terça-feira, 14 de outubro de 2008

Lula recebe prêmio do rei da Espanha


Toledo. O rei Juan Carlos entregou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao escritor mexicano Carlos Fuentes a primeira edição do prêmio Don Quixote, por seus esforços para promover a língua e a cultura espanhola no Brasil.

Lula recebeu a distinção ´Don Quixote de La Mancha´ em uma cerimônia que contou com a presença do presidente de Governo José Luis Rodríguez Zapatero, celebrada em Toledo, onde fica a sede do governo autônomo de Castilla La Mancha. Lula, 63, foi premiado por sua decisão de transformar o espanhol em língua obrigatória nas escolas públicas do Brasil a partir de 2006.

O Brasil mantém importantes e amplos vínculos econômicos com o resto da América Latina, onde na maior parte dos países, o espanhol é a língua oficial. Lula também aproveita a visita à Espanha para se reunir com Zapatero e discutir vários assuntos bilaterais e da agenda internacional, como a grave crise financeira global.

Hoje, Lula deixará a Espanha rumo a Nova Déli, onde assistirá a uma cúpula do Ibas, um fórum de consultas políticas integrado por Brasil, Índia e África do Sul.

Após o encontro, o presidente irá a Maputo, em sua terceira visita oficial a Moçambique desde 2003.

Literatura

Fuentes, 80, um dos maiores romancistas da língua espanhola, foi premiado porque seu trabalho enriqueceu a herança da língua espanhola. Fuentes estava também entre os cotados para ganhar o prêmio Nobel de Literatura, que acabou sendo entregue ao francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. O prêmio ´Don Quixote de la Mancha´ prevê o pagamento de 25 mil euros.

0 comentários:

Postar um comentário