quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

QUIXADÁ: Encontro de agentes de leitura do Arca das Letras

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Oscip Missão Criança realizam o Encontro dos Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Território da Cidadania Sertão Central, no município de Quixadá (CE), nesta quinta (5) e sexta-feira (6). A atividade vai reunir representantes de comunidades rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, que receberam bibliotecas rurais entre 2004 e 2008 e vêm beneficiando cerca de 12 mil famílias do campo com livros distribuídos de acordo com os seus interesses e necessidades.

Os agentes de leitura vão participar de discussões sobre as atividades que desempenham, trocar experiências e avaliar o papel das bibliotecas rurais para o desenvolvimento comunitário e educacional das populações atendidas pelo Arca das Letras. Por meio dessas atividades, eles podem analisar o alcance dos objetivos propostos pelo Programa como o incentivo a leitura, o apoio aos processos educacionais, culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas e, ainda, a participação das comunidades na gestão coletiva das bibliotecas.

O Encontro recebe o apoio da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, do Colegiado Territorial do Sertão Central, do Banco do Nordeste, da Prefeitura de Quixadá, do Projeto Dom Helder Câmara, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e da Secretaria de Estado da Cultura.

Comissão de Agentes de Leitura

Durante o Encontro, será formada uma Comissão de Agentes de Leitura, que ficará responsável pelo acompanhamento das bibliotecas do Território da Cidadania Sertão Central, por um período de seis meses. Ao visitar as casas, associações, igrejas, pontos de cultura, escolas ou centro comunitários, onde as bibliotecas estão instaladas, os representantes das comissões devem identificar as dificuldades e realizar as mudanças necessárias, promovendo melhorias e avanços nas bibliotecas.

Livros complementares e mais 10 bibliotecas para o Território

Nessa mesma ação, o MDA vai entregar mais 10 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Senador Pompeu, do Território da Cidadania do Sertão Central, indicadas pelo Colegiado Territorial da Cidadania. As arcas serão administradas por 20 novos agentes de leitura, que vão receber treinamento durante o evento.

Os móveis-bibliotecas dessa ação foram construídos no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), em Fortaleza, administrado pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejuc). A confecção dos móveis foi realizada com o patrocínio do Banco do Nordeste que apóia o Programa Arca das Letras na região. Os sentenciados que trabalham na fabricação das arcas têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho da Sejuc.

Além das bibliotecas, outros livros serão doados aos agentes de leitura do Sertão Central, para complementar o acervo das bibliotecas que administram. Os exemplares foram fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC) e por parceiros como o Banco do Brasil – BB Fome Zero.

Coordenações Municipais

Itapipoca e Quixadá são os municípios com o maior número de bibliotecas rurais do país, 99 e 94 arcas, respectivamente. Aliás, o Ceará, que recebeu a primeira biblioteca em 2004, é o segundo estado com o maior número de arcas implantadas no meio rural. São 604 unidades, viabilizando o acesso à leitura a mais de 41 mil famílias de 72 municípios, por meio dos mais de 110 mil livros entregues.

Por esta razão, o Ceará foi escolhido para sediar uma reunião entre o MDA, os parceiros do programa Arca das Letras no estado e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para ampliar ainda mais o número de bibliotecas na região e discutir a criação de coordenações municipais do programa, que visam aprimorar o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos agentes de leitura rurais. A reunião acontece em Fortaleza, na Secult, às 14h30 de quarta-feira (4).

Saiba mais sobre o Arca das Letras

Criado pelo MDA em 2003, o Programa Arca das Letras já implantou 5.846 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. Mais de 1,2 milhão de livros foram distribuídos em todo o País, beneficiando cerca de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades, além de apoiar o trabalho e valorizar a cultura no meio rural.

Os acervos são formados por obras didáticas, de literatura para crianças, jovens e adultos, além de publicações especializadas nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com livros que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.
Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os agentes são moradores das comunidades beneficiadas que se responsabilizam pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. O trabalho é voluntário e a escolha é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas.

O MDA conta com uma rede de parceiros nacionais que integram recursos e esforços para a disseminação do livro e da leitura no meio rural, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero, o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribui com a doação de livros.

Programação do Encontro
Local: Auditório do Hotel Belas Artes – Estrada do Algodão, km 98 – Quixadá.
Data: 5 de fevereiro – quinta-feira.
Horário: 9h às 19h.
Data: 6 de fevereiro - sexta-feira.
Período da manhã: continuação das atividades do Encontro e capacitação dos 20 novos agentes de leitura.
14h: Solenidade de entrega de 10 bibliotecas para as comunidades rurais indicadas pelo Colegiado Territorial do Sertão Central e posse da Comissão de Agentes de Leitura do Território, com a presença de autoridades locais, estaduais e federais e dos movimentos sindicais e sociais ligados aos trabalhadores rurais.

A Secretária de Educação do Município de Quixadá, Lígia Saraiva, disse está lisonjeada com a escolha feita pelo MDA para que o município de Quixadá sedie o encontro, disse ainda que dará com sua equipe, todo o apoio necessário para um excelente aproveitamento por parte dos participantes desse importante encontro.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário