quinta-feira, 9 de abril de 2009

Núcleo de Prevenção das Violências traça metas de trabalho

Participaram da reunião de meta 30 representantes das secretarias de governo e órgãos que combatem a violência no município.

Mapeamento dos órgãos que combatem a violência, promoção e prevenção, geração de renda e trabalho são fatores diagnosticados e que serão trabalhados pelo Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz (NUPREV) como fator primário para a redução dos índices de violência na cidade de Quixadá.

Os fatores foram discutidos em reunião realizada durante toda à tarde,8, no auditório do Centro de Referência Mulher e Cidadania. No primeiro momento da reunião a coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz, Juliana Fernandes, mostrou os objetivos do órgão, reativado há dois meses, com destaque para um trabalho intersetorial, onde o poder público e a sociedade civil devem preocupar-se com quatro grupos de pessoas: criança, jovem, mulher e idoso.

O público infanto-juvenil, por exemplo, vem sofrendo com agressões físicas e psicológicas. O número de denuncias por abuso à crianças e adolescentes, de acordo com a dados do Núcleo de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado cresceu cerca de 60% nos dois últimos anos. Já O Ministério Público do Estado do Ceará registrou no último ano um aumento de 800% de denuncias de maus tratos a idoso no Estado e 3.088 casos de agressões contra as mulheres foram registrados nos quatro primeiros meses de 2009.

Para a coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz, Juliana Fernandes, a violência é hoje um problema de saúde pública e para combatê-la deve-se haver uma ação que envolva todo o poder público com o apoio da população. “O NUPREV está em plena atividade e com essa reunião estamos formando um grupo sólido que vai contribuir para que o índice de violência diminua em nossa cidade”, afirmou Juliana Fernandes.

Saiba Mais


  • O Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz é formado por uma equipe de quatro pessoas e pertence à Secretária de Saúde de Quixadá.
  • Dentre os parceiros do Núcleo destaca-se a Secretaria de Participação Popular, Esporte e Juventude (SEPPEJ), Secretaria Municipal de Educação e Núcleo de Extensão e Pesquisa em Psicologia Social (NEPUC).
  • O NUPREV é divido em quatro grupos de trabalho: GNT Criança, GNT Jovem, GNT Idoso e GNT Gênero.
http://www.quixada.ce.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário