quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fiéis reverenciam a Rainha do Sertão


Católicos rendem homenagens à Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão no dia que lhe é dedicado

Quixadá. Movidos pela devoção e pela fé, milhares de fiéis peregrinam hoje ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Rendem homenagens à “Padroeira do Sertão”, como está mais conhecida pelos fiéis. A data, especialmente dedicada à santa, será comemorada com celebrações eucarísticas durante todo o dia no complexo religioso erguido na esplanada da Serra do Urucum, a 12km do Centro de Quixadá. São esperados devotos de todo o Ceará.

Segundo padre David Peter, reitor do Santuário, o número de participantes não será maior porque a data cai no meio da semana. É feriado apenas no município. Mas caravanas de cidades vizinhas já confirmaram a visita. Também tem gente de lugares mais distantes. É o caso da dona-de-casa Maria Lúcia Santiago, 76 anos. Há 13 anos, desde quando o complexo religioso foi inaugurado, cumpre fielmente o ritual. Ela garante ser devota fervorosa da Virgem Maria, onde quer que ela esteja. Sempre que pode traz familiares e amigos. Acompanha toda a programação.

As missas solenes terão início às 7h, com pregação do missionário reitor. A celebração principal será realizada às 17h pelo bispo diocesano de Quixadá, dom Ângelo Pignoli. Em seguida, haverá o arreamento da bandeira santa. O bispo emérito dom Adélio Tomasin, idealizador e edificador do santuário mariano, celebrará o culto das 11h. Os bispos de Limoeiro do Norte, dom José Hãring, e de Sobral, dom Fernando Saburido, presidirão as cerimônias religiosas, os horários de 9h e 15h, respectivamente.

As homenagens a Nossa Senhora Santa do Sertão tiveram início no primeiro dia do mês. Ontem, foi encerrado o novenário do terço meditado. Diferente dos anos anteriores, este ano a programação não segue até o fim do mês.

Segundo a irmandade da Comunidade Mariana Oásis da Paz, responsável pela administração do Santuário, a cada ano aumenta o número devotos. Ela já é venerada há mais de uma década. Centenas de pedidos e bilhetes de agradecimento são recolhidos todo fim de semana. Nas bandejas de bronze, expostas diante do altar, são despejadas mensagens de todos o Brasil e até do exterior.

Cura de doenças
Quanto às milhares de mensagens, irmã Verônica da Rainha do Santo Rosário explica que são queimadas nas vigílias comunitárias realizadas no primeiro sábado de cada mês, nas “Adorações de Fátima”. Na ocasião, são feitas orações de oferenda à Nosso Senhor. A missionária mariana destaca que a maioria dos pedidos são relativos à cura de doenças, harmonia familiar, empregos e melhorias no salário. Os jovens pedem para passar no vestibular e as crianças muita paz. Também é grande o número de visitas à santa nos meses de maio, julho e dezembro. As romarias não param, principalmente durante os domingos e feriados.

Mais informações:
Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão
Serra do Urucum, município de Quixadá - Ceará
(88) 3412.1373

0 comentários:

Postar um comentário