domingo, 22 de fevereiro de 2009

Chuva não desanima foliões


Não atrapalha quem realmente quer curtir os quatro dias de Carnaval. Em todos os cantos do Ceará, a folia não pára

Camocim. O Carnaval deste município começou sob forte chuva. A festa de abertura, que estava prevista para terminar somente com os primeiros raios do sol, teve de ser interrompida pela organização do evento. Era uma questão de segurança. Mesmo sem o trio elétrico, a chuva não atrapalhou a folia de quem estava disposto a brincar. Como os quatro dias passam rápidos, os foliões realmente entram no clima e aprendem a curtir o momento.

Todos os brincantes, independente da idade, permaneceram na avenida e “lavaram a alma” na abertura do Carnaval. A festa passou a ser comandada pelo som dos paredões de carro e as músicas de sucesso de antigos carnavais foram incluídas no repertório da folia mais uma vez. Uma turma de amigos e primos do município de Chaval diz que o Carnaval em Camocim é “só alegria”. Juntos, eles aproveitam o segundo ano de festa e pretendem repetir. Para o estudante Luiz Paulo Maranhense, a harmonia, a segurança e a tranqüilidade do local são fatores decisivos na escolha do local para aproveitar a festa. “O Carnaval daqui está melhor estruturado. As pessoas recebem muito bem os turistas. Está uma maravilha”, diz.

Para hoje, a programação em Camocim inclui atrações musicais na Ilha do Amor, com a Banda de Metais; na Praia do Maceió, com as tradicionais marchinhas. Na Praça do Amor haverá o mela-mela até às 20 horas. Já à noite, a festa é comandada por bandas regionais e locais na Praça do Odus, além de uma tenda eletrônica.

Jericoacoara

Já na praia de Jericoacoara, o cenário muda. Sem folia, os visitantes aproveitam o local para descansar. Os turistas que chegam em Jeri podem curtir a programação do Carnaval em Jijoca, na sede do município, ou a vida noturna na própria vila. As amigas de Brasília (DF), Mariana Dourado, Ana Paula Lopes e Vanessa Mendes, não sabiam que Jericoacoara é um reduto certo para o descanso no Carnaval. Mesmo assim, elas não se arrependem. “É a primeira vez que estamos em Jeri e por ser um local paradisíaco, compensa qualquer coisa. Não tem festa, mas depois a gente aproveita quando chegar em Fortaleza”, conta Vanessa.

Beberibe

Praia no sábado foi a opção para quem queria curar o cansaço da primeira noite de Carnaval. Rolou paquera, shows e mela-mela de espumas, em Beberibe. Revigorar as energias com o banho de mar era a pedida para muitos. Outros aproveitavam na areia as baladas Dalila, da Ivete Sangalo, e Beijo na Boca, da banda Babado Novo. Esses hits são as apostas para marcar a festa em 2009.

Na noite de sexta-feira, a praça central recebeu as bandas Furacão e Solteirões. Ontem, o cantor Felipão. Hoje, Márcia Freire e Patrulha. Forró do Bom e Cátia Cilene comandam a festa amanhã. Com palco e trio na praia, o Morro Branco anima a galera com a banda Forró do Bom todos os dias, a partir das 9 horas.

Maurício Vieira/ Carol de Castro
Repórteres
Diario do nordeste

MOMENTOS DE ANIMAÇÃO - INÍCIO DE FESTA Já nestes primeiros dias, a animação foi grande em todo o Ceará.

1 Em Quixadá, estudantes desfilaram pelo Centro da cidade. As crianças pediam paz e alegria.

2 Em Quixeramobim, os bonecos gigantes abriram o Carnaval na cidade.

3 Em Viçosa do Ceará e Reriutaba, quem se apresentou foi o Pinduca Foto: Wilson Gomes

4 Em Limoeiro do Norte, o bloco a “Buchada da Adélia” abriu a folia.

5 Em Reriutaba, Mauricélio e Flávia Brito e Glaydson Gomes e Ligiane Lemos dançaram o carimbó.

0 comentários:

Postar um comentário