quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Lula destaca obras para redenção do Nordeste


O presidente Lula afirmou que o Nordeste não será mais lembrado como região pobre após os grandes projetos

Juazeiro do Norte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou ontem no Aeroporto Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, onde trocou o avião Airbus A319CJ, da Força Aérea Brasileira, pelo helicóptero presidencial AS-332 Super Puma, que sobrevoou o canteiro de obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE). O presidente desceu da aeronave acompanhado dos ministros José Pimentel, da Previdência Social, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Sérgio Resende, da Ciência e Tecnologia, Gedel Vieira, da Integração Nacional, e Franklin Martins, da Comunicação Social.

A comitiva presidencial foi recebida, na área de taxiamento do aeroporto, pelo governador do Ceará, Cid Gomes, que, depois dos cumprimentos, embarcou com o presidente para Salgueiro, enquanto Dilma Rousseff tomou o helicóptero de apoio da Marinha.

Ordem de serviço
A imprensa não teve acesso à pista do aeroporto. As fotos possíveis de realizar foram feitas da plataforma de espera a uma distância de 100 metros. Só foi permitida a entrada de autoridades, entre as quais, secretários estaduais e municipais e o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana. A chuva fina que caiu durante a manhã na região do Cariri impediu o deslocamento de curiosos para o aeroporto.

Depois de sobrevoar o canteiro de obras da ferrovia, o presidente participou, já em Salgueiro, da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do trecho de 163 quilômetros da Transnordestina, que partirá dessa cidade pernambucana até o município de Trindade, no mesmo Estado.

Ali, na presença dos governadores do Ceará, Pernambuco e Piauí e seis ministros de Estado, Lula reafirmou que “com a refinaria que está sendo construída em Pernambuco, a Ferrovia Transnordestina, a duplicação da BR-101, o estaleiro de Pernambuco e com as refinarias do Ceará e Maranhão, o Nordeste não será mais lembrado como região pobre”.

Sofrimento dos sertanejos
Vestido numa camisa do Carcará, time de futebol de Salgueiro, Lula chamou a atenção da ministra Dilma Rousseff para a cara de sofrimento dos sertanejos ali presentes. “São trabalhadores, iguais a mim, que saíram daqui num pau-de-arara em busca de emprego no Sul”, lembrou o presidente, complementando, com emoção, “muitos deles, não davam notícias para a família, porque tinham vergonha da humilhação que estavam sofrendo”.

“Este quadro está mudando. Não vão faltar recursos para as obras que estão sendo realizadas no Nordeste”, garantiu o presidente. Lula lembrou que a idéia de retomar a construção da ferrovia nasceu no Crato, numa conversa com o então governador Miguel Arraes. Admitiu que enfrentou dificuldades. “Todo dia aparecia um problema, um inferno”, afirmou.

Ele, então, reuniu os ministros e sentenciou: “Quero concluir a Ferrovia em 2010”.

O presidente disse que, com o esforço de todos e principalmente das empresas que devem trabalhar dia e noite, o sonho vai ser concretizado. Prometeu que vai inaugurar a rodovia, no fim do próximo ano, com uma viagem em um trem especial de Fortaleza para Recife.

Dados oficiais sobre o projeto da Ferrovia Transnordestina apontam que a via totalmente pronta terá 1,8 mil quilômetros construídos, mais 550 quilômetros de remodelação entre Porto Real do Colégio (AL) e Suape (PE). No total, serão investidos o valor médio de R$ 5,4 bilhões na obra, que vai ligar o município de Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

São Francisco
O presidente destacou também a questão da transposição das águas do São Francisco, lembrando que a idéia nasceu em 1847, com Pedro II. No entanto, a oligarquia da época não permitia. “Nós confiamos na confiança do povo, revitalizando o Rio São Francisco e levando água para as cidades às margens do rio, com o projeto Água para Todos”, afirmou ele.

Segundo o presidente, “só é contra esta obra quem nunca carregou um pote com água na cabeça”. Ao fazer a declaração, foi bastante aplaudido pela multidão. “Como seria bom que esta gente que vive fazendo política, greve de fome, viesse conversar com o matuto do Nordeste para ver a água que ele bebe. Enquanto isso, noutras regiões, tem gente que lava carros e cavalos com água potável”, comparou, mostrando a disparidade entre as regiões do País, onde alguns têm água de boa qualidade, enquanto outros enfrentam a seca.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

VANTAGENS

"Esperamos que seja implantado o trem de passageiros que terá influência nas romarias de Juazeiro".
Manoel Santana
Prefeito de Juazeiro do Norte

"A Transnordestina vai beneficiar a área produtiva do Vale do Cariri e o escoamento da produção agrícola".
Arialdo Pinho
Chefe da Casa Civil do Estado

Mais informações:
Empresa Industrial Técnica (EIT)
Maraponga, Fortaleza (CE), (85) 3495.3262
Companhia Ferroviária Nacional
(11) 8495.9782

TRECHOS DO PROJETO

Dilma promete intensificar trabalho
Juazeiro do Norte. As obras de construção da Ferrovia Transnordestina serão realizadas nos seguintes trechos: Pecém (CE) a Missão Velha (CE), com 527km; Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE), 96km e previsão de término em agosto deste ano; Salgueiro (PE) a Trindade (PE), 163km; Trindade (PE) a Eliseu Martins (PI), com 420km; Salgueiro (PE) a Suape (PE), 522km. A previsão é de que a obra esteja totalmente concluída no fim de 2010.

Quando estiver em operação, a Transnordestina deverá gerar aproximadamente 600 mil empregos em diversos segmentos da economia. A Ferrovia terá capacidade de movimentar 30 mil toneladas de cargas por ano, o que beneficiará a produção de biodiesel e de também de álcool.

A Transnordestina, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai contribuir para o reequilíbrio da matriz de transporte de cargas do País. A ministra Dilma Rousseff prometeu que, a partir de agora, os trabalhos serão intensificados, o que significa, segundo afirmou, mais geração de emprego nas diversas frentes de trabalho que serão abertas ao longo da via. De imediato, serão contratados mais 1.000 operários para início da obra entre Salgueiro e Trindade, no Estado de Pernambuco.

Dentro do prazo
O presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste, Benjamim Steinbruch, responsável pela obra, advertiu que, se não faltarem recursos, a obra será concluída dentro do prazo e destacou que, para ele, como empresário, este era o mais importante projeto do Plano de Aceleração do Crescimento. O projeto prevê a construção do novo trecho, a compra de novos vagões e locomotivas e a recuperação de trechos existentes. “Será um grande impulso no escoamento da produção de forma mais ágil, a um custo menor”, afirmou.

Apesar da movimentação de máquinas e operários no canteiro de obras no lado cearense, a Ferrovia ainda está longe de ser concluída. De 1,8 mil quilômetros previstos no projeto total, que deverá ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 96 quilômetros entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE) está em obras.

Cerca de 80% da terraplanagem já estão concluídas. Faltam somente as obras-de-arte (pontes e barragens, diques e muros) e o dois túneis. Um deles passará por baixo da CE-293, a altura da localidade denominada de Café da Linha.

Em alguns pontos, foi feita a imprimação (aplicação de óleo asfáltico sobre terraplanagem), onde serão instalados os trilhos. Já foi aberta picada para a construção do último trecho, entre os quilômetros 16 e o marco zero, em Salgueiro.

EXPECTATIVA
96quilômetros da Ferrovia Transnordestina, do total de 1,8 mil quilômetros, estão em obras entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE). A expectativa é de que os trabalhos sejam acelerados

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