terça-feira, 7 de outubro de 2008

Aprendizagem diferenciada


Escola pública faz gincana educacional para despertar o interesse estudantil após euforia da disputa eleitoral

Professores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, o Liceu de Quixadá, participaram, ontem, de várias atividades de aprendizagem diferenciada. Durante todo o dia, os 424 estudantes da unidade especial de formação participaram de diversas disputas entre equipes por meios de jogos, perguntas e respostas e ainda apresentações de talentos da escola. Foi a alternativa encontrada pelo corpo pedagógico para concentrar a atenção deles no ambiente escolar.

Após três meses de campanhas, comícios, passeatas, carreatas e muitas provocações entre políticos, militantes e simpatizantes dos concorrentes ao cargo majoritário no município, o assunto predileto na cidade ainda é o resultado das eleições. Não seria diferente na escola profissional. Além das gozações com os colegas, com certeza os inconformados não aceitariam as provocações. O clima na sala de aula poderia não ser agradável. Porém, com as atividades especiais o dia foi bem diferente.

O casal de namorados, Daniel de Paula e Larissa Silva, estudantes do 1º ano de Sistemas de Informatização, confessa que as aulas se tornariam um tédio. A iniciativa dos professores salvou o dia. Com certeza, o relacionamento iniciado há pouco mais de um mês corria risco. Ela teve a oportunidade de votar pela primeira vez. Optou pelo candidato adversário ao escolhido pelo namorado. O dele venceu. O clima de descontração aliviou a tensão e evitou a primeira briga deles.

Segundo o diretor da escola, professor René Silva Barbosa, a data foi escolhida pelos colegas educadores por conta da ressaca eleitoral na cidade. Assim como em qualquer ambiente de trabalho, o resultado das urnas domina a atenção de todos no pós-eleição. Como alternativa, promoveram o I Challenge Quiz, o Desafio do Conhecimento, para os estudantes de Informática e Enfermagem.

A gincana interdisciplinar agradou a todos. Das eleições, além de algumas esquetes bem humoradas, dentre as quais a “Corrupção eleitoral” e a “Honestidade” apenas alguns botons eram vistos nas fardas dos estudantes mais eufóricos. Na programação, iniciada ainda cedo com o hasteamento da bandeira nacional, foram incluídos até jogos de tênis de mesa, xadrez, dominó e damas até o meio-dia.

Após o almoço e o agradável cochilo no intervalo, as atividades estudantis na sala de aula foram reiniciadas.

A divulgação dos resultados do I Challenger Quiz estava prevista para as 16 horas, com a entrega de medalhas aos vencedores. As provas especiais foram avaliadas pelos professores da unidade escolar.

FIQUE POR DENTRO

Paródia criada para o I Chalellenge Quiz

O tema para a criação da paródia era livre. Ítalo Silva Pessoa, estudante do 3º ano, se inspirou na melodia sertaneja ´Fotos´, da dupla Vitor e Léo. O colega Daniel Lima da Silva fez o arranjo. Eles subiram no palco do auditório e impressionaram os colegas com a letra: ´Joguei fora o meu voto de eleitor/ Mas vender meu voto não faz bem/ Agora eu não posso corrigir/ A urna se foi e ele também/ Parece que o tempo não passou/ A cidade não mudou e eu também/ Fotos da cidade que já foi/ São mais quatro anos pra poder ver/ Uma vida para ter mais uma chance/ E poder votar com o meu coração/ Já votei e agora não tem jeito/ Só saudades do passado e frustração´.

BENEFÍCIO

'Foi a maneira de mantermos a concentração de nossos estudantes na aprendizagem´
René Silva Barbosa
Diretor

'Essa atividade especial ajuda a minimizar a frustração da gente com o resultado da eleição´
Larissa de Oliveira Silva
Estudante

Alex Pimentel
Colaborador

Mais informações:
Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa
(88) 3412.5317
eliceuqx@eliceuqx.seduc.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário