terça-feira, 2 de dezembro de 2008

LÍNGUA PORTUGUESA: Dois cearenses vencem Olimpíada


Carlos Victor Dantas Araújo, 11 anos, nunca havia saído de Alto Santo, no Interior do Ceará. Mas, no último dia 30, ele entrou pela primeira vez dentro de um avião, com destino a Brasília, onde participou da final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Dos 150 finalistas, foram anunciados os 15 vencedores, dois deles cearenses: além de Carlos Victor, Francisco Eugênio de Vasconcelos Filho, 15 anos, de Fortaleza.

Após oito meses de atividades e 6 milhões de alunos inscritos de todo o Brasil, os vencedores receberam a medalha das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Os alunos produziram redações com o tema “O Lugar onde Vivo”, dentro de três gêneros literários: opinião, memória e poesia. O objetivo foi estimular a produção de textos relacionados com o contexto social deles.

Os 150 finalistas receberam medalhas de prata e aparelhos de som. Já os 15 alunos (cinco de cada categoria) e professores vencedores na etapa nacional ganharam uma medalha de ouro e um computador cada. As escolas dos 15 selecionados também serão premiadas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Na categoria poesia, que contempla alunos de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos), três cearenses estavam entre os 20 finalistas nordestinos: o jovem Carlos Victor, Ana Cristina de Sousa Silva, de Viçosa do Ceará; e Lucas de Almeida Azevedo, de Quixeramobim.

Dos 62 concorrentes desta categoria, apenas cinco levaram a medalha de ouro. Carlos Victor foi um deles. O estudante da Escola de Ensino Fundamental Urcesina Moura Cantídio escreveu um poema sobre as diferentes Marias que habitam a região e contribuem para a sobrevivência da comunidade. Os outros vencedores foram do Amazonas, Amapá, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

No gênero memórias, 49 estudantes das 7ª e 8ª séries disputaram o ouro. Os grandes vencedores vieram dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar de não ter vencido nesta categoria, o Ceará tinha dois representantes na final: Romana Alves da Silva, de Mulungu, e Antônio Flávio Sousa Morais, de Ubajara.

Na última categoria, de artigos de opinião, mais um cearense ficou entre os cinco vencedores, distribuídos entre os estados do Acre, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Francisco Eugênio, estudante da 2 ª

série do Ensino Médio do Colégio Militar de Fortaleza triunfou com o texto “Praça de Trabalhadores”, onde escreveu sobre os conflitos e a desocupação da Praça da Sé. Sobre a emoção de ter recebido um prêmio tão importante das mãos do presidente Lula, Eugênio disse que foi indescritível.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é resultado da parceria entre o Ministério da Educação e Fundação Itaú Social, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

0 comentários:

Postar um comentário