quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mais jovem prefeita do País está no CE


A nova prefeita de Tianguá, Natália Félix, mostra-se disposta a enfrentar o desafio da administração pública

Tianguá. A exemplo do que aconteceu nas eleições municipais de 2004, quando o Ceará elegeu a prefeita mais jovem do Brasil, Aline Veras dos Santos da Silva, na época com 20 anos, para administrar Barroquinha, neste pleito a cena se repetiu. Natália Félix da Frota, 23 anos, completado no último dia 20, se tornará a partir de janeiro de 2009, a mais nova prefeita do Brasil. Natália vai administrar a cidade de Tianguá, distante 311 km de Fortaleza, importante município da região da Ibiapaba. Ela concorria o título de mais jovem com o candidato do PT, da cidade mineira de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, que completou 23 anos, no dia 2 de março — ele também foi eleito.

A chefe do Poder Executivo mais nova do País ainda não completou o Ensino Superior. Ela tem apenas o Ensino Médio. É chefe de gabinete licenciada do atual prefeito Luiz Menezes, seu namorado.

Agora, a jovem está diante de um grande desafio: administrar um município de peso na Serra da Ibiapaba — Tianguá tem área territorial de 909 km² de extensão e uma população de 64.796 habitantes.

Mais carentes

Para vencer o desafio, a jovem prefeita promete trabalhar em prol dos mais carentes, dos menos favorecidos, investir em políticas públicas que possam atrair os jovens para a profissionalização e oferecer vagas no mercado de trabalho. “Como uma pessoa humilde que sou, eu sei das necessidades, das dificuldades que cada ser humano enfrenta, então, vou procurar ajudar como sempre procurei ajudar essa classe”, destaca Natália.

Para ela, a elaboração do Plano de Diretor de Desenvolvimento Urbano da Cidade, realizado no ano passado, irá ajudá-la a aplicar melhor os recursos do município. “Nós pegamos parte dessas reivindicações, apresentadas por ocasião da elaboração do documento, e colocamos como metas do nosso plano de governo. Agora é só por em prática”, disse.

Um dos primeiros desafios da nova prefeita é tentar implantar uma escola de Ensino Superior e melhorar a infra-estrutura da cidade. Na saúde, ela diz que tem que melhorar o equipamento hospitalar. “O único hospital da cidade é filantrópico, se tornou pólo para a região. Então precisamos melhorar este equipamento que é de suma importância”.

No setor de habitação, ela promete dar continuidade ao que vem sendo feito. “O prefeito Luiz Menezes tem conseguido recursos no Ministério das Cidades para a construção de 400 casas populares. O projeto para a construção das unidades depende da aprovação dos vereadores”, destaca.

A coligação que ajudou a eleger Natália Félix da Frota elegeu também seis dos dez vereadores da Câmara. “Precisamos manter essa maioria, por tanto vamos tentar um tratamento harmônico com o legislativo para que projetos como esse das casas populares, por demora na aprovação, não atrapalhe o desenvolvimento de Tianguá”, finaliza ela.

Enquete
O que o Sr.(a) espera da nova prefeita?

Raimundo Tomaz de Oliveira
66 ANOS
Aposentado
'Que use a inteligência para mostrar para essa juventude do município de Tianguá que vale a pena lutar.'

Maria Neurimar Moreira
40 ANOS
Dona-de-casa
'Como prefeita mais nova do Brasil, acredito que ela irá trabalhar para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.'

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Tianguá
Av. Moisés Moita, 785
(088) 3671.2288

0 comentários:

Postar um comentário