segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

QUIXADÁ - Câmara cria Dia da Consciência Negra


Com a iniciativa da vereadora Edi Leal da Cruz a Câmara municipal deste município aprovou projeto de lei da vereadora Edi Leal (PT) que institui o Dia da Consciência Negra em Quixadá. A data comemorada no dia 20 de novembro de cada ano foi adotada, como feriado, por várias cidades brasileiras. “A instituição desta data em Quixadá é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”, afirma Edi. Segundo ela, os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. “É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira”. O Dia da Consciência Negra marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. “Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo”, defende Edi.

Desde quando voltou a Câmara Municipal, a vereadora Edi tem feito um trabalho excepcional, sempre na defesa da educação, das mulheres, das etnias e dos estudantes, como já se sabe a professora Edi ficará pela primeira vez assumindo a sua cadeira na Câmara o certo é que aquela casa sem dúvida debaterá assuntos de interesses da população.

A iniciativa do dia da consciência negra em Quixadá é sem dúvida um grande avanço para que a população de Quixadá sem mais atualizada, o combate ao preconceito deve ser trabalhado da família até as escolas para que as nossas crianças cresçam sabendo que não importa a cor, o sexo ou a opção, o que importar é o caráter das pessoas.

O portal dos estudantes afirma mais uma vez seu elogio à companheira professora Edi Leal, sem dúvida estamos juntos nesta luta por uma consciência sem preconceito e com amor entre os povos brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário