segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

´SAPATADA´ NO PRESIDENTE: invasão foi necessária diz Bush


Presidente fez visita de despedida surpresa ao Iraque semanas antes de deixar o posto

Bagdá. A invasão americana no Iraque em 2003 foi difícil mas ´necessária´, afirmou ontem o presidente americano, George W. Bush, em uma visita surpresa de despedida que fez ao Iraque, semanas antes de deixar o posto.

´O trabalho não tem sido fácil, mas foi necessário para a segurança dos Estados Unidos, a esperança dos iraquianos e a paz mundial´, disse Bush, em um encontro com colega iraquiano, Jalal Talabani, que afirmou que Bush é ´um grande amigo do povo iraquiano, que ajudou a libertar o país´.

´Estou muito grato de ter a chance de voltar ao Iraque antes do término de meu mandato´, disse o presidente americano. A visita foi a quarta que Bush fez ao país desde a derrubada do ditador Saddam Hussein, em 2003.

Bush e o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, fizeram uma assinatura simbólica do acordo que estabelece a retirada das tropas americanas no país até o final de 2011.

No último dia 4, o Conselho Presidencial do Iraque aprovou o acordo de segurança com os Estados Unidos que havia sido aprovado Parlamento no dia 27 de novembro. Com isso, o último trâmite que falta para a entrada do acordo em vigor é a publicação do texto no Diário Oficial do Iraque.

O acordo regulamenta a presença dos americanos no Iraque após 31 de dezembro próximo, quando termina o mandato dado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aos Estados Unidos.

Também estipulada no acordo está a convocação de um plebiscito, em 30 de julho de 2009, sobre os termos do próprio documento.

Relatório forjado

O jornal norte-americano ´The New York Times´ (´NYT´) informou ontem que o Pentágono chegou a forjar os progressos nos documentos que registram o processo de reconstrução do Iraque, no qual os Estados Unidos investiram US$ 100 bilhões. De acordo com o relatório, esse investimento foi um enorme fracasso, diz o ´NYT´.

O relatório cita o ex-secretário de Estado Colin Powell, que disse que nos meses posteriores à invasão iraquiana em 2003 o Departamento de Defesa ´continuou inventando números das Forças de Segurança iraquianas, um número que pode ter aumentado em 20 mil por semana. Agora temos 80 mil, agora temos 100 mil, agora temos 120 mil´.

Em suas conclusões, o relatório assegura que cinco anos depois do início de seu maior projeto de reconstrução no estrangeiro desde o Plano Marshall na Europa no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo dos EUA não tem nem as políticas nem a capacidade técnica e estrutura organizativa necessária para levá-lo a cabo.

´SAPATADA´ NO PRESIDENTE

Jornalista iraquiano atirou os próprios sapatos contra o presidente George W. Bush, que conseguiu se desviar. ´É o beijo de despedida, seu cachorro! Você é responsável pela morte de milhares de iraquianos´, gritou o repórter a Bush. ´Isso não me incomodou. E, se vocês querem saber, era um sapato tamanho 10 (44, no Brasil)´, disse o presidente, já refeito do susto.

0 comentários:

Postar um comentário