três para toda a praça, a falta destes faz com que os populares joguem papeis, comida, plásticos nos locais que deveriam ser apreciados por todos. A Secretaria de Urbanismo deve tomar providencias no sentido de zelar melhor a Praça José de Barros devido à mesma estar no coração da cidade.

A nossa administração deve ter mais cuidado na preservação do meio ambiente, cuidar de uma praça é dá exemplo aos cidadãos da importância do verde para o combate ao aquecimento global. É triste ver a situação daquela praça, o resto da grama está amarelo e morrendo por falta d´água, deve ser contratado uma pessoa para zelar pela mesma, é um preço que mais na frente tem resultados positivos.

O Secretario de Urbanismo Paulo Stênio Fernandes dos Santos, tem feito um trabalho bastante elogiado no sentido tirar os lixos das ruas, mais parece que não lembra que as praças também são da sua competência. Há dias recentes foi colocado à decoração de natal é assustador que pessoas que fizeram à decoração trabalham na dita secretaria, parece que não conseguiram ver a realidade da praça ou querem por meio da decoração dos anos anteriores exceto a árvore, esconder os lixos dentro das caixas dos presentes, tamara que ninguém queira furtar os presentes.

Na virada do ano, tradição dos quixadaenses saudar o ano novo e agradecer ao velho, sem dúvida mais uma vez a Praça do Leão ficará lotada, esperamos que o lixo não seja a atração mais visível nesta data.


Reportagem:
Jackson Perigoso
jacksonperigoso@folha.com.br
www.jacksonperigoso.blogspot.com

Gruta Franciscana: Devotos comemoram inauguração de santuário


Entusiasmo, alegria e devoção. Centenas de fiéis lotaram a “Gruta de São Francisco”, como é mais conhecido o parque religioso situado a 7km do Centro de Quixadá, na tarde do último domingo, na sua inauguração. Comemoraram com o padre gaúcho Rosalino Vanzin mais uma importante realização da Paróquia de São Francisco de Assis nos últimos anos. Depois da reforma da igreja, acabavam de concluir as obras do novo santuário da “Terra dos Monólitos”.

A primeira celebração foi presidida pelo bispo diocesano Ângelo Pignoli. Na oportunidade, o supervisor episcopal da Diocese de Quixadá lembrou a importância do belo recanto natural para o fortalecimento da fé e da devoção ao santo protetor dos pobres e da natureza. Também destacou o empenho do pároco e seus colaboradores. Encontraram mais um belo e agradável local para orações e contemplação.

O bispo se refere ao conjunto paisagístico-religioso, erguido diante de um dos enormes blocos rochosos a entornarem a cidade sertaneja situada a 160km de Fortaleza. No local, além do templo em estilo rústico, uma fonte natural subterrânea e uma enorme escultura de São Francisco complementam o espaço natural. Outra atração, para os mais dispostos, é subir os 33 degraus de acesso à estátua e contemplar do alto a paisagem singular da região.

Assim como o sacrário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, erguido na Serra do Urucum, o recanto franciscano foi criado a partir da inspiração nas imensas rochas que cercam Quixadá. O pároco idealizador do projeto lembra de um passeio ao lugar, na mobilização das pastorais. Ficou encantado com o sítio monolítico da Fazenda São Francisco. Comentou seus planos com os proprietários. Ficou feliz. São devotos fervorosos do santo.

A expectativa do padre Rosalino Vanzin e dos representantes das pastorais de São Francisco é de que os fiéis preservem o belo recanto como também a tradição da procissão na data dedicada ao santo, 4 de outubro. Foi assim este ano, quando dezenas de devotos participaram da caminhada religiosa de aproximadamente 5km, da Gruta à igreja reinaugurada em agosto de 2006. Esperam atrair um número cada maior de devotos nessa data, todos os anos.

SAIBA MAIS

Protetor
São Francisco de Assis nasceu em Assis, na região da Umbria, província de Perugia, na Itália. Seu nome de batismo era Giovanni Battista di Pietro di Bernadone. Foi um religioso católico, fundador da ´Ordem dos Frades Menores´, mais conhecidos como Franciscanos. Por seu apreço à natureza, é conhecido como o santo patrono do meio ambiente e dos animais. Foi canonizado em 1228

Turismo
Quixadá é conhecida mundialmente por sua geografia peculiar. É considerada o paraíso dos montanhistas no Nordeste. Suas formações rochosas contrastam com a paisagem sertaneja. A mais famosa delas é a Galinha Choca. A Pedra do Cruzeiro é outra interessante atração. De cima do mirante natural, no Centro da cidade, é possível vislumbrar sua urbanização e o pôr-do-sol

Mais informações:
Santuário Ecológico de S. Franc.
Rodovia CE 265 - 7km de Quixadá - Fazenda São Francisco
Paróquia de São Francisco de Assis: (88) 3412.0325

SE ATUALIZA IGREJA: ´salvar´ a humanidade do comportamento gay é tão importante quanto proteger as florestas


Para Bento XVI, ´salvar´ a humanidade do comportamento gay é tão importante quanto proteger as florestas

Cidade do Vaticano. O papa Bento XVI afirmou ontem que ´salvar´ a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas do desmatamento. ´(A Igreja) também deve proteger o homem da destruição de si mesmo. Um tipo de ecologia humana é necessária´, declarou o pontífice em seu discurso na Cúria, a administração central do Vaticano.

´As florestas tropicais merecem nossa proteção. E os homens, como criaturas, não merecem nada menos do que isto´, completou o papa.

A Igreja Católica prega que, embora a homossexualidade não seja um pecado, os atos sexuais são. Ela se opõe ao casamento gay e, em outubro, uma importante autoridade do Vaticano chamou a homossexualidade de ´desvio, irregularidade, ferida´. O papa afirmou que a humanidade precisa ´ouvir a linguagem da criação, cujo desprezo seria a destruição do homem e, portanto, a destruição da obra de Deus´, para entender os papéis de homens e mulheres. Ele afirmou que os comportamentos que vão além das relações heterossexuais são ´a destruição do trabalho de Deus´. Bento XVI também defendeu o direito da Igreja de ´falar sobre a natureza humana como homem e mulher´, e pedir que esta ordem da criação seja seguida. ´Não é uma metafísica superada se a Igreja fala da natureza do ser humano como homem e mulher e pede que esta ordem da criação seja respeitada´, afirmou o papa.

Criticando as cirurgias de mudança de sexo, Bento XVI declarou que o homem pretende ´se auto-emancipar da criação e do Criador´. ´O homem quer fazer a si mesmo e dispor sempre e exclusivamente de somente aquilo que o interessa. Mas, desse modo, vive contra a verdade, contra o espírito criador´, ressaltou.

O papa disse também que a Igreja não pode se limitar a transmitir aos fiéis só a mensagem da salvação, mas tem uma responsabilidade em direção à criação e deve defendê-la também em público.

Bento XVI voltou a defender o casamento entre um homem e uma mulher como o único existente, assim como a indissolubilidade do casamento, e lembrou que é um sacramento adotado por Cristo.

Neste mês, o Vaticano afirmou que é a favor da descriminalização do homossexualismo, mas se disse contra um projeto de declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) que defende os direitos dos homossexuais.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SAÚDE EM QUIXADÁ: Exames estão comprometidos



Exames especializados ficam prejudicados com a falta de recursos. Pacientes mais graves são levados a Fortaleza

Quixadá. O pólo de saúde pública do Sertão Central, sediado em Quixadá, carece de recursos e equipamentos para a realização de exames especializados. Além das dificuldades econômicas, parte dos aparelhos utilizados são alugados. Existem filas para mamografia e tomografia. Nesse último, mais de 200 estão na lista de espera. Os casos mais graves são enviados para Fortaleza. A situação piora nos fins de semana. Vítimas de traumatismo crânio-encefálico (TCE), decorrentes de acidentes de trânsito, morrem a caminho da capital.

O único tomógrafo existente na região pertence ao Hospital Maternidade Jesus Maria José. Atende a 10 municípios. A verba repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é suficiente. Os casos de TCE são superiores a 50%. Alguns exames chegam a custar R$ 400. O repasse mensal disponibilizado pelo SUS não é superior a R$ 5 mil. Segundo o diretor administrativo do hospital, Rafael Porto Cabral, não cobre nem as despesas com técnicos, operadores, energia e manutenção. Somente uma ampola utilizada na maquina, comprada recentemente, custou R$ 50 mil.

A espera pelo exame dignóstico de imagem chega há seis meses. A alternativa é utilizar o critério de risco. Os pacientes estão sendo encaminhados somente após a constatação do grau de sofrimento, por meio de avaliação clínica. As crianças e idosos têm preferência. A média mensal de atendimentos chega a mais de 50.

O SUS disponibiliza para Quixadá apenas 19 exames por mês. “O restante é pago com recursos do próprio município”, explica a auditora e coordenadora e controle e avaliação, Francimeire Amorim. Quem necessita prevenir ou detectar o câncer de mama também precisa de paciência. A demora para realizar o exame é menor. Não passa de 30 dias.

Mas a coordenadora da Central de Regulação de Exames, Ana Margarete Pinheiro, alerta para o aumento considerável da demanda. Ultrapassa 480 por mês. Para a correta aplicação das políticas públicas de amparo à mulher, na prevenção da doença, se faz necessária a duplicação do número de atendimentos. Nos outros tipos de exame os pacientes são encaminhados para Fortaleza. Diariamente, um microônibus transporta 24 deles.

Na opinião da coordenadora de regulação, parte desse vai-e-vem poderia diminuir se a população abdicasse da cultura de que “sendo de graça tomam até injeção na testa”. Aguardando a correta orientação médica, pelo menos 30% delas não seriam necessárias. Sofrem mais, desnecessariamente.

Segundo a secretária de Saúde de Quixadá, Ivonete Dutra, a maioria desses problemas serão resolvidos quando os governos Estadual e Federal passarem a efetivar regularmente a transferência de recursos para a Saúde, como estabelece a Emenda Constitucional Nº 29. A norma federal estipula o repasse de 10% da União, 12% dos Estados e 15% dos municípios. Apenas estes últimos estão cumprindo. No caso de Quixadá, os 18% destinados à assistência da população não são suficientes. Nos municípios vizinhos, a situação é igual.

Pelos cálculos da secretária Ivonete Dutra, para o atendimento satisfatório aos municípios que formam o pólo do Sertão Central será necessário o repasse de R$ 50 mil mensais. Atualmente, Quixadá recebe R$ 20 mil. Ela ressalta a recente liberação de R$ 22,6 milhões para o Ceará como um alívio para o setor. A maior parte será destinada à aplicação de exames, principalmente no diagnóstico do câncer de mama.

SAIBA MAIS

Abrangência

O pólo de atendimento do Sertão Central abrange as cidades de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Senador Pompeu e Solonópole

Consultas

Cada município marca as consultas por meio do portal da Secretaria de Saúde do Estado, em que os pacientes ficam sabendo o dia e local do exame

Mais informações:

Secretaria de Saúde de Quixadá
(88) 3412.3245
quixadasaude@hotmail.com
Ministério da Saúde
0800.61 1997

Alex Pimentel
Colaborador

Chávez denuncia plano contra Evo


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que havia uma conspiração para assassinar seu colega da Bolívia, Evo Morales.

De acordo com o mandatário venezuelano, Morales contou a ele que autoridades do país andino descobriram a conspiração. Chávez, que revelou a suposta trama em seu programa semanal de rádio, não revelou mais detalhes.

´Esta manhã, Evo me telefonou e me disse que descobriram um plano de magnicídio´, afirmou o líder venezuelano. ´Evo caminha para uma vitória (pela aprovação de uma nova Constituição) e surge um plano para tratar de matá-lo. Como ele ganhou o referendo com 70%, apesar de toda a guerra psicológica e da imprensa, e como não podem com ele, partem para o magnicídio´, acrescentou. ´Não vou dar mais detalhes pois isso Evo é quem deve fazer´, disse, ainda, Chávez.

Não se trata da primeira vez que Chávez denuncia supostos planos de assassinato. No ano passado, ele também afirmou que se preparava uma conspiração para matar Morales, um de seus principais aliados na América Latina.

Também durante o seu programa, Chávez disse que o referendo para eliminar o limite à reeleição presidencial deveria ser em 15 de fevereiro de 2009, e afirmou que se estuda a possibilidade técnica de realizar a disputa nesta data.

Chávez afirmou que inclusive seus adversários estariam de acordo com a data por sua proximidade com o discurso do herói da independência Simón Bolívar perante o Congresso de Angostura.

Exploração de trabalho escravo é realidade

Números do Ministério do Trabalho mostram que muitos fazendeiros ainda são escravagistas por cassarem liberdade

Brasília. Cinco anos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançar o primeiro Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo - em que previa acabar com o problema até 2006 -, a exploração da mão-de-obra escrava no campo ainda é uma realidade. Em 2008, foram libertadas no Brasil 4.418 pessoas que eram mantidas em condições de trabalho análogas à escravidão, segundo números fechados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Passados 120 anos da abolição da escravatura, alguns fazendeiros modernos não usam mais correntes, mas continuam escravagistas por cassarem a liberdade dos trabalhadores.

O artigo 149 do Código Penal é claro ao definir como condições de trabalho análogas à escravidão aquelas em que a vítima for submetida a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, seja sujeitando-a a condições degradantes de trabalho, ou restringindo sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador.

Os números do MTE mostram libertações de pessoas escravizadas em 18 Estados. A maior concentração ocorreu onde houve forte expansão da cultura da cana, como em Goiás e Alagoas, e no Pará, historicamente o maior foco do problema. Em números absolutos, Goiás liderou a lista: foram 867 encontrados, em 7 fazendas. Alagoas, que até então não figurava na relação, ficou em terceiro, com 656 libertados. Nesses Estados, a cultura de cana teve forte expansão, movida pela política de incentivo ao etanol do governo Lula.

No Pará, onde a maioria dos casos está relacionada à pecuária e à expansão da fronteira agrícola, foram 703 casos, em 73 propriedades.

Um quadro comparativo produzido pela Divisão de Fiscalização e Erradicação do Trabalho Escravo evidencia como cresceu o percentual de casos nos canaviais, em relação a outras culturas. Em 2003, de 5.223 pessoas resgatadas no País, 11,4% estavam em plantações de cana. Em 2005, a participação foi a 32,7%, mas voltou a cair em 2006, para 8,4%. Em 2007 e 2008, quando ficaram visíveis os primeiros resultados do incentivo ao etanol, os casos ultrapassaram 50%. Os números são de libertações, desconsiderando a proporção em relação ao total de trabalhadores em cada setor.

Avanço da cana

A secretária nacional de Inspeção do Trabalho, do MTE, Ruth Villela, responsável pelos Grupos Móveis de Fiscalização, admite que há relação com o avanço da cana. ´Como o setor está em fase de expansão, precisamos ver se o Estado não está financiando indiretamente esse tipo de trabalho análogo à escravidão´, afirma.

Ela, porém, diz que o principal motivo do aumento é outro. Houve uma ´intensificação´, segundo ela, de blitz em canaviais e usinas.

O procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno, coordenador das ações de combate ao trabalho escravo, lembra que o ´comportamento ético nas relações de trabalho é uma exigência internacional´ e acaba sendo usado em discursos que visam bloquear a entrada de produtos brasileiros no exterior.

Comparação

Desde 1995, quando foi criado o Grupo Móvel de Fiscalização, 32.185 trabalhadores em condições de escravidão foram resgatados. Em 22.710 autuações, num total de 2.121 fazendas, foram pagos R$ 46,4 milhões em indenizações.

Em 2008, apesar de o número de operações ter aumento (foram 125), o total de pessoas flagradas em condições de escravidão caiu em relação a 2007, quando a marca atingiu o recorde histórico: 5.999.

sábado, 20 de dezembro de 2008

QUIXADÁ - Clima de Natal em Quixadá e região



Tradição é mantida no Centro do Estado com ornamentação de praças públicas e programação especial elaborada por governos municipais




Quixadá

A alegria do Natal está nas mãos das prefeituras de Quixadá e Quixeramobim. São as principais responsáveis pelo brilho festivo desta época do ano nas duas maiores cidades do Sertão Central. Milhares de pequenas lâmpadas iluminam as noites nas praças José de Barros, na “Terra dos Monólitos” e Capitão Dias Ferreira, no “Coração Geográfico do Ceará”, lembrando a magia da celebração natalina. Foram transformadas em manjedouras dos tempos modernos. Nelas, muitas famílias se reúnem todas as noites, como Maria, José e os Reis Magos para esperar a chegada do Menino Jesus.




Não fosse a iniciativa, o Natal deste ano seria apagado, literalmente, pelo menos nas ruas e avenidas destas cidades. É a opinião da população. Nem mesmo nas lojas especializadas se vê enfeites e árvores decoradas. Também foram poucos os comerciantes a ornamentarem seus estabelecimentos. A maioria atribui o desinteresse a crise econômica. Não adianta pendurar bolas e lâmpadas nas vitrines e prateleiras. “Os clientes não vão aparecer mesmo”, pensam os pessimistas. A sensação é de que o Natal está perdendo seu encanto.




Mas se depender da Secretaria de Desenvolvimento Social de Quixadá o Natal vai brilhar cada vez mais. Pelo quinto ano consecutivo leva o Natal da Família a todos os cantos do município. Já esteve nos distritos. Agora visita os bairros. Por onde passa, Papai Noel e sua caravana deixam as crianças alucinadas. Os adolescentes e adultos também são lembrados nas festividades. Participam de oficinas de arte e rodas de conversa. Antes do anoitecer as mulheres têm direito a sessões de embelezamento. No final, todos se unem para assistir as esquetes natalinas.




A programação segue até a véspera no nascimento do Filho de Deus. Quinta(18/12/08) o Natal da Família esteve na Escola Modelo do São João. Hoje(20/12/08) será a vez do Campo Novo, ao lado do Pólo de Lazer. O enceramento ocorre na noite do dia 24, na praça José de Barros, onde Papai Noel receberá meninos e meninas de todos os cantos da cidade. Ali, no marco zero de Quixadá, debaixo de uma árvore iluminada com 13 metros de altura, o Bom Velhinho também irá receber a chave da cidade das mãos do prefeito Ilário Marques e anunciar boas festas para todos.




Por coincidência, em Quixeramobim, outro marco geodésico, o do Estado, erguido na praça Capitão Dias Ferreira, também foi transformado numa imensa árvore reluzente. Aliás, a maior da região, tem uma cauda com mais de 15 metros. Rodeado de anjos iluminados por todos os lados, o enorme obelisco, em granito e aço, é o ponto de encontro preferido pelas famílias nas noites sertanejas desta época do ano na cidade. O Papai Noel na sacada do Paço Municipal, a entornar a praça, encanta as crianças e lembra aos adultos que o Natal ainda existe.




As ornamentações nas praças públicas das duas cidades poderão ser apreciadas até o encerramento das festividades de fim de ano. As prefeituras prometem manter as decorações até 6 de janeiro, Dia de Reis. Os valores das iluminações especiais não foram revelados. Confirmaram porém, que as despesas são consideráveis. Todavia, apesar da preocupação com o 13° e outros encargos extras nesta época do ano, o Natal não poderia ser esquecido. O prefeito de Quixadá destacou sua cidade como a primeira do Interior a decorar sua principal praça pública. A tradição esta sendo mantida.




ENQUETE

O Natal está se apagando no Sertão Central ?




Dangela Maria dos Santos, 25 anos

Professora




“Esta faltando uma luz no coração de muita gente, a do Natal. Quando perceberem sua importância voltarão a iluminar seus espíritos e as ruas da nossa cidade”




Tiago da Silva Nascimento, 13 anos

Estudante




“O Natal só acontece uma vez no ano. Bem que as pessoas poderiam se esforçar um pouco para comemorar o nascimento de Jesus.




Carla Raquel Cordeiro de Sousa, 6 anos

Estudante




“Acabei de ver o Papai Noel. Ele me disse que só vou ganhar presente se dormir cedo. Na minha casa a gente só dorme de luz apagada”




Papai Noel, 24 anos

Mobilizador Social




“É preciso acreditar no Natal como as crianças acreditam no Papai Noel. O brilho nos olhos delas nunca vai apagar. Os adultos deviam fazer o mesmo”


Fonte:
www.centraldenoticias.org
centraldenoticias@bol.com.br

CONTRA O POVO: Lula volta a rejeitar reeleição

O presidente considerou a proposta absurda e disse que ex-presidente tem que ficar quieto no seu lugar

Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que “não se deixa seduzir” pelos altos índices de popularidade que vêm alcançando nas pesquisas e mais uma vez descartou a idéia de reeleição, classificando-a de “absurda”. Ao falar sobre reeleição durante café da manhã com jornalistas, Lula disse “não trabalho com essa hipótese absurda de sair agora e voltar em 2014. Juscelino Kubitschek pensou que ia voltar e não voltou”.

Sobre a sua popularidade, o presidente afirmou não me deixo seduzir. ´Meu ego não cresce um milímetro. Se o ego subir, pode bater o desespero quando cair”, disse, referindo-se ao resultado de pesquisas que apontam que ele vem batendo recordes de popularidade.

Ele também garantiu que ´jamais´ vai se candidatar a qualquer a cargo político depois do final de seu mandato. “Acho que o ex-presidente tem que ter a dimensão do cargo que já exerceu. Não pode ficar disputando cargo”.

Segundo Lula, o papel de um ex-presidente é ficar quieto e não dar palpites. “Ex-presidente não deve dar palpite sobre o governo. Só deve falar se for consultado. Todo ex-presidente tem muito telhado de vidro”. E completou: “O ex-presidente dará uma contribuição extraordinária se souber ficar quietinho”, considerou.

Lula também falou sobre o exercício da Presidência da República. “Dizem que é espinhoso, envelhece, dá cabelo branco, mas todo mundo quer. Quem está aqui não quer sair”, disse, em tom bem-humorado.

Sapatada

Lula não se negou a responder a nenhuma pergunta. Instado pelos repórteres, o presidente brincou com o episódio do jornalista iraquiano que atirou um sapato contra o presidente George Bush. Ele comparou o inusitado do episódio a uma pergunta feita pela jornalista Sônia Carneiro, no início da década de 90, ao ex-presidente Fernando Collor. Na ocasião, havia rumores de que ele estivesse com Aids, e Soninha, como é conhecida, foi direto ao assunto, perguntando a Collor se ele havia contraído a doença. Collor negou.

Questionado em quem daria uma sapatada, Lula riu, e respondeu que em ninguém. Mas provocou os repórteres:— Acho que, a partir de agora, o risco é ter alguém querendo dar sapatada em repórter que faz pergunta inconveniente — afirmou, observando em seguida que, de agora em diante, alguns presidentes darão entrevistas atrás de um vidro blindado. Sugeriu que a indústria passe a produzir sapatos com cheiro bom e menos pesado.

SUCESSÃO DE 2010
Candidatura de Dilma ainda não está definida

Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem que, apesar de já ter feito diversas insinuações a respeito, ainda não se definiu sobre a indicação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para ser a candidata governista a sua sucessão em 2010. Lula voltou a dizer que ainda não conversou com a ministra sobre o assunto e, embora não tenha citado nenhum outro aliado, disse que o PT conta com outros diversos potenciais candidatos.

´Quando eu sentar com ela, vai ser uma coisa definitiva. O que não falta é nome.´ O presidente ressaltou que pretende evitar discutir a sucessão durante o ano que vem, quando privilegiará a inauguração de obras. Lula ressaltou que essa será uma oportunidade para a ministra se tornar conhecida pelos eleitores que ainda não sabem quem é a chefe da Casa Civil. Segundo pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta semana, Dilma não é conhecida por cerca de metade da população brasileira.

´A Dilma tem todo o tempo do mundo para ficar conhecida. Ela é uma pessoa extremamente gabaritada para a função´, destacou. Para Lula, a antecipação do debate sobre a eleição de 2010 só interessa à oposição. ´O governo não vai aceitar campanha no ano que vem´, explicou.

Em relação à disputa pelas presidências do Congresso, o presidente fez críticas veladas ao PMDB do Senado, a quem acusou de ´atirar para todo o lado´, e à quantidade de candidatos governistas para a presidência da Câmara.

´O jogo estava dado. Todos ganharíamos com isso´, disse, em referência às candidaturas do senador Tião Viana (PT-AC) e do deputado Michel Temer (PSDB-SP). ´Se a gente pulverizar muito, a gente vai complicar a política.´

Sobre a situação na Câmara, onde os governistas Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) também tentarão conquistar a presidência, Lula foi além. ´Não podemos incorrer no mesmo erro, quando a falta de bom senso causou a eleição do deputado Severino Cavalcanti´, afirmou, recordando 2005, ano em que a falta de unidade da base possibilitou a eleição de um parlamentar mais ligado ao chamado baixo clero da Casa.

´O eleito tem que ter a respeitabilidade das pessoas que vai liderar´, acrescentou. Lula considera que a candidatura à reeleição de Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) à presidência do Senado é inconstitucional. A atual legislação proíbe que um parlamentar ocupe duas vezes a presidência de qualquer Casa na mesma legislatura.

STF não privilegia ricos em julgamentos, diz Mendes


Sem fazer alusões nominais aos habeas corpus concedidos ao banqueiro Daniel Dantas em julho, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, negou ontem, em entrevista coletiva, que a atuação da Corte favoreça pessoas com maior poder aquisitivo. Ele lembrou que o índice de concessão de habeas corpus é de 30% dos pedidos que chegam ao tribunal.

‘‘Não temos Justiça de classe no Brasil, mas sim uma assistência judiciária deficiente. A tentativa de timbrar o STF como um tribunal de ricos é leviana, maldosa e irresponsável’’, afirmou Gilmar Mendes ao fazer um balanço das atividades da Corte em 2008.

O presidente do STF argumentou que existem 5 mil defensores públicos no país e cerca de 400 mil presos, o que demonstraria a ineficiência do sistema de assistência aos cidadãos de baixo poder aquisitivo. “Ainda que se multiplique por dez o número de defensores vamos ter insuficiência nesta área. Por isso estamos trabalhando para estimular a advocacia voluntária, com responsabilidade e regras”, disse Mendes. Os esforços do tribunal para inibir prisões preventivas ilegais e abusos de interceptação telefônica foram citados como importantes por Mendes. “O STF é importante não só pelo que faz e manda fazer, mas sobretudo pelo que ele inibe que se faça”, resumiu.

Gilmar Mendes afirmou que muitos dos assuntos que dizem respeito ao Poder Legislativo acabam sendo resolvidos pelo Judiciário devido à omissão constitucional. Ele, porém, disse que pretende estabelecer em curto prazo uma relação mais próxima com o presidente da Câmara e do Senado.

O presidente do STF considerou positivo o ano do Judiciário. Ele lembrou julgamentos importantes, como o da Lei da Biossegurança, ocasião em que o STF permitiu as pesquisas com células-tronco embrionárias. Mendes destacou como importantes as decisões do STF que proibiram a infidelidade partidária e o julgamento da Raposa Serra do Sol, que, apesar de interrompido, mostrou o entendimento da maioria dos ministros de que a demarcação contínua da reserva indígena deve ser mantida.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Nordeste tem 77% dos municípios abaixo da linha de pobreza

A distribuição da pobreza no Brasil mostra que 77% dos municípios nordestinos tinham mais da metade de sua população vivendo na pobreza no início desta década, mais que o dobro da média nacional, de 32,6%.

Os dados fazem da nova ferramenta, em DVD, lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítisca (IBGE), que permite localizar, em nível de municípios, a incidência de pobreza, a distância média dos pobres em relação à linha de pobreza (hiato) e a desigualdade entre os pobres (severidade ou profundidade da pobreza), entre outros indicadores.

O mapa foi produzido pelo IBGE em parceria com o Banco Mundial e a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 e do Censo 2000.

Selecionando-se a distribuição dos 1.793 municípios das Grandes Regiões do Brasil onde mais da metade da sua população vive em situação de pobreza, a conclusão é que a região Nordeste concentra 1.377, representando 77% destes municípios. Em contrapartida, a região Sul apresentou a menor proporção de municípios com mais da metade de população pobre: apenas 11 municípios, representando 0,6% do total do Brasil.

De acordo com o mapa, a região Nordeste se caracteriza "pela maior proporção de pobres, pela maior distância média dos pobres em relação à linha de pobreza e onde também a severidade da pobreza era a mais intensa do País".

Desigualdade: atinge 170 municípios do CE

O Mapa da Pobreza e Desigualdade 2003, DVD lançado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retrata a triste situação das populações da Região Nordeste e do Ceará a partir do consumo por pessoa. No Nordeste, 77,1% dos municípios - 1.377 - tinham mais da metade da sua população vivendo na pobreza. Desse total 170 são cearenses. Além disso, 125 dos 184 municípios do Estado têm alta taxa de desigualdade.

De acordo com a economista Isabel Cristina Martins Santos, da equipe técnica do estudo, a situação da Região Metropolitana de Fortaleza é um pouco melhor. Em 2003, 43,2% da população era pobre, podendo esse percentual variar de 32,6% para 53,7%. Outros 13,1% da população estavam em situação de indigência - com consumo total por pessoa abaixo de R$ 82,95%/ mês. Nesse caso o estudo, que está sendo realizado pela primeira vez, aponta variação de 6,5% a 19,7%.

A economista destaca que o Mapa da Desigualdade tem mais de 400 indicadores como taxa de pobreza, grau de desigualdade (serveridade da pobreza e hiato de pobreza (distância média do consumo dos mais pobres em relação à linha de pobreza). Além da distribuição espacial da pobreza no País, representada nos mapas, foi possível identificar que 32,6% dos municípios brasileiros, em 2003, tinham mais da metade de sua população vivendo na pobreza absoluta.

Desiguais
Em relação à desigualdade (medida pelo índice de Gini) foram selecionados os municípios mais desiguais (40,7% dos municípios), que apresentavam estimativas acima de 40% para esse indicador.

As regiões com menores proporções de municípios com mais de 50% de pobres foram as que apresentaram os maiores índices de desigualdade. O Nordeste apresentou quase 80% dos municípios na pobreza, porém a desigualdade era menos intensa. Segundo o IBGE, a tendência de concentração de maior incidência da pobreza é em municípios de menor porte. Já a desigualdade é maior nos municípios mais populosos. No caso extremo estavam os 13 municípios brasileiros com mais de um milhão de habitantes: não havia município com mais de 50% de pobres, mas a desigualdade acima de 40% abrangia todo o grupo.

O estudo também mostra a pobreza absoluta que é medida a partir de critérios definidos por especialistas que analisam a capacidade de consumo das pessoas. É considerada pobre aquela pessoa que não consegue ter acesso a uma cesta alimentar e de bens minimos necessários a sua sobrevivência. No Ceará seriam aqueles que consumiam, em 2003, abaixo de R$165,89/mês.

O Mapa da Pobreza mostra que a medida subjetiva de pobreza é derivada da opinião dos entrevistados, e calculada levando-se em consideração a própria percepção das pessoas sobre suas condições de vida. No Norte e Nordeste, mostra o estudo, a percepção da pobreza foi, no geral, superior ao resultado observado pela linha absoluta. No Sul ocorreu o oposto, as pessoas se percebiam menos pobres do que foi medido pela pobreza absoluta. No Sudeste e Centro Oeste, houve uma maior proximidade entre as duas medidas. (com agências)


E-MAIS

- No Ceará, os municípios de Penaforte (Cariri) e Guaramiranga (Maciço de Baturité) têm o mesmo índice de pobreza, 53,4%. Mas o hiato de pobreza, a distância para sair dessa condição, é um pouco diferente. Em Penaforte é de 22% e Guaramiranga, 20%.

- O DVD traz uma vasta coleção de mapas com temas diversos que podem servir de apoio às análises da pobreza e da desigualdade: Economia, População, Educação, Saúde, Domicílio e Saneamento Básico; Físico, Político, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Indústria e Serviços, Agropecuária, Urbanização e Infraestrutura. Cada tema é subdividido, resultando em mais de 400 mapas.

- O Mapa da Pobreza utilizou as informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003 para, com base no gasto per capita domiciliar, imputar informações equivalentes para os domicílios do Censo Demográfico 2000 para propiciar a estimação de medidas de pobreza e desigualdade. A utilização deste método permite calcular a pobreza e a desigualdade em pequenas áreas, bem como avaliar a precisão das estimativas. Neste trabalho são geradas estimativas de pobreza e desigualdade para os municípios brasileiros, em 2003. O mapa foi produzido pelo IBGE em parceria com o Banco Mundial.

EXEMPLO: Quixadá é o primeiro município a pagar o piso nacional para os professores

A Câmara de Vereadores deverá votar e aprovar, até hoje - data de sua última sessão ordinária -, a mensagem de nº 025/ 2008 do Poder Executivo local. Nela consta a proposta de instituição do Plano de Cargos e Carreira (PCC) com a implantação do piso nacional para os professores da rede pública de educação básica. Com a aprovação, mais de 750 profissionais da categoria serão beneficiados. O município se tornará o primeiro no Ceará a cumprir a norma estabelecida pelo Governo Federal. O projeto que acompanha a mensagem se ampara na Lei Federal nº 11.738. O dispositivo legal estabelece a obrigatoriedade de incorporar 2/3 da diferença entre o vencimento inicial do professor de Nível Médio normal bem como os de Nível Superior a partir do próximo ano e o piso de R$ 950,00 para os docentes até 2010. Em Quixadá, já em 2009, eles terão reajustes de 27% a 36%, com base no piso salarial aprovado pelo Congresso Federal em julho passado. Segundo a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama e Ibicuitinga (Sindsep), Luciene de Oliveira Alves, a negociação com a Prefeitura de Quixadá já foi firmada

Câmara barra aumento do Nº de vereadores

O que motivou foi os senadores retirarem da proposta o dispositivo que reduzia os gastos com vereadores

Brasília. A Mesa Diretora da Câmara decidiu, por unanimidade, não assinar a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Vereadores (333/04), aprovada pelo Senado. As mudanças constitucionais deveriam ser promulgadas pelas mesas das duas casas antes de entrarem em vigor.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara em maio deste ano e aumenta o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.791. Os senadores, no entanto, modificaram os percentuais das receitas municipais que poderão ser destinadas às câmaras de vereadores. Foi retirado da proposta aprovada o dispositivo que reduzia os gastos com vereadores de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões anuais.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, ressaltou que, na avaliação da Mesa, a PEC foi alterada substancialmente no Senado e, portanto, terá de retornar à Câmara para nova análise. ´Na Câmara nós aprovamos um remanejamento que implicou em aumento do número de vereadores para que os municípios tivessem uma representação mais equilibrada, mas ao mesmo tempo aprovamos uma redução nos gastos das câmaras de vereadores. No Senado, eles referendaram o número de vereadores que a Câmara aprovou, mas mantiveram os gastos. Como a Mesa poderia promulgar contrariando aquilo que a própria Câmara deliberou?´

Chinaglia disse também que, se fosse promulgada agora, a medida poderia gerar confusão jurídica para os vereadores eleitos nas últimas eleições e que tomam posse em janeiro. Ele destacou que, quando houve as eleições municipais, o número de vereadores ainda era o anterior, e se fosse estipulado agora um novo número poderia haver disputa para saber se aqueles que ficaram como suplentes poderiam tomar posse.

Segundo Chinaglia, a PEC voltará a ser analisada pela Câmara e, se aprovada, só terá efeitos para as eleições de 2012. Para ser promulgada, a proposta deveria ter sido aprovada pelo Senado com o mesmo texto recebido da Câmara. Como foi alterada, ela passará novamente pela análise dos deputados. Primeiramente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania irá se pronunciar sobre a admissibilidade da PEC, e depois ela será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

A PEC vai de uma Casa para outra (o chamado pingue-pongue) até que o mesmo texto seja aprovado pelas duas casas.

Sem crise

Chinaglia negou que a decisão de negar a promulgação da proposta represente uma crise no Parlamento. Segundo ele, ´todos são cientes de seus papéis´ e a alteração feita pelos senadores obriga a proposta a voltar à Câmara para debate. Chinaglia contou que a decisão de barrar a PEC foi tomada após uma pasta com os documentos que exigem as assinaturas dos membros diretores da Câmara chegar durante a reunião da Mesa.

REAÇÃO IMEDIATA
Garibaldi vai ao STF contra decisão

Brasília. O presidente Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), anunciou ontem que vai entrar com mandado de segurança hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Câmara de não promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta o número de vereadores no País. Garibaldi disse que já comunicou ao presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, que ingressará com o pedido.

O peemedebista classificou a medida da Câmara como ´um ato de hostilidade´ por parte dos deputados que fecharam posição sem abrir um canal de negociação com o Senado.

Garibaldi evitou dizer se a ação da Câmara criou uma crise entre as duas Casas e afirmou que vai pedir à consultoria legislativa do Senado um detalhamento jurídico da situação para poder se posicionar melhor. ´Não sou homem de deixar barato, mas também não sou homem de briga´, disse.

O presidente do Senado quer discutir com os senadores uma solução, além de tentar costurar um consenso com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Como o recesso parlamentar começa na segunda-feira, Garibaldi acredita que o tema só voltará à pauta no ano que vem.

Desapontado

O senador Expedito Júnior (PR-RO) protestou contra a não promulgação da PEC . ´ Estou desapontado. A Câmara, ao se negar a assinar a proposta, desprestigiou o Senado. A verdade é que o trabalho sério dos senadores, que se prolongou até à madrugada, foi feito em vão´, disse.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sapatada em Bush: Ficou com invenja do Jornalista? aproveita e dê a sua também

QUIXADÁ - DJ Jacaré bate record em Quixadá

Mais de 4.000 pessoas lotaram a AABB de Quixadá neste último final de semana, dia 13 de Dezembro, para participarem da gravaçao do DVD do DJ Jacaré, público esse que só se ver na cidade de Quixadá, com as Bandas Aviões do Forró,Forró do Muido e Solteirões.Juntamente com os MC'S Katita,Mek Blu,Mc Godzilla e DJ Alberto,com uma animação sem igual. Com um exelente repertório, o DJ Jacaré e sua equipe vem se destacando a cada dia na região do Sertão Central seja como locutor da Rádio Liderança FM, seja como Mestre de Cerimônia da Prefeitura local,seja como Produtor em seu Stúdio, como apresentador da RC Eventos Quixadá, ou atuando como Disc-Jockey(DJ), a cada dia, mais e mais ganha o respeito da sociedade quixadaense, com seu profissionalismo que não deixa nada a desejar aos profissionais de nivel nacional, acabando assim a visão que antes tinham das festas jovens que eram realizadas na cidade que só davam confusão, e hoje é o ritmo que invade a noite quixadaense,tanto que rendeu-lhe essa multidão para a gravação de seu primeioro DVD.

A festa rolou com total segurança,gente bonita, e muita paz.Perguntamos ao dj Jacaré o que ele tinha a dizer desse evento, o mesmo respondeu:"O sol nasceu para todos... mais a sombra é pra quem procura, e na estrada da vida, quem planta espinhos não pode andar descalço"isso aqui foi um projeto que estava engavetado, e só foi feito na hora certa". È por essas e outras qualidades que lhe rendeu o tiltulo de cidadão quixadaense pela Câmara Municipal de Quixadá.

Fonte: Central de noticias

Derrota de Cid: STF mantém piso dos professores em R$ 950

Os governadores tiveram uma vitória parcial, pois poderão definir a carga horária dos professores

Brasília. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu ontem manter, com ressalvas, a aplicação da lei 11.738, de julho de 2008, que fixa o piso salarial de R$ 950 para professores em todo o país. Pelo texto, o piso deve ser adotado em todos os municípios até 2010. Mas a carga horária será estabelecida pelos estados e municípios até o julgamento do mérito da ação - que não tem data marcada para ocorrer.

A aplicação da lei foi questionada, na Suprema Corte, por governadores de cinco Estados (MS, SC, PR, RS e CE). Com a decisão de ontem, os governadores tiveram vitória parcial na ação ajuizada no STF. Na prática, segundo especialistas, as ressalvas feitas pela Suprema Corte afetam as condutas dos governos estaduais e municipais que terão liberdade para fixar quais os percentuais que os professores terão de ficar em sala de aula. Apenas os ministros Ellen Gracie e Celso de Mello não participaram da sessão do STF.

Para os ministros Carlos Alberto Menezes Direito e Cármen Lúcia, os estados e municípios é que devem definir a carga horária a ser estabelecida para cada professor. O ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, rejeitou os argumentos contrários à fixação do piso salarial nacional e seguiu as ressalvas apresentadas por Direito e Cármen Lúcia.

Questionamentos

Os governadores do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Ceará reagiram à lei. Para eles, o texto fere a Constituição e estabelece regras que não são claras. Em defesa da lei, o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, afirmou que o texto foi submetido à votação no Congresso e foi aprovado.

Toffoli se referiu ao fato de o Congresso reunir parlamentares de todo Brasil, inclusive dos Estados que questionam a validade da lei. Para Toffoli, a fixação do piso salarial para os professores levará à melhora da qualidade do ensino público em todo o país.

Para os governadores que recorreram à aplicação da lei, o valor de R$ 950 deve incluir todos os benefícios concedidos aos professores, como vale-transporte, tíquete refeição e gratificações, entre outros. Segundo a defesa dos governadores, eles não são contrários ao piso, mas alegam que há armadilhas no texto da lei.

Para eles, o texto fere a Constituição ao não diferenciar as várias categorias de professores - do início da carreira até à etapa final. Segundo os advogados de defesa dos governadores, a fixação de um piso nacional transgride os preceitos constitucionais por desrespeitar a autonomia dos estados.

Só no Rio Grande Sul, o governo do Estado informou que se a medida for adotada, será necessário contratar mais 27 mil professores.

No dia 27 de novembro passado a Assembléia Legislativa do Ceará aprovou a mensagem de autoria do Poder Executivo, que instituiu a remuneração mínima para o grupo ocupacional do magistério. A matéria foi aprovada por 34 votos a favor, 4 contra e uma abstenção, em uma sessão com muita polêmica e as galerias lotadas de ativistas do Mova-se.

A matéria, contestada pelos servidores, visa atender aos 2.400 professores que recebem abaixo do piso, com uma remuneração mínima, até que o Governador envie à Casa a mensagem final, sendo que, para isso, ele tem prazo até o final do próximo ano.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

INTERNET EM QUIXADÁ: UM SERVIÇO CAÓTICO, UM PESADELO DIÁRIO


Em pleno século XIX, vemos e comprovamos que há cidades em todo o pais que está se tornando grandes pólos de comunicação via internet, comumente cidades do interior sendo coberta por redes wireless (sem fio), alguns com Sistemas de internet de alta velocidade com coberturas 3G, ou seja, qualidade na freqüência da rede, embora isso tudo tão perto. Mas Quixadá sofre por falta abrangência e suporte nas freqüências da internet.

Há alguns dias consecutivos nesta cidade, está acontecendo um BLACKALTE, um caos na área de informações via internet, algumas empresas que prestam serviços a FORTALNET (responsável pela cobertura na cidade) não estão sendo dando conta do suporte aos clientes, os sinais que são enviados como transmissão via a rádio a qual chegam às residências são de péssima qualidade, sinais com quedas excessivas que ao decorrer do tempo desaparecessem de vez.

Relatos de pessoas informam que ficam sem conexão por horas, há casos de 48 h sem NET, os clientes reclamam que as empresas que prestam assistência não trabalham nos finais de semana, pode-se imaginar o que acontece. Pessoas indignadas com a situação do serviço, a opção é fazer assinaturas da velox mesmo pagando preços absurdos, segundo os clientes estão pagando em dias mais estão recebendo uma má qualidade no serviço, ou seja, o famoso “gato por lebre”, suas contas continuam a vir com o valor total sem desconto.

“Pago minha conta em dia e ainda tenho que pagar mais, pois quando não há internet tenho que ir a um cyber, pois tenho que enviar diariamente relatórios”.
Diz um cliente indignado.

A internet hoje é uma grande ferramenta, mais usamos no nosso cotidiano, ficar sem internet é praticamente pára de vez, os clientes querem soluções definitivas e não apenas simples reparos, pequenos problemas ao longo tempo torna-se um pesadelo, a tendência e piorar.

Reportagem: Jandreson Gomes
Colaborador do Portal dos Estudantes

Projetos democratizam Carteira Nacional de Habilitação


Possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com esse objetivo, a deputada Rachel Marques deu entrada do dia 21 de fevereiro, a um projeto de lei e outro de indicação na Assembléia Legislativa.

O primeiro propõe o parcelamento em até 6 vezes todas as taxas para a emissão da CNH. O segundo sugere ao governo criar o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores para todos os candidatos a aquisição da CNH. A iniciativa proporciona a gratuidade à obtenção da primeira Carteira de Habilitação, bem como à habilitação nas categorias C e D, para os candidatos que comprovem baixo poder aquisitivo, contribuindo, destarte, para a inclusão social e para a educação no trânsito. Poderão ser beneficiados com esse programa:

– Trabalhadores comprovadamente desempregados há mais de dois anos, cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a dois salários mínimos;

– Beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal n° 10.836, de 09 de janeiro de 2004;

– Alunos matriculados na rede pública de ensino e que comprovem bom desempenho escolar;

– pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Detran-Ce.

- portadores de deficiência

O Governo do Estado acatou na íntegra o Projeto de Indicação da parlamentar e enviou a mensagem para ser votada na Assembléia Legislativa nesta terça-feira,(16/12). Segundo a deputada Rachel Marques, a CNH é uma importante conquista para os trabalhadores que pode gerar renda e inclusão social.


Lei na íntegra os projetos:

Projeto de Indicação: Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.
http://www.rachelmarques.org.br/atuacao/projetos/texto.asp?ID=554

Projeto de Lei: Emissão da Carteira Nacional de Habilitação
http://www.rachelmarques.org.br/atuacao/projetos/texto.asp?ID=555

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CÂMARA DE QUIXADÁ – Site permanece com a mesma estrutura de criação e com os conteúdos desatualizados


Desde quando foi criado o site da Câmara Municipal seu objeto era levar a Câmara até o cidadão, informar a população dos trabalhos daquela casa legislativa, mas o que se ver atualmente não está posto na pratica, tendo em vista que o site permanece com a mesma estrutura e com os conteúdos desatualizados, os textos não são dignos de um órgão público tendo em vista apresenta constantes erros de português. Na verdade o site parece mais com um blog.

O Portal do Cliente realizou uma pesquisa no site buscando e-mail, telefone, projetos, leis, decretos do município, mas nada consta, ou seja, a informatização naquela casa é de difícil acesso aos usuários de mundo moderno, o que chama mais atenção é que nas poucas e resumidas publicações não consta à data da publicação das minúsculas matérias que são postadas, um link conduz o usuário a uma Radio virtual cujas entrevistas consta baralhos, ou seja, parece que os vereadores estão em uma tremenda confusão.

Enquanto todos os órgãos públicos federais avançam nesta área, em Quixadá os órgãos públicos não estão conectados ao mundo virtual. Na opção orçamento no site tem uma publicação do primeiro trimestre do ano de 2007, ou seja, um pouco atrasado nas divulgações daquela casa.

O Portal dos Estudantes procurou um telefone ou e-mail para contato imediato para que o responsável fosse comunicado e que apresentasse a versão do por que da demora nas divulgações, não localizamos.

Sem dúvida falta de profissionais qualificados para a área não é o argumento que deve ser usado tendo em vista que a nossa cidade usufrui de pessoas com nível de preparação adequada para exercer tal função, outro argumento que não se cabe é dizer que falta verba para a contratação de funcionário tendo em vista que a Câmara tem devolvido dinheiro para a prefeitura.

Na verdade o que está faltando no nosso poder legislativo são pessoas com espírito novo e com mentes atualizadas focando a informação política para que a nossa população tenha noção como estão os trabalhos dos nossos vereadores. Hoje no mundo moderno a informação virtual além de ser moderna faz o crescimento para qualquer empresa ou organização, não usar esta ferramenta é se alto excluir da sociedade, o que sem dúvida não passa em mente dos legisladores municipais se exclusos do sistema, mas para isso se atualizar e ter a chance de concorrer a cargos elevados.

Veja a realidade de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br - é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país.

25% da população brasileira com mais de 16 anos usou a Internet para interagir
com órgãos públicos em 2007;

O perfil econômico do brasileiro que usa serviços de governo eletrônico é
composto por 5% de indivíduos da classe A, 36% da classe B, 48% da classe C, e 11% das classes DE;

O destaque foi o forte aumento entre internautas com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos, que passaram de 14% em 2005 para 40% em 2007. E por idade, os usuários se concentram entre os indivíduos de 16 a 34 anos: 38% dos jovens nesta faixa etária declararam realizar algum tipo de contato com órgãos públicos através da internet. Não há diferenças expressivas no uso por região.

Quanto ao tipo de interação com autoridades públicas entre os internautas, ou seja,
aqueles que acessaram a rede nos últimos três meses anteriores à pesquisa, a principal atividade realizada continua a ser “acessar informações sobre serviços e órgãos públicos”, com 48% das menções em 2007, um crescimento de 26 pontos percentuais em relação a 2005. Já 21% dos usuários de internet informaram “ter recebido respostas a solicitações enviadas por e-mail ou telefone” pela rede em 2007. E 17% dos internautas afirmou ter “enviado formulários oficias para órgãos públicos” e “feito o download de documentos oficiais”. Somente 5% fizeram denúncias pela rede, percentual ainda pequeno, mas que cresceu 4 pontos percentuais em relação a 2005.