terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Motorista novato pode não dirigir em estradas

Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) um projeto que proíbe os motoristas com menos de um ano de habilitação de dirigir em rodovias e estradas. O autor da matéria, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), argumenta que, se o acesso a tais vias for restrito aos condutores ´mais experientes´, o índice de acidentes tenderá a cair.

No texto da proposição (PLS 110/03), o senador Mercadante declara que ´nas estradas e rodovias, em face das altas velocidades permitidas (e freqüentemente ultrapassadas), das comumente longas jornadas de viagem e do mau estado de conservação de muitas delas, os riscos de acidentes fatais são notoriamente maiores que nas vias urbanas´. A proibição, de acordo com a proposta, não se aplica nos trechos urbanos de estradas e rodovias.

O projeto de lei já conta com relatório favorável do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e será votado na CCJ em decisão terminativa. Em seu relatório, Suplicy apresenta estatísticas elaboradas a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as quais relacionam o número de acidentes em rodovias federais com o de motoristas ´permissionados´ - aqueles com menos de um ano de habilitação e que, portanto, possuem apenas a Permissão para Dirigir.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é concedida após esse período, se os condutores não tiverem cometido nenhuma infração de natureza ´grave´ ou ´gravíssima´ e não forem reincidentes em infrações médias.

Suplicy destaca que, com essas estatísticas, ´observa-se claramente que a condição de permissionado está associada a um nível proporcionalmente muito maior de acidentes com vítimas em rodovias federais, o que corrobora quantitativamente a hipótese que motivou o projeto´.

Ressalvas

O relator da proposta reconhece que há ressalvas em relação à matéria, citando o argumento de que a proibição seria prejudicial principalmente aos moradores de áreas rurais, que não poderiam dirigir durante o ´estágio probatório´ de um ano, ´uma vez que as rodovias e as estradas são, por definição, vias rurais´.

No entanto, Eduardo Suplicy argumenta que ´há que se levar em consideração uma ponderação de interesses na qual a preocupação com a diminuição do número de acidentes e a vida dos cidadãos é superior a qualquer outra´.

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