segunda-feira, 6 de abril de 2009

20 municípios terão pistas para skate Quixadá é um deles

O Ceará é pioneiro na gestão da modalidade esportiva e se configura como o 2º maior pólo do skate no Brasil

Será inaugurada hoje, às 20 horas, no Parque Ecológico das Timbaúbas, a primeira de 20 pistas de skate que serão instaladas no Estado do Ceará. Ao todo, 20 municípios cearenses irão receber os equipamentos até 2010.

A iniciativa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) é pioneira no País por firmar a primeira gestão brasileira na expansão e no desenvolvimento social da modalidade. “Com a conclusão das demais pistas, o Ceará concentrará o segundo maior pólo do skate no País, atrás apenas de São Paulo”, revela Fernando Casasco, o “Frewka”, diretor da FlyHamp Skate Parks.

O plano de ação, com recursos totalizados em R$ 1.997.523,14, de acordo com o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do Governo do Estado, atende todas as nove macrorregiões do Ceará. “Utilizamos o esporte como ferramenta de inclusão social e de melhoria na qualidade de vida. O skate, por exemplo, é altamente educativo por desenvolver aspectos positivos ao corpo e à mente, tais como equilíbrio e coordenação motora, além de estimular a criatividade, velocidade, concentração, disciplina e auto-confiança. Aprender com o skate, com o cair e o levantar, é aprender para a vida. Afinal, o treinamento diário do skatista é enfrentar desafios”, afirma o secretário estadual do Esporte, Ferruccio Feitosa.

E não é para menos. Segundo pesquisa realizada em 2006 pelo Datafolha, existem no Brasil 3,2 milhões de praticantes do skateboard, representando aproximadamente 6% dos domicílios brasileiros. Infelizmente, boa parte desses executam manobras radicais em locais não apropriados. A exemplo, realidade outrora recente em Juazeiro do Norte, cerca de 100 skatistas treinavam com obstáculos improvisados de madeira em um pólo esportivo do município. “Vai ser uma evolução não só para Juazeiro, sem falar que irá ser ponto turístico”, avalia Ulric Pedro da Cruz, 19 anos, uma referência na prática do skate cearense. No total, a pista de Juazeiro tem 600m² de área mix dos três circuitos do skate: Street, Rampa e Cápsulas Banks.

Nesta segunda-feira, além do governador Cid Gomes e do secretário Ferruccio Feitosa, dois nomes de peso do skate nacional “Ragueb” Rogério e Marcos Noveline, irão conferir de perto o equipamento e realizar clínicas de manobras radicais com a garotada.

Ainda este ano, serão disponibilizados equipamentos em Iguatu, também com área de 600m²; Quixadá, Tauá, Maranguape e Caucaia com 500m²; Amontada, Canindé, Campos Sales, Aquiraz, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Fortaleza com 400m². Em fase de licitação e conclusão prevista para 2010, estão as pistas em mais sete: Camocim, Fortim, Crateús, São Benedito, Jaguaribe, Mombaça e Crato. “A distribuição pelos municípios foi realizada observando condições estruturais e populacionais, através de índices como o IDH e o IDM”, observa Ferruccio.

Mais informações:
Pista de Skate em Juazeiro do Norte, Cariri, Parque Ecológico das Timbaúbas, Av. Carlos Cruz, S/N, bairro João Cabral
www.esporte.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário