terça-feira, 16 de dezembro de 2008

UM SÓ BRASIL: 84% aprovam Lula


O atual índice de aprovação do governo é o maior desde que a pesquisa CNI/Ibope começou a ser feita

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve novo recorde de popularidade, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. De acordo com o levantamento, 73% avaliaram o governo como ótimo ou bom em dezembro, contra 20% como regular. Outros 6% como ruim ou péssimo. Essa é a melhor avaliação do governo desde que a pesquisa CNI/Ibope começou a ser feita. O recorde anterior foi obtido por Lula mesmo em setembro, com 69% de avaliação positiva.

Antes da era Lula, o recorde era de setembro de 1986, quando o governo do então presidente José Sarney recebeu 77% de avaliação positiva.

A avaliação pessoal do presidente Lula também obteve novo recorde e chegou a 84% em dezembro contra 14% de desaprovação. Outros 2% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em 141 municípios. Foram ouvidas 2.001 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Os índices recordes de avaliação positiva do governo e do presidente Lula já haviam registrado desempenho recorde na pesquisa CNT/Sensus, divulgada de manhã.

Na pesquisa CNT/Sensus, o governo Lula recebeu avaliação positiva de 71,1% dos entrevistados, contra 6,4% que avaliam negativamente o governo. Foi o melhor desempenho já registrado desde o início da pesquisa, em 1988.

De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, a avaliação pessoal do presidente Lula obteve a segunda melhor avaliação histórica da pesquisa, subindo de 77,7% em setembro para 80,3% em dezembro.

Nordeste

O aumento da popularidade de Lula foi registrado em quase todos os segmentos da sociedade, com destaque para a faixa de brasileiros que ganha entre cinco e dez salários mínimos, diz a pesquisa CNI/Ibope. No Nordeste, o saldo de aprovação positiva de Lula chega a 94%.

A pesquisa também mostra que a confiança no presidente cresceu sete pontos percentuais em relação à última edição, divulgada no mês de setembro deste ano.

No total, 80% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula, 18% não confiam e 2% não opinaram ou não quiseram responder.

CENÁRIO MUNDIAL
Crise afeta o Brasil, na opinião de 52%

Brasília. A forte aprovação ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva não significa, segundo a pesquisa CNT/Sensus, que a população não esteja preocupada com a crise econômica. Pelo contrário. Com relação à situação do Brasil durante a crise, 52,3% de todos os entrevistados afirmaram que o Brasil já está sendo afetado.

Segundo o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, o levantamento possui diversos alertas sobre a crise. Entre os 2 mil entrevistados, 83,5% têm acompanhado ou já ouviram falar da crise. Entre os que disseram já ter conhecimento da crise, esse porcentual aumenta para 62,6%. Para 18,6% do total de respostas, a crise ainda vai atingir o País.

Entre os que disseram já ter conhecimento da crise, a taxa é de 22,3%. Quando questionados sobre o reflexo da crise sobre sua vida pessoal, 28,7% de todos os entrevistados afirmaram já foram atingidos. Os que disseram já ter conhecimento da crise foram 34,4%.

Do total de entrevistados, 31,6% acham que o Brasil está preparado para enfrentar as turbulências e 33,4% avaliam que não está. Considerando apenas as pessoas que inicialmente disseram ter informações sobre a crise, a taxa dos que acham que o Brasil está preparado é de 37,9%, contra 40% que acreditam que o País não está preparado. Com relação ao futuro, porém, a expectativa dos entrevistado é positiva. Isso ajuda a explicar a popularidade de Lula mesmo em meio à crise.

0 comentários:

Postar um comentário