terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lula diz que aborto é questão de saúde pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o debate em torno da legalização do aborto é uma ‘‘questão de saúde pública’’. O presidente criticou a hipocrisia que não diferencia as situações que envolvem as mulheres ricas e as pobres. ‘‘Não se trata de ser contra ou a favor. Mas de se discutir com muita franqueza porque é uma questão de saúde pública. Se perguntarem quantas madames vão fazer aborto até em outro país? E as pobres que morrem na periferia? Não se trata de ser contra ou não. É preciso que se faça o debate’’, disse o presidente, durante conferência sobre direitos humanos.

Lula ressaltou que houve vários avanços na sociedade, mas disse que é preciso haver outros. ‘‘Temos de quebrar barreiras, fazer novas leis, mudar a cabeça das pessoas sobre uns 100 mil assuntos que parecem um absurdo’’, disse Lula.

Representante das organizações civis, Deise Benedito apelou que o governo elabore um plano que responsabilize os crimes de tortura ocorridos na ditadura em nome da memória dos assassinados no período militar. ‘‘Repudiamos a posição do AGU, do Ministério da Defesa e do Supremo que não querem punir os torturadores do passado’’, disse Deise.

0 comentários:

Postar um comentário