quarta-feira, 15 de abril de 2009

QUIXERAMOBIM - Servidor do Detran multa Guarda de Trânsito em seguida Guarda de Trânsito Multa Guarda do DENTRAN



Abuso de autoridade, constrangimento e falta de ética.


Servidores do DETRAN quando participavam de Blitz na cidade de Quixeramobim, protagonizaram cenas de estupidez e falta de conhecimento da legislação de transito.

Servidores do DETRAN – Departamento Estadual de Transito (foto), foram protagonistas de atos de estupidez, arrogância e falta de conhecimento do Código Brasileiro de Transito (Art.29 - VII), na cidade de Quixeramobim, dia 09 de abril, quinta-feira, por volta das 22:20 min, durante blitz realizada na zona urbana da cidade, Rua Teófilo Lessa (CE 060), em frente a empresa Newton Auto Peças.

Dos fatos

Os atos praticados pelos servidores do DETRAN, ocupantes do veículo de Placas HXG 8921 – Microônibus Sprinter, ao abordarem uma viatura Saveiro da AMTQ – Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim, devidamente caracterizada e identificada com adesivos e letreiros, conduzida pelo Agente de Transito Agnaldo, foi solicitando do mesmo, sua CNH e a documentação do veículo.

Soprando o bafômetro

Naquele instante, conta o Agente Agnaldo, existiam muitas pessoas no local, paradas pela blitz, que testemunharam à seqüência de absurdos: “De forma grosseira fui abordado pelo funcionário do DETRAN, dizendo que todos os carros de prefeituras andavam irregulares e como no veículo encontrava-se somente uma cópia do registro da viatura, foi motivo para que o mesmo lavrasse auto de infração, ato continuou, mandou que eu soprasse no bafômetro que o mesmo conduzia; assim procedi não sendo constatado nenhum vestígio de álcool no exame realizado”, relata o agente Agnaldo.

Duas multas: 1 X 1

Seqüenciando os fatos, chegou ao local da ocorrência à viatura da AMTQ marca gol, conduzida pelos agentes Aroldo e Fernando, que a exemplo do colega Agnaldo, também sofreram o mesmo constrangimento. Investido da prerrogativa inerente a função, o Agente Fernando, também solicitou ao funcionário do DETRAN de nome João Farias L. Sousa, que apresentasse sua CNH e a documentação do veículo que os mesmos estavam utilizando, como não foi atendido, passou a lavrar o auto de infração. Naquele momento, os dois carros estavam multados, um da AMTQ e o outro do DETRAN. Em tom de gozação, o servidor do DETRAN disse, “pode multar que o governador CID paga”, conta Fernando.

Teatro de humor negro

Os condutores parados na blitz, mais os transeuntes, assistiam a tudo estarrecido, um conflito de autoridades, não sendo economizado tinta e bloco de multa; naquele momento a blitz perdera sua finalidade, passando a assistência a testemunhar a arrogância e o teatro de humor negro protagonizado em via pública pelos servidores do DETRAN, que a todo custo, queriam guinchar os dois veículos da Autarquia de Transito de Quixeramobim.

O empréstimo da viatura da AMTQ ao DETRAN

De acordo com o agente da AMTQ Aroldo, na semana passada o mesmo veículo (foto) que estava sendo objeto de multa e apreensão, fora emprestado para servir ao DETRAN, durante o deslocamento de servidores daquele órgão para a cidade de Senador Pompeu, quando da realização de uma comissão de habilitação volante. “Quando eles vieram pedir o nosso carro emprestado, não perguntaram pelos documentos, se serviram da viatura e o agradecimento e o pagamento deles é esse?”, indagou Aroldo.

Presidente da AMTQ comenta

Ao ser comunicado dos fatos, o presidente da AMTQ Mauro Ricarte, foi até o local da ocorrência de posse da documentação do primeiro veículo, justificando que por ser uma viatura que fica no plantão, sua documentação está sempre na sede da Autarquia e no veículo é conduzida uma fotocópia. “Nós somos parceiros do órgão de transito estadual, por força de convênio, a fiscalização na área urbana pertence a nós, porém, sem proibir que o DETRAN também o faça, mas sem cometer arbitrariedades e sendo éticos e camaradas,” disse Mauro Ricarte.

Gaiato e sem valor...

Muito chateado, o agente da AMTQ Fernando, disse a nossa reportagem que a coordenadora da blitz, não soube identificar, foi omissa em relação ao problema provocado por servidores do DETRAN que estavam sob seu comando. “Fui chamado de gaiato, analfabeto, que a farda que eu visto não serve para nada e que nós não possuíamos autoridade nenhuma, não tínhamos nenhum valor, eles sim, do DETRAN, é que eram as autoridades de transito”, desabafou Fernando.

Providências

A Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim, na pessoa de seu presidente, Mauro Ricarte (foto), em entrevista concedida ao ‘programa secretário do povo’ Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, disse que o órgão e a procuradoria do município vão solicitar providências enérgicas ao superintendente do DETRAN, para que fatos dessa natureza não voltem mais a acontecer. “Precisamos ser respeitados, bem como, o DETRAN deve preparar melhor seus agentes que estão trabalhando nas ruas em contato direto com o cidadão”, cobrou Ricarte.

Números da AMTQ

Acidentes de Transito no ano de 2006

Vitimas fatais ...... 08
Vitimas lesionadas 91
Total .................. .100

Acidentes de Transito no ano de 2007

Vitimas fatais ........ 15
Vitimas lesionadas 133
Total .................. 161

Acidentes de Transito no ano de 2008

Vitimas fatais ...... 15
Vitimas lesionadas 139
Total ................... 155

Registro de veículos no município – crescimento de 11,82% ao ano.

2007 – Total de 8.502 sendo que desses, 5.286 são motocicletas.
2008 – Total de 9.507 sendo que desses, 5.910 são motocicletas.
2009 – Total de 10.630 sendo que desses, 6.609 são motocicletas (Estimativa).


Multas mais freqüentes:

1º - Passageiro fora do assento suplementar (mais de 2 pessoas na moto) 15,92%
2º - Trafegar na contramão - 9,52%
3º - Veículo não licenciado – 7,46%
4º - Estacionamento proibido – 6,75%
5º - Condutor não habilitado – 5,97%
6º - Condutor sem o capacete – 5,97%
7º - Avançar sinal vermelho – 4,98%
8º - Desobedecer a ordens do agente de transito – 3,62%
9º - Dirigir veículo utilizando o celular – 2,58%
10º - Dirigir sem os documentos de porte obrigatório – 2,20%.

Pessoal, veículos e equipamentos.

Agentes de Transito .... 17
Veículos Motocicletas ..04
Veículo Saveiro ......... 01
Veículo Gol .............. 01
Bafômetro ............... 01


Serviço:

AMTQ – Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim
Rua: Dr. Joaquim Fernandes, esquina com Teófilo Lessa.
Bairro José Airton Machado – QUIXERAMOBIM-CE
Telefone: (88) 3441.18.18

2 comentários:

  1. Essa reportagem e muito tendenciosa. Foi o pessoal do detran que acabou com a esculhambação em Quixadá era moto para tudo que é lado fazendo pega empinando gente embriagada um bando de irresponsavel. Se depender só dos agentes de transito daqui vai ter mais morte. Tem mais é que apertar esses irresponsavel mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Resposta do Blog.

    Prezado(a) Leitor(a).

    Desde já agradecemos a sua opinião. O que estamos chamando a atenção é da forma como estão sendo abortados os cidadãos. A matéria denúncia a arbitrariedade de uma autoridade para com a outra. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir