O II Festival da Juventude do Nordeste tem como tema “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”, na perspectiva de inserir na agenda política de desenvolvimento da região, as políticas públicas de juventude e os marcos legislativos que garantam os jovens como sujeitos de direitos.
Entre os dias 30 de Abril ao dia 3 de maio de 2009, Quixadá receberá o maior festival de juventude já realizado no Sertão Central, com participação de jovens de todo o nordeste e norte, a terra dos monólitos receberá tribos culturais bem ecléticas, jovens de todas as classes sócias, jovens apaixonados por cultura, pessoas com compromissos com o desenvolvimento do nordeste do Brasil.
Quixadá terá 200 vagas por ser a cidade sede do evento, os demais estados tem direito a 100 vagas, estas foram definidas nos congressos estaduais em seus respectivos estados. A realização do evento é da REDE DE JOVENS DO NORDESTE, uma organização que concentra jovens de diversas organizações juvenis do nordeste, a Prefeitura de Quixadá, Petrobras, Governo Federal estão patrocinando o evento.
A estrutura já está tudo conforme o combinado, serão montado dois palcos para as atrações culturais, o principal que receberá atrações nacionais ficará na Praça José de Barros e o palco garagem ficará na Praça da Cultura, este as atrações regionais farão suas apresentações. Um grande corredor entre as duas praças será montado.
O Balneário Cedro Clube será a praça de alimentação, lanche, almoço e janta serão fornecidas aos participantes, os hospedes serão recepcionados na Escola Modelo do São João, FECLESC e Colégio Cesar Cals e Ginásio Coberto, aproximadamente 25 ônibus farão o transporte dos seus alojamentos aos debates e apresentações. Os debates acontecerão na FECLESC, Colégio Estadual Virgilio Távora, José Jucá e Câmara Municipal.
A segurança dos participantes ficarão por conta da guarda municipal, policia militar, jovens do tiro de guerra e seguranças que estão contratados, ao todo aproximadamente 150 homens contribuirão com o evento. Na parte organizacional desde da recepção até o instante final, 150 jovens voluntariamente coordenarão todo o funcionamento do evento. O credenciamento acontecerá no Centro Cultural Rachel de Queiroz.
Na última reunião da organização do evento os colaboradores se comprometeram em fazer o melhor festival já realizado no nordeste. A vinda do festival a Quixadá foi bastante disputada entre diversas cidades do nordeste brasileiros, com uma juventude reconhecida pela sua organização e participação nos diversos congressos nordeste a fora, A juventude de Quixadá conseguiu obter mais um resultado positivo.
O Festival da juventude dará uma nova cara a cidade dos monólitos, nestes dias, aqui estarão pessoas altamente atualizadas, sem preconceitos e com um intuito organizar ainda mais a união da nossa juventude. A população por sua vez deve acolher todos como pessoas da nossa terra, irmãos e com amor ao próximo.
Que este festival seja o mais organizado, o mais positivo de todos, que a juventude que unirão a nós tenha a certeza que aqui é uma terra de pessoas acolhedora, pessoas que lutam e acredita que somos todos iguais. Aos participantes sinta-se Quixadá a sua segunda casa.
O festival será transmitido ao vivo pela rede Futura, TV Ceará e demais redes que virão cobrir o festival. As noticias completas em tempo real serão colocadas no blog Diário Central, uma equipe está sendo montada para que todos tenham acesso ao maior festival de jovens do nordeste.
Programação Parcial do Festival da Juventude do Nordeste Dia 30/ 04 – Quinta – feira Horário: 9h às 17h Horário: 19h Local; Praça José de Barros – Palco Diversidade Momento de boas vindas e integração dos participantes; fala do prefeito; entrega de um símbolo da cidade a Juventude Nordestina pelo prefeito da cidade; apresentações culturais dos Estados presentes; Horário: 22h Local: Praça José de Barros – Palco Diversidade Horário: 23h 30min – Palco Diversidade Local: Praça José de Barros 01/05 – Sexta - Feira Horário: 8h às 9h Local: Rodoviária Horário: 9h às 12h Local: Diversos locais da cidade Temáticas: Vinte e dois expositores apresentam suas análises (20 minutos cada) sobre o tema e um mediador enfocando o tema com a proposta geral do festival – “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”. Horário: 14h 30min às 17h 30min Local: Escolas - José Juca, Virgilio Távora, Municipal. São os espaços de aprofundamento, intercâmbio de experiências na perspectiva de construir intervenção na cidade de Quixadá. Horário: A partir 18h Local: Praça José de Barros – Palco Diversidade Ato em comemoração ao dia do trabalhador; apresentação de repentistas; apresentações culturais; bingo do trabalhador; fala de autoridades. Horário: 22h Local: Praça José de Barros – Palco Diversidade 02/05 - Sábado Horário: 9h 30min às 15h Local: Escolas - José Juca, Virgilio Távora, Municipal. Horário: 16h às 17h Locais: Praça José de Barros, Praça Raquel de Queiroz, Anfiteatro, Praça da estação, Praça da Catedral, Praça Coronel Nanam Este espaço das intervenções é a forma que as oficinas farão para apresentar a cidade seus resultados. Os mesmos serão espontâneos de acordo com os resultados das oficinas. Horário: A partir das 18h Local: Praça da Cultura – Palco Garagem/ Sertão em Rede/ Cine Clube/ Anfiteatro Momento de apresentação dos produtos desenvolvidos pelas diversas organizações juvenis; exposição dos trabalhos dos parceiros; lançamento de publicações; exibição vídeos produzidos e organizados pela juventude nordestina; apresentações culturais no palco garagem. Horário: A partir das 21h Local: Praça José de Barros – Palco Diversidade Observação: Fala dos parceiros do evento; 03/05 – Domingo Horário: 9h Local: Diversos locais Horário: 10h Local: Praça da Cultura – Palco Garagem Horário: 11h Local: Praça da Cultura – Palco Garagem VIA O NORDESTE DO BRASIL, A JUVENTUDE DE QUIXADÁ, VIVA O 2º FESTIVAL DA JUVENTUDE DO NORDESTE. VIVA QUIXADÁ.
Local: Praça da Cultura – Centro Cultural Rachel de Queiroz
Sandra Almeida
ResponderExcluirParabéns pela materia, seria interessante que todas fossem assim, essa coisa de ficar fazendo acusações, politicagem não sobe ninguem.
Ótima máteira, informação dada e população uit bem informada.
ResponderExcluirContinue seu bom trabalho