segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Deputada propõe políticas para a juventude


Entre as propostas, ampliar o acesso ao esporte, lazer, cultura e tecnologias de informação, promover direitos humanos e as políticas afirmativas, ampliar cidadania e melhorar a qualidade de vida dos jovens.

A deputada Rachel Marques, em pronunciamento realizado na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (05/02), fez uma avaliação dos avanços das políticas públicas voltadas para a juventude, implementadas pelas gestões federal, estadual e municipal. Segundo ela, essas políticas foram criadas a partir de pressões realizadas pelo conjunto da sociedade. Lembrou também que a Assembléia criou a Comissão da Juventude, a 16ª do Legislativo Estadual.

Rachel frisou que, a partir do governo Lula, surgiram diversos movimentos específicos de jovens reivindicando políticas públicas. Esses movimentos tiveram como ápice a Conferência Nacional da Juventude realizada no ano passado. A deputada afirmou que a Assembléia também deu um importante passo para aprofundar as reflexões em torno do tema, com a criação da Comissão da Juventude.

“A comissão possibilitará a esta Casa conhecer melhor a juventude de nosso estado, onde estão e o que pensam quais as suas demandas e suas expectativas de futuro. Teremos um perfil do jovem e da jovem cearense, o que qualificará a intervenção do Parlamento na garantia de direitos juvenis do nosso estado”, frisou.

A deputada acentuou que o aprofundamento das políticas do Consenso de Washington atingiu, sobretudo, a geração nascida nas décadas de 70 e 80. O desmantelamento do Estado e as mudanças econômicas e sociais promovidas pelos governos neoliberais, causaram a ausência de direitos sociais, o abandono do compromisso com o pleno emprego e a falta de investimento público em setores estratégicos como a educação técnica e superior.

Por outro lado, destacou ela, após 2003 as políticas públicas para a juventude ganharam uma dimensão nacional, a partir de três iniciativas: o Projeto Juventude, do Instituto Cidadania; o grupo interministerial de Juventude, criado pelo Governo Federal e a Comissão Especial da Juventude, da Câmara dos Deputados.

O Instituto Cidadania, de acordo com Rachel Marques, iniciou o projeto Juventude, com o objetivo de reunir lideranças e organizações especializadas no tema, para sistematizar um diagnóstico coeso sobre a juventude e apresentar um conjunto de propostas de políticas públicas. “O documento final foi entregue ao presidente Lula em 2004, e trazia grandes preocupações sobre a realidade sócio-econômica dos jovens brasileiros”, informou.

Entre as propostas, a deputada enumerou: ampliar acesso e a permanência na escola de qualidade, erradicar o analfabetismo entre os jovens, capacitar jovens para o mundo do trabalho, gerar trabalho e renda, promover ao jovem vida saudável, ampliar o acesso ao esporte, lazer, cultura e tecnologias de informação, promover direitos humanos e as políticas afirmativas, ampliar cidadania e melhorar a qualidade de vida dos jovens.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da ALCE

0 comentários:

Postar um comentário