terça-feira, 9 de dezembro de 2008

IMOJUVE: JOVENS FUNDAM PRIMEIRO INSTITUTO JUVENIL EM QUIXADÁ


Com intuito de fortalecer o movimento juvenil na cidade, um grupo compostos por oito jovens tiveram uma iniciativa louvável, ambos criaram o Instituto Monólitos de Juventude, a organização desenvolverá projetos sociais, ambientais, culturais e educacionais ao logo do seu amadurecimento todas as idéias serão postas em pratica. Atualmente ainda é uma idéia que já está quase em prática restando apenas reajustes, um dos coordenadores se sente orgulhoso por uma simples idéia está virando realidade, acredita que 2009 o instituto mostrará de vez a sua cara.

O Portal dos Estudantes realizou uma entrevista com o Diretor-Presidente do Instituto Jandreson Gomes da Silva, o mesmo foi o cérebro da idéia da criação da organização.

Portal: Jandreson, fale um pouco do Imojuve?
Jandreson: o Imojuve veio de uma idéia, que foi dividida entre jovens que já havia participado de outras organizações juvenis na cidade, tem o foco elaborar, discutir, inovar e desenvolver políticas publicas para a nossa juventude, nosso foco será principalmente trabalhar com jovens carentes.

Portal: Quais serão as primeiras iniciativas do Imojuve?
Jandreson: O IMOJUVE é uma organização da sociedade civil quixadaense, sem fins lucrativos, com caráter filantrópico composta por jovens.Trabalhará pelo desenvolvimento social e humano, visando uma sociedade inclusiva e justa, na qual os jovens assumam a responsabilidade sobre suas escolhas, tenham seus direitos garantidos, exercendo livremente e consciente do seu papel na sociedade.

Portal: Como será a escolha dos jovens e estes jovens terão remuneração?
Jandreson: Somos uma organização sem finanças no inicio mais temos idéias de elaboração de projetos e mandar para as organizações que apóiam as iniciativas de jovens, temos parceiros que já estão nos fornecendo dicas como obtiveram sucesso. No inicio os jovens serão voluntários, esperamos que no futuro tenhamos muitos parceiros que assumam que a juventude pode dá sua vasta contribuição com apoio.

Portal: É possível ainda inserir no instituto, caso algum jovem ache a idéia louvável?
Jandreson: Sim claro, no entanto tem que ser natural de Quixadá e que tenha realmente vontade própria de desenvolver ações voluntárias.

Portal: Hoje quantos jovens já abraçaram a idéia?
Jandreson : Diretamente temos oito jovens que assumirão a direção do instituto, mas podemos dizer que já temos uma grande participação de outras organização serão parceria nesta idéia.

Portal: O instituto Já tem patrocinadores?
Jandreson : No momento contamos com a vontade de todos os voluntários e dos amigos que de forma consciente estão indiretamente contribuindo para o crescimento do instituto, mais em patrocínio mesmo ainda estamos buscando e sem dúvida em breve estaremos fechando com algumas empresas da cidade.

Portal: o instituto já tem sede e qual o contato?
Jandreson : Já temos uma sala que foi disponibilizada pela Prefeitura, nossa parceira, o Instituto Monólitos de Juventude, fica na Rua José de Queiroz Pessoa S/N,Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota - Centro Quixadá Ceará, contato pelo e-mail: imojuve_org@hotmail.com

Portal: Como você avalia a participação dos jovens nos movimentos juvenis na cidade?
Jandreson: A juventude ainda se preocupa com pequenas coisas que não fará muito efeito positivo no futuro, mais a nível de participação vejo que a juventude de Quixadá é uma das mais participativa do estado, tendo em vista da grande quantidade de organizações juvenis que temos, infelizmente ambas muitas individualizadas o que dificulta uma ação em conjunto e o instituo sem dúvida buscará a união destas organizações, sejam educacionais, políticas, culturais, sociais, de gênero ou seja todas aquelas que assumem um papel juvenil na cidade.

Portal: Qual a ideologia política do instituto?
Jandreson: Seremos um organização que visa o bem social e participativo, buscará o vem comum e a visão política de todas as espécie e fazer com que o instituto não seja uma organização de partidos políticos e sim uma organização 100% juvenil.

Portal: Sabemos que assumir uma presidência de alguma organização ou liderança é uma tarefa muito difícil, você esta preparado para tal missão?
Jandreson: Companheiro! Liderar não é uma tarefa fácil, mais tenho uma vasta experiência de base e posso afirmar que mim sinto preparado para esta difícil tarefa, mais acredito que juntos faremos uma verdadeira revolução com o nosso grupo tão competente e dedicado.

Portal: Algo mais que você que informar aos nossos leitores?
Jandreson: Aos jovens que neste momentos tiver uma déia , mesmo que esta idéia seja louca, agarre e prossiga até o fim, como diz Karl Marx “ De nada valem as idéias sem homens possam pô-las em práticas.

0 comentários:

Postar um comentário